Fornecedor de electricidade. Qual?

Aderi ao casa total da EDP Comercial. Este mês não recebi qualquer factura nem foi realizado nenhum debito directo. Já no primeiro mês a factura chegou atrasada. Alguém com o mesmo problema?

Hoje disseram-me de fonte segura que a Deco vai cobrar à empresa que ganhar o leilao 15 euros por cliente.

Isto significa que se forem 200 mil clientes para uma empresa qualquer a DECO empocha 15 x 200 mil clientes = 3 milhoes de euros !!!

Se defendem tanto o consumidor porque estao a cobrar tanto por contrato?

No fundo é menos desconto que os consumidores terão porque as empresas que forem disputar o leilao terao este custo em conta.

Da-me a sensacao que a Deco se está a aproveitar da sua reputacao para enriquecer umas tantas pessoas la dentro. Porque nao dizem o que vao fazer com este dinheiro todo? Subir os salarios la dentro, talvez?

Finalmente, tambem gostava de ter um leilao de gas e ... Advinhem lá. Nao fazem porque a Deco ja tem uma parceria com um comercializador qualquer de gas, em que fazem uma miserice de desconto aos clientes/ associados. A deco, claro, recebe uma comissao....

Mas em quem se pode confiar hoje?

Para além de usarem os dados introduzidos nos formulários para fins de marketing, ainda querem ganhar comissão? No fim de contas estão a defender quem? O consumidor ou os bolsos deles?

Deco pedia quase nove milhões ao vencedor do leilão de electricidade

A Renascença sabe que a associação de defesa do consumidor exigia uma taxa de 15 euros por cada cliente que fosse contratado. Dos cinco potenciais fornecedores, quatro rejeitaram participar no leilão.

Quase nove milhões de euros é quanto a Deco exigia ao vencedor do leilão de electricidade realizado na quinta-feira. Ao que a Renascença apurou, a associação de defesa do consumidor incluiu uma taxa às condições de participação, a cobrar por cada cliente contratado. Regras rejeitadas pelo menos por quatro dos cinco potenciais fornecedores.

De empresa para empresa, os argumentos são idênticos: as condições impostas pela Deco afastaram os fornecedores. Ao que Renascença apurou, junto de fontes próximas do processo, a taxa de adesão ao leilão que era exigida chegou a rondar os 30 euros, baixou depois para 18, e acabou nos 15 euros.
Ainda assim, e admitindo que os 587 mil clientes registados mudavam para a proposta vencedora, a Deco ia encaixar mais de 8,8 milhões de euros. Esta taxa era o valor cobrado pelo custo de angariação de clientes.

De acordo com o portal do regulador, há cinco fornecedores de electricidade em Portugal, para o mercado doméstico. Quatro deles confirmaram à Renascença que não foram ao leilão.
A EDP não acrescenta mais comentários, mas o presidente da eléctrica nacional, António Mexia, já tinha avisado na última apresentação de resultados que não ia a concurso, se as condições não fossem favoráveis.
Fonte da Galp diz que as condições não permitiam apresentar uma oferta competitiva. A Iberdrola e a Gás Natural Fenosa justificam também a ausência no leilão com as regras apertadas.
Só sobra a Endesa, com quem a Renascença não conseguiu ainda chegar à fala, apesar das tentativas.
Deco diz que críticas são para desviar atenções
A Deco apresenta esta sexta-feira os resultados do leilão. Em declarações na quinta-feira à noite à agência Lusa, a responsável pelas relações institucionais diz que as críticas ao leilão têm como objectivo desviar as atenções.
Rita Rodrigues sublinha ainda que a adesão de mais de meio milhão de consumidores é um “cartão vermelho” ao sector eléctrico.
A responsável da Deco não revela, no entanto, quantas empresas participaram, porque existe “um pacto de confidencialidade”, a pedido das próprias empresas. Rita Rodrigues diz ainda que a taxa de adesão é apenas uma hipótese e que os fornecedores nunca admitiram que podiam não ir a leilão por causa deste valor.

