Fórmula 1 2025

Grande corrida do Max. A RB sabe que esta é a pista ideal para arriscar se for preciso. E o Max gosta e é bom nela.

Norris a fazer o que é preciso. 2 corridas, 1 sprint sempre a ganhar pontos. Em duas pistas onde em teoria a RB seria mais forte. Ganha 12 pontos ao Max neste fim de semana.

Piastri acho que foi demasiado penalizado. Senão tinha feito segundo.

Antonelli. Que corrida. Muito bem.

Bearman também com uma bela corrida. Temos aqui uns bons rookies.

Norris tem 48 pontos de vantagem quando sobram 83 até ao final do campeonato.

49 para o Max.

24 para o Óscar.

Missed opportunity para o Max. Aquele carro não era para ter perdido 13 pontos no overall do fds. Pobre exibicao da RB em 4/5 do fim de semana.

Attachments

• photo187792.jpg
    photo187792.jpg
    963.6 KB · Views: 0
No Qatar o Landito vai-se tornar o piloto com mais corridas pela McL.

Vai ser mel para ele(s) se fechar(em) aí o wdc.

Confesso que preferia que o Max fosse campeão…olho para o Noris e para o Piastri e não sei porque, mas não os vejo com carisma, não sei bem explicar. Ferrari mais um fim de semana incrível….mas tivemos um bom final de corrida, com a sua emoção.

Acham que o Piastri foi bem penalizado ou devia ter sido o kimi a ser penalizado?

Acho que o Piastri foi mal penalizado. Apesar de não ter o carro 100% controlado, acho que não foi por isso que bateram. Também não acho que tenha sido culpa do Kimi. Parece-me incidente de corrida.

Muito menos entendo ter levado 10seg de penalização.

Ele foi penalizado por causa de não ter o carro ao lado no apex.

Não faz grande sentido em contexto de restart e mto menos quando o outro carro tinha mto espaço.

Por mim ng era penalizado.

O Lamy foi um dos comissários.

IMG_9692.jpg

O 6 foi corrigido por eles pois enganaram-se na quantidade de pontos que o Óscar tinha na primeira versão.

Acham que o Piastri foi bem penalizado ou devia ter sido o kimi a ser penalizado?
Independentemente do que cada um acha, a verdade é que a penalização vem em linha com o que tem sido a prática da F1 moderna que é muito castradora de qualquer manobra um pouco mais agressiva e no fundo idealiza corridas em que os pilotos só ultrapassam em DRS.

O Piastri não tinha o eixo da frente pelo menos ao nível dos retrovisores do Antonelli, pelo que a curva era do Antonelli e ele não estava obrigado a dar nenhum espaço, o Piastri é que estava obrigado a tirar o pé. Além disso, o Piastri bloqueia as rodas e isso é outra coisa que não pode fazer, as ultrapassagens têm de ser feitas de uma forma controlada, que é uma regra que existe para evitar as dive bombs suicidas.

Por isso, não vejo como podem achar a penalização injusta. O Piastri não tem direito ao espaço e não tem o carro controlado quando bate no Antonelli, viola dois artigos. Isto é o que é a F1 moderna, e estas são as regras que os próprios pilotos ao longo dos anos impuseram com o "driving standards".

Podemos achar que estas regras não são boas e muitas vezes até são injustas, eu pessoalmente também não sou minimamente adepto e acho que são prejudiciais para o espetáculo. Mas isso já é outra discussão. Quando comecei a ver F1, ou em qualquer corrida de karts, turismos, etc, numa situação destas se o Antonelli deixou a linha interior aberta e o Piastri consegue lá meter meio carro, tem direito a passar, o Antonelli ou abria um pouco a trajectória, ou se achava que o Piastri não ia segurar o carro, deixava passar e fazia a tesoura. Mas, na F1, as regras já não são essas.

Eu sou da opinião que foi um incidente de corrida mas mesmo que não fosse penalizado o piastri faria no máximo P2.

Os carros andavam sempre taco a taco e o Norris espetou assim 6 segundos no Piastri na boa.

Não vejo mais ninguém capaz de fazer o
que o Max fez.
Ele não desperdiça oportunidades e é isso que é preciso para ser o melhor.
A bom da verdade, se o Piastri não levasse os 10s, o Lec não tivesse sido posto fora e o Ham não tivesse danificado o carro logo na primeira volta, condições mais normais digamos... O Max ficaria em P6 ou P7.
Nada de extraordinário ou nunca visto.
Tambem não esquecer o SC tambem.
Ou o Max so é extraórdinário ás vezes? É que ontem ficou pela Q1... Hoje estão aqui com a cagança toda, já ontem nem piaram.

