Formula 1 2026

Imagina um piloto apanhar o VSC na entrada da recta da meta, esse piloto vai deixar de percorrer essa reta a 250km/h e vai passar a percorrer a 100km/h (não faço ideia da velocidade do VSC), esse piloto tem nessa situação um delta V de 150km/h em relação a um piloto que apanhe o VSC na zona sinuosa, imagina que nessa zona anda a 100km/h e mesmo em VSC continua a percorrê-la a 100km/h, nesta situação não perde ttempo nenhum, não há delta V nenhum, claro que isto é uma imagem extrema, mas faz todo o sentido a explicação do JCC. A diferença para o que dizes é que sendo o delta v diferente nas diversas situações a proporção não é a mesma para todos, claro que isto é assim se falarmos de 1 ou 2 voltas, a partir daí as coisas começam a diluir-se.
O que dizes é que sendo a velocidade maior em recta que os carros aproximam-se e afastam-se conforme a zona da pista, existe sempre este efeito yo-yo numa volta completa, com a entrada do VSC deixas de ter este efeito yo-yo que altera o tempo por volta e é maior ou menor conforme estás no inicio ou no fim da volta.
Eu não digo que foi isto que aconteceu, digo é que isto faz sentido, mas posso também estar a ver mal o filme.[;)]

O Hamilton apanhou o VSC exatamente quando está na reta da meta e os outros em zonas mais lentas, ou seja, pela tua lógica devia ter perdido mais tempo, certo?
O que não percebes é que os outros pilotos também vão passar na reta mais devagar e por isso essa diferença é anulada no resto da volta!
O que é certo é que o Hamilton (e todos os outros pilotos) ganharam/perderam tempo em relação a outros pilotos porque a velocidade/ tempo por volta alterou.
Não tem nada a ver com a zona onde estava quando apanha ou não o VSC (neste caso)

Está dificil entenderes que assim que regressam ao ritmo de corrida, sendo a distancia fisica a mesma, os tempos de intervalo serão os mesmos??
Há ligeiras flutuações, mas cumprindo os deltas as diferenças entre pilotos vão ser sensivelmente iguais.
O VSC e SC não foram inventados pelo Hamilton em Barcelona 2026... parece que alguem ficou trilhado com a vitória do Ham.
Não percebi o teu raciocinio!
E, sendo eu adepto da Ferrari, essa do ficar trilhado com a vitória do Hamilton não foi certamente dirigida a mim!
Isto começou com o facto do Hamilton ter ganho 6s ao Russel quando entrou o VSC e vieste dizer que os outros adormeceram relativamente ao Delta! O que eu disse (e mantenho) é que a diferença de tempo aumentou não porque o Hamilton ganhou vantagem em alguma parte do circuito, mas sim porque é normal as diferenças de tempo ser maiores quando os carros vão mais devagar! Até mostrei que a distância fisica (ou seja, diferença em metros) não alterou entre os pilotos (ou alterou de forma ligeira) e a diferença de tempo entre eles aumentou ( o normal andando mais devagar).
O VSC obriga a andar mais devagar e a FIA controla isso com o Delta, que não é mais do que a diferença de tempo que o piloto está a fazer nos micro setores relativamente ao tempo de referência que a FIA estabeleceu para essa pista em condições de VSC e com isso tenta manter a distância entre carros. Mas essa distência que se consegue manter é fisica e não em termos de diferença de tempo entre eles.
O meu exemplo das curvas mais lentas pretendia mostrar exatamente isso, pois nessas curvas os pilotos vão muito mais juntos, mas a diferença de tempo não altera (admitindo que o ritmo dos dois é igual, obviamente) e isso acontece pela diferença de velocidade.

Alguém, neste tópico, para variar, quer criar uma tempestade num copo de água ... O Hamilton, ganhou a corrida de forma correta e merecida. O resto são tretas ...

Já se me disserem que a Mercedes não foi muito inteligente na tática, para não falar no aperto ao contrário na asa do Russell, isso é outra história. Mas pronto, a Mercedes deu uma de Ferrari e a Ferrari deu uma de Mercedes.

Ou então a questão base é aquela peça que está atrás do volante, que quando tudo se conjuga adequadamente com aqueles que passam a corrida sentados no muro das boxes, funciona na perfeição... no caso desta "peça" e de várias "outras" que andam por aí ...

Quem não percebe toda esta globalidade, não percebe nada...dizer mal é simplesmente mais fácil.

Alguém, neste tópico, para variar, quer criar uma tempestade num copo de água ... O Hamilton, ganhou a corrida de forma correta e merecida. O resto são tretas ...

Já se me disserem que a Mercedes não foi muito inteligente na tática, para não falar no aperto ao contrário na asa do Russell, isso é outra história. Mas pronto, a Mercedes deu uma de Ferrari e a Ferrari deu uma de Mercedes.

