Fórmula 1 2024

Até me esqueci dos Lepinos, que tem o motor mais fraco de todos.

Como é que te esqueceste desses dois pilotos fabolosos que têm DNFs (muitas vezes por culpa própria) em quase todas as corridas? 😂

A chuva não é tão equalizadora como alguns pensam. Depende muito do carro e afinação. Os Alpines costumam aquecer bastante os pneus e isso dá vantagem à chuva. Em condições normais iriam ser papados pelos Ferraris e McLarens.
O Red Bull era o melhor carro naquelas condições. O Verstappen não teve grande dificuldade a ultrapassar e travava muito tarde na curva 1. Bom carro e afinadinho...
Curiosamente teve dificuldade em ultrapassar Ocon. Será o Ocon um semi-deus? 😂

Dentro da minha ignorância ainda consigo enumerar algumas coisas em que uma PU nova ajuda: Entrega de potencia, gerência de baterias, consumo de combustível e até na travagem traseira.
Certamente que existirão mais, conhecidas e desconhecidas.
Deixa lá ver se percebo a tua teoria. O Max ganhou porque o motor novo tinha mais meia dúzia de cavalos, o que lhe deu uma vantagem decisiva. Mas o facto de o motor Renault ter um défice de quase 30 CV para o motor mais potente da grelha ontem também deve ter sido uma vantagem decisiva, já que nem os Ferrari nem os Mercedes que geralmente são tidos como os mais potentes conseguiram passar por eles.

Vamos a factos:

. único piloto que deu luta ao Max foi o Leclerc, mas a Ferrari fez questão de o mandar entrar na box e enfiá-lo no meio do pelotão...

. todos os outros pilotos abriram para sua excelência passar, então no caso do Piastri é vergonhoso, quem tinha algo a perder era o holandês, em caso de embate, ficava a zeros, o australiano nem soube jogar com esse facto, se eu fosse director da McLaren, em 2025 não corria mais na minha equipa, não queria pilotos bananas... ( a aqui vão buscar o que o Perez fez ao Hamilton na última corrida de 2021)

Que faz o sTroll nessa lista??
Experiência não lhe falta e até fez uma carreira decente nas categorias júnior e algumas corridas interessantes no início da sua carreira na F1, mas há muito que parece ter-se desinteressado completamente por isto, anda com uma atitude competentemente desleixada e parece que anda lá mais a fazer o frete ao pai do que propriamente com ganas de competir e ganhar.

Mais do que experiência, neste caso concreto falta uma atitude de compromisso.

Experiência não lhe falta e até fez uma carreira decente nas categorias júnior e algumas corridas interessantes no início da sua carreira na F1, mas há muito que parece ter-se desinteressado completamente por isto, anda com uma atitude competentemente desleixada e parece que anda lá mais a fazer o frete ao pai do que propriamente com ganas de competir e ganhar.

Talvez seja esse o problema, pensa que ainda lá corra e pouco tenha evoluido como pessoa.

Temos aqui o Nuno Pinto versão 2.0... 😆😂

465542507_1035053068636048_1612980311726825995_n.jpg
.

No dia não tinha visto que era bandeira amarela dupla. E de qualquer forma, não está no regulamento que seja assim obrigatoriamente, mesmo com banheira dupla. Mas já li algures que estava nas notas do diretor, pelo que nesse aspecto não há nada a dizer relativamente às voltas apagadas.

Mas a meu ver, mantenho que não havendo forma de tirar dali o carro do Stroll, algo que foi evidente de imediato e havendo on risco de passarem por lá outros carros, a decisão certa teria sido a bandeira vermelha de imediato. Se a FIA escolhe os momentos para parar a corrida com base nos eventos em pista, estamos novamente a sair do ramo dos eventos aleatórios que podem acontecer em qualquer corrida e a entrar no ramo das decisões arbitrárias que são introduzidas na história das corridas pelos comissários, que estarão dentro das competências do director de corrida, mas é precisamente aquilo que desde as decisões de 2021 toda a gente quer evitar (Ou talvez só queriam evitar essas decisões dependendo da direção das mesmas).

De qualquer forma, olhando em retrospectiva, ainda bem que assim foi, proporcionou-me uma das melhores corridas de sempre. 😉

Nao acho que ia mudar grande coisa. Na Sky Sports antes da corrida mostraram os timings e, aquando da bandeira amarela, o Lando ja estava dentro e o Max fora. Tinha 1m35 quando mostraram a bandeira amarela. Mesmo que mostrassem a bandeira vermelha diretamente, nao tinha tempo de dar uma volta, e normalmente o race director precisa de perceber se o carro vai sair dali ou nao antes de mostrar a bandeira vermelha - os tais 40s.

Back