Formula 1 2026

Eu não vejo qual a dificuldade em reduzir o debito elétrico, o carro fica mais lento, obviamente, mas pelo menos voltamos ao "quem tem unhas" de antes, pois as curvas continuam a ser de quem os tem maiores.
Não percebi a lógica de reduzir a regeneração de 9 para 8 MJ, não deveria ser o oposto, diminuir o débito?

Não há soluções mágicas. Estes carros estão feitos com princípios que dão alguma flexibilidade, mas não se pode mudar o fundamental.

Para que as curvas e zonas sinuosas deixem de ser postos de carregamento e voltemos a ver os pilotos a tentar explorar o limite mecânico da aderência pelo menos em algumas curvas, conforme acontecia até 2025 em todas as curvas, a potência máxima elétrica disponível por volta tem de ser brutalmente reduzida, porque com 8 ou 9 MJ a eficácia obriga sempre a que as alturas zonas icónicas passem a ser feitas em ritmo de passeio. Reduzindo isso, deixaria de haver tanta necessidade de acumular energia e as curvas podiam ser feitas mais a fundo.

Há outras soluções que podem vir a minimizar os problemas, por exemplo, podiam permitir um maior débito de combustível e fluxo do turbo dentro de alguns limites daria para aumentar a potência do ICE em 30 a 50 CV sem outras alterações mecânicas, e assim a diferença entre com e sem bateria ficaria menos forte, porque o problema atual é que sem bateria o ICE não tem força para puxar o carro às velocidades que eles atingem.

Podem igualmente obrigar a um mapeamento de fim progressivo da bateria para não vermos aquele "bater na parede" quando acaba a bateria.

Etc.. etc....

Agora, será difícil com estes carros voltar a ter pilotos a tentar dar o máximo que a física permite nas curvas, porque essa será sempre a zona de carregamento for excelência.

Última edição:
Pelo que percebi estes carros estão castrados em termos de motor termico, é muito facil castrar a parte elétrica, a parte a combustão terá que ser menos castrada, acho que ficar como está não só prejudica o desporto, e muito pior que isso, alguém se pode magoar.
No mínimo a FIa deveria dar liberdade às equipas para evoluirem os motores termicos.

Pelo que percebi estes carros estão castrados em termos de motor termico, é muito facil castrar a parte elétrica, a parte a combustão terá que ser menos castrada, acho que ficar como está não só prejudica o desporto, e muito pior que isso, alguém se pode magoar.
No mínimo a FIa deveria dar liberdade às equipas para evoluirem os motores termicos.
Como disse em cima, dentro de alguns limites é possível dar mais força a estes motores. Basta aumentar o débito de combustível e já dá para meter mais uns cavalos sem mudar mais nada no motor, a Ferrari pode explicar como se faz esse truque 😂

Mas mais do que uns 30 a 50 cavalos, que daria para obter sem outras alterações, é difícil de imaginar porque iria obrigar a redesenhar os blocos, injeção, turbos, pacote de arrefecimento que pode obrigar a redesenhar toda a aerodinâmica do carro, etc, etc... Neste momento acho que não é sequer realístico achar que pode acontecer antes de 2028.

Há todos os outros ajustes que já falei em cima. A redução brusca da energia disponível ao longo de uma volta, tornaria as corridas muito mais próximas de uma verdadeira corrida, mas com motores mais fracos do que na F2 e tempos por volta bastante maiores. Sem esse compromisso nenhum piloto vai tentar fazer as curvas no limite da aderência mecânica porque isso é contraproducente para o carregamento das baterias. E com curvas feitas em velocidade de passeio o campeonato de pilotos deixou de existir, qualquer rookie chega ali e faz as retas pé a fundo e curvas 30 a 40 KMS/h mais lento do que no ano passado.

Tanto drama...

Quer dizer, quando foi a partir de 2022 em que a maior parte dos monolugares sofriam de porposing menos o Red Bull e o Zé do boné ganhava tudo sem hipótese, em que nunca tivemos tanta dominância por parte de um piloto, aí foi uma Era muito porreira não há dúvida...

Agora acabou-se essa Era e iniciou-se outra fantochada... e não estou a ver onde está a surpresa disso... e já não falta muito teremos uma zona na pista para ganho de energia, à semelhança da FE... e tipo jogo das consolas...

Tanto drama...

Quer dizer, quando foi a partir de 2022 em que a maior parte dos monolugares sofriam de porposing menos o Red Bull e o Zé do boné ganhava tudo sem hipótese, em que nunca tivemos tanta dominância por parte de um piloto, aí foi uma Era muito porreira não há dúvida...

Agora acabou-se essa Era e iniciou-se outra fantochada... e não estou a ver onde está a surpresa disso... e já não falta muito teremos uma zona na pista para ganho de energia, à semelhança da FE... e tipo jogo das consolas...

Claro que nao vês, nunca vês nada que nao queres [:D]

Martin Brundle tells Max Verstappen ‘either go or stop talking’ amid F1 quit threats

Reacting to Verstappen’s latest comments on The F1 Show, former driver-turned-pundit Brundle said: “Max is very unfiltered, always has been and he’s talked a lot for a long time about not being in this for the long haul, I’m not going to be hanging around here in my forties, or whatever.

“Max would say it’s getting a bit boring now. I think it’s getting a bit boring with what he’s saying. Either go or stop talking about it, because it is what it is. You’ve got to make the most of it.

in https://www.crash.net/f1/news/10928...tappen-either-go-or-stop-talking-amid-f1-quit

UkjLls6.png

.

Hoje é realmente o dia das mentiras, mas esta que hoje é mentira, acredito que pode tornar-se verdade no final da época, com estes carros e regulamentos.

Duvido muito que Max, esteja na F1 em 2027, a menos que o almoço com Stefano Domenicali lhe tenha dado outras informacões....

Sabes bem que o estilo de vida do Max requer 60 milhões ao ano, o jato e o barco não se sustentam sozinhos.
O standard de vida que ele tem antes dos 30, claramente quero mantê-lo até ao fim da vida. Duvido que abdique dos cheques chorudos tão cedo.
É que ele no endurance paga para correr 😅

Hoje é realmente o dia das mentiras, mas esta que hoje é mentira, acredito que pode tornar-se verdade no final da época, com estes carros e regulamentos.

Duvido muito que Max, esteja na F1 em 2027, a menos que o almoço com Stefano Domenicali lhe tenha dado outras informacões....

No final de 2027 acredito, se as coisas não mudarem.[;)]

Sabes bem que o estilo de vida do Max requer 60 milhões ao ano, o jato e o barco não se sustentam sozinhos.
O standard de vida que ele tem antes dos 30, claramente quero mantê-lo até ao fim da vida. Duvido que abdique dos cheques chorudos tão cedo.
É que ele no endurance paga para correr 😅

12 anos de F1
6 anos consecutivos no Top 3
4 anos consecutivos no top de pontos conquistados e remunerados a peso de ouro pela FIA
Salario da RB
Patrocinios pessoais de milhões, associados a uma boa gestão financeira dos activos num individuo que até prima por alguma contenção e que já declarou diversas vezes que não vai ficar na F1 ate às idades de Hamilton ou Alonso porqye não são 7 ou 8 titulos que o fazem correr, e porque quer desfrutar da familia e de outris prazeres da vida, achas mesmo que nesta altura e circunstâncias são os 60 milhoes que o seguram lá?

Pessoalmente, e pelo que tenho lido acho que facilmente bate com a porta. O tempo o dirá.

PS. No endurance é a Red Bull e a MB que pagam a conta, e os restantes patrocinadores

Última edição:
Voltar
Superior