Fórmula 1 2025

Cada vez pior este campeonato, os carros aproximam-se em termos de performance e perdem por não conseguir andar em ar sujo, o Piastri a dar uma lição ao Lando, não falhar durante toda a corrida.
Vamos ver do que é feito o Piastri, uma coisa é chegar lá, outra bem diferente é manter.
Grande corrida do LEC.

Foi uma corrida, tá certo, mas uma corrida buh....

Comparada com as 6 horas de imola de hoje esta f1 está uma bela m%"#%

Penso que o Brown tem cabeça suficiente para lutar pelo campeonato de pilotos. Está a ir bem e o piastri também.

Quanto ao ham esqueçam....ir para a ferrari foi um prémio e uma recompensa entre amigos.....o resto que possam inventar sobre este assunto é só paisagem​

Foi uma corrida, tá certo, mas uma corrida buh....

Comparada com as 6 horas de imola de hoje esta f1 está uma bela m%"#%

Penso que o Brown tem cabeça suficiente para lutar pelo campeonato de pilotos. Está a ir bem e o piastri também.

Quanto ao ham esqueçam....ir para a ferrari foi um prémio e uma recompensa entre amigos.....o resto que possam inventar sobre este assunto é só paisagem​

Ele só está a ver ...[:cool:]

Era óbvio que o grande adversário do Lando não ia ser o Max, mas sim o Piastri... Na equipa da McLaren estão com cara de poucos amigos apesar da vitória... As papaya rules vão começar a azedar...

Boa corrida também do Max. Acho que com ou sem penalização, com ou sem o que se passou seria difícil fazer melhor. O Piastri só teve de controlar.

Muito bem ambos os Williams, fico especialmente feliz com o Sainz que tinha entrado bastante mal, mas hoje fez uma corrida exemplar.

E muito bem o Leclerc como o primeiro pódio para a Ferrari. Quem tem um piloto destes e quem tinha um Sainz que ainda hoje fez um trabalho de equipa brutal, vai buscar um Hamilton para que? Não consigo parar de perguntar.

Para motivar o Charles? Parece estar a resultar☺️. Foi uma corrida algo aborrecida, tirando o início. Vamos Óscar em rumo ao título 😎

Quando foi a última vez que um piloto foi penalizado em 5 segundos defender a posição (e não tocar no adversário) na primeira curva da primeira volta?

O Verstappen não defendeu a posição, ultrapassou fora da pista.
A posição perdeu-a no arranque.
E isto, como é obvio, tem que dar penalização, ou então devolve novamente a posição ao adversário.

Quando foi a última vez que um piloto foi penalizado em 5 segundos defender a posição (e não tocar no adversário) na primeira curva da primeira volta?

Na F1 atual este tipo de penalizações são muito propensas a discussões.
Se foi correta ou não não vou entrar nessa discussão por aqui. Não vale a pena e não faz bem a o tópico.

A única coisa que eu acho é que independentemente da penalização o Piastri estava, globalmente, acima de qualquer um nesta corrida.

Na hipótese de não ter havido penalização, numa qualquer altura da corrida o Piastri teria condições para passar o Verstappen. Se tem ficado à frente na 1ª curva, simplesmente ia-se afastar do Verstappen.

A vitória do Piastri para mim foi perfeitamente merecida. Tal como o 2º ligar do Verstappen, que em condições "normais", seria na melhor das hipóteses 3º, graças ao grande trabalho que ele faz com aquele carro e graças à capacidade que a equipa tem de sair de situações negativas entre 6ª e domingo.

A continuarem assim o Verstappen vai estando ali na luta. Vamos ver quando vierem para a Europa como é que as coias ficam, mas muito sinceramente a menos que algo de muito anormal se passe, esta campeonato é da Mclaren. E em principio do Piastri.

Embora compreenda que há aqui uma enorme inconsistência e até esteja curioso para perceber como é que a FIA vai conseguir implementar isto nos próximos arranques, em especial no meio do pelotão, acho que olhando para as coisas com calma, também teria sido injusto fazer de outra forma. O Max arranca pior e perde a posição, não pode recuperar daquela forma.

Se calhar com mais tempo para decidir até teriam devolvido a posição, mas como o SC foi logo declarado ao fim de uns 20 segundos, as posições congelaram e já não havia nada a fazer. A partir do momento em que é anotado o incidente, a oportunidade de devolver já passou.

