Fórmula 1 2025

O problema é outro: Muito simulador e pouco tempo de treinos pré epoca por causa dos limites orçamentais.

Preferia que houvesse mais treinos reais e menos simulador.

Estes treinos no arranque do ano serviam para os rookies se habituarem à nova realidade, coisa que hoje não há. 1 dia ou 2 não dá para nada, pior se houver algum deslize ou avaria.

Vejo muito foco na comparação Max -Tsu, mas o que será verdadeiramente interessante de comparar, será Tsu - Lawson.

Deixemos a outra comparação para daqui a umas corridas

Acho que a questão é outra. Os carros com efeito de solo funcionam melhor com inputs precisos. Sendo que o Redbull nesse aspecto sempre foi um carro mais extremo do que o resto do pelotão, já o era antes do Max. Pelo que neste momento parece só ter duas formas de funcionar: tens inputs absolutamente perfeitos e ele é competitivo para andar no pelotão da frente, cometes um pequeno erro e o carro é inguiável.

Os outros carros parecem dar um pouco mais de margem para pequenos erros e correções. E onde o Lawson tem experiência, ou seja, fórmulas inferiores, turismos, etc, a margem é brutalmente maior.

Se virem os onboards percebem que o Max tem uma precisão cirúrgica, faz muiton poucas correções de volante em curvas enquanto o Lawson entra nas curvas com grandes guinadelas do volante.

Obviamente estas coisas treinam-se e ele é novo pode aprender rapidamente, mas para isso era preciso que na F1 as equipas pudessem treinar livremente e dar tempo aos pilotos. Isso não existe.

O que a mim me levava mais dúvidas é como é que sendo isto evidente já no ano passado, a Redbull em vez de lhe dar mais tempo de VCar para poder ganhar experiência e polir esses tiques de condução, o atira logo para a RB. Agora vão desfazer o erro.

Diria que a forma como os pilotos #2 conduzem o RB atualmente é consequência da filosofia do carro e do estado de evolução pós Newey e não causa. Eles não conseguem percebê-lo/senti-lo.

Independentemente de considerações anteriores, basta ver que no inicio da época passada o Perez conseguiu três segundos lugares e um terceiro. O carro não era, mas tornou-se inguiável para o Perez. Podia treinar tudo o que quisesse e quanto mais corridas mais ele se afundava.

O deste ano sob a mesma chancela de quem o tentou evoluir não melhorou nadinha.

Da precipitação que foi colocar o Liam lá acho que toda a gente concorda.

Edit: De qq forma e nesta fase, acharia melhor o Lawson continuar lá pelo menos até Jeddah, pelo simples motivo de Suzuka ser a primeira pista que ele conhece e ser o inicio de uma tripla, sendo as seguintes Bahrain (q ele tb obviamente conhece) e depois Jeddah. Tb se evitava colocar pressão extrema no Yuki logo à cabeça.

Last edited:
Pronto os meus livros são diferentes dos teus. E pelos vistos dos do max. Pronto ! Segue corrida...
O Max não entra devagar na curva como os teus livros dizem!
A velocidade de aproximação à curva é alta, mas perto do apex ele para mais o carro para o mesmo apontar muito mais facilmente para a saída e acelerar cedo.
O mais comum é fazer isso que dizes, abranda mais na entrada para poder acelerar mais cedo (basta ver o video da comparação das voltas do Max e hamilton). A velocidade mínima na curva é maior, mas a velocidade media é menor.
Basta ver que o Max não faz as curvas "redondas como os outros. Ele faz as curvas muito mais perto dos corretores interiores do que os outros.
É um estilo de condução muito diferente (e muito eficaz) e que a maioria dos pilotos não consegue fazer.
Não é à toa que ele é o melhor piloto a correr nos dias que correm e se adapta a um carro que é inguiável para os colegas de equipa.

Consegue sentir a traseira de maneira a poder fazer "trail braking".

O que dá a entender é que os outros não conseguem ter essa sensibilidade.

Para não citar aqui todo o teu post, que foi uma boa explicação.

Penso que só te faltou aí um nome que em tempos (se bem me recordo) foi caracterizado com esse tipo de condução como o do Max que foi o Alonso.

