Fórmula 1 2025

As saídas de figuras chave da RedBull são extremamente importantes, mas acho que os adeptos podem estar tranquilos, porque a recuperação que fizeram na 2ª metade da época mostra bem que ainda são uma das equipas de corridas mais afinadas da grelha e são uma força com a qual têm de contar para o futuro.

O Laurent Mekies, com um estilo totalmente oposto ao do Horner, acabou por conseguir reunir a equipa em torno de um objectivo e fizeram uma recuperação do carro como não há muitos exemplos na F1 moderna.

Parabéns ao Mundano, ouro e prata.

Como sempre, após o entusiasmo do início de uma nova época, nunca mais lá fui e nem sabia onde andava. O posicionamento das minhas equipas, mostra que mais uma vez a razão venceu. [:D]

Ahaha, fiz a equipa e nunca mais lhe mexi. [:)]

Bortoleto is 2025 Destructor’s Champion (Based on season repair cost)

l7duolo7r66g1.jpeg

-

ar1dyqmfs56g1.png

A tipa cheira-me que dá nas drogas... e não é das leves.... 🤣🤣🤣

Eu não entendo o hate tamanho ao norris, é doentio. Ganhou porque foi o melhor em 2025, ponto.

Um campeão ser atacado por todos os lados, até por motivos de sexualidade??? A F1 está igual ou pior que a doença do futebol... Tanto hate apenas por ter sido o melhor... é triste

Ranking dos pilotos de 2025, do pior para o melhor, segundo o The Race. Pessoalmente, concordo quase a 100% com o ranking deles. E voces, que acham?

Ranking dos pilotos de 2025, do pior para o melhor, segundo o The Race. Pessoalmente, concordo quase a 100% com o ranking deles. E voces, que acham?

Overall também concordo (ou seja, tenho apenas pequenas discórdias), pensei que fosse mais british biased por acaso e mesmo o Russel em segundo não acho descabido embora pessoalmente ache o Leclerc um pouco mais rápido e talentoso. Agora metia o Russel facilmente em 3º, portanto not far off.

Tal como ng me tira a ideia que o Oscar é melhor que o Piastri e que aquelas "media dúzia" de corridas em que o Piastri andou a ver navios foram muito estranhas. E sim, reconheço que o Norris cometeu menos "erros gravosos" que encurtam a diferença neste ranking porque nem é tudo é raw talent.

Ainda assim na minha lista trocava trocava a posição do Norris com o Piastri porque mesmo com estes erros o Piastri demonstrou vezes sem conta que sobretudo em corrida é melhor que o Norris.

Curiosidade: Se essa lista fosse feita por mim iam logo dizer que era o maior hater da história do Hamilton quando se forem pesquisar eu tive largos meses sem sequer tocar no tema Hamilton pq sinceramente é bater em mortos e um hater estaria sempre a bater na mesma tecla.

No entanto é curioso ver gente aqui que me chama de maluco e/ou concorda com essa opinião (a mesma coisa) que já partilhou vídeos desse canal e que já referiram ser seguidores e apreciadores do conteúdo. E na lista desse canal temos o Hamilton em 14º em 2025.

Mais: Nem eu colocava o Hamilton tão baixo pq mal ou bem sacou uma vitória numa Sprint, embora compreenda porque sobretudo a segunda metade da época foi mesmo muito abaixo das expectativas.

Um dos problemas tb me parece ser graves dificuldades de interpretação, ou boas interpretações disfarçadas de más interpretações para se implicar e tentar descredibilizar terceiros (acho até mais isto, ou seja, é mesmo por maldade).

Se dizes que algo ou alguém é overrated não estás a dizer que essa pessoa é má, estás a dizer apenas (isso sim) que não é tão boa como muitos fazem querer, que é algo bem diferente e que é a definição de overrated.

Obviamente comparando primes e capacidades overall acho o Hamilton superior ao Norris, por exemplo. Logo para começar - again no seu prime - não é um c0n@s como o Norris, e só por aí já tem o meu respeito.

No entanto os seus records refletem muito mais a maquinaria que teve que o seu talento ou capacidade de trabalho e dedicação à F1. E essa opinião podem bater o que quiserem que não vou mudar.

