Formula 1 2026

É muito facil penalizar Ferraris...
Isto normalmente nas primeiras curvas nem saem penalizações e são considerados incidentes de corrida.
Ate o proprio Russel o admitiu e o Russel não é nenhum Norris que aceita tudo, é até muito verbal.
Aí o pessoal que fala em 10 segundos sãp os mesmo que defendem o Max quando fazia autenticas dive bombs contra os outros e aplaudiam e diziam que era agerrido.

O que quer dizer essa foto? Consegues ver aí um toque? Eu não...

E mesmo que houvesse algum contacto nessa foto, será sempre insignificante, o facto é que ele guina para cima do Russel e não tem como fugir disso.

Last edited:
Isto às tantas, cada um alega que viu o que lhe apetece.

Mas este onboard não deixa dúvidas:

Antes do acidente:

965720e48bc7eca4ee7af4c0b5e66fec.jpg

Ainda antes do acidente (sugiro que vejam esta com óculos porque alguns estão com dificuldades em ver):

629ff072aaf241e726e61f2af608cf74.jpg

E por fim o único toque entre eles:

76878f33ee06e6ca5541c165151200d3.jpg

O Russell obviamente foi pouco previdente e arriscou uma tangente numa situação em que ele ficava vulnerável e pagou o preço por isso. Porque antes do toque eles iam literalmente a milímetros um do outro. Se fosse mais esperto, dava um pouco de espaço e depois passava na próxima reta.

Agora, em relação ao Hamilton não há nenhuma dúvida, ele faz uma guinada para cima do Russell e provoca o acidente. Queriam o que? Que a FIA lhe desse uma medalha? Ser só 5 segundos já foi uma sorte e só foi possível por ser logo no arranque e ainda na confusão, é o que refere o relatório da FIA.

Agora, só falta saber se foi para segurar o carro, ou se foi mais uma manobra como de resto já fez inúmeras vezes, com o Max, o Albon (2X), o Rosberg, o Massa, etc...

Antes do acidente:

Ainda antes do acidente (sugiro que vejam esta com óculos porque alguns estão com dificuldades em ver):

O Russell obviamente foi pouco previdente e arriscou uma tangente numa situação em que ele ficava vulnerável e pagou o preço por isso. Porque antes do toque eles iam literalmente a milímetros um do outro. Se fosse mais esperto, dava um pouco de espaço e depois passava na próxima reta.

Agora, em relação ao Hamilton não há nenhuma dúvida, ele faz uma guinada para cima do Russell e provoca o acidente. Queriam o que? Que a FIA lhe desse uma medalha? Ser só 5 segundos já foi uma sorte e só foi possível por ser logo no arranque e ainda na confusão, é o que refere o relatório da FIA.

Agora, só falta saber se foi para segurar o carro, ou se foi mais uma manobra como de resto já fez inúmeras vezes, com o Max, o Albon (2X), o Rosberg, o Massa, etc...

Não diria melhor.

O que quer dizer essa foto? Consegues ver aí um toque? Eu não...

E mesmo que houvesse algum contacto nessa foto, será sempre insignificante, o facto é que ele guina para cima do Russel e não tem como fugir disso.

A insignificância da conveniência! O movimento do Ferrari não deixa dúvidas... A alguns [:D]

A insignificância da conveniência! O movimento do Ferrari não deixa dúvidas... A alguns [:D]

Eu não disse que não havia movimento do Mercedes, o facto é que o HAM vira para cima do Russel, que só é no sentido oposto ao da curva, só por isso, e não, não é depois do toque. E não vejo onde isso me convenha....[:D]

Na minha opinião é um incidente de corrida, não acho que deva haver qualquer penalização só por ser nas primeiras curvas da corrida, mas é muito dificil de não ver o volante virado para o outro lado da curva, mesmo que seja porque o carro vai empandeirado. Para mim não havia discussão se não houvesse penalização, mas a haver até percebo o porquê de haver.

Last edited:
A própria FIA com acesso a todas as imagens, telemetria etc indica no relatório da penalização de forma 100% clara que o contacto foi após a manobra contra-brecagem do Hamilton. Indicam que ele perde grip na frente, tenta segurar o carro, não consegue e depois o toque torna-se inevitável.

896132b9cbea09f0f68bb7638a7e3240.jpg

Acresce que quando os carros se tocam há sempre efeitos secundários desse toque: fumo, detritos, ou um dos carros a balançar, e aqui não tens absolutamente nada antes da contra-brecagem do Hamilton e das duas rodas se tocarem.

