Fórmula 1 2025

O que me causa muita celeuma é que ele ganha a corrida sem fazer absolutamente nada, dois mancos acertam um no outro, sai o SC e toma lá a primeira posição, depois como havia a obrigatoriedade de 2 paragens, estava feito...

Já aqui disse diversas vezes, a F1 tem de tomar cuidado para não tornar o SC como uma lotaria, podemos ter novamente o caso de um piloto fazer uma grande corrida em Abu Dhabi e de repente sai o SC e acabou... o brilhantismo, e o título vai para o azelha que não fez nada...

Tantas críticas à F1, nao te passa pela cabeca mudar de desporto?
Menos choro...

A questão é que o SC pode aparecer numa corrida quase do nada, aparece uma mosca na pista, SC, um monolugar encosta na pista, SC.

Depois tens um piloto que fez tudo bem e foi o mais rápido e não vence, é frustrante.

E salvo erro, até agora só me lembro de uma vez o SC não favorecer o Max, o que é impressionante, é de uma vaca total.

E quando temos SC a decidir campeonatos, porque foi isso que aconteceu em 2021 (sem contar + com a aldrabice), isso não pode voltar a acontecer.

Nao só pode, como vai continuar a acontecer. Deal with it​

Last edited:
O Stella já admitiu que uma das razões para não parar foi preicsamente para não prejudicar ninguém... Para ambos ia resultar num double stack e penalizar o Norris, parar só o Norris atrás do Max iria prejudicar o Piastri.

Uma vergonha, assim começam a não merecer ganhar.

Por muitas canções de trovador que pelos fóruns de discussão cantem a propósito da bondade das "papaya rules", continuo convicto que esta ideia de suportar dois pilotos principais num campeonato tão competitivo como é o de F1 é uma das formas mais idiotas de gerir uma candidatura ao título de campeão de pilotos.

A McLaren tem um carro brutalmente superior aos outros e está a uma avaria/toque/furo/azar qualquer de perder o titulo de campeão de pilotos. Já o deviam ter ganho há 3 ou 4 GP's atrás se tivessem uma estratégia clara.

Mesmo para os pilotos isto está a ser péssimo, porque em vez de sentirem que estão protegidos e blindados por toda a equipa, têm de lidar com as corridas, as pressões e os mind games típicos da F1 e depois "dentro de casa" ainda têm de lidar com o seu principal inimigo, que é o outro lado da garagem. Isto tem levado a quedas de confiança brutais, como a que se viu do Oscar quando tem 2 ou 3 erros, por culpa própria, e de repente em vez de sentir que está a ser apoiado, vê o mundo inteiro a dizer que a McLaren está a fazer tudo para o Lando ser campeão, isto é colocar gasolina na fogueira das inseguranças e o que se viu foi uma queda de forma quase inédita, mais de 100 pontos de vantagem perdidos com o melhor carro é algo que não tenho memória de ver.

É claro que a probabilidade é o titulo cair para a McLaren, o Lando ainda tem tudo para ganhar, mas de certa forma vai ser um titulo que não vai celebrar o melhor piloto, nem a equipa que melhor geriu as circunstancias de corrida, vai ser um titulo que vai premiar o carro que é brutalmente melhor do que os outros todos e que apesar de a equipa fazer tudo para desperdiçar as oportunidades de ser campeão e apesar de a equipa dar não sei quantos tiros nos pés em não sei quantos GP's, era tão superior que acabou por ganhar.

Se por alguma circunstancia de corrida o Norris acaba fora da corrida e o titulo cai para o Max, vou ter imensa pena do Norris, porque acho que honestamente ninguém merece um final desses depois da recuperação que ele fez e depois de ter o titulo tão perto, tal como o Oscar não merecia não ser campeão depois da 1ª parte de época que fez, mas vou ficar imensamente satisfeito pelo melão que os ideólogos das papaya rules vão levar para casa.

Honestamente, até para o futuro dos pilotos da McLaren, porque não sendo nenhum dos dois um talento geracional acabam por ser os dois bons, espero que um deles saia da equipa e possam acabar com esta idiotice das papaya rules.

