Fórmula 1 2025

Que achaste da pole do Max? Um hino à F1, certo?

Lindo!
Que achaste do 6° lugar do Max a semana passada? Um hino á F1, certo?
...

Lindo...
Tudo mãozinhas, ele leva um carro que vale decimo lugar, a primeiro! Talento puro.
Pena que só tem as mãozinhas e o talento ás vezes, umas vezes não lhe apetece... O carro é sempre fraco, o Max á vezes é bom, ás vezes é mediocre.
Humm... ou será o carro que se adapta melhor a pista A do que B? Como de resto é o normal em todos os outros...
Mas não... a palavra normalidade e Max na mesma frase é pecado, ele é o galáctico.
Nem sei porque já o querem ver fora da RB, ele é superior a essas coisas terrenas de carros bons ou fracos, ele vence tudo e todos com qualquer carroça que lhe deêm.
Como não adorar as cheerleaders.

Última edição:
Estar no início da época a dizer que este ou aquele é um flop….enfim.

Nem sequer é uma opinião, é um facto. O Hamilton está a ser um flop relativamente a todo o hype que colocaram em cima da sua contratação pela Ferrari. E nem é pelos resultados, uma vez que isso depende do carro que lhe colocam nas mãos, mas é pela esfrega que está a levar do Leclerc quase todos os fins de semana e porque não só parece não estar a contribuir para que a equipa se una em seu torno, como aconteceu no tempo do Schumacher, mas parece estar a dividir a equipa e a contribuir para que o ambiente entre os dois lados da garagem seja cada vez mais toxico e tenso.

Todos sabemos que com um "carro campeão" o Hamilton é um adversário terrível de se enfrentar. É rápido, absolutamente implacável nos confrontos em pista, mantem um jogo de pressão psicológica absoluta que poucos aguentam (veja-se como o Rosberg terminou a carreira), etc.. etc.. Basta ver como no sprint da China quando o carro pareceu estar numa boa janela operacional, como ele não vacilou nem um milímetro ao contrário do que acontece por exemplo com o Lando.

Mas, ao contrário de todos os outros campeões, que pareciam ter a capacidade de se adaptar e contornar as dificuldades tirando o melhor da maquinaria que tinham, ainda que por vezes inferior, o Hamilton parece só conseguir bons resultados com carro perfeitos. Precisa de um carro super equilibrado, com uma traseira plantada e uma frente incisiva... E isso parece estar a ser um gigante problema. O Ferrari não tem esse equilíbrio e para ter a traseira plantada que ele precisa, a frente fica com uma gigante subviragem, já o Leclerc como se percebe aqui .p.ex. ( https://www.instagram.com/reel/DIYW4s5xzTl/ ) apesar de não ser um grande campeão, parece ter aquela sensibilidade para contornar os problemas e adaptar-se ao que funciona e tem pedido setups com a traseira mais viva para que a frente se torne mais direta, tal como acontece atualmente com o RB21, o que neste momento parece estar a partir completamente a garagem da Ferrari e a abrir uma guerra sobre o caminho a seguir no desenvolvimento: fazer um carro mais confortável para o grande campeão, mais mais lento, ou um carro que o grande campeão não consegue controlar, mas mais rápido.

Se tudo isto vale a pena? Honestamente acho que não, e por isso acho que está a ser um flop. No dia em que a Ferrari tiver um carro que seja bom para o Hamilton, um piloto como o Leclerc também seria campeão com esse carro, o Leclerc é um dos pilotos mais fortes em qualificação, a defender e atacar em pista é absolutamente perfeito, só parece ser um pouco emocional o que por vezes o trai, mas até ai, a idade parece estar a torna-lo um piloto cada vez mais completo... Arriscar perder este piloto por um que vem de roupão e chinelos? Tenho muitas duvidas que tenha sido boa decisão. Muitas mesmo.

Mas vamos vivendo e vendo.. como diz o ditado... Posso estar 100% errado...

No dia em que a Ferrari tiver um carro que seja bom para o Hamilton, um piloto como o Leclerc também seria campeão com esse carro, o Leclerc é um dos pilotos mais fortes em qualificação, a defender e atacar em pista é absolutamente perfeito, só parece ser um pouco emocional o que por vezes o trai, mas até ai, a idade parece estar a torna-lo um piloto cada vez mais completo... Arriscar perder este piloto por um que vem de roupão e chinelos? Tenho muitas duvidas que tenha sido boa decisão. Muitas mesmo.

Acho que este parágrafo resume na perfeição este inico de época para a Ferrari, e como a decisão de trocar Saiz por um piloto em final de carreira está a revelar-se uma má decisão.