Nas imagens superiores também não há absolutamente evidência nenhuma de contacto até este momento:

267f378471e7caabee5dd087679da149.jpg

Mas continuas a dizer que consegues ver ali os dois carros batidos um contra o outro...

Se dissesses que não concordas que uma situação destas dê penalização e que devia ser considerado um incidente de corrida, por mim, tudo bem. É uma opinião que não só aceito, como concordo. Toda esta treta do ter de dar espaço a quem tenta passar por fora e de medir quem chegou primeiro ao apex e afins são uma enorme treta que só serve para estragar as corridas. Mas é o que é, são as regras que muitos dos que agora não gostam defenderam quando lhes era conveniente. E com estas regras o Hamilton tinha de ser penalizado, não havia hipótese, a única questão duvidosa aqui é porque é que foram só 5 segundos e não os 10 segundos do costume.

Se querem continuar a ver acidentes, é convosco.

Já agora, tanto prejuízo vêm para a Ferrari e não viram isto? O Max numa situação com o Norris parecida, com a diferença que havia ainda vários metros de alcatrão para lá do corrector, levou com 10 segundos.

78232a937499d03f1001b730d7161c86.jpg

É óbvio que o Hamilton sofre ali uma contra-brecagem e tem de vira para cima do Russel acabando por bater. Ambos tinham espaço dos seu lados, sendo que o Russel tinha mais espaço. Numa primeira volta é sempre mais arriscado.
A culpa é 100% do Hamilton mas eu acho que devia ser um incidente de corrida, é uma primeira volta, são dois pilotos lado a lado a disputar uma curva e dá-se o toque sem culpa imediata-
Talvez vejam como há um que ficou gravemente penalizado, que a penalização acabe por ser mais "grave" para o outro do que um simples incidente de corrida.

Mas curiosamente acho que o LEC é que devia ter sido penalizado, fechada demasiado já em zona de travagem.

É óbvio que o Hamilton sofre ali uma contra-brecagem e tem de vira para cima do Russel acabando por bater. Ambos tinham espaço dos seu lados, sendo que o Russel tinha mais espaço. Numa primeira volta é sempre mais arriscado.
A culpa é 100% do Hamilton mas eu acho que devia ser um incidente de corrida, é uma primeira volta, são dois pilotos lado a lado a disputar uma curva e dá-se o toque sem culpa imediata-
Talvez vejam como há um que ficou gravemente penalizado, que a penalização acabe por ser mais "grave" para o outro do que um simples incidente de corrida.

Mas curiosamente acho que o LEC é que devia ter sido penalizado, fechada demasiado já em zona de travagem.

Tudo certo, mas o que leva a contra-brecagem? Independentemente disso, é só estupida esta penalização!

"São só 5 segundo" a convicção na penalização era tanta que assim decidiram, (des) agradar a todos.

Tudo certo, mas o que leva a contra-brecagem? Independentemente disso, é só estupida esta penalização!

"São só 5 segundo" a convicção na penalização era tanta que assim decidiram, (des) agradar a todos.

A falta de apoio no eixo da frente dado a proximidade ao Verstappen.

Antes do acidente:

Sim, o Ham viu ali o Russ e guinou pra cima dele para acabar com a corrida dos dois...
Mas isso faz algum sentido?
Essa guinada foi pra impedir de perder a traseira depois do primeiro toque no sidepod que lhe tirou o equilibrio da frente.
É que o Ham é bom mas ainda assim não é imune ás leis da fisica.

Eu volto a repetir, o que é estúpido é estas regras que a maioria da malta e os pilotos chorões pediram durante anos a fio e agora afinal não gostam do resultado. Se não gostam destas regras, eu estou com vocês, também não gosto, só com uma diferença a muitos dos que agora choram quando o Hamilton é penalizado, eu nunca as pedi e nunca achei isto boa ideia. Acho que quem vai por dentro é o dono da curva e pronto. E os pequenos toques só deviam ser penalizados quando é condução anti-desportiva ou claramente negligente. Mas como não foi isso que a malta pediu, agora é viver com as regras que pediram. É lidar.

E dentro destas regras é indiscutível a penalização. A única coisa que pode ser discutida é se devia ser 5 ou 10 segundos.

Sim, o Ham viu ali o Russ e guinou pra cima dele para acabar com a corrida dos dois...
Mas isso faz algum sentido?
Essa guinada foi pra impedir de perder a traseira depois do primeiro toque no sidepod que lhe tirou o equilibrio da frente.
É que o Ham é bom mas ainda assim não é imune ás leis da fisica.

Facto, ele guinou ou não?

Back