Se tivesse de apostar, acho que o Lawson vai superar o Tsunoda.
O que me faz gostar do Tsunoda são tudo razões que têm muito a ver com o Drive to Survive e as transmissões do áudio dos pilotos que os tempos modernos nos trouxeram. É o mesmo tipo de gostar, como quando no 10º ano, na minha turma elegemos o gajo mais tolinho para delegado de turma, apesar do professor ter tentado repetir a votação 3 vezes, mas nunca votaria num gajo desses para primeiro ministro. Se o Tsunoda tivesse aparecido há 15 ou 20 anos atrás, ninguém se lembraria que ele existiu, porque o que fica dele não são as proezas de pilotagem é o espírito de miúdo rebelde.
Nas categorias inferiores o Lawson sempre mostrou ser um piloto mais rápido, mais consistente e mais completo.
O Tsunoda tem uma enorme vantagem que é o país onde nasceu e o suporte quase incondicional da Honda, que inclusivamente já mostrou sinais de estar disponível para fazer tudo o que for preciso para o sentar na Aston Martin após 26. E até agora é isso que o tem safado. O investimento posto no Tsunoda para o transformar de um miúdo birrento num piloto de F1, quase não tem paralelo, talvez só no Stroll. Chegaram ao ponto de o colocar numa espécie de residência, ou colégio interno, para pilotos mal comportados, em Itália, debaixo do olho do Franz Tost, longe de todas as distrações, com treino, formação e mentoria constante.
Para mim foi estranho e até injusto para ambos, depois de TANTO investimento da Redbull no Tsunoda, apostar num piloto com uma dezena de GP's para parceiro do Max.
Mas agora, para o Tsunoda, vai ser a sério e sem a brutal margem de tolerância que sempre lhe deram, num carro que até o Max admite que tem dificuldade em controlar e pior do que isso, com um piloto que está entre os melhores de todos os tempos como barómetro, sentado num carro igual e onde as diferenças vão ser medidas pelo cronômetro e não por opiniões sobre a performance relativa dos carros. Acho que vamos rapidamente começar a ver dificuldades e o lado instável do caráter do Tsunoda a aparecer. Pior para o seu espírito é o facto de os VCar serem reconhecidamente muito bons em qualificação, o que pode fazer com que o fim de semana de estreia conhece logo com um meltdown psicológico na qualificação se ele for incapaz de se aproximar do Max e vir os VCar à sua frente.
O Lawson obviamente pode estar com a confiança num caco, não sabemos. Mas estou certo que se tiver forças vai fazer tudo para provar que não pode ser julgado por aqueles dois GP's e para isso nada melhor do que superar o Tsunoda.