De resto, preparar melhor a saída através de uma entrada mais lenta na curva éo que vem nos livros. Depois entra um conjunto enorme de faotres: pneus, suspensão, preparação fisica, reação, coordenação motora do piloto, etc....que faz os tais centésimos de diferença, que na F1 atual é a diferença entre 1º e por vezes o 10º

O Alonso tinha um estilo de condução muito diferente e muito próprio no início da carreira que usava a subviragem e guinadas a meio da curva para conseguir modelar o comportamento do carro em curva.

Nas suas épocas de campeão era assim que conduzia. Atualmente é muito diferente, embora ainda mostre uns traços desse estilo, porque estes carros não funcionam com esse tipo de imputs, o que também explica o desaparecimento de alguma da sua magia inicial.

Agora, o Alonso é um piloto de corridas e faz aquilo que o Lawson tem de fazer, pega no carro que lhe dão e aprende a tirar o máximo dele.

Já tenho aqui o line-up dos pilotos para as próximas corridas da Red Bull:

GnCcQNgXMAAc54j

E agora o Lawson com o VCARB acaba à frente do Tsunoda (o que sinceramente acredito que venha acontecer). [:D] Ou então o Lawson é mesmo o problema (o que não acredito).

Não creio que o Tsunoda seja um flop, se estiver mentalmente bem vai surpreender. Ele é naturalmente rápido e agora com mais maturidade até pode encaixar muito bem no lugar que já devia ter sido dele no início do ano.

Não creio que o Tsunoda seja um flop, se estiver mentalmente bem vai surpreender. Ele é naturalmente rápido e agora com mais maturidade até pode encaixar muito bem no lugar que já devia ter sido dele no início do ano.
Com aquele carros são todos um flop.

Ele pelo menos já conhece o motor e gosta de um carro com muita frente como o Max, o problema é a agressividade do carro em termos de sacar aquele milesimo extra.

Se tivesse de apostar, acho que o Lawson vai superar o Tsunoda.

O que me faz gostar do Tsunoda são tudo razões que têm muito a ver com o Drive to Survive e as transmissões do áudio dos pilotos que os tempos modernos nos trouxeram. É o mesmo tipo de gostar, como quando no 10º ano, na minha turma elegemos o gajo mais tolinho para delegado de turma, apesar do professor ter tentado repetir a votação 3 vezes, mas nunca votaria num gajo desses para primeiro ministro. Se o Tsunoda tivesse aparecido há 15 ou 20 anos atrás, ninguém se lembraria que ele existiu, porque o que fica dele não são as proezas de pilotagem é o espírito de miúdo rebelde.

Nas categorias inferiores o Lawson sempre mostrou ser um piloto mais rápido, mais consistente e mais completo.

O Tsunoda tem uma enorme vantagem que é o país onde nasceu e o suporte quase incondicional da Honda, que inclusivamente já mostrou sinais de estar disponível para fazer tudo o que for preciso para o sentar na Aston Martin após 26. E até agora é isso que o tem safado. O investimento posto no Tsunoda para o transformar de um miúdo birrento num piloto de F1, quase não tem paralelo, talvez só no Stroll. Chegaram ao ponto de o colocar numa espécie de residência, ou colégio interno, para pilotos mal comportados, em Itália, debaixo do olho do Franz Tost, longe de todas as distrações, com treino, formação e mentoria constante.

Para mim foi estranho e até injusto para ambos, depois de TANTO investimento da Redbull no Tsunoda, apostar num piloto com uma dezena de GP's para parceiro do Max.

Mas agora, para o Tsunoda, vai ser a sério e sem a brutal margem de tolerância que sempre lhe deram, num carro que até o Max admite que tem dificuldade em controlar e pior do que isso, com um piloto que está entre os melhores de todos os tempos como barómetro, sentado num carro igual e onde as diferenças vão ser medidas pelo cronômetro e não por opiniões sobre a performance relativa dos carros. Acho que vamos rapidamente começar a ver dificuldades e o lado instável do caráter do Tsunoda a aparecer. Pior para o seu espírito é o facto de os VCar serem reconhecidamente muito bons em qualificação, o que pode fazer com que o fim de semana de estreia conhece logo com um meltdown psicológico na qualificação se ele for incapaz de se aproximar do Max e vir os VCar à sua frente.

O Lawson obviamente pode estar com a confiança num caco, não sabemos. Mas estou certo que se tiver forças vai fazer tudo para provar que não pode ser julgado por aqueles dois GP's e para isso nada melhor do que superar o Tsunoda.

Last edited:
Back