No Qatar o Landito vai-se tornar o piloto com mais corridas pela McL.

Vai ser mel para ele(s) se fechar(em) aí o wdc.

Acho que não, vai começar a tremer na "hora de fechar o jogo" como aqueles jogadores de ténis que fazem uma dupla falta no ponto decisivo [:p]

Confesso que preferia que o Max fosse campeão…olho para o Noris e para o Piastri e não sei porque, mas não os vejo com carisma, não sei bem explicar. Ferrari mais um fim de semana incrível….mas tivemos um bom final de corrida, com a sua emoção.

Same here [;)]

Já agora, só para mostrar um bocadinho mais como estas regras da F1 moderna são estúpidas, a telemetria mostra que todos os pilotos iam na 2ª mudança quando a corrida recomeçou, excepto o Antonelli que ia a dormir e ia em 3ª. O que explica porque o Piastri e o Leclerc arrancaram muito melhor e ficaram imediatamente lado a lado.

O Kimi é que comete um erro, coloca-se numa situação em que fica vulnerável e o piloto que vê a oportunidade e aproveita é que é penalizado. O outro piloto leva a penalização máxima que é ficar de fora. E o Antonelli sai disto incólume e termina em 2º.

Enfim, injusto do ponto de vista filosófico, concordo com todos, mas pelas regras e pelo que tem sido a prática comum, tenho de dizer que é o que é. E tenho de dizer que uma decisão diferente seria inconsistente por parte dos comissários.

Nesta mesma curva, em 2022 quando o Hamilton e o Max tocaram, os comissários tomaram uma decisão muito parecida, indicam claramente que o Hamilton podia ter dado um pouco mais de espaço, mas opta por conduzir para cima do Max, não há sequer uma travagem queimada do Max e o Max até estava já mais avançado do que o Hamilton, mas como a telemetria mostra que o Max chega à curva 1 a uma velocidade acima do normal, consideram que não fez a ultrapassagem de uma forma totalmente controlada e isso foi suficiente para ignorarem tudo o resto e foi o Max que levou com a penalização, que na altura era por defeito 5 segundos. Por isso, não vejo como hoje podia ser de outra maneira.

Last edited:
A bom da verdade, se o Piastri não levasse os 10s, o Lec não tivesse sido posto fora e o Ham não tivesse danificado o carro logo na primeira volta, condições mais normais digamos... O Max ficaria em P6 ou P7.
Nada de extraordinário ou nunca visto.
Tambem não esquecer o SC tambem.
Ou o Max so é extraórdinário ás vezes? É que ontem ficou pela Q1... Hoje estão aqui com a cagança toda, já ontem nem piaram.

Não te esqueças que ainda teve um furo e foi de novo lá para trás quando já estava pai em P13..

Mas já sabemos que o Max é um piloto fraco..

Já agora, só para mostrar um bocadinho mais como estas regras da F1 moderna são estúpidas, a telemetria mostra que todos os pilotos iam na 2ª mudança quando a corrida recomeçou, excepto o Antonelli que ia a dormir e ia em 3ª. O que explica porque o Piastri e o Leclerc arrancaram muito melhor e ficaram imediatamente lado a lado.

O Kimi é que comete um erro, coloca-se numa situação em que fica vulnerável e o piloto que vê a oportunidade e aproveita é que é penalizado. O outro piloto leva a penalização máxima que é ficar de fora. E o Antonelli sai disto incólume e termina em 2º.

Enfim, injusto do ponto de vista filosófico, concordo com todos, mas pelas regras e pelo que tem sido a prática comum, tenho de dizer que é o que é. E tenho de dizer que uma decisão diferente seria inconsistente por parte dos comissários.

Nesta mesma curva, em 2022 quando o Hamilton e o Max tocaram, os comissários tomaram uma decisão muito parecida, indicam claramente que o Hamilton podia ter dado um pouco mais de espaço, mas opta por conduzir para cima do Max, não há sequer uma travagem queimada do Max e o Max até estava já mais avançado do que o Hamilton, mas como a telemetria mostra que o Max chega à curva 1 a uma velocidade acima do normal, consideram que não fez a ultrapassagem de uma forma totalmente controlada e isso foi suficiente para ignorarem tudo o resto e foi o Max que levou com a penalização, que na altura era por defeito 5 segundos. Por isso, não vejo como hoje podia ser de outra maneira.

