Há uns tempos o Norris dizia sobre o Hamilton que era fácil ganhar com o melhor carro e agora que o tem acusa qb a pressão e percebe que não basta ter o melhor carro, é preciso ser bom e sobretudo confiança e aguentar a pressão (também ajuda ter colegas mais fracos e claros número 2, algo que o Hamilton teve durante 5 anos e o Norris não tem).
Disto isto, e sendo que nem tenho particular respeito pelo Norris (acho que não tem estaleca de campeão), não acho justo fazer certas comparações diretas com o passado porque os Mercedes 2014-2021 eram no mínimo claramente melhores ou muito melhores que a concorrência dependendo da época.
E não só isso como eram fáceis de conduzir rápido, os carros de ground effect no geral são um pouco mais difíceis de conduzir rápido devido à forma como geram downforce. Comportamento esse que se altera bastante consoante a pista e altura do carro, imagino que não seja fácil de levar ao limite.
Aliás recordo em 2020 quando o Russel pega no W11 do Hamilton e quase sem experiência no carro (aliás acho que só tinha dado umas voltas no W10 do ano anterior um ano antes) mete logo o Bottas no bolso com enorme facilidade e só não ganha facilmente por uma série de erros da equipa na estratégia e erros nas pits.
Para mudar um bocado de tema do Max, acho que uma corrida de altíssimo nível que também aconteceu no domingo foi a do Leclerc.
Penso que o Ferrari sofre um pouco do mesmo mal do RedBull, para compensar a falta de ritmo natural adotaram uma aerodinâmica mais agressiva e criaram um carro que se tornou bastante mais difícil de conduzir. Mas apesar do carro bastante edgy e globalmente menos capaz, o Leclerc fez aos dois Mercedes o mesmo que o Max fez aos McLaren.
O Hamilton é que, talvez pelos 40 anos, infelizmente me parece cada vez mais incapaz de na Ferrari mostrar o piloto de elite que me lembro do tempo da McLaren e primeiras épocas de Mercedes. Parece ter cada vez menos capacidade de sentir as reações do carro, de sentir exatamente o momento de rotação, modelar o comportamento do carro, como fazia tão bem e agora está cada vez mais transformado num piloto pouco confiante, que só trava em reta antes de entrar na curva e que perde tempo em cada curva.
Então a conversa de saber onde perdia para o Antonelli foi até chocante para um piloto campeão do mundo por 7 vezes, como é que ele que vai com o outro carro a menos de um segundo à frente não sabe exatamente onde perde e porque perde? No final do grande prémio ainda veio com uma conversa mais lamentável, sobre que espera ser salvo por upgrades porque a traseira é instável. Ou que o carro do Leclerc poderia estar com uma afinação diferente. Enfim... Já tínhamos percebido que a traseira é instável basta ver as vezes que nos treinos livres também o Leclerc anda a lutar com o carro, mas um piloto de elite tem de fazer como o fez o Leclerc e adaptar-se, porque se vai querer desculpar-se com traseiras instáveis... Talvez seja melhor juntar-se ao clube do Lawson e do Tsunoda.
Esperemos que possa em breve encontrar de forma consistente o espirito que se viu um bocadinho no sprint da China, porque o Hamilton de antigamente poderia tornar o campeonato bastante mais interessante.
Não vi a corrida e no resumo mostraram nada disso.
É normal a Ferrari seguir esse caminho pois se querem ganhar, se não conseguem perceber o truque da Mclaren e sabendo que têm em teorias dois dos melhores pilotos da grid (em teoria ambos pilotos top5 fácil) sobra esse caminho para o sucesso. Mas não vai ser fácil.
Esse Kimi é que parece ser realmente começar a convencer desde o dia 1, muito curioso sobre o seu futuro.
Nem queria falar muito do Hamilton, mas obviamente o Hamilton de há 15 anos atrás já não existe, o que é normal devido à idade. Depois na era híbrida o Hamilton teve a sorte de uma vida. Agora que as mesas viraram é o que se vai vendo. Talvez ainda mostre alguma coisa pontualmente, mas realmente li alguma coisa sobre essas conversa dele com o engenheiro e oh god, como é que um tipo 7WC faz essas perguntas?
Só prova que é o piloto onde há maior desproporcionalidade entre a qualidade real e número de títulos e records que tem, algo que acho desde sempre.
Não faz dele mau obviamente, e já foi bastante bom mas está longe de ser um GOAT.
Mas o que adoro no Hamilton é só se lembrar do fator carro quando já jeito [

]
Durante anos isso era pouco relevante porque ele era o maior, agora de repente o carro já importa [

]