Ou então a questão base é aquela peça que está atrás do volante, que quando tudo se conjuga adequadamente com aqueles que passam a corrida sentados no muro das boxes, funciona na perfeição... no caso desta "peça" e de várias "outras" que andam por aí ...

Quem não percebe toda esta globalidade, não percebe nada...dizer mal é simplesmente mais fácil.

Mas não consegues ler o que se escreve ou não percebes português? Onde se pôs em causa a vitória do Hamilton? Apenas referi uma coisa que nunca tinha pensado nela e foi referida nesta corrida, apenas isso, é mesmo muito dificil falar com a malta daqui, ainda por cima em escrita, se fosse a falar andava tudo à bofetada, é isso? Está dificil...

O Hamilton apanhou o VSC exatamente quando está na reta da meta e os outros em zonas mais lentas, ou seja, pela tua lógica devia ter perdido mais tempo, certo?
O que não percebes é que os outros pilotos também vão passar na reta mais devagar e por isso essa diferença é anulada no resto da volta!
O que é certo é que o Hamilton (e todos os outros pilotos) ganharam/perderam tempo em relação a outros pilotos porque a velocidade/ tempo por volta alterou.
Não tem nada a ver com a zona onde estava quando apanha ou não o VSC (neste caso)

O que tu não leste foi quando eu disse que se fosse apenas uma volta ou se fossem duas e fosses à box, ou seja, não passarias pela reta da meta, ganharias essa vantagem ou não, vou deixar aqui outra vez explicito que não estou a falar desta corrida, estou a tentar perceber o que disse o JCC, pois ao contrario de ti, toda a gente concordou com ele naquele podcast.[;)]

Essa teoria é igual à daquela Tia de Cascais 🤭

Portanto quem começa em 20⁰ ou 15⁰ é normal que ultrapasse mais gente...

Só que não!
Como não? Se arrancas em 2° só tens 1 tipo para ultrapassar, se arrancas em 10° tens 9... é matematica simples.
Mas pronto, será então o génio do Max, Bearman e Ocon a funcionar com os seus impares driving skills.

Última edição:
Mas não consegues ler o que se escreve ou não percebes português? Onde se pôs em causa a vitória do Hamilton? Apenas referi uma coisa que nunca tinha pensado nela e foi referida nesta corrida, apenas isso, é mesmo muito dificil falar com a malta daqui, ainda por cima em escrita, se fosse a falar andava tudo à bofetada, é isso? Está dificil...

Por acaso nem me estava a referir a ti. Antes de ti houve outro user que comentou a suposta vantagem do Hamilton com o safety car.

Mas pronto, como passaste para um tipo de discurso no qual não me revejo e que sinceramente acho que não havia necessidae (pelo menos em relação a mim) parece-me que não vale a pena alimentar mais uma polémica neste tópico, pelo que fico-me por aqui.

Por acaso nem me estava a referir a ti. Antes de ti houve outro user que comentou a suposta vantagem do Hamilton com o safety car.

Mas pronto, como passaste para um tipo de discurso no qual não me revejo e que sinceramente acho que não havia necessidae (pelo menos em relação a mim) parece-me que não vale a pena alimentar mais uma polémica neste tópico, pelo que fico-me por aqui.

Por mim estás à vontade, pois a minha conversa começou precisamente por o JCC no podcast da DAZN referir isso mesmo, o delta V foi favorável ao Hamilton, eu é que como já disse várias vezes, não foi por isso que falei, nem estive para contar os segundos na corrida, foi simplesmente porque nunca tinha pensado nisso do delta e parece-me uma situação que pode acontecer e favorecer um piloto, não sei se isso está acautelado pela FIA, o Rcontra tem vindo a responder mas nunca o faz ao que eu pergunto. Devo estar a explicar-me mal.

Agressões...

O Zé do boné dá um soco na barriga do Ocon, ou não reparaste nesse pormenor?

Nop, o MAX não agride ninguém, só se considerares os empurrões uma agressão, foi dar-lhe um recado, o Bez dá 2 bofetadas no moço que só está ali para ajudar, não consegues perceber a diferença?

Nop, o MAX não agride ninguém, só se considerares os empurrões uma agressão, foi dar-lhe um recado, o Bez dá 2 bofetadas no moço que só está ali para ajudar, não consegues perceber a diferença?

sim, empurrar, e sobretudo como o max fez, é uma agressao.

https://trc.pt/crime-de-ofensa-a-integridade-fisica-empurrao/

https://ffms.pt/pt-pt/direitos-e-de...sicas-pratica-um-crime-e-se-lhe-partir-alguns

https://violenciadomestica.madeira.gov.pt/o-que-e/tipos-de-violencia.html

Voltar
Superior