Fornecedor de electricidade. Qual?

Podes manter o trifásico e baixar a potência.
Um familiar fez isso por indicação da EDP que informou que a taxa por monofásico 6.9 é igual a trifásico 6.9.
Não é fácil baixar a potencia.

Imagina que tens uma secadora de roupa de 15 amperes, és imediatamente obrigado a contratar 45 amperes e mesmo assim está sempre à beira de um disparo no quadro.

Trifásico só interessa quando se contrata muita potencia, no mínimo 25 amperes por fase.

Eu tinha o diario 22h/8h (la esta, por causa do aquario). depois passei para o outro, basicamente porque as maquinas sao quase todas usadas ao fim-de-semana e estava farta de ter de esperar pelas 22h do fim-de-semana para fazer uma maquina de roupa. no meu caso acho que foi melhor. coloquei o horario na cozinha e ja sei que as maquinas sao feitas ao sabado à tarde ou no domingo. O preço melhorou. E acho que continua a compensar, porque eu nao tenho paciencia para, durante a semana, fazer maquinas depois das 22h. sou muito dorminhoca, às 22h30 já estou a roncar e por isso nao estou para andar a estender roupa à meia-noite ou coisa que o valha... (o desumidifcador tambem bomba o domingo todo...)

Imagina que tens uma secadora de roupa de 15 amperes, és imediatamente obrigado a contratar 45 amperes e mesmo assim está sempre à beira de um disparo no quadro.

Trifásico só interessa quando se contrata muita potencia, no mínimo 25 amperes por fase.

Esta teminologia eu não domino, daí ter andado muito tempo para me decidir alterar a potência e «as fases» que tinha contratadas. A tudo isto acresce o facto da casa ser antiga e o tubo por onde passa o cabo trifásico não era suficientemente largo para passar os actuais monofásicos. Foi um ano de «brincadeira» com a EDP, daí o meu familiar ter optado por deixar o trifásico, mesmo não precisando dele e só ter reduzido a pot~encia contratada.
Foi da EDP que me disseram que contratar trifásico ou monofásico, em termos de custos eram iguais....a diferença far-se-ia á custa da potência contratada.

Esta teminologia eu não domino, daí ter andado muito tempo para me decidir alterar a potência e «as fases» que tinha contratadas. A tudo isto acresce o facto da casa ser antiga e o tubo por onde passa o cabo trifásico não era suficientemente largo para passar os actuais monofásicos. Foi um ano de «brincadeira» com a EDP, daí o meu familiar ter optado por deixar o trifásico, mesmo não precisando dele e só ter reduzido a pot~encia contratada.
Foi da EDP que me disseram que contratar trifásico ou monofásico, em termos de custos eram iguais....a diferença far-se-ia á custa da potência contratada.
Certo, a questão é mesmo essa, o trifásico "obriga" a ter-se uma potência contratada mais alta.

No exemplo que dei, em monofásico tu conseguirias usar a secadora (mantendo uma razoável margem de segurança) com um contrato de apenas 30 amperes, no trifásico com 45 amperes (15A x 3) estarias à baira de um apagão porque terias uma fase no limite da sua capacidade. [;)]

Tu tens fogão a gás, por isso os 6,9 devem ser demais, eu como disse com placa eléctrica e ar condicionado tem 6,9 e estou nas calmas. Nunca disparou.

Tb tenho a dúvida do semal ou diário, de facto o diári das 22h as 8h é melhor pq é a hora em que estamos dois em casa e gastamos mais. Mas depois ao fim de semana também é quando é mais simpático pelo menos fazer as máquinas de roupa.

Comparativamente ao que tens, realmente tenho o fogão e placa totalmente a gás (alem do esquentador) mas a restante tralha tinha que ter antigamente algum cuidado porque de vez em quando la me esquecia que tinha uma coisa qualquer ligada em outra divisão da casa e la ia o quadro.

Tambem é nesta altura do ano (Inverno) que um gajo carrega mais para cima do quadro porque sejam os desumidificadores a trabalhar, o secador de cabelo, o termoventilador para aquecer o quarto ou a sala, mais os outros electrodomesticos do costume (microondas, tv, luzes, laptops) acabam por estar, penso eu, dentro do limite dos 6,9

De qualquer das formas, estou a brincar ao excel e parece-me que colocando o bi-horario semanal será ligeiramente mais vantajoso... "perco" aquelas 2-3horas de semana para ganhar tudo ao fds....