Last edited:
Grande Sainz!!!!

McLaren a dar uma ajuda a manter o campeonato mais ou menos em aberto. Quando vi os McLaren em pista no safety car, lembrei-me daquela vez em que o Hamilton foi o único que ficou em pista, apesar de agora ter sido diferente.

Tive pena do Piastri, que é quem deveria ter vencido a corrida em circunstâncias normais. Norris foi logo papado no arranque.

Mas mesmo assim vai ser difícil o caneco fugir ao Norris, só mesmo se acontecer um acidente/avaria.

Quandoll é que foi o último campeonato em que três pilotos vão para a última corrida com igual número de vitórias?

Há 15 anos, salvo erro.

Last edited:
Para acabar em consonância com toda a época da McLaren, talvez um acidente entre o Norris e o Piastri na última corrida seja o mais adequado, é deixá-los lutar, e o caneco acabar por ir para o Max. Quem não aprende com o passado não merece grande coisa.

Admitindo que não volta a haver tão cedo um domínio tão esmagador na F1, tão cedo a McLaren não volta também a ter a possibilidade de ter um piloto campeão, se continuar a gerir o negócio desta maneira.

p.s. - A FIA também é capaz de dar a sua ajudinha na última corrida.

Não sei bem porque, mas fico com alguma pena do Tsunoda ficar sem lugar, não acho o Lawson nada de especial.

https://x.com/formularacers_/status/1995398006099923381?s=46&t=TBxwUMK17HJ5xNuJ__Qbmg

O Tsunoda é o piloto mais levado ao colo de sempre na F1. Nunca vi nenhum piloto com tantas segundas oportunidades como as deste piloto, nunca mostrou potencial para mais do que o que tem andado a fazer, mas foi sempre sendo um protegido da Honda. No tempo do Franz Tost até chegaram ao ponto de o porem a fazer uma espécie de internato em Itália para ver se conseguiam que saísse dali mais alguma coisa.

Só faz sentido ter uma "junior team" se for para dar oportunidades a talentos potenciais e não perder um piloto como o Max como aconteceu com a Mercedes, porque não tinham lugar para ele na F1... ter uma segunda equipa para fazer babysitting a protegidos sem potencial, deste ou daquele fornecedor ou patrocinador é só estupido, mais estupido só mesmo fazer babysitting a filhos do dono numa equipa principal, como acontece na AM.

Há muita gente boa na F2 que merece ter a oportunidade de mostrar de que fibra são feitos, é deixa-lo ir... Pilotos como o Fornaroli que foi campeão de F3 em 24 e de F2 em 25, não têm lugar na F1, mas anda lá um Tsunoda a fazer mesmo o que?

Não quero com isto dizer que o Lawson me entusiasma minimamente... Por mim também podia ir.​

Last edited:
O Stella já admitiu que uma das razões para não parar foi preicsamente para não prejudicar ninguém... Para ambos ia resultar num double stack e penalizar o Norris, parar só o Norris atrás do Max iria prejudicar o Piastri.

Assim prejudicaram os dois.

O Norris tinha espaço para fazer um pequeno compasso de espera e dar tempo para trocarem os pneus ao Piastri. Assim, pelo menos o Piastri ficaria na frente da corrida e o Norris, na pior das hopóteses logo a seguir ao Verstappen. Depois, nas paragens seguintes logo se via como teriam que gerir.

Foi providencial essa "ultrapassagem".

Sem ela um 3.º lugar não bastaria para ser campeão em caso de vitória do Max.

Anyway, independentemente das papaya rules, questiono-me que fará a McL na ultima volta caso se verifique, Max em primeiro, Piastri em 2.º ou 3.º e Lando em 4.º. Se não dão ordens de equipa temos Max campeão. Se dão ordem ao Oscar para deixar passar o Lando, este é campeão e a posição relativa no Oscar no campeonato não se altera-

Foi providencial essa "ultrapassagem".

Sem ela um 3.º lugar não bastaria para ser campeão em caso de vitória do Max.