Leclerc é o futuro, Hamilton é o passado, há algo mais pragmático do que isto se os resultados destas primeiras 5 provas não bastarem?....

F1 2025 head-to-head qualifying record: Ferrari

Lewis Hamilton 1-4 Charles Leclerc
Sprint qualifying: Lewis Hamilton 1-0 Charles Leclerc

The sport’s all-time leading polesitter is going up against the person who many believe to be Formula 1’s fastest qualifier over one lap at Ferrari this season. Lewis Hamilton endured a difficult head-to-head against George Russell at Mercedes in 2024, himself an excellent qualifier, so watch this space at the Scuderia.

Go9-guiXMAAMu76
.

Por aí dá para ver a diferença dos andamentos, o McLaren bem mais estável, o MAX tem que andar sempre a fazer correções.
Não sei se é isso, ou se é só uma questão de perspectiva, porque tu vais a ver uma câmara que está instalada no McLaren com uma filmagem continua e o Redbull é gerado por CGI com base em pontos de localização ao longo da pista, por muito smooth que seja essa geração, não é igual a simplesmente filmar o carro.

Agora o que parece absolutamente evidente é:

Os McLaren têm uma vantagem brutal em tração, saem das curvas sempre a ganhar terreno. O Redbull ganha em velocidade de ponta. E parece que nas sequências de curvas o Max conseguiu fazer melhor do que o Piastri.

Por aí dá para ver a diferença dos andamentos, o McLaren bem mais estável, o MAX tem que andar sempre a fazer correções.

Tens aqui o onboard.

https://www.formula1.com/en/video/o...-saudi-arabian-grand-prix.1829859753951338681

O RB esta extremamente bem afinado para o estilo de condução do Max e para a qualif; o kit de mãozinhas fez o resto.

Apreciei q tenha dado quase um segundo ao colega.

Na big picture já estava na altura de um grande despique, em pista e em estratégia, entre Piastri e Max.

Com o George à espreita.

Última edição:
Não sei se é isso, ou se é só uma questão de perspectiva, porque tu vais a ver uma câmara que está instalada no McLaren com uma filmagem continua e o Redbull é gerado por CGI com base em pontos de localização ao longo da pista, por muito smooth que seja essa geração, não é igual a simplesmente filmar o carro.

Agora o que parece absolutamente evidente é:

Os McLaren têm uma vantagem brutal em tração, saem das curvas sempre a ganhar terreno. O Redbull ganha em velocidade de ponta. E parece que nas sequências de curvas o Max conseguiu fazer melhor do que o Piastri.
O pessoal até com animações de CGI consegue tirar conclusões e fazer paralelos com kits de unhas...
😄😄😄😄
Depois os haters é que isto e aquilo, fonix.

Não sei se consegues perceber isto:

O que há para perceber aí?
O MAX fez uma volta grande volta, ponto, é unhas, é o que lhe quisseres chamar, ficou em primeiro, o que há para ressalvar desta qualificação é a pobreza de pilotos como HAM ou TSU, nunca deprezar a volta do MAX porque apanhou um toe no final, que raio, é inédito?

Realmente este tópico mais parece um tópico da bola. Os pilotos nunca tem mérito mas sim demérito dos outros...

São só dois ou três tristes que aí andam. Mas é fácil, se usares o Tapatalk é só colocar nos ignorados e o tópico fica maioritariamente limpo e com comentários de pessoas que tem as suas preferências, mas que essencialmente gostam de Formula 1 e não os comentários com as teorias de quem só vem aqui destilar as frustrações da clubite.

Se não houvesse outras pessoas que por vezes (demasiadas vezes) citam as baboseira que eles escrevem, nem me lembrava que existem.

Os meus dias são demasiado curtos para perder tempo com trolls na internet.

Última edição:
O que há para perceber aí?
O MAX fez uma volta grande volta, ponto, é unhas, é o que lhe quisseres chamar, ficou em primeiro, o que há para ressalvar desta qualificação é a pobreza de pilotos como HAM ou TSU, nunca deprezar a volta do MAX porque apanhou um toe no final, que raio, é inédito?

Amigo, desde 2022 (quando se estrearam estes novos monolugares) só deu Red Bull neste circuito, até o Perez já venceu lá...

Se o conceito não mudou, onde está a surpresa?

Espero que não haja muita chapa para não me darem cabo da Fantasy...

Edit: o Gasly e o Tsunoda já foram....

O Gasly estava nas minhas duas equipas 🤦

Última edição:
Voltar
Superior