Frontera B "O Indesejado"

No local da penúltima foto vai ter que levar Mastique com endurecedor.

No local da última foto vai ter que ser cortada toda aquela parte ferrugenta, criadas 2 novas placas em L, uma para fixar do lado exterior e outra do lado interior.

Vão ser rebitadas, porque para soldar teria que desmontar o carro quase todo de modo a não ter que chamar os bombeiros 😅

E pronto, após ver o estado daquela parte e da parte do pilar C ao pilar B o chasso deve ter levado com algo em cima naquela zona e foi reparado por um sucateiro qualquer estando o resultado à vista 🙄

Mas é mesmo "só" nessa zona, todo o restante carro está em muito bom estado de chapa.

Vale que pelo menos as zonas/roscas de encaixe das barras estão em excelente estado.

Resumindo, é resultado de uma reparação feita às 3 pancadas.

Mas não tarda fica já como novo. O problema é que com estas semanas curtas o meu primo tem só esta semana 7 carros para entregar em apenas 4 dias de trabalho.

Mas vai tentar resolver ainda esta semana, se não lá para 2 ou 3f da próxima já fica pronto.

Não foi preciso chamar os bombeiros mas tive que recorrer aos serviços de profissionais 😅

Depois de limpar a cola e veda que aquilo tinha destapei a porcaria toda 🥴

Esta malta... Em vez de resolverem no inicio... Zona chata de trabalhar, resolve isso de vez para acabarem os problemas 😎

Todos temos um passado...

Nada como entregar a um profissional e ter a certeza que o trabalho fica bem feito.

E nestes profissionais eu confio a 100% 😉

Agora é só arranjarem uma vagazinha para fazer o trabalho que em si, não demora muito tempo.

E nestes profissionais eu confio a 100% 😉

Agora é só arranjarem uma vagazinha para fazer o trabalho que em si, não demora muito tempo.

Para mim o tempo é o menos importante neste tipo de trabalhos, quero é as coisas bem feitas.

PS: Mas para ti que o usas no dia a dia, a conversa pode ser outra.

Esta malta... Em vez de resolverem no inicio... Zona chata de trabalhar, resolve isso de vez para acabarem os problemas 😎

Sim, a intenção vai ser essa. Por acaso não estava a entrar água por ali, mas só o aspeto estava a fazer-me uma comichão do caraças.

A própria borracha de vedação do cofre da mala, na parte de cima, estava presa à chapa por uma camada gigante de cola e veda.

Para mim o tempo é o menos importante neste tipo de trabalhos, quero é as coisas bem feitas.

Sim, sem dúvida.

O meu problema é que é o meu carro do dia a dia e preciso para levar e ir buscar a canalha à escola e para me deslocar para o trabalho.

Mas o serviço é impecável, tenho direito a carro de substituição. Ou melhor Kart de saltos altos 😂

Entretanto e após 25 dias e 1300km este rinoceronte consegue ter uma média de consumos melhor que o Free 😅

Bolas, isso é a média que o Sportage fazia! Grande média apr:)... ou então andas só a fazer as descidas [:)]

300kms daí são da vinda de Lisboa em AE entre os 100 e os 120kmh

Depois tudo o resto é o dia a dia, casa trabalho casa mais umas 5 voltinhas offroad sendo 2 delas granditas e as restantes aqui na zona.

PS: As deslocações casa - trabalho - casa são de +/- 5km cada. O chasso nem aquece.

Ei lá, grande biscate que foste ai desencantar :sh)...

Isso pronto para o fds, aperta com a malta.

Só tens que dizer. Se não estiver pronto no sábado vou curtir de Vitara [:cool:]

Aquela massa toda deixava antever que haveriam ali surpresas 🥴

Mas prefiro destas "surpresas" às surpresas mecânicas 😅
Eu considero a chapa podre/torcida um problema estrutural e de difícil resolução (bem feita).

Mecânica, repara-se e/ou troca-se.

Boa sorte na resolução. 😉

Eu considero a chapa podre/torcida um problema estrutural e de difícil resolução (bem feita).

Mecânica, repara-se e/ou troca-se.

Boa sorte na resolução. 😉
Eu nestes casos tenho opinião contrário (claro que a opinião muda facilmente conforme o grau do problema)

Neste caso a única resolução a 100% seria a troca completa do tejadilho, seria considerado se víssemos que o caso não ficaria 90% solucionado com a solução mais simples que encontramos.

Não fica novo, não fica isento de mais problemas daqui a uns 5, 6, 7 anos mas para o carro que é o tipo de uso que vai ter parece-me neste momento a solução mais acertada.

A parte mecânica, e pelos motivos que disse acima (o tipo de uso que vai ter) é para mim a prioridade

Eu nestes casos tenho opinião contrário (claro que a opinião muda facilmente conforme o grau do problema)

Neste caso a única resolução a 100% seria a troca completa do tejadilho, seria considerado se víssemos que o caso não ficaria 90% solucionado com a solução mais simples que encontramos.

