allstarfabio
Well-known member
Não me parece.
Jogadas financeiras apenas.
Jogadas financeiras apenas.
Antonio Perez, pai de Sergio Perez, lançou um alerta sobre o novo desafio de Yuki Tsunoda na Red Bull Racing, a partir do GP do Japão de Fórmula 1, sugerindo que o carro do japonês não será igual ao de seu companheiro de equipe, Max Verstappen.
Conhecido por suas opiniões diretas, Antonio Perez já causou polêmica no passado, levando seu filho a se distanciar de seus comentários. Agora, com a promoção de Tsunoda e o retorno de Liam Lawson para a Racing Bulls após apenas duas corridas, Perez Sr. fez uma acusação direta à equipe de Milton Keynes.
“O que vou dizer hoje vai causar alvoroço,” afirmou Perez Sr. durante o podcast em espanhol ‘Formula de 2’. “Posso afirmar que o carro número 1 não é igual ao carro número 11 (antigo número de Perez). Se você colocar o piloto do carro 1 no carro 11, o carro 11 não passa do Q1. Se você levar o piloto do carro 11 para o carro 1, ele andaria melhor”, disse ele.
Tsunoda fará sua estreia pela Red Bull Racing diante de sua torcida em Suzuka, e Perez Sr. afirmou que a equipe não pode falhar com os fãs. “É o carro. Eles não são os mesmos. Espero estar errado, e que Yuki tenha o melhor carro que a Red Bull pode oferecer no Japão. Ele está na casa da Honda. É o patrocinador mais importante. Ele tem que mostrar seu orgulho. Eles não podem falhar com os fãs japoneses. Eles têm que dar a Yuki as melhores armas para que ele possa lutar. Ele tem que ter um carro muito similar (ao de Verstappen)”, encerrou Perez Sr.
Fórmula 1: Pai de Perez diz que carros não são iguais na Red Bull
O maluco Perez sénior é uma fonte muito fidedigna![]()
Por acaso li que a RB para o Japão não quer dar um carro tão incisivo na frente ao colega do MAX, se isso é melhor para ele ou não são outros quinhentos.
Helmut Marko, consultor da Red Bull Racing, sugeriu que Adrian Newey, ex-diretor técnico da equipe, foi um possível obstáculo à promoção de Yuki Tsunoda para a equipe principal da ‘família’ Red Bull na Fórmula 1.
O piloto japonês foi promovido da Racing Bulls para a Red Bull Racing, após Liam Lawson enfrentar dificuldades com o RB21 nas duas primeiras corridas da atual temporada. Tsunoda, apesar de suas quatro temporadas na equipe de Faenza, não foi considerado para a promoção quando a decisão foi tomada, após a demissão de Sergio Perez no final de 2024.
Em entrevista ao jornal austríaco Kleine Zeitung, Marko indicou que Newey, que deixou a equipe para se juntar à Aston Martin a partir desta temporada, pode ter sido uma barreira para o progresso de Tsunoda durante seu tempo na Red Bull. “Por muito tempo, Yuki teve a imagem de não ter um desempenho consistente e cometer erros bobos aqui e ali”, disse ele. “Isso aconteceu no ano passado no México, por exemplo, onde a fase de tomada de decisão começou para nós. Com Lawson, foi inicialmente o oposto, pois ele chegou e entregou resultados imediatamente, não importando quanta pressão houvesse. Em retrospectiva, no entanto, não foi a decisão certa. No entanto, muito disso pode ser atribuído a um único incidente. Tsunoda uma vez bateu no carro de Pierre Gasly no GP da Inglaterra em 2022, e partes dos carros na pista subsequentemente danificaram a parte inferior do carro de Max (Verstappen), o que o fez perder a corrida. Adrian Newey ficou furioso na época. A partir de então, Yuki era uma bandeira vermelha para ele. Mas agora Newey se foi e Yuki trabalhou duro em si mesmo.”
Marko também afirmou que Tsunoda tem o potencial de se tornar um piloto número um em uma equipe de F1. A Red Bull atualmente concentra seus planos e seu carro em Verstappen, mas o futuro do holandês na equipe ainda parece incerto. Rumores sobre uma possível saída do holandês continuam fortes, com especulações de que ele poderia se juntar a Newey na Aston Martin ou se mudar para a Mercedes. Tal cenário levaria a Red Bull a buscar um piloto para ser seu número um, e Marko parece não ter dúvidas sobre a capacidade de Tsunoda de assumir tal papel. “Sim, absolutamente”, disse ele. “Ele voltou das férias forte e entregou duas ótimas corridas em que apenas o departamento de estratégia impediu uma posição melhor. Yuki mudou de empresário, cresceu, e ele tem muita autoconfiança de qualquer maneira”, acrescentou.
Apesar desses comentários do consultor da Red Bull, parece que ele esqueceu que quando a decisão de quem seria o substituto de Perez na equipe principal foi tomada, Newey já estava se desligando da equipe e não tinha mais nenhum poder de decisão, e dessa forma, mesmo que tivesse algo contra Tsunoda, não poderia ter opinado na promoção ou não do piloto japonês. Portanto a decisão de promover Lawson e não Tsunoda, parece não ter tido a influência do renomado projetista.