Formula 1 2026

Eu não vejo qual a dificuldade em reduzir o debito elétrico, o carro fica mais lento, obviamente, mas pelo menos voltamos ao "quem tem unhas" de antes, pois as curvas continuam a ser de quem os tem maiores.
Não percebi a lógica de reduzir a regeneração de 9 para 8 MJ, não deveria ser o oposto, diminuir o débito?

Não há soluções mágicas. Estes carros estão feitos com princípios que dão alguma flexibilidade, mas não se pode mudar o fundamental.

Para que as curvas e zonas sinuosas deixem de ser postos de carregamento e voltemos a ver os pilotos a tentar explorar o limite mecânico da aderência pelo menos em algumas curvas, conforme acontecia até 2025 em todas as curvas, a potência máxima elétrica disponível por volta tem de ser brutalmente reduzida, porque com 8 ou 9 MJ a eficácia obriga sempre a que as alturas zonas icónicas passem a ser feitas em ritmo de passeio. Reduzindo isso, deixaria de haver tanta necessidade de acumular energia e as curvas podiam ser feitas mais a fundo.

Há outras soluções que podem vir a minimizar os problemas, por exemplo, podiam permitir um maior débito de combustível e fluxo do turbo dentro de alguns limites daria para aumentar a potência do ICE em 30 a 50 CV sem outras alterações mecânicas, e assim a diferença entre com e sem bateria ficaria menos forte, porque o problema atual é que sem bateria o ICE não tem força para puxar o carro às velocidades que eles atingem.

Podem igualmente obrigar a um mapeamento de fim progressivo da bateria para não vermos aquele "bater na parede" quando acaba a bateria.

Etc.. etc....

Agora, será difícil com estes carros voltar a ter pilotos a tentar dar o máximo que a física permite nas curvas, porque essa será sempre a zona de carregamento for excelência.

Last edited:
Pelo que percebi estes carros estão castrados em termos de motor termico, é muito facil castrar a parte elétrica, a parte a combustão terá que ser menos castrada, acho que ficar como está não só prejudica o desporto, e muito pior que isso, alguém se pode magoar.
No mínimo a FIa deveria dar liberdade às equipas para evoluirem os motores termicos.

É obrigar as equipas a pegarem nos carros de 2025. [:D]
A Aston ia adorar, a Cadillac nem por isso.

As únicas que não iriam gostar seriam por esta ordem; a MB, e a Ferrari que tinham duas carroças o ano passado [:D]

Pelo que percebi estes carros estão castrados em termos de motor termico, é muito facil castrar a parte elétrica, a parte a combustão terá que ser menos castrada, acho que ficar como está não só prejudica o desporto, e muito pior que isso, alguém se pode magoar.
No mínimo a FIa deveria dar liberdade às equipas para evoluirem os motores termicos.
Como disse em cima, dentro de alguns limites é possível dar mais força a estes motores. Basta aumentar o débito de combustível e já dá para meter mais uns cavalos sem mudar mais nada no motor, a Ferrari pode explicar como se faz esse truque 😂

Mas mais do que uns 30 a 50 cavalos, que daria para obter sem outras alterações, é difícil de imaginar porque iria obrigar a redesenhar os blocos, injeção, turbos, pacote de arrefecimento que pode obrigar a redesenhar toda a aerodinâmica do carro, etc, etc... Neste momento acho que não é sequer realístico achar que pode acontecer antes de 2028.

Há todos os outros ajustes que já falei em cima. A redução brusca da energia disponível ao longo de uma volta, tornaria as corridas muito mais próximas de uma verdadeira corrida, mas com motores mais fracos do que na F2 e tempos por volta bastante maiores. Sem esse compromisso nenhum piloto vai tentar fazer as curvas no limite da aderência mecânica porque isso é contraproducente para o carregamento das baterias. E com curvas feitas em velocidade de passeio o campeonato de pilotos deixou de existir, qualquer rookie chega ali e faz as retas pé a fundo e curvas 30 a 40 KMS/h mais lento do que no ano passado.

Há dados sobre isso. Vocês fãs do verstappen vão chorar desde que ele não tenha hipóteses de ganhar, independentemente do regulamento.

Acho que só tu e o teu gémeo é que ainda não perceberam a aberração que são estes carros ...

