Fórmula 1 2025

A ordem para este fim de semana será Mclaren, Ferrari, RedBull e Mercedes.

O record da pista será batido amanha pelo Norris, grande volta do Hamilton e Max. Num carro que ainda pouco conhece fazer aquele tempo não é para qualquer um.

Vamos lá ver como se vão dar os dois na largada.

ClioIIIRS olha o rapazito do Marketing foi promovido. [:p]

Fora de picardias. É bom ver as equipas a lutar e um resultado bom ou mau não faz a primavera.

Sim, se calhar ainda não está totalmente acabado :)

Eu não curto muito do Hamilton é um facto, mas concordo que nem um fim‑de‑semana menos bom (ainda por cima primeira corrida com a equipa e já nos 40) faz dele o pior mas nem esta sprint pole prova que é o GOAT. Embora ache que devemos ter em consideração que o Hamilton é 7WC, tem n records e nas últimas 3 épocas não faz nada de especial. Menos motivação? Talvez? Menos adaptado a estes carros de ground effect? Talvez, mas objetivamente pouco fez exceto uma ou outra corrida onde parecia o Hamilton pré 2022.

Agora seja como for, e não querendo tirar mérito (mas tentando na mesma [:D]), já viste o side by side com esta nova tecnologia? O Ferrari parece ter mais tração à saída das curvas (tal como o primeiro Ferrari destas regras, era um dos fortes do carro de 2022) e uma aceleração ligeiramente melhor também (ou talvez ele tivesse a "puxar mais pela pilha" logo no início que é onde parece andar mais que o RB) mas em vel. de ponta no fim da volta parecem muito equivalentes. A ideia que passa é que o Redbull está no limite do que dá (e naquela curva mais lenta e longa no início o Redbull parece um barco*), mas o Ferrari ainda parece ter um pouco mais para extrair. E já vi pessoal com a mesma ideia, mas isto são comentários de leigos a olho, os experts e a telemetria podem ter outras explicação.

Seja como for este ano promete, último ano destas regras, carros bem afinados no geral, uma grelha de pilotos que está interessante (sendo o Hamilton na Ferrari parte desse interesse, embora seja estranho vê-lo de vermelho).

E quanto ao marketing, só para terminar, há uns bons meses atrás disse aqui no fórum que nessa ótica (marketing) conseguia entender a contratação (embora tenha dúvidas do retorno efetivo), e ouve um user que me respondeu (e com razão diga-se) que seria o mesmo que o Real Madrid contratar um tipo só pelo marketing quando as razões desportivas devem estar acima de tudo.

Agora é verdade que o Hamilton ainda me pode calar. Seja como for temos de esperar pelo fim da época para conclusões mais objetivas.

*aliás o próprio Max dizia isso há uns tempos sobre estes carros atuais, que nas curvas lentas eram uns barcos que não curvam.

Vai sim, quando eles próprios admitiram que o Tsunoda era mais rápido que o Lawson, mas... o Lawson era um piloto capaz de aceitar ser mais lento e o segundo piloto da equipa, está tudo dito...

Aquela equipa está toda feita para o Max, com a adjuvante de escolherem os colegas de equipa mais mansos, jamais eles contratariam um piloto de primeira linha para o segundo monolugar da equipa, para fazer sombra ao seu piloto, é protecção total.
Enquanto ele lá estiver.

Celebrating 25 years of Bernd Mayländer as the official FIA Safety Car driver.
GmklX9eW8AATcFa

https://x.com/MercedesAMGF1/status/1903100041511776602

Sim, se calhar ainda não está totalmente acabado :)

Eu não curto muito do Hamilton é um facto, mas concordo que nem um fim‑de‑semana menos bom (ainda por cima primeira corrida com a equipa e já nos 40) faz dele o pior mas nem esta sprint pole prova que é o GOAT. Embora ache que devemos ter em consideração que o Hamilton é 7WC, tem n records e nas últimas 3 épocas não faz nada de especial. Menos motivação? Talvez? Menos adaptado a estes carros de ground effect? Talvez, mas objetivamente pouco fez exceto uma ou outra corrida onde parecia o Hamilton pré 2022.

Agora seja como for, e não querendo tirar mérito (mas tentando na mesma [:D]), já viste o side by side com esta nova tecnologia? O Ferrari parece ter mais tração à saída das curvas (tal como o primeiro Ferrari destas regras, era um dos fortes do carro de 2022) e uma aceleração ligeiramente melhor também (ou talvez ele tivesse a "puxar mais pela pilha" logo no início que é onde parece andar mais que o RB) mas em vel. de ponta no fim da volta parecem muito equivalentes. A ideia que passa é que o Redbull está no limite do que dá (e naquela curva mais lenta e longa no início o Redbull parece um barco*), mas o Ferrari ainda parece ter um pouco mais para extrair. E já vi pessoal com a mesma ideia, mas isto são comentários de leigos a olho, os experts e a telemetria podem ter outras explicação.

Seja como for este ano promete, último ano destas regras, carros bem afinados no geral, uma grelha de pilotos que está interessante (sendo o Hamilton na Ferrari parte desse interesse, embora seja estranho vê-lo de vermelho).

E quanto ao marketing, só para terminar, há uns bons meses atrás disse aqui no fórum que nessa ótica (marketing) conseguia entender a contratação (embora tenha dúvidas do retorno efetivo), e ouve um user que me respondeu (e com razão diga-se) que seria o mesmo que o Real Madrid contratar um tipo só pelo marketing quando as razões desportivas devem estar acima de tudo.

Agora é verdade que o Hamilton ainda me pode calar. Seja como for temos de esperar pelo fim da época para conclusões mais objetivas.

*aliás o próprio Max dizia isso há uns tempos sobre estes carros atuais, que nas curvas lentas eram uns barcos que não curvam.

Eu acho que as hipóteses do Ham ganhar um Campeonato na Ferrari (pelo menos este ano) são de 1% ou menos.
Claro que havia um lado que achava piada e gostava que isso viesse a acontecer (e atenção eu festejei a vitória do Vers vs Ham em 2021!) mas sei que não é nada fácil.
Acho que com a idade e com o facto de estar numa nova equipa as possibilidades reduzem ainda mais. Agora claro que é um dos grandes isso é inegável.
Hoje teve a sorte (que sempre teve) do lado dele, uma boa volta, e más voltas dos outros. Mas ao mesmo tempo não deixa de ser a 2ª corrida dele num carro completamente diferente, Vs um Versatppen num carro feito à sua medida, um carro que já todos vimos que é inguiável, excepto pelo próprio.
Esta madrugada vão todos comidos de cebolada pela McLaren que está num patamar muito superior. Pode ser que haja ali uma luta gira do HAM vs VERS vs LEC e RUS.

Curioso, que com Max a 18 milésimos, mesmo com aquele barco, continuo a achar que pode vencer quer na Sprint, quer no Domingo...

Lawson em último na qualificação para a corrida:sh)

Os RacingB estão endiabrados. Será possível os RacingB serem superiores ao RedBulls?

Last edited:
Back