Formula 1 2026

Sim porque isto "Isto não é corrida. Aceleras, ultrapassas, ficas sem bateria, e na reta seguinte aceleram e ultrapassam-te outra vez. Para mim, é uma piada​" só acontece no carro dele...

Esta nova fórmula não é pior que quando estrearam o DRS, onde as diferenças com e sem DRS eram abismais, era assim uma coisa completamente artificial das primeiras vezes, depois evoluiu e ficou bom.

Com estas novas regras vai ser o mesmo, os mais rápidos do grid onde tudo já funciona relativamente bem não se queixam, os outros que ainda têm muito por onde afinar, fazem as queixinhas habituais.

racing-laps.jpg

.

Within the last 8 race weekends, McLaren have suffered from a double DNF, double DSQ and a double DNS
HDidWEUWAAEKTgk

https://x.com/wearetherace/status/2033549475419918843

Eu sou da opinião que aventuras com baterias devia-se cingir à Formula E...
Sobre o carro do Alonso ser charuto é problema deles, o meu ponto era o que citei dele e que todos tem fazer independente de o melhor ou o pior dos carros deste regulamento, já não bastava o que de mal havia do regulamento anterior (pouco sonoro, grandes como limousines, controlo sobre tudo e nada...) agora andar a poupar bateria, a perda de velocidade em reta, contenção nas curvas, arranques lentos e mais o diabo a 7. O único ponto positivo até ver é a redução dos próprios carros.

A culpa do charuto dele vibrar é das regras.....que por acaso até são as mesmas regras que para os outros...

este já deu o que tinha a dar.....sem o briattore por cima dele.....não tinha sido nada....

Briatore e Pat Symonds com a suspensão a activa dos Renault.

Last edited:
Agora precisamos aqui de uns quantos elementos deste tópico a pedir desculpa na sua avaliação do Hamilton na época passada. [:D]
Embora não seja grande fã da sua era de guerreiro woke e ache que o talento dele não justifica 7 campeonatos do mundo, sempre achei que ele estava entre os melhores do pelotão, pelo que vê-lo fazer boas corridas não me admira nada.

MAS... Também há que ver um bocadinho o cenário e acho que não há assim tanta razão para excitação. Em primeiro lugar a China sempre foi um dos seus circuitos de eleição e sempre foi um sítio onde o Leclerc teve dificuldades, aí, não mudou nada e mesmo assim, entre corrida e sprint ficou 1-1.

Depois há a grande questão da porcaria destes carros. Pilotos acima dos outros como o Leclerc superiorizavam-se na forma como conseguiam negociar as curvas, em especial às mais difíceis, como os esses de Xangai que antes eram feitos quase a 300, quando introduzem carros que te obrigam a fazer as zonas que separavam as águas em modo de "carregador de pilhas" e eles vão a fazer as curvas em algumas zonas, como é o caso dos esses 50 KMS/h mais lentos do que no ano passado, como é óbvio a capacidade de controlar o carro no limite deixa de ter tanta importância, sobra para o piloto a racecraft e a agressividade e aí o Hamilton não tem falta de atributos, porque de resto é carregar nas curvas e fazer a descarga da bateria numa drag race na próxima reta.

Para mim, o Leclerc é um piloto mais rápido do que o Hamilton com qualquer geração de carros anteriores (para ganhar campeonatos é necessário obviamente outras capacidades mentais que não tenho a certeza que ele tenha todas), mas com esses carros de 2026 já não sei. Acho que tanto pode cair para um lado como para o outro. Vamos ver como evolui, mas por agora é o que é.

Ainda ninguém falou sobre isto, agora é oficial.

Jonathan Wheatley sai da AUDI e ocupa o lugar de Adrian Newey na Aston Martin.

Será que vamos ter um Aston Martin Audi em 2027 ou 2028?

E por falar em motores, a Mercedes parece que para o próximo ciclo de regulamentos só está disponível para fornecer duas equipas clientes além da equipa oficial.

A Alpine, caso o Totto consiga comprar a quota que tem estado a negociar, tem um slot quase certo, ficando a Williams e a McLaren a lutar pela 2ª vaga.

Sendo que aqui a McLaren pode estar em clara desvantagem porque a utilização de motores Mercedes para ganhar dois campeonatos de construtores de forma consecutiva não caiu bem em toda a gente na Mercedes. Havendo quem dentro da estrutura defenda que não faz sentido ter como cliente uma das principais rivais da equipa de fábrica.

Se isto vier a confirmar-se podemos ver a McLaren com um dilema como o que a Redbull teve há pouco tempo: encontrar outro fornecedor, sendo que Redbull/Ford e Ferrari serão difíceis de imaginar, e a Honda ainda mais difícil é pela forma como a relação terminou há 8 anos, pelo que sobra a Audi, Cadillac ou começar a construir os seus próprios motores.

Last edited:

Para mim não foi por uma razão mas por um conjunto de factores:

O Wheatley e o Binotto nunca se deram bem;

Vontade de voltar ao Reino Unido, a sede da Audi na Suíça é numa pequena localidade no meio do nada, para quem viveu sempre numa mega metrópole global como Londres é sempre díficil a adaptação;

O desastre da Aston Martin e a vontade do Stroll em contractar um TP, o Wheatley é a melhor opção a todos os níveis;

A possibilidade do Wheatley levar levar know-how da Audi pode ser muito benéfico para a Aston Martin;

Basicamente é isto, é uma contratação que pode parecer estranha mas faz todo o sentido.

Não me parece que seja ele a fazer essa gestão, de qualquer das formas houve grande luta com o Audi nas primeiras voltas da corrida.

Back