Podes manter o trifásico e baixar a potência.
Um familiar fez isso por indicação da EDP que informou que a taxa por monofásico 6.9 é igual a trifásico 6.9.

a taxa é igual mas ficas com 6.9 a dividir por 3 fases (2.3 por fase)

Imagina a fase que tem a cozinha, se tens um forno ligado e fritadeira vai logo abaixo. [s)]

e eu para alterar o quadro para monofásico é complicado? implica abrir buracos etc?

é que a electricidade chega a minha casa por baixo da terra

e eu para alterar o quadro para monofásico é complicado? implica abrir buracos etc?

é que a electricidade chega a minha casa por baixo da terra

Não. É simples.

Ao diferencial monofásico que eles te vão por, vão sair 3 fios de apenas uma saida monofásica.

No teu quadro tudo fica igual.

Eles quando vêm mudar fazem isso em 10min.

Bem, entao fazendo umas contas rapidas, estive a calcular o custo da energia bi-horaria semanal, diaria, e sem ser bi-horaria.
Custo da energia:
bi-horario, vazio = 0,087€
bi-horario, cheio = 0,1641€
horario normal = 0,1405€

Cenário 1: Supôr uma utilização constante de 2000W ligados durante 24h.. uma coisa mesmo abusada [:D]

Bi-horario diario
Custo ao dia = 10x vazio + 14x cheio = 3,167€
2kW x 3,167 = 6,334€
Custo da semana = 6,334 x 7 = 44,343€

Bi-horario semanal
Custo ao dia util = 7x vazio + 17x cheio = 3,398€
Custo ao sabado = 17x vazio + 7x cheio = 2,627€
Custo ao domingo = 24x vazio = 2,088€
2kW x ( 3,398 + 2,627 + 2,088) = 5x 6,797 + 5,255 + 4,176
Custo da semana = 43,418€

Horario normal
Custo ao dia = 24 x normal = 3,372€
2kW x 3,372 = 6,744€
Custo da semana = 6,744 x 7 = 47,208€

Já volto com outro cenário... [;)]

Última edição:
Cenário 2: Mesma utilização constante de 2000W, mas agora atendendo somente às horas que se está em casa, acordado de preferencia ([:D]).
Horário das 19-01h e depois das 7-10h. Sabado e Domingo o dia todo a consumir

Bi-horario diario
Custo ao dia util = 5x vazio + 5x cheio = 1,255€
Custo ao fds = 10x vazio + 14x cheio = 3,167€
2kW x ( 1,255 + 3,627 ) = 5x 2,511 + 2x 12,669
Custo da semana = 25,223€

Bi-horario semanal
Custo ao dia util = 2x vazio + 8x cheio = 1,486€
Custo ao sabado = 17x vazio + 7x cheio = 2,627€
Custo ao domingo = 24x vazio = 2,088€
2kW x ( 1,486 + 2,627 + 2,088) = 5x 2,973 + 5,255 + 4,176
Custo da semana = 24,299€

Horario normal
Custo ao dia = 10 x normal = 1,405€
Custo ao fds = 24x normal = 3,167€
2kW x ( 1,405 + 3,372 ) = 5x 2,810 + 2x 6,744
Custo da semana = 27,538€

Última edição:
Tenho ainda um ultimo cenário: Utilização de energia durante 1 mês, nos moldes do cenário 2 (apenas quando se está em casa ), com fim de semana passado fora de casa, basicamente sair na sexta à tarde às 19h e voltar no domingo à tarde tambem às 19h.. para ver se ainda compensa o bi-horario semanal [;)]

Bi-horario diario

Custo da semana em que não se sai em passeio = = 25,223€

Custo ao dia util = 5x vazio + 5x cheio = 2,511€
Custo da sexta feira = 4x vazio + 1x cheio = 1,024€
Custo do domingo até às 24h = 1x vazio + 4x cheio = 1,486€
Custo da semana em que se vai passear = (4x 2,511) + 1,024 +1,486 = 12,555€