Anyway, independentemente das papaya rules, questiono-me que fará a McL na ultima volta caso se verifique, Max em primeiro, Piastri em 2.º ou 3.º e Lando em 4.º. Se não dão ordens de equipa temos Max campeão. Se dão ordem ao Oscar para deixar passar o Lando, este é campeão e a posição relativa no Oscar no campeonato não se altera-

Nesse cenário parece-me que o Piastri, sabendo a posição do Norris, lhe dará o 3º lugar nem que seja na última curva, com ou sem ordem da equipa.

Certo. E faz sentido de acordo com as regras deles.

Mas visto de fora continua a ser idiota para qlq pessoa com 2 dedos de testa. Ainda por cima em n ocasiões já se percebeu que preferem o Norris campeão por ser inglês, o que até faz sentido.

Mas depois lembram-se outra vez de serem "justos". Ainda se fossem coerentes nas suas regras...

Haver estas regras e sabendo da preferência pelo Lando parecem-me mais "sonsise rules"

Por muitas canções de trovador que pelos fóruns de discussão cantem a propósito da bondade das "papaya rules", continuo convicto que esta ideia de suportar dois pilotos principais num campeonato tão competitivo como é o de F1 é uma das formas mais idiotas de gerir uma candidatura ao título de campeão de pilotos.

A McLaren tem um carro brutalmente superior aos outros e está a uma avaria/toque/furo/azar qualquer de perder o titulo de campeão de pilotos. Já o deviam ter ganho há 3 ou 4 GP's atrás se tivessem uma estratégia clara.

Mesmo para os pilotos isto está a ser péssimo, porque em vez de sentirem que estão protegidos e blindados por toda a equipa, têm de lidar com as corridas, as pressões e os mind games típicos da F1 e depois "dentro de casa" ainda têm de lidar com o seu principal inimigo, que é o outro lado da garagem. Isto tem levado a quedas de confiança brutais, como a que se viu do Oscar quando tem 2 ou 3 erros, por culpa própria, e de repente em vez de sentir que está a ser apoiado, vê o mundo inteiro a dizer que a McLaren está a fazer tudo para o Lando ser campeão, isto é colocar gasolina na fogueira das inseguranças e o que se viu foi uma queda de forma quase inédita, mais de 100 pontos de vantagem perdidos com o melhor carro é algo que não tenho memória de ver.

É claro que a probabilidade é o titulo cair para a McLaren, o Lando ainda tem tudo para ganhar, mas de certa forma vai ser um titulo que não vai celebrar o melhor piloto, nem a equipa que melhor geriu as circunstancias de corrida, vai ser um titulo que vai premiar o carro que é brutalmente melhor do que os outros todos e que apesar de a equipa fazer tudo para desperdiçar as oportunidades de ser campeão e apesar de a equipa dar não sei quantos tiros nos pés em não sei quantos GP's, era tão superior que acabou por ganhar.

Se por alguma circunstancia de corrida o Norris acaba fora da corrida e o titulo cai para o Max, vou ter imensa pena do Norris, porque acho que honestamente ninguém merece um final desses depois da recuperação que ele fez e depois de ter o titulo tão perto, tal como o Oscar não merecia não ser campeão depois da 1ª parte de época que fez, mas vou ficar imensamente satisfeito pelo melão que os ideólogos das papaya rules vão levar para casa.

Honestamente, até para o futuro dos pilotos da McLaren, porque não sendo nenhum dos dois um talento geracional acabam por ser os dois bons, espero que um deles saia da equipa e possam acabar com esta idiotice das papaya rules.

Até tinha metido like este post mas a partir do BOLD não consigo concordar.

Não tenho pena do Norris, é o típico nepo baby da F1 que lhe calhou no colo um carro campeão sem saber ler nem escrever.

Podem-me dizer que ele não é mau piloto e consegue ser rápido quando está sozinho e tudo mais, certo. Mas quando a coisa aperta vem ao cima a falta de estofo de campeão.

