Fórmula 1 2025

Já foram avisados não sei quantas vezes e continuam na mesma, isto dá uma vantagem brutal.

Devia acontecer como aconteceu com a Ferrari este ano.

fe0b49b01cdaa54aeab4378d757af8e3.jpg

A mesma flexão que o RB mostrou.

Não vejam é a da Mercedes ou da Alpine... [:D]

Contexto sobre a nova polémica da asa da Mclaren.

🚨| McLaren flexi-wing questions raised after latest images:

— Rear wing flexibility remains a hot topic in F1, prompting further FIA action to curb the so-called “mini DRS effect”.

— After the initial 2mm opening limit in Australia, the FIA issued a directive in China reducing it to 0.5mm, with a temporary 0.25mm margin dropped entirely by Japan.

— Multiple teams reportedly had to modify their wings to comply, including Haas and Alpine, with McLaren also named though it’s unclear if changes were enforced.

— McLaren’s MCL39 passed all FIA checks in Suzuka, yet imagery showed the rear wing flexing downward at speed and returning to normal shape at lower velocities.

— The wing movement appears more subtle than Red Bull’s RB21 but still raised suspicion amid ongoing scrutiny of aerodynamic legality.

A julgar pelas simulações deste treino livre, os McLaren neste circuito vão cilindrar...

No resto, o Hadjar continua um caso sério, o Tsonuda a caminho de fazer ainda pior figura do que o Lawson e o Hamilton outra vez sem ritmo.

Última edição:
A julgar pelas simulações deste treino livre, os McLaren neste circuito vão cilindrar...

No resto, o Hadjar continua um caso sério, o Tsonuda a caminho de fazer ainda pior figura do que o Lawson e o Hamilton outra vez sem ritmo.

Umas horitas no Simracing, e amanhã Max faz a pole.

Just another day at office. [:p]

[:D] [:D]

A tua equipa tem um carro na 3⁰ posição, mas o teu foco está no ritmo do Max!
O meu foco? Eu apenas respondi a uma analise dos FP em que deram a bicadazinha no Ham mas "esqueceram" de referir o Max... Isto de um user que só fala nos grandes feitos de Max o grande. Obviamente porque a posição nao foi grande coisa, omitiu-o da analise, pois se estivesse numa boa posição era só rasgados elogios ao génio.

Isso acredito, o simulador faz milagres... esse sim, o génio da RB.

O Simulador não faz milagres, quem os faz é o Max e os inputs que transmite à equipa que por sua vez consegue replicá-los para o carro.

Nem percebo porque é que entre 20 pilotos só o Max é que investe no Sim... Cambada de calões! [:D]

You get what you work for, not what you wish for... [;)]

É a corrida "caseira" dos donos da McL e assenta mto bem às características do McL39. Ainda para mais está calorzinho embora a corrida seja com as temperaturas a diminuir dada a hora local.

Tudo o que não seja 1.º e 2.º na qualif e na corrida é mau resultado para eles.[:D]

O Simulador não faz milagres, quem os faz é o Max e os inputs que transmite à equipa que por sua vez consegue replicá-los para o carro.

Nem percebo porque é que entre 20 pilotos só o Max é que investe no Sim... Cambada de calões! [:D]

Este fim de semana, ou muito me engano ou só mesmo os dois pilotos da McLaren é que podem animar aquilo entre eles. Nem falo só pelo ritmo de qualificação, onde a margem já foi avassaladora, mas também pelas long runs.

Nas long runs que fizeram, a marca de 1.38.00 acabou por separar quem estava a fazer boas voltas e voltas fora de ritmo. O Russell ou o Max conseguiram fazer 3 voltas a esse ritmo com pneus soft antes da degradação os fazer baixar o ritmo, o Hamilton fez uma volta, o Leclerc e o Hadjar que foram de médios, nenhuma. O Piastri fez 4 com duros e 5 com macios.

Podemos aqui imaginar que o carro do Max sem os problemas de travão poderia ter tido mais um bocadinho aqui ou ali, mas acho que P3 será um bom resultado.

Essas estatisticas não são imagens reais da longevidade uma vez que uma epoca hoje em dia equivale a duas no tempo do Hakinen...

Eu nem me refiro muito à longevidade (na actualidade 1 ano de competição representa cerca de + 50% em relação àquele tempo).

Mas o sucesso que o finlandês já tinha acumulado com a equipa por igual número de GP´s (na verdade até antes), e aqui se formos pensar bem, a vantagem até está do lado do Norris, pois uma época com um monolugar de topo representa mais tempo (GP´s) de sucesso.

E o que fez o inglês?

Basicamente nada de relevante, inúmeras corridas perdidas quando tinha o melhor monolugar.

E não estamos a falar de um rookie, não pode haver desculpas.

Os haters do Max "esquecem-se" que nem tudo é o que está à vista.

O carro pode até não ser assim tão mau e ser o 2 melhor carro na "janela de operação" certa, no entanto há muito trabalho por trás não só da equipa mas também do próprio Max que eu não acredito que não tenha papel vital como "ponte" entre os engenheiros, a malta dos SIMs etc.

É outra grande vantagem de ele ser também SIM racer, consegue trabalhar em sintonia com os pilotos dos SIMs.

Aqui se vê diferença para outros pilotos ou equipas que não usam todas as ferramentas ao dispor para obter os melhores setups e melhores resultados. Aliás até usam obviamente, mas não estão no nível da RB e do Max na foram como aproveitam este recurso.

A vantagem dos SIMs é que podes treinar horas e horas sem fim, testar n setups diferentes etc., enquanto no mundo real há muito pouco tempo e oportunidade para testes até aos FPs.

Além do excelente trabalho da equipa e do Max no Japão e de terem beneficiado de ambos os pilotos Mclaren terem falhado em tirar pelo menos 2/3 décimas aos seus melhores tempos, foi uma excelente dica do piloto de SIM amigo do Max que percebeu que conseguindo pole este setup deles era muito bom porque nas zonas de high downforce (os esses sobretudo) não consegues ultrapassar de qualquer forma, pelo que os Mclaren aí não conseguiam ter partido disso.

Se os Mclaren tivesse ficado à frente do Max na qualificação e tivessem arrancado bem provavelmente tinham dado meia volta de avanço no fim da corrida. Assim o Max conseguiu aguentá-los atrás.

Eu nem me refiro muito à longevidade (na actualidade 1 ano de competição representa cerca de + 50% em relação àquele tempo).

Mas o sucesso que o finlandês já tinha acumulado com a equipa por igual número de GP´s (na verdade até antes), e aqui se formos pensar bem, a vantagem até está do lado do Norris, pois uma época com um monolugar de topo representa mais tempo (GP´s) de sucesso.

E o que fez o inglês?

Basicamente nada de relevante, inúmeras corridas perdidas quando tinha o melhor monolugar.

E não estamos a falar de um rookie, não pode haver desculpas.

Mas há alguma dúvida que o Hakkinen era um excelente piloto e o Norris é apenas um piloto bom?

Os Mclaren estão mais rapidos 1 segundo que os restantes no FP3... Vão limpar e a passear este fim de semana.

Parece que quanta mais alta a temperatura melhor andam, brutal!

Voltar
Superior