Custo do mês de energia com um fds passado fora = 88,226€

Bi-horario semanal

Custo da semana em que não se sai em passeio= 24,299€

Custo ao dia util = 2x vazio + 8x cheio = 2,973€
Custo da sexta feira = 2x vazio + 3x cheio = 1,332€
Custo do domingo até às 24h = 5x vazio + 0x cheio = 0,870€

Custo da semana em que se vai passear = (4x 2,973) + 1,332 +0,870 = 14,097€

Custo do mês de energia com um fds passado fora = 86,995€

Horario normal

Custo da semana em que não se sai em passeio= 27,538€

Custo ao dia util = 0x vazio + 10x cheio = 2,810€
Custo da sexta feira = 0x vazio + 5x cheio = 1,405€
Custo do domingo até às 24h = 0x vazio + 5x cheio = 1,405€
Custo da semana em que se vai passear = (4x 2,810) + 1,405 +1,405 = 14,050€

Custo do mês de energia com um fds passado fora = 96,664€

Espero que ajude... ou complique mais [:D]

No caso das minhas contas, pelos vistos a diferença ronda os 5-10 euros de dois em dois meses. Agora, aqui a minha duvida pessoal é se prefiro sacrificar esse dinheiro para andar mais à vontade a ligar maquinas quando quero...

Estão-se sempre a esquecer do encargo com a potência que é mais caro em bi-horário.[;)]

Não. Se reparares o Romão está a fazer simulação apenas para comparar entre ciclos diários e semanais.

A decisão se há que ter bi-horário ou simples já está feita e falada há umas páginas atrás!

Como é óbvio tem-se isso sempre em linha de conta. O "problema" é que o aumento na mensalidade fixa é baixo para o que se poupa no kwh em vazio

Ajuda...tenho de mudar o ciclo para o semanal [;)]

Com tempo vou fazer as contas, mas não deve mudar muito dos exemplos que aí colocas

Foi uma simulação que arranjei para um consumo sempre igual.. obviamente que isto depende de caso para caso.. basta um gajo ter cuidado com o que liga para compensar mais ou menos.

Estão-se sempre a esquecer do encargo com a potência que é mais caro em bi-horário.[;)]

Não me esqueci, apenas tive em conta o gasto de energia, não a potência contratada [;)]

Olá
Recebi a primeira factura depois da adesão ao bi horário e da redução de potência de 10.35 para 6.9. A factura é de dois dígitos e costumava ser de 3...mas era bi mensal e esta é mensal.
Prometo que vou comparar tudo e depois informo.

Olá
Recebi a primeira factura depois da adesão ao bi horário e da redução de potência de 10.35 para 6.9. A factura é de dois dígitos e costumava ser de 3...mas era bi mensal e esta é mensal.
Prometo que vou comparar tudo e depois informo.

Ora cá vai:

Potencia Contratada : 10.35KVA_ 0.468/dia ( consumo de 57dias –637KW Total factura 152 Euros)
6.9 KVA Bi-horário_ 0.351/dia (Consumo estimado de 23 dias- 259KW Total factura 55 Euros)

Ainda assim os valores andam parecidos porque um dos facturamentos sao de 57 dias e o outro somente de 23.

Fazendo a regra de 3 simples, para 23 dias tens 259 KW, para 57 terias 641KW. A favor tens o preço da electicidade que é bem diferente seja da potência, seja do facto de ser bi-horario [;)]

Ainda assim os valores andam parecidos porque um dos facturamentos sao de 57 dias e o outro somente de 23.

Fazendo a regra de 3 simples, para 23 dias tens 259 KW, para 57 terias 641KW. A favor tens o preço da electicidade que é bem diferente seja da potência, seja do facto de ser bi-horario [;)]

Estive a ver a factura com atenção e a EDP foi «amiga» :sh) na estimativa que fez uma vez que estimou um consumo «barato» inferior ao real, ou seja ficou a ganhar. Já sei que na próxima contagem tudo se acerta, de qualquer dos modos, não posso deixar de registar, até porque enviei a leitura a 22 de Fevereiro ( depois de vários contactos disseram-me que o dia ideal era 17 mas podia ser que, a 22 de Fevereiro atendessem a minha contagem), dia que acabou por coincidir com a estimativa da EDP.

Estranho é a factura da EDP Comercial, ao contrário da Universal. não referir a data ideal para comunicar a leitura....:sh)

Voltar
Superior