Fórmula 1 2025

Acho que tem a ver com o ar limpo ou sujo, muita sensibilidade nesse aspeto.

É pena que um dos objetivos destas regras de 2022 que era precisamente os carros andarem melhor em ar sujo e haver mais ultrapassagens (que até determinada altura até estava a acontecer) ter ido ao ar.

Não podemos culpar as equipas e os engenheiros porque com o tempo é normal os carros evoluírem e ficare mais rápidos e basicamente só isso importa, no entanto esta consequência é triste para o entusiasta de corridas. Faz-me lembrar como a evolução do futebol e o ter chegado a um ponto de ser tão tático que perde o encanto (na minha opinião).

É pena que um dos objetivos destas regras de 2022 que era precisamente os carros andarem melhor em ar sujo e haver mais ultrapassagens (que até determinada altura até estava a acontecer) ter ido ao ar.

Não podemos culpar as equipas e os engenheiros porque com o tempo é normal os carros evoluírem e ficare mais rápidos e basicamente só isso importa, no entanto esta consequência é triste para o entusiasta de corridas. Faz-me lembrar como a evolução do futebol e o ter chegado a um ponto de ser tão tático que perde o encanto (na minha opinião).

Esse problema foi causado por uma regra imposta pela FIA que quis regular a flexibilidade da "prancha".

Exato, isto é o oposto do que se quer de uma competição automovel, ora tens as equipas a proximarem-se em termos de competitividade e o que acontece nas corridas é que se partires atrás nunca vais conseguir ultrapassar o da frente, até o facto de teres que ultrapassar os mais lentos te causam montes de problemas, isto promete um ano muito secante em termos de ultrapassagens, parece-me... Talvez com as mudanças a partir de Espanha a coisa vá....

Achas que é isso que causa tantos problemas nos pneus???

Sim, qualquer ataque ao carro da frente tem de ser precedido por uma aproximação para se poder usar o DRS ou ter uma vantagem em travagem, etc.

Com o aproximar do carro da frente perde-se tracção, devido à alteração da aerodinâmica, provocada pela turbulência do carro que vai à frente.

Acaba por esforçar os pneus muito mais do que circular naqueles 1.5/2 segundos atrás.

Por isso é que se vêm aquelas voltas de ataque (1 ou 2) seguidas de voltas tipo cooldown em que o carro atacante se afasta de novo.

Mesmo assim, ir a 1.5 ou 2 segundos atrás de alguém já é prejudicial para os pneus.

Quando não havia essa alteração na prancha e se podia ter alguma flexibilidade, essa distancia podia ser mais curta porque nem o carro que ia à frente criava tanta turbulência, e nem o que ia atrás era tão influenciado por isso.

Esperemos que para o ano as coisas sejam mesmo diferentes.

Ok, a questão da tração parece-me facil de entender, já essa da flexibilidade nem tanto, mas é o que é. .[;)]
Eu não queria esperar pelo proximo ano, pode ser que com as mudanças a partir de Espanha façam alguma coisa neste aspeto.

Ok, a questão da tração parece-me facil de entender, já essa da flexibilidade nem tanto, mas é o que é. .[;)]
Eu não queria esperar pelo proximo ano, pode ser que com as mudanças a partir de Espanha façam alguma coisa neste aspeto.

A questão da flexibilidade da prancha escondia mais alguma coisa que permitia configurações de suspensão mais macias a quem usava o "truque".
Fiquei com ideia de que tomavam partido da prancha ser tripartida para esconder "tacos" para que o fundo pudesse raspar na pista sem se gastar tanto.

O que era visível era uma menor altura ao solo o que também ajudava com o famoso "purpoising".

As usual...
Ninguem é melhor em nada se não tiver as melhores ferramentas á disposicão.

A diferença é que há uns que mesmo com o 2o (quiça 3o) melhor carro ainda dão luta, já outros só mesmo tendo um carro absolutamente dominante e fácil de pilotar.

Claro que com um Stake/Sauber/whatever ninguém vai a lado nenhum, não há milagres.

Sim, qualquer ataque ao carro da frente tem de ser precedido por uma aproximação para se poder usar o DRS ou ter uma vantagem em travagem, etc.

Com o aproximar do carro da frente perde-se tracção, devido à alteração da aerodinâmica, provocada pela turbulência do carro que vai à frente.

Acaba por esforçar os pneus muito mais do que circular naqueles 1.5/2 segundos atrás.

Por isso é que se vêm aquelas voltas de ataque (1 ou 2) seguidas de voltas tipo cooldown em que o carro atacante se afasta de novo.

Mesmo assim, ir a 1.5 ou 2 segundos atrás de alguém já é prejudicial para os pneus.

Quando não havia essa alteração na prancha e se podia ter alguma flexibilidade, essa distancia podia ser mais curta porque nem o carro que ia à frente criava tanta turbulência, e nem o que ia atrás era tão influenciado por isso.

Esperemos que para o ano as coisas sejam mesmo diferentes.

Percebi tudo, exceto ao que te referes como "prancha".

Falas do "wood plank"?

Fundo novo para Ferrari já napróxima corrida e um upgrade substancial para a Redbull apenas para Imola.

A RedBull estima que a Mclaren perca 0,1 com a nova diretriz da flexibilidade da asa, nada de mais portanto.

Com temperaturas mais altas será de esperar uma Mclaren imbativel este fim de semana devido á gestão de pneus que consegue fazer.

Achas mesmo que ele leu o que quer que seja? [:D]

Amigo, não sejas infantil outra vez (com esses posts anteriores de ahahhahah perdes todo o crédito), se eu é que coloquei o artigo, obviamente que o li a íntegra, e aconselho que o faças também, em vez de fazeres resumos de uma afirmação.

Já foram avisados não sei quantas vezes e continuam na mesma, isto dá uma vantagem brutal.

Devia acontecer como aconteceu com a Ferrari este ano.

fe0b49b01cdaa54aeab4378d757af8e3.jpg

Voltar
Superior