Fonte: http://rr.sapo.pt/informacao_detalhe.aspx?fid=25&did=106133

A DECO prontificou-se a negociar em nome de milhares de pessoas, a organizar um leilão, e a escrutinar do ponto de vista comercial e jurídico as propostas que surgissem. É serviço de valor acrescentado, convenhamos. Ainda por cima, em vez de pedir uma comissão pelo serviço aos consumidores, pede-a à companhia que ganhar o leilão. Parece-me muito bem.
Se alguma coisa a DECO fez de mal terá sido não divulgar antecipadamente que ia pedir uma comissão, mas não sei se o fez ou não.

Quanto às companhias de electricidade, essas sim, é que ficam mal na fotografia. Em primeiro lugar as EDP, Galp Energia e Iberdrola recusam-se a ir a jogo, o que diz bem do conceito de mercado concorrencial que vai naquelas cabeças. E como se isso não bastasse, não obstante terem acordado sigilio até ao fim do leilão, rapidamente vêm a público as noticias de que não entraram, numa jogada que serve nitidamente para furar o leilão e retirar poder negocial ao lote de consumidores representado pela DECO.

Eu por acaso tb me inscrevi, não perdia nd.

Mas esses tipos da deco são chatos, recebo varios mail spam para aderir... ligam-me para o tlm. Apesar de eu dizer que não estou interessado, ainda questionam porque não quer aproveitar os descontos das parcerias etc etc. Acabei as ultimas vezes por pousar o tlm na secretaria e deixei-os a falar.. [8b] (como tenho pako ainda entrou uns centimos [:)] )

A DECO prontificou-se a negociar em nome de milhares de pessoas, a organizar um leilão, e a escrutinar do ponto de vista comercial e jurídico as propostas que surgissem. É serviço de valor acrescentado, convenhamos. Ainda por cima, em vez de pedir uma comissão pelo serviço aos consumidores, pede-a à companhia que ganhar o leilão. Parece-me muito bem.
Se alguma coisa a DECO fez de mal terá sido não divulgar antecipadamente que ia pedir uma comissão, mas não sei se o fez ou não.

Quanto às companhias de electricidade, essas sim, é que ficam mal na fotografia. Em primeiro lugar as EDP, Galp Energia e Iberdrola recusam-se a ir a jogo, o que diz bem do conceito de mercado concorrencial que vai naquelas cabeças. E como se isso não bastasse, não obstante terem acordado sigilio até ao fim do leilão, rapidamente vêm a público as noticias de que não entraram, numa jogada que serve nitidamente para furar o leilão e retirar poder negocial ao lote de consumidores representado pela DECO.

Gosto de ler as tuas intervenções mas desta vez não concordo contigo. [;)]

Acima de tudo creio que a DECO fez uma fantástica manobra de marketing. Gozando de um estado de graça generalizado, aproveitou a publicidade grátis dos meios de comunicação para divulgar um "serviço" ao qual não dá garantias nenhumas, usufruindo da base de dados com pessoas reais entretanto criada, para posteriormente metralhar o seu marketing agressivo à lá vendedor de porta a porta.

Quer isto dê em algo ou não, a DECO já ficou a ganhar.

E isto sem falar se o valor de 15€ à cabeça é justo ou não. Tendo em conta que o mote da campanha era permitir acesso a preços mais concorrenciais, impor uma comissão irá certamente lesar as possíveis condições de oferta. Usaram ilicitamente o conceito de publicidade institucional para no fim obterem lucros directos e indirectos.

abola.pt

A companhia elétrica espanhola Endesa foi a vencedora do leilão promovido pela DECO, no qual se negociaram tarifas mais atrativas para mais de 587 mil consumidores. Era, de resto, a única concorrente, depois de EDP, Galp, Iberdrola e Gas Natural Fenosa recusarem as condições da DECO.

A DECO tem isto no seu site: Endesa vence o leilão de eletricidade da DECO - DECO PROTESTE

A operadora de energia Endesa venceu o leilão de eletricidade promovido pela DECO – Associação Portuguesa para a Defesa do consumidor. A proposta vencedora preenche, de acordo com os critérios da DECO, os requisitos de Escolha Acertada, quer na tarifa simples quer na bi-horária.

