Formula 1 2026

Imagina um piloto apanhar o VSC na entrada da recta da meta, esse piloto vai deixar de percorrer essa reta a 250km/h e vai passar a percorrer a 100km/h (não faço ideia da velocidade do VSC), esse piloto tem nessa situação um delta V de 150km/h em relação a um piloto que apanhe o VSC na zona sinuosa, imagina que nessa zona anda a 100km/h e mesmo em VSC continua a percorrê-la a 100km/h, nesta situação não perde ttempo nenhum, não há delta V nenhum, claro que isto é uma imagem extrema, mas faz todo o sentido a explicação do JCC. A diferença para o que dizes é que sendo o delta v diferente nas diversas situações a proporção não é a mesma para todos, claro que isto é assim se falarmos de 1 ou 2 voltas, a partir daí as coisas começam a diluir-se.
O que dizes é que sendo a velocidade maior em recta que os carros aproximam-se e afastam-se conforme a zona da pista, existe sempre este efeito yo-yo numa volta completa, com a entrada do VSC deixas de ter este efeito yo-yo que altera o tempo por volta e é maior ou menor conforme estás no inicio ou no fim da volta.
Eu não digo que foi isto que aconteceu, digo é que isto faz sentido, mas posso também estar a ver mal o filme.[;)]

O Hamilton apanhou o VSC exatamente quando está na reta da meta e os outros em zonas mais lentas, ou seja, pela tua lógica devia ter perdido mais tempo, certo?
O que não percebes é que os outros pilotos também vão passar na reta mais devagar e por isso essa diferença é anulada no resto da volta!
O que é certo é que o Hamilton (e todos os outros pilotos) ganharam/perderam tempo em relação a outros pilotos porque a velocidade/ tempo por volta alterou.
Não tem nada a ver com a zona onde estava quando apanha ou não o VSC (neste caso)

Está dificil entenderes que assim que regressam ao ritmo de corrida, sendo a distancia fisica a mesma, os tempos de intervalo serão os mesmos??
Há ligeiras flutuações, mas cumprindo os deltas as diferenças entre pilotos vão ser sensivelmente iguais.
O VSC e SC não foram inventados pelo Hamilton em Barcelona 2026... parece que alguem ficou trilhado com a vitória do Ham.
Não percebi o teu raciocinio!
E, sendo eu adepto da Ferrari, essa do ficar trilhado com a vitória do Hamilton não foi certamente dirigida a mim!
Isto começou com o facto do Hamilton ter ganho 6s ao Russel quando entrou o VSC e vieste dizer que os outros adormeceram relativamente ao Delta! O que eu disse (e mantenho) é que a diferença de tempo aumentou não porque o Hamilton ganhou vantagem em alguma parte do circuito, mas sim porque é normal as diferenças de tempo ser maiores quando os carros vão mais devagar! Até mostrei que a distância fisica (ou seja, diferença em metros) não alterou entre os pilotos (ou alterou de forma ligeira) e a diferença de tempo entre eles aumentou ( o normal andando mais devagar).
O VSC obriga a andar mais devagar e a FIA controla isso com o Delta, que não é mais do que a diferença de tempo que o piloto está a fazer nos micro setores relativamente ao tempo de referência que a FIA estabeleceu para essa pista em condições de VSC e com isso tenta manter a distância entre carros. Mas essa distência que se consegue manter é fisica e não em termos de diferença de tempo entre eles.
O meu exemplo das curvas mais lentas pretendia mostrar exatamente isso, pois nessas curvas os pilotos vão muito mais juntos, mas a diferença de tempo não altera (admitindo que o ritmo dos dois é igual, obviamente) e isso acontece pela diferença de velocidade.

Alguém, neste tópico, para variar, quer criar uma tempestade num copo de água ... O Hamilton, ganhou a corrida de forma correta e merecida. O resto são tretas ...

Já se me disserem que a Mercedes não foi muito inteligente na tática, para não falar no aperto ao contrário na asa do Russell, isso é outra história. Mas pronto, a Mercedes deu uma de Ferrari e a Ferrari deu uma de Mercedes.

Ou então a questão base é aquela peça que está atrás do volante, que quando tudo se conjuga adequadamente com aqueles que passam a corrida sentados no muro das boxes, funciona na perfeição... no caso desta "peça" e de várias "outras" que andam por aí ...

Quem não percebe toda esta globalidade, não percebe nada...dizer mal é simplesmente mais fácil.

Alguém, neste tópico, para variar, quer criar uma tempestade num copo de água ... O Hamilton, ganhou a corrida de forma correta e merecida. O resto são tretas ...

Já se me disserem que a Mercedes não foi muito inteligente na tática, para não falar no aperto ao contrário na asa do Russell, isso é outra história. Mas pronto, a Mercedes deu uma de Ferrari e a Ferrari deu uma de Mercedes.

Ou então a questão base é aquela peça que está atrás do volante, que quando tudo se conjuga adequadamente com aqueles que passam a corrida sentados no muro das boxes, funciona na perfeição... no caso desta "peça" e de várias "outras" que andam por aí ...

Quem não percebe toda esta globalidade, não percebe nada...dizer mal é simplesmente mais fácil.

