Formula 1 2026

How Ferrari's mastered F1's new hidden development war
00:00 F1's new development war
02:04 Manipulation of airflow
04:30 Clear benefits
07:05 Will it be allowed to continue?​

F1-Ferrari.jpg

A explicação que vi para o ganho do HAM no VSC é que ele apanha o VSC na melhor zona, ou seja, se tens que diminuir a velocidade perdes menos se for numa zona lenta do que numa zona rapida, o delta V é completamente diferente, o Russel apanha precisamente no inicio da resta da meta, o pior sitio para isso.
O Russel perdeu 5-6s, o leclerc 12s e o Piastri 14s.
Não há nenhuma zona do circuito onde se perca 14s, ou que perca mais 8s por estar numa zona do círcuito diferente do segundo classificado.
Andas mais devagar, as diferenças em segundos é maior para a mesma distância física.

O Russel perdeu 5-6s, o leclerc 12s e o Piastri 14s.
Não há nenhuma zona do circuito onde se perca 14s, ou que perca mais 8s por estar numa zona do círcuito diferente do segundo classificado.
Andas mais devagar, as diferenças em segundos é maior para a mesma distância física.

Não faço ideia, sei é que num minuto a 100km/h peercorres ~1,6kms a duzentos ganhas 30 segundos, não sei quais as velocidades de VSC e qual os comprimentos das zonas rapidas, mas não acho assim tão descabida essa explicação, num VSC de uma ou 2 voltas, com a ida às boxes na equação não são nada de mais essas diferenças, parece-me.

Não faço ideia, sei é que num minuto a 100km/h peercorres ~1,6kms a duzentos ganhas 30 segundos, não sei quais as velocidades de VSC e qual os comprimentos das zonas rapidas, mas não acho assim tão descabida essa explicação, num VSC de uma ou 2 voltas, com a ida às boxes na equação não são nada de mais essas diferenças, parece-me.
https://youtu.be/fn-n_xirnFc?is=snQmmDsh0QVM75yG
Se não me engano, é só minuto 8:05 que ele refere exatamente o que disse.
A distância quando o Hamilton sai das boxes em ritmo de corrida era menor que os 2s, mas o Russel não vinha em ritmo de corrida.

Mas ele com a entrada do VSC não ganha os tais cerca de 10 segundos que lhe permitem sair da box à frente de Russel?
O Hamilton ganhou 4-5s ao Russel, mas não tem nada a ver com o facto de com a entrada do VSC ele estar na reta.
O Russel ganhou 9-10s ao Piastri e os dois estavam bem longe da reta principal.
A vantagem ganha não foi em metros, mas sim em tempo devido ao facto de andar mais devagar.
O Jolyon diz que o Russel parece estar muito perto do Hamilton (em metros) quando ele sai das boxes, mas na verdade a diferença em tempo era de 2s, porque o Russel vinha mais devagar que o normal.
E é esse o motivo de se perder menos tempo numa paragem quer em SC quer em VSC, pois a paragem demora o mesmo tempo, mas os carros em pista, apesar de estarem à mesma distância física, estão mais longe em termos de tempo, porque demoram mais a percorrer a mesma distância.
Os pilotos não ganham tempo relativamente a outro piloto se um for a fazer um gancho e o outro estar na reta principal.

O Hamilton ganhou 4-5s ao Russel, mas não tem nada a ver com o facto de com a entrada do VSC ele estar na reta.
O Russel ganhou 9-10s ao Piastri e os dois estavam bem longe da reta principal.
A vantagem ganha não foi em metros, mas sim em tempo devido ao facto de andar mais devagar.
O Jolyon diz que o Russel parece estar muito perto do Hamilton (em metros) quando ele sai das boxes, mas na verdade a diferença em tempo era de 2s, porque o Russel vinha mais devagar que o normal.
E é esse o motivo de se perder menos tempo numa paragem quer em SC quer em VSC, pois a paragem demora o mesmo tempo, mas os carros em pista, apesar de estarem à mesma distância física, estão mais longe em termos de tempo, porque demoram mais a percorrer a mesma distância.
Os pilotos não ganham tempo relativamente a outro piloto se um for a fazer um gancho e o outro estar na reta principal.

Desculpa lá, mas esse teu ultimo paragrafo é ridiculo, então tu achas que numa situação em que podes ir a 200 e vais a 100 é igual a uma em que podes ir a 100 e vais a 100?

+5cv para o motor Ferrari já na Austria, não sei se chega... A shell tb vai introduzir melhorias no combustível.

Desculpa lá, mas esse teu ultimo paragrafo é ridiculo, então tu achas que numa situação em que podes ir a 200 e vais a 100 é igual a uma em que podes ir a 100 e vais a 100?