[h=2][/h]Aos consumidores participantes no leilão e que contratem o tarifário proposto pela Endesa, a DECO, através do acordo firmado, garante:

• a estabilidade do preço por um período de 12 meses, ficando a tarifa isenta das revisões trimestrais praticadas pela ERSE;
  • a garantia de não haver custos com qualquer serviço associado à tarifa de eletricidade;
  • a inexistência de cláusulas lesivas dos interesses do consumidor, permitindo-lhe, nomeadamente, desistir do contrato a qualquer momento sem penalizações.
A DECO agradece aos consumidores portugueses a confiança nela depositada, que se traduziu na adesão de mais de meio milhão de subscritores ao leilão online. A associação congratula-se, ainda, pela forma aberta e equilibrada como este projeto pioneiro foi abordado pelos meios de comunicação nacionais, transformando-o numa verdadeira campanha de informação e mobilização dos consumidores e das famílias.
A DECO agradece, igualmente, a recetividade das operadoras de eletricidade pela abertura negocial demonstrada num projeto verdadeiramente pioneiro para o setor e para o País.
Os termos finais do acordo com o vencedor serão revelados em conferência de imprensa na próxima segunda-feira, 6 de maio, permitindo à operadora cumprir entretanto todas as obrigações regulamentares a que está sujeita.

Há aqui qualquer coisa que me está a escapar: de acordo com o portal do regulador, há cinco fornecedores de electricidade para o mercado doméstico em Portugal, quatro deles já confirmaram que não foram ao leilão - só sobra a Endesa! Aonde está o tal efeito-supresa no anúncio do vencedor? A não ser que isto de facto faça parte de uma grande manobra de marketing da DECO, como alguém de resto já mencionou por aqui.

Vindo da Deco nada me surpreende.. Já tive assinatura com a revista, cancelei quando me fartei de ver testes deles completamente estapafúrdios em que se notava que quem ganhava o teste era a empresa que mais pagou à Deco para sair como vencedora nos testes deles..

Simplesmente é das empresas de "análises" em que menos confio, e por isso tudo o que vem dito por eles é de duvidar e tentar confirmar por outros lados na minha opinião..

Quanto ao leilão inscrevi-me mesmo só naquela porque lá está, não temos nada a perder, no entanto não estou à espera de nada assim de tão extraordinário na oferta que vão propor!!

Vindo da Deco nada me surpreende.. Já tive assinatura com a revista, cancelei quando me fartei de ver testes deles completamente estapafúrdios em que se notava que quem ganhava o teste era a empresa que mais pagou à Deco para sair como vencedora nos testes deles..

Simplesmente é das empresas de "análises" em que menos confio, e por isso tudo o que vem dito por eles é de duvidar e tentar confirmar por outros lados na minha opinião..

Quanto ao leilão inscrevi-me mesmo só naquela porque lá está, não temos nada a perder, no entanto não estou à espera de nada assim de tão extraordinário na oferta que vão propor!!

É exactamente a minha opinião. Para mim tudo o que venha da DECO perde imediatamente a credibilidade. Nem sequer entrei neste leilão pois já imaginava qual seria a verdadeira intenção da DECO nisto tudo: ganhar dinheiro, obviamente. Alguém acredita mesmo que eles estão genuinamente preocupados com o consumidor? É preciso ser muito ingénuo.

Além disto tudo, é quase inacreditável que uma entidade que supostamente deveria defender o consumidor seja um dos maiores distribuidores de SPAM no nosso país.

Eu tenho opinião contraria, sou sócio da Deco e só posso dizer bem, já me safaram 3 vezes de ter despesas.
Acho que vale a pena mesmo que seja só pelo advogado gratuito!
Ja agora pago 8€ por ano! Não é nenhuma fortuna!

Eu tenho opinião contraria, sou sócio da Deco e só posso dizer bem, já me safaram 3 vezes de ter despesas.
Acho que vale a pena mesmo que seja só pelo advogado gratuito!
Ja agora pago 8€ por ano! Não é nenhuma fortuna!

por ano? a mim queriam 8 euros por mes

se tiveres problemas a sério, tens de ser tu a pagar a advogados. Eles ajudam quanto muito a aconselhar e a escrever cartas.

por ano? a mim queriam 8 euros por mes

se tiveres problemas a sério, tens de ser tu a pagar a advogados. Eles ajudam quanto muito a aconselhar e a escrever cartas.

É mesmo 8€ por ano. Não quero revistas, só mesmo ser sócio.
Os problemas que tive não se pode dizer que são graves, mas mesmo assim foram resolvidos com grande eficácia. Um dos problemas envolveu tribunal.

Voltar
Superior