Um bom exemplo de algo overrated: Há um ano e tal atrás no pico da valorização do GT3 RS 992 podia-se dizer que, por aqueles valores de meio milhão, era um carro overrated. O que eu concordo. E eu gosto muito de Porsche e acho o carro muito bom mesmo para aquilo que foi feito, pista.

No entanto por alguma razão a marca não pede meio milhão por eles novo, pede (ou pedia) 300k.

Portanto pode-se dizer que estava a ser um produto overrated, por melhor que seja em absoluto.

E a prova que estava caro, ou seja, "overrated".

Last edited:
Esse ranking é completamente absurdo, colocar o Piastri na 5ª posição, quando foi na maior parte do ano o melhor piloto, é de bradrar aos céus...

Antonelli na 12ª posição, quando foi o seu primeiro ano e por acaso ficou na 7ª posição geral...

Alonso em 6º, o que o espanhol fez de relevante para o colocar nesta posição? É assim o espanhol já idoso tão bom ou é o Stroll uma valente porcaria? Fica a questão...

Já para não falar de mais alguns pilotos...

Esse ranking é completamente absurdo, colocar o Piastri na 5ª posição, quando foi na maior parte do ano o melhor piloto, é de bradrar aos céus...

Antonelli na 12ª posição, quando foi o seu primeiro ano e por acaso ficou na 7ª posição geral...

Alonso em 6º, o que o espanhol fez de relevante para o colocar nesta posição? É assim o espanhol já idoso tão bom ou é o Stroll uma valente porcaria? Fica a questão...

Já para não falar de mais alguns pilotos...

Alguma duvida aí?

Se fosse eu a fazer o ranking também era capaz de fazer pequenas coisas diferentes, mas percebo a lógica de todos.

Eu acho o Leclerc muito mais talentoso do que o Russell, aliás, em termos de talento puro em pista acho que neste momento é o único à altura do Max, falta-lhe talvez a consistência e o carácter implacável do Max para ser igualmente eficaz em termos de campeonato... Mas a verdade é que a época do Russell foi muito melhor conseguida, com algumas corridas bastante épicas como quando o seu carro estava a avariar todo, qualificações sempre no limite e duas vitórias.

Quanto ao Norris vs Piastri... eh pá... O Piastri e o Norris foram sempre bastante juntos até o Norris ter uma avaria na Holanda. E depois o Piastri em vez de selar o titulo que naquele momento era completamente dele, comete dois ou três erros por culpa própria e quebra completamente com a pressão, perde a confiança, perde ritmo e fez uma segunda metade do campeonato que foi uma nódoa. Podem gostar mais do Piastri do que do Norris, é legitimo, mas achar que o Piastri fez uma época melhor entra num campo de uma subjetividade muito distorcida.

Quanto ao Hamilton, o 14º lugar até é simpático, tendo em conta a desilusão que foi. Mas de alguma forma acaba por não ser surpresa nenhuma que tenha corrido assim. O Hamilton não perdeu todas as habilidades como alguns dizem, quando o carro corresponde ele ainda aparece com o estilo e a ferocidade que eram a sua imagem de marca, na China deu para ter um vislumbre disso, agora, é um piloto que já ganhou tudo, que vive mais pelas regras do marketing pessoal, do que pelo gozo puro das corridas, e honestamente parece que quando o carro não lhe permite lutar por vitórias, em vez de ser o homem para ainda assim extrair o melhor que o carro tem para dar, parece que se deixa levar pela situação e ainda faz pior do que o carro permite. Já nas suas épocas com o Russell na Mercedes foi assim, quando o carro estava mais difícil o Russell era sempre melhor, quando o carro parecia estar em boa forma, magicamente aparecia o Hamilton.

Se a Ferrari tivesse um carro para lutar por títulos não tenho grandes dúvidas que o Hamilton ia aparecer e era gajo para fazer a vida negra ao Leclerc, com este Ferrari, o Sainz teria feito mil vezes melhor e tinha envergonhado muito menos a Ferrari.

Vejo muitas menções a talento, mas o que a peça salienta e desempenho este ano, por outro lado, avaliar desempenho sem ter em conta a qualidade da montada é no mínimo injusto. Em suma, mil e uma análises e opiniões e, como isto não é matemática, nunca haverá um resultado igual.

Só para baralhar um pouco.

Back