Não fica novo, não fica isento de mais problemas daqui a uns 5, 6, 7 anos mas para o carro que é o tipo de uso que vai ter parece-me neste momento a solução mais acertada.

A parte mecânica, e pelos motivos que disse acima (o tipo de uso que vai ter) é para mim a prioridade

Claro, cada um terá a sua opinião, faz parte.

Eu acho mais fácil trocar um motor do que um tejadilho, até porque no motor é um tema de porcas e parafusos e outro é um corte e costura nem sempre ao alcance de todos.

Eu não sei o que vai ser feito, óbvio, mas não consegues uma solução a 90% com o método que descreveste.

Consegues, daquilo que vou vendo, uma solução visual de 90% (ou até 100%, depende da mestria em colocar material na chapa) mas estruturalmente fica bastante abaixo disso. São aqueles compromissos.

Será solução para menos de metade do tempo que indicas, mas também não será um drama, é ir resolvendo de forma cirúrgica o que for (re)aparecendo.

Agora voltando atrás, eu estava a comparar os problemas (mecânico/chapa) agora claro que a prioridade é que um carro se desloque pelos próprios meios. 😉

Claro, cada um terá a sua opinião, faz parte.

Eu acho mais fácil trocar um motor do que um tejadilho, até porque no motor é um tema de porcas e parafusos e outro é um corte e costura nem sempre ao alcance de todos.

Eu não sei o que vai ser feito, óbvio, mas não consegues uma solução a 90% com o método que descreveste.

Consegues, daquilo que vou vendo, uma solução visual de 90% (ou até 100%, depende da mestria em colocar material na chapa) mas estruturalmente fica bastante abaixo disso. São aqueles compromissos.

Será solução para menos de metade do tempo que indicas, mas também não será um drama, é ir resolvendo de forma cirúrgica o que for (re)aparecendo.

Agora voltando atrás, eu estava a comparar os problemas (mecânico/chapa) agora claro que a prioridade é que um carro se desloque pelos próprios meios. 😉

É isso, para mim a parte de chapa será sempre mais simples porque tenho as costas quentes (pessoas de confiança que me resolvam da melhor forma) nesse ponto. 😅

A parte mecânica para mim é sempre uma incógnita. Tenho que recorrer sempre a alguém externo e confiar de que as coisas são bem feitas.

Mas venha mas é daí o chasso que por aqui a chuva já voltou e preciso de lhe lavar as partes inferiores 😜

Mike consegues consumos excelentes porque parece-me tens uma certa obsessão atingir por bons consumos e mencionas sempre isso independentemente do carro, mas isso é facilmente atingivel fazendo bons itinerarios com uma pontinha de acelerador e uma velocidade engrenada alta. Numa conduçao normal com esse tipo veiculos nao consegue menos que 9 a 12 isto é um facto

Mike consegues consumos excelentes porque parece-me tens uma certa obsessão atingir por bons consumos e mencionas sempre isso independentemente do carro, mas isso é facilmente atingivel fazendo bons itinerarios com uma pontinha de acelerador e uma velocidade engrenada alta. Numa conduçao normal com esse tipo veiculos nao consegue menos que 9 a 12 isto é um facto

Xiiii, calma, para mim os consumos são importantes. Facto!

Mas... não é algo com que viva obcecado ao ponto de andar a rolar para os consumos.

Se assim fosse não fazia quase todos os dias o trajeto casa / trabalho / casa por trajetos "alternativos" 😜

Fiquei apenas surpreendido até agora com os consumos porque até está a fazer menos que o Free fazia.

Ah e até que o outro carro cá de casa que agora com menos viagens ao fim de semana está com uma média de 7.5l , geral desde que o tenho 7.04l

Quanto ao apresentar os consumos e falar nisso muitas vezes, é como o outro diz: "um gajo só deve falar sobre aquilo que consegue provar" 😂

Eu consigo provar que fiz 3.4l/100 no meu C4... AH! [:p][:D]
Ora aí está 😅

Tenho saudades do meu Ibiza comercial 1.9 tdi. Isso sim era andar e andar e ponteiro não saía do sitio 😎

Infelizmente os meus últimos 4 carros, agora com o Frontera passam a ser 5, andam todos cima do 7l 🥴

Infelizmente já não tenho o registo dos outros que tive mas era algo deste género

Médias acima de 7l:
Kadjar 1.6dCi
Ceed SW 1.6 Crdi
Touran 1.4 Tsi
Ibiza 1.2

Médias a rondar os 6.5l
Peugeot 308 SW

médias as rondar os 5l
Ibiza 1.9 Tdi

Last edited:
Back