Acho que só tu e o teu gémeo é que ainda não perceberam a aberração que são estes carros ...

Eu acho é que tu tens que te informar melhor porque há vários pilotos que gostam dos carros. Eu já coloquei essa informação nesta página.

Calhou bem que tinha a renovação da F1TV agora.
Acabei de poupar €60. Voltarei quando isto voltar a ser minimamente uma corrida. (Não sei se volto)

Tanto drama...

Quer dizer, quando foi a partir de 2022 em que a maior parte dos monolugares sofriam de porposing menos o Red Bull e o Zé do boné ganhava tudo sem hipótese, em que nunca tivemos tanta dominância por parte de um piloto, aí foi uma Era muito porreira não há dúvida...

Agora acabou-se essa Era e iniciou-se outra fantochada... e não estou a ver onde está a surpresa disso... e já não falta muito teremos uma zona na pista para ganho de energia, à semelhança da FE... e tipo jogo das consolas...

Tanto drama...

Quer dizer, quando foi a partir de 2022 em que a maior parte dos monolugares sofriam de porposing menos o Red Bull e o Zé do boné ganhava tudo sem hipótese, em que nunca tivemos tanta dominância por parte de um piloto, aí foi uma Era muito porreira não há dúvida...

Agora acabou-se essa Era e iniciou-se outra fantochada... e não estou a ver onde está a surpresa disso... e já não falta muito teremos uma zona na pista para ganho de energia, à semelhança da FE... e tipo jogo das consolas...

Claro que nao vês, nunca vês nada que nao queres [:D]

Martin Brundle tells Max Verstappen ‘either go or stop talking’ amid F1 quit threats

Reacting to Verstappen’s latest comments on The F1 Show, former driver-turned-pundit Brundle said: “Max is very unfiltered, always has been and he’s talked a lot for a long time about not being in this for the long haul, I’m not going to be hanging around here in my forties, or whatever.

“Max would say it’s getting a bit boring now. I think it’s getting a bit boring with what he’s saying. Either go or stop talking about it, because it is what it is. You’ve got to make the most of it.

in https://www.crash.net/f1/news/10928...tappen-either-go-or-stop-talking-amid-f1-quit

UkjLls6.png

.

Hoje é realmente o dia das mentiras, mas esta que hoje é mentira, acredito que pode tornar-se verdade no final da época, com estes carros e regulamentos.

Duvido muito que Max, esteja na F1 em 2027, a menos que o almoço com Stefano Domenicali lhe tenha dado outras informacões....

Sabes bem que o estilo de vida do Max requer 60 milhões ao ano, o jato e o barco não se sustentam sozinhos.
O standard de vida que ele tem antes dos 30, claramente quero mantê-lo até ao fim da vida. Duvido que abdique dos cheques chorudos tão cedo.
É que ele no endurance paga para correr 😅

Hoje é realmente o dia das mentiras, mas esta que hoje é mentira, acredito que pode tornar-se verdade no final da época, com estes carros e regulamentos.

Duvido muito que Max, esteja na F1 em 2027, a menos que o almoço com Stefano Domenicali lhe tenha dado outras informacões....

No final de 2027 acredito, se as coisas não mudarem.[;)]

Sabes bem que o estilo de vida do Max requer 60 milhões ao ano, o jato e o barco não se sustentam sozinhos.
O standard de vida que ele tem antes dos 30, claramente quero mantê-lo até ao fim da vida. Duvido que abdique dos cheques chorudos tão cedo.
É que ele no endurance paga para correr 😅

12 anos de F1
6 anos consecutivos no Top 3
4 anos consecutivos no top de pontos conquistados e remunerados a peso de ouro pela FIA
Salario da RB
Patrocinios pessoais de milhões, associados a uma boa gestão financeira dos activos num individuo que até prima por alguma contenção e que já declarou diversas vezes que não vai ficar na F1 ate às idades de Hamilton ou Alonso porqye não são 7 ou 8 titulos que o fazem correr, e porque quer desfrutar da familia e de outris prazeres da vida, achas mesmo que nesta altura e circunstâncias são os 60 milhoes que o seguram lá?

Pessoalmente, e pelo que tenho lido acho que facilmente bate com a porta. O tempo o dirá.

PS. No endurance é a Red Bull e a MB que pagam a conta, e os restantes patrocinadores

Last edited:
Back