De resto concordo com o post no geral, inclusive o fim pq para o ano vai ser preciso lidar com as consequências destas papaya rules. Seja por terem ajudado o Norris e prejudicado o Piastri que também podia ter sido campeão* no passado (assuimindo um Norris campeão), seja por esta política ter levado a um piloto de outra equipa a levar o WDC depois de terem um carro tão dominante que a equipa tem o dobro dos pontos do 2o construtor.

*é um se claro, sim o Piastri ainda pode ser campeão eu sei

Sejam honestos, em 4 anos na Ferrari 90% do tempo foi só mediocre e a Ferrari tinha carro em algumas das epocas.
Por exemplo em 2021 no primeiro ano do Sainz na Ferrari ele fez 164pts e o carro não era nem de perto tão mau como o deste ano, o Ham tem 152 este ano e vocês estão sempre a cair-lhe em cima...
Em 2022 o Ferrari era excelentes e nas primeiras 6 ou 7 corridas limpou tudo, o Sainz fez 200pts na epoca toda, pessimo.
Mas.... agora o Sainz é o melhor piloto do mundo, please.
Eu sou adepto da Ferrari e quantas vezes me enervou o Sainz por ser tão average e sem garra nenhuma, andava pra ali no meio do pelotão sem ambição nenhuma, isto num carro ganhador de corridas... não numa carroça como este ano.

Eu acho o LEC mais rápido que o Sainz e percebo que a Ferrari a escolher um seja o monegasco (até pelo histórico já na equipa e ter quase começado na equipa italiano).

Agora o Sainz não é como o pintas e, mesmo que com alguma sorte, a verdade é que mesmo a ser mau vê lá que ficou à frente do LEC em 2021:

https://en.wikipedia.org/wiki/2021_Formula_One_World_Championship#Results_and_st andings

E na sua primeira época onde ele costumo demorar a se habituar como se tem visto na Williams (primeira parte da época).

Para mim esta época prova acima de tudo que o Hamilton não é nenhum GOAT, simples.

Ah nunca se habituou bem aos carros de ground effect. Ok.

Ah, agora está numa equipa nova.

Ah, não está no prime pq já tem 40 anos.

Tudo certo, e aceitava em parte estas desculpas por parte de certos pilotos bons mas não de supostos talentos geracionais.

Agora quando tens 7 WDC, quando tens o record de poles, vitórias etc. é normal que a exigência seja elevada. Tal como não aceito um suposto GOAT ficar tanta vez atrás de colegas de equipa, sobretudo se tirarmos da equação as épocas com o Bottas nas quais ficar à frente do colega nem conta IMHO pq foi definido pela equipa que era para ser assim. Tirando essas épocas o Hamilton ficou atrás dos colegas de equipa aí 40% das vezes.

Isto é um GOAT?

Isto é o piloto mais overated de sempre em títulos e records vs valor real como piloto. Nem sequer é melhor que o Alonso e o Max e até diria que nem é melhor que o LEC.

E ele tem provado nas últimas épocas que não é nada do que faziam dele no passado.

É um tipo que sempre teve tudo desde o dia 1 que começa a carreira na F1 com o melhor carro nas mãos com centenas de horas nesse mesmo carro.

E é um tipo que em 8 épocas na Mercedes teve de longe o melhor carro (que além de dominante era muito mais fácil de conduzir rápido e no limite que os carros modernos), 5 delas com estatuto assumido de piloto número 1. E mesmo assim em 8 épocas com o melhor carro perde dois campeonatos, um deles para o colega que ng acha que é nenhum GOAT.

Precisamente por ng achar o Sainz um piloto topo dos topos é que o Hamilton fica ainda pior na foto, pq nem melhor do que o Sainz ele consegue fazer.

Por amor de deus, olha bem onde está o LEC e onde está o Hamilton na tabela. O LEC tem mais 80 pts que o rapper.

Eu se fosse fã do Hamilton tinha vergonha de continuar a apregoar que ele é alguma espécie de GOAT. Ele é mais é o mais overated de sempre.

Até o Jeremy Clarkson (inglês de gema) já diz coisas como achar que o Max pode até ser visto como o GOAT.

