Estar no início da época a dizer que este ou aquele é um flop….enfim.
Nem sequer é uma opinião, é um facto. O Hamilton está a ser um flop relativamente a todo o hype que colocaram em cima da sua contratação pela Ferrari. E nem é pelos resultados, uma vez que isso depende do carro que lhe colocam nas mãos, mas é pela esfrega que está a levar do Leclerc quase todos os fins de semana e porque não só parece não estar a contribuir para que a equipa se una em seu torno, como aconteceu no tempo do Schumacher, mas parece estar a dividir a equipa e a contribuir para que o ambiente entre os dois lados da garagem seja cada vez mais toxico e tenso.
Todos sabemos que com um "carro campeão" o Hamilton é um adversário terrível de se enfrentar. É rápido, absolutamente implacável nos confrontos em pista, mantem um jogo de pressão psicológica absoluta que poucos aguentam (veja-se como o Rosberg terminou a carreira), etc.. etc.. Basta ver como no sprint da China quando o carro pareceu estar numa boa janela operacional, como ele não vacilou nem um milímetro ao contrário do que acontece por exemplo com o Lando.
Mas, ao contrário de todos os outros campeões, que pareciam ter a capacidade de se adaptar e contornar as dificuldades tirando o melhor da maquinaria que tinham, ainda que por vezes inferior, o Hamilton parece só conseguir bons resultados com carro perfeitos. Precisa de um carro super equilibrado, com uma traseira plantada e uma frente incisiva... E isso parece estar a ser um gigante problema. O Ferrari não tem esse equilíbrio e para ter a traseira plantada que ele precisa, a frente fica com uma gigante subviragem, já o Leclerc como se percebe aqui .p.ex. (
https://www.instagram.com/reel/DIYW4s5xzTl/ ) apesar de não ser um grande campeão, parece ter aquela sensibilidade para contornar os problemas e adaptar-se ao que funciona e tem pedido setups com a traseira mais viva para que a frente se torne mais direta, tal como acontece atualmente com o RB21, o que neste momento parece estar a partir completamente a garagem da Ferrari e a abrir uma guerra sobre o caminho a seguir no desenvolvimento: fazer um carro mais confortável para o grande campeão, mais mais lento, ou um carro que o grande campeão não consegue controlar, mas mais rápido.
Se tudo isto vale a pena? Honestamente acho que não, e por isso acho que está a ser um flop. No dia em que a Ferrari tiver um carro que seja bom para o Hamilton, um piloto como o Leclerc também seria campeão com esse carro, o Leclerc é um dos pilotos mais fortes em qualificação, a defender e atacar em pista é absolutamente perfeito, só parece ser um pouco emocional o que por vezes o trai, mas até ai, a idade parece estar a torna-lo um piloto cada vez mais completo... Arriscar perder este piloto por um que vem de roupão e chinelos? Tenho muitas duvidas que tenha sido boa decisão. Muitas mesmo.
Mas vamos vivendo e vendo.. como diz o ditado... Posso estar 100% errado...