O Verstappen não defendeu a posição, ultrapassou fora da pista.
A posição perdeu-a no arranque.
E isto, como é obvio, tem que dar penalização, ou então devolve novamente a posição ao adversário.

O Verstappen é forçado a ir para fora da pista ou a bater. Se, naquelas cirscuntâncias isso deve dar direito a penalização ou não já é outra questão.

Da forma que os carros estão o objetivo principal é ficar na frente na primeira curva, o MAX perde essa oportunidade no arranque, o foco está, mais do que nunca, na qualificação.
O MAX tenta segurar o que já tinha perdido, esta manobra não é inédita, mas seria injusto o Piastri ter perdido o que conquistou no arranque, o facto é que o Pistri não lhe deu nenhum espaço, iam os 2 ao mesmo.

Para mim uma coisa é certa. Cá para mim, se fosse o Lando a sair de P2 quando o Max se colocou por fora tinha-se encolhido e voltava a perder a posição, já o Piastri fez o que aqui muita gente criticou com páginas e páginas inteiras no comportamento do Max, colocou-se de maneira que ou a posição era dele ou batiam. O tal carro de espaço até aqui muitas vezes exigem ao Max, não estava lá.

Digam o que disserem, mas é assim que tem de fazer. O Max arrancou pior, perdeu a posição, azar... Ou travava, ou saia da pista.

Espero agora ver os críticos da defesa com o posicionamento do carro virem dizer que o Piastri é um porco e as outras balelas que aqui se liam.

O Verstappen é forçado a ir para fora da pista ou a bater. Se, naquelas cirscuntâncias isso deve dar direito a penalização ou não já é outra questão.

O Max já usou esta tecnica muitas vezes a seu favor, por exemplo no GP das Américas com o Lando.
E nesse GP o Lando foi penalizado por ganhar posição fora de pista, mesmo com o Max a defender posição também ele fora de pista.
O Piastri chegou primeiro ao Apex da curva, por isso não tem que dar espaço a ninguém.

Para mim uma coisa é certa. Cá para mim, se fosse o Lando a sair de P2 quando o Max se colocou por fora tinha-se encolhido e voltava a perder a posição, já o Piastri fez o que aqui muita gente criticou com páginas e páginas inteiras no comportamento do Max, colocou-se de maneira que ou a posição era dele ou batiam. O tal carro de espaço até aqui muitas vezes exigem ao Max, não estava lá.

Digam o que disserem, mas é assim que tem de fazer. O Max arrancou pior, perdeu a posição, azar... Ou travava, ou saia da pista.

Espero agora ver os críticos da defesa com o posicionamento do carro virem dizer que o Piastri é um porco e as outras balelas que aqui se liam.

Esqueceste de referir que o Max saia de pista para defender a posição! Essa era a maior crítica ao comportamento (anti desportivo) do Max.
O Piastri ficou sempre dentro de pista.

O Max já usou esta tecnica muitas vezes a seu favor, por exemplo no GP das Américas com o Lando.
E nesse GP o Lando foi penalizado por ganhar posição fora de pista, mesmo com o Max a defender posição também ele fora de pista.
O Piastri chegou primeiro ao Apex da curva, por isso não tem que dar espaço a ninguém.

Acho que simplesmente é como o Afcivic disse: "iam os 2 ao mesmo...". Normal numa corrida. Penalização ou não, não vale a pena entrar nessa discussão.

Por outro lado ...

[:)][:)][:)]

Esqueceste de referir que o Max saia de pista para defender a posição! Essa era a maior crítica ao comportamento (anti desportivo) do Max.
O Piastri ficou sempre dentro de pista.
Isso aconteceu em uma ou duas situações no ano passado e se bem me lembro levou 20 segundos de penalização. As críticas são anteriores a isso.

Isso aconteceu em uma ou duas situações no ano passado e se bem me lembro levou 20 segundos de penalização. As críticas são anteriores a isso.

Aconteceu muitas vezes durante muitos anos.
Hoje foi bem penalizado.
E também acho que fez bem em não devolver a posição, porque andar na frente tem muita vantagem m, como se tem visto.
Não conseguiu ganhar porque o Piastri tinha melhor ritmo de corrida, mas pelo menos tentou.
Outra coisa que se viu nesta corrida é que o Piastri não é Manso como o Lando!

Last edited:
Back