Haha, eu leio cada coisa, em 2022 foi a manobra kamikase do menino mimado frustrado, sabia que não tinha carro para vencer naquela pista e quis deliberadamente estragar a única hipótese do Hamilton vencer naquele ano.

Não te esqueças que ainda teve um furo e foi de novo lá para trás quando já estava pai em P13..

Mas já sabemos que o Max é um piloto fraco..

O Furo mesmo assim acabou por corre bem.
Ele nem notou, só a equipa é que viu a perca de pressão do pneu, por isso não perdeu tempo em pista com isso.
Na Box acabou por ter também sorte, já que foi em VSC e a paragem durou menos 10seg que o normal.
Por fim acabou por ficar com um bom offset de pneus para os outros que o ajudou a subir bem na Tabela.

Fora isso só um piloto campeão consegue tal recuperação.

O Furo mesmo assim acabou por corre bem.
Ele nem notou, só a equipa é que viu a perca de pressão do pneu, por isso não perdeu tempo em pista com isso.
Na Box acabou por ter também sorte, já que foi em VSC e a paragem durou menos 10seg que o normal.
Por fim acabou por ficar com um bom offset de pneus para os outros que o ajudou a subir bem na Tabela.

Fora isso só um piloto campeão consegue tal recuperação.

Por melhor que tenha corrido sempre perdeu 10 segundos, se não o fizesse não tinha que voltar a recuperar do fim do pelotão, isso seria válido se levasse os pneus medios até ao fim, pois já tinha feito as mudanças obrigatorias, também ouvi isso dos comentadores da f1tv e discordo totalmente, ele perde cerca de 8 voltas a recuperar desa paragem. Ou estou a ver mal o filme, pois com os duros ele permaneceria muito mais tempo em pista enquanto os outros teriam que mudar, acho que foi essa a lógica dele começar com este composto.

Por melhor que tenha corrido sempre perdeu 10 segundos, se não o fizesse não tinha que voltar a recuperar do fim do pelotão, isso seria válido se levasse os pneus medios até ao fim, pois já tinha feito as mudanças obrigatorias, também ouvi isso dos comentadores da f1tv e discordo totalmente, ele perde cerca de 8 voltas a recuperar desa paragem. Ou estou a ver mal o filme, pois com os duros ele permaneceria muito mais tempo em pista enquanto os outros teriam que mudar, acho que foi essa a lógica dele começar com este composto.

Bem, agora pensar nisso é sempre difícil e na base de "suponhamos".

A ideia dos duros era ir longo, claro. Mas os duros eram um pneu péssimo que ninguém se deu bem.

E sim, o Max perde claramente esse tempo extra. Mas acho que também acaba por ter alguns ganhos, porque com pneus Médios andou a voar (bem melhor do que o que estava a fazer de duros). E teve 2/3 voltas de pista limpa onde fez tempos incríveis (chegou a fazer tempos 1seg melhores que o Norris nessa altura). Depois quando apanhou o grupo, estava na Janela de mudança dos macios e médios, pelo que muitos pararam e recuperou as posições todas quase sem perder tempo e sem esforçar os pneus.

Mas ai está, é tudo um suponhamos, se tem ficado com os duros podia nem ter ido a 3º, nunca se sabe.

Agora a questão no fim, também nunca saberemos, a RB fez as contas e ele era mais rápido a parar e voltar a atacar de macios. Eu pessoalmente acho que ele devia ter arriscado com os médios, perdia tempo, o Norris passava, mas acho que o Kimi não iria conseguir passar e com isso ganhava o 2º lugar.

E não deixo de enaltecer que enquanto a F1 hoje é um jogo de poupar pneus, o Max quando está fora de posição é dos poucos pilotos que não quer saber, usa e abusa dos pneus. Se der deu, se não der... não deu, não tem nada a perder. Tanto que o Lambiase avisou 2x que os macios eram bons mas era preciso cuidar deles. E que faz o Max? Powerrrrrrr apr:)

Sim, é tudo um suponhamos, mas quando voltou aos lugares traseiros pelo furo, ele andava a ultrapassar malta mais lenta, mesmo os pneus sendo piores chegavam para ele ir passando uns quantos, voltar ao fim do pelotão e chegar ao mesmo ponto já tinha torrado os pneus outra vez, foi a ideia com que fiquei. Mas claro fez uma corrida fantástica, como é habito em Interlagos.
Nestas coisas todas acho é que o Russel deve estar com um enorme cabeção, o Kimi a papá-lo de cebolada.

Back