Antes demais, devias tentar perceber como se medem as diferenças de tempos entre os pilotos em tempo real antes de dizer que qualquer coisa é ridicula, ou então tentar perceber o que está escrito.
Depois se a vantagem do Hamilton foi ganha na reta, como explicas que a posição em pista relativa entre o Hamilton e o Piastri se mantém praticamente igual antes e durante o VSC e o Hamilton ganhou 14s de vantagem ( ver imagens abaixo)? Então o Hamilton não acelerou mais na reta ganhando vantagem real relativamente aos outros?
Não fiz o exercicio relativamente ao Russel, porque antes do VSC ele vinha a defender posição, por isso perdeu tempo (e metros em pista) em relação ao Hamilton mesmo antes do VSC. Mas podes ver que mesmo o Russel tendo perdido distância relativamente ao Piastri, ganhou 9-10s de vantagem!
ASCq.jpg
DSC.jpg

Não a explicação é o oposto do que dizes, na reta em VSC perdes tempo e não ganhas tempo. Volta a ler, agora com calma...
A minha pergunta mantem-se, como podes ver na minha intervenção eu falei da explicação dada e não do que ocorreu na pista. É possivel ou não que aconteça o que foi dito na explicação? É essa a parte do "ridiculo". É que ouvi isso do JCC e até o Nuno Pinto concordou com ele, não devem perceber nada disto.

Last edited:
Não a explicação é o oposto do que dizes, na reta em VSC perdes tempo e não ganhas tempo. Volta a ler, agora com calma...
A minha pergunta mantem-se, como podes ver na minha intervenção eu falei da explicação dada e não do que ocorreu na pista. É possivel ou não que aconteça o que foi dito na explicação? É essa a parte do "ridiculo". É que ouvi isso do JCC e até o Nuno Pinto concordou com ele, não devem perceber nada disto.

Não percebo do que estás a falar, muito sinceramente!
Na reta perde tempo em relação a quem e em que situação?
O que se fala aqui foi do tempo que o Hamilton ganhou relativamente ao Russel quando entrou o VSC (diferença passou de 15/16s para mais de 20s) e isto não tem nada a ver com o perder tempo na reta.
E tanto ninguém perdeu tempo na reta, que as distâncias relativas entre pilotos se mantiveram iguais antes e durante o VSC!
A diferença é que como se anda mais devagar, para a mesma distância física ( que se mantém porque todos abrandam mais ou menos na mesma proporção), a diferença de tempo entre dois pilotos é obviamente maior! E como o tempo da paragem nas boxes é basicamente o mesmo...

O que se fala aqui foi do tempo que o Hamilton ganhou relativamente ao Russel quando entrou o VSC (diferença passou de 15/16s para mais de 20s) e isto não tem nada a ver com o perder tempo na reta.
E tanto ninguém perdeu tempo na reta, que as distâncias relativas entre pilotos se mantiveram iguais antes e durante o VSC!
A diferença é que como se anda mais devagar, para a mesma distância física ( que se mantém porque todos abrandam mais ou menos na mesma proporção), a diferença de tempo entre dois pilotos é obviamente maior! E como o tempo da paragem nas boxes é basicamente o mesmo...

Imagina um piloto apanhar o VSC na entrada da recta da meta, esse piloto vai deixar de percorrer essa reta a 250km/h e vai passar a percorrer a 100km/h (não faço ideia da velocidade do VSC), esse piloto tem nessa situação um delta V de 150km/h em relação a um piloto que apanhe o VSC na zona sinuosa, imagina que nessa zona anda a 100km/h e mesmo em VSC continua a percorrê-la a 100km/h, nesta situação não perde ttempo nenhum, não há delta V nenhum, claro que isto é uma imagem extrema, mas faz todo o sentido a explicação do JCC. A diferença para o que dizes é que sendo o delta v diferente nas diversas situações a proporção não é a mesma para todos, claro que isto é assim se falarmos de 1 ou 2 voltas, a partir daí as coisas começam a diluir-se.
O que dizes é que sendo a velocidade maior em recta que os carros aproximam-se e afastam-se conforme a zona da pista, existe sempre este efeito yo-yo numa volta completa, com a entrada do VSC deixas de ter este efeito yo-yo que altera o tempo por volta e é maior ou menor conforme estás no inicio ou no fim da volta.
Eu não digo que foi isto que aconteceu, digo é que isto faz sentido, mas posso também estar a ver mal o filme.[;)]

Last edited:
Está dificil entenderes que assim que regressam ao ritmo de corrida, sendo a distancia fisica a mesma, os tempos de intervalo serão os mesmos??
Há ligeiras flutuações, mas cumprindo os deltas as diferenças entre pilotos vão ser sensivelmente iguais.
O VSC e SC não foram inventados pelo Hamilton em Barcelona 2026... parece que alguem ficou trilhado com a vitória do Ham.

Há uns anos atrás babavam-se quando o Max tentava explorar as regras e ganhava tempo no final dos VSC. Quando são os outros pilotos a fazê-lo já é ilegal 😂

Back