Mas não consegues ler o que se escreve ou não percebes português? Onde se pôs em causa a vitória do Hamilton? Apenas referi uma coisa que nunca tinha pensado nela e foi referida nesta corrida, apenas isso, é mesmo muito dificil falar com a malta daqui, ainda por cima em escrita, se fosse a falar andava tudo à bofetada, é isso? Está dificil...

O Hamilton apanhou o VSC exatamente quando está na reta da meta e os outros em zonas mais lentas, ou seja, pela tua lógica devia ter perdido mais tempo, certo?
O que não percebes é que os outros pilotos também vão passar na reta mais devagar e por isso essa diferença é anulada no resto da volta!
O que é certo é que o Hamilton (e todos os outros pilotos) ganharam/perderam tempo em relação a outros pilotos porque a velocidade/ tempo por volta alterou.
Não tem nada a ver com a zona onde estava quando apanha ou não o VSC (neste caso)

O que tu não leste foi quando eu disse que se fosse apenas uma volta ou se fossem duas e fosses à box, ou seja, não passarias pela reta da meta, ganharias essa vantagem ou não, vou deixar aqui outra vez explicito que não estou a falar desta corrida, estou a tentar perceber o que disse o JCC, pois ao contrario de ti, toda a gente concordou com ele naquele podcast.[;)]

Se começas sempre em 7° ou 8° é normal que ultrapasses mais gente que quem começa em 2° ou 3°...

Essa teoria é igual à daquela Tia de Cascais 🤭

Portanto quem começa em 20⁰ ou 15⁰ é normal que ultrapasse mais gente...

Só que não!

Só que não!

Mas devem ultrapassar mais do que quem arranca em primeiro, pelo menos têm mais possibilidades disso, ou não?

Só que não!
Como não? Se arrancas em 2° só tens 1 tipo para ultrapassar, se arrancas em 10° tens 9... é matematica simples.
Mas pronto, será então o génio do Max, Bearman e Ocon a funcionar com os seus impares driving skills.

Last edited:
Mas não consegues ler o que se escreve ou não percebes português? Onde se pôs em causa a vitória do Hamilton? Apenas referi uma coisa que nunca tinha pensado nela e foi referida nesta corrida, apenas isso, é mesmo muito dificil falar com a malta daqui, ainda por cima em escrita, se fosse a falar andava tudo à bofetada, é isso? Está dificil...

Por acaso nem me estava a referir a ti. Antes de ti houve outro user que comentou a suposta vantagem do Hamilton com o safety car.

Mas pronto, como passaste para um tipo de discurso no qual não me revejo e que sinceramente acho que não havia necessidae (pelo menos em relação a mim) parece-me que não vale a pena alimentar mais uma polémica neste tópico, pelo que fico-me por aqui.

Por acaso nem me estava a referir a ti. Antes de ti houve outro user que comentou a suposta vantagem do Hamilton com o safety car.

Mas pronto, como passaste para um tipo de discurso no qual não me revejo e que sinceramente acho que não havia necessidae (pelo menos em relação a mim) parece-me que não vale a pena alimentar mais uma polémica neste tópico, pelo que fico-me por aqui.

Por mim estás à vontade, pois a minha conversa começou precisamente por o JCC no podcast da DAZN referir isso mesmo, o delta V foi favorável ao Hamilton, eu é que como já disse várias vezes, não foi por isso que falei, nem estive para contar os segundos na corrida, foi simplesmente porque nunca tinha pensado nisso do delta e parece-me uma situação que pode acontecer e favorecer um piloto, não sei se isso está acautelado pela FIA, o Rcontra tem vindo a responder mas nunca o faz ao que eu pergunto. Devo estar a explicar-me mal.

Mas devem ultrapassar mais do que quem arranca em primeiro, pelo menos têm mais possibilidades disso, ou não?

Na teoria sim [:p]

Na prática o Stroll e outros do fundo do pelotão quando arrancam em ultimo, terminam no mesmo lugar.

Agressões...

O Zé do boné dá um soco na barriga do Ocon, ou não reparaste nesse pormenor?

Nop, o MAX não agride ninguém, só se considerares os empurrões uma agressão, foi dar-lhe um recado, o Bez dá 2 bofetadas no moço que só está ali para ajudar, não consegues perceber a diferença?

Nop, o MAX não agride ninguém, só se considerares os empurrões uma agressão, foi dar-lhe um recado, o Bez dá 2 bofetadas no moço que só está ali para ajudar, não consegues perceber a diferença?

sim, empurrar, e sobretudo como o max fez, é uma agressao.

https://trc.pt/crime-de-ofensa-a-integridade-fisica-empurrao/

https://ffms.pt/pt-pt/direitos-e-de...sicas-pratica-um-crime-e-se-lhe-partir-alguns

https://violenciadomestica.madeira.gov.pt/o-que-e/tipos-de-violencia.html

sim, empurrar, e sobretudo como o max fez, é uma agressao.

Pela FIA? O BEZ não foi julgado no tribunal civil, ou foi? Como eu disse antes, as regras para os comissários são completamente diferentes das regras entre os participantes, obvio que falamos de FIA.
Violência doméstica?[:D]

Back