Last edited:
Looooool[:D][:D][:D]

O teu lol foi ao post anterior ao teu?
Se foi concordo em absoluto!
Acho que o Hamilton desde 2021 foi muito abaixo mentalmente, mas ignorar tudo o que ele fez na carreira, mesmo antes da Mercedes, é duma falta de noção do outro mundo.

Eu acho o LEC mais rápido que o Sainz e percebo que a Ferrari a escolher um seja o monegasco (até pelo histórico já na equipa e ter quase começado na equipa italiano).

Agora o Sainz não é como o pintas e, mesmo que com alguma sorte, a verdade é que mesmo a ser mau vê lá que ficou à frente do LEC em 2021:

https://en.wikipedia.org/wiki/2021_Formula_One_World_Championship#Results_and_st andings

E na sua primeira época onde ele costumo demorar a se habituar como se tem visto na Williams (primeira parte da época).

Para mim esta época prova acima de tudo que o Hamilton não é nenhum GOAT, simples.

Ah nunca se habituou bem aos carros de ground effect. Ok.

Ah, agora está numa equipa nova.

Ah, não está no prime pq já tem 40 anos.

Tudo certo, e aceitava em parte estas desculpas por parte de certos pilotos bons mas não de supostos talentos geracionais.

Agora quando tens 7 WDC, quando tens o record de poles, vitórias etc. é normal que a exigência seja elevada. Tal como não aceito um suposto GOAT ficar tanta vez atrás de colegas de equipa, sobretudo se tirarmos da equação as épocas com o Bottas nas quais ficar à frente do colega nem conta IMHO pq foi definido pela equipa que era para ser assim. Tirando essas épocas o Hamilton ficou atrás dos colegas de equipa aí 40% das vezes.

Isto é um GOAT?

Isto é o piloto mais overated de sempre em títulos e records vs valor real como piloto. Nem sequer é melhor que o Alonso e o Max e até diria que nem é melhor que o LEC.

E ele tem provado nas últimas épocas que não é nada do que faziam dele no passado.

É um tipo que sempre teve tudo desde o dia 1 que começa a carreira na F1 com o melhor carro nas mãos com centenas de horas nesse mesmo carro.

E é um tipo que em 8 épocas na Mercedes teve de longe o melhor carro (que além de dominante era muito mais fácil de conduzir rápido e no limite que os carros modernos), 5 delas com estatuto assumido de piloto número 1. E mesmo assim em 8 épocas com o melhor carro perde dois campeonatos, um deles para o colega que ng acha que é nenhum GOAT.

Precisamente por ng achar o Sainz um piloto topo dos topos é que o Hamilton fica ainda pior na foto, pq nem melhor do que o Sainz ele consegue fazer.

Por amor de deus, olha bem onde está o LEC e onde está o Hamilton na tabela. O LEC tem mais 80 pts que o rapper.

Eu se fosse fã do Hamilton tinha vergonha de continuar a apregoar que ele é alguma espécie de GOAT. Ele é mais é o mais overated de sempre.

Até o Jeremy Clarkson (inglês de gema) já diz coisas como achar que o Max pode até ser visto como o GOAT.
https://f1bytes.com/2021-h2h-lec-v-sai/
Resultados de 2021.
So falei do Sainz porque realmente muitas vezes na Ferrari, tinham um excelente carro e ele andava pelo meio do pelotão sem nenhum laivo de ganancias de vencer ou sequer subir na classificação.
Obvio que o mindset da Ferrari este ano e particularmente o Ham é pessimo e aquilo anda tudo aos cacos.
Nunca achei o Sainz um fantastico piloto e teve a sua oportunidade numa equipa de topo em em anos bons até.
O Ham como qualquer piloto precisa de um carro decente, ate o Lec tem tido resultados pessimos este ano.
Que ano terrivel pra Scuderia.

O teu lol foi ao post anterior ao teu?
Se foi concordo em absoluto!
Acho que o Hamilton desde 2021 foi muito abaixo mentalmente, mas ignorar tudo o que ele fez na carreira, mesmo antes da Mercedes, é duma falta de noção do outro mundo.

É obvio, um hate irracional ao Hamilton, que nao pode ter outra reacao que nao uma gargalhada gigante

Back