Fuga ao Radar

Presunção e água benta cada qual toma a que quer.

Eu só disse que ele não se ia livrar de ficar sem carta tendo em contra as contra-ordenações que teve.
Eu por acaso até tive uma contra-ordenação grave por excesso de velocidade em EN em Janeiro deste ano, em 17 anos de carta, não sou santinho, mas depois de ser apanhado tive de adaptar à realidade de andar com mais calma em nacionais, porque em AE dificilmente excedo os limites.

Nao precisas de vir com fadinhos para cima de mim.

Eu já tive 3 multas de excesso de velocidade, uma delas muito grave e ainda tenho a carta... Paguei-as na hora e provavelmente a sanção acessória já prescreveu... Pelo menos assim espero. Portanto dizer logo que alguém vai ficar sem carta não é bem a melhor maneira de responder a este tópico

Nao precisas de vir com fadinhos para cima de mim.

Eu já tive 3 multas de excesso de velocidade, uma delas muito grave e ainda tenho a carta... Paguei-as na hora e provavelmente a sanção acessória já prescreveu... Pelo menos assim espero. Portanto dizer logo que alguém vai ficar sem carta não é bem a melhor maneira de responder a este tópico

Recebeu uma grave e uma muito grave, outra o ano passado e está mesmo à espera de quê?
Contestar porque lhe disseram que os radares não fixos têm de estar sinalizados?
Arranjar mais lenha para se queimar com esquemas na matrícula?

[:)] [:)] [:)]

Terminei a minha participação no tópico

AV. Lusiada em Lisboa: todos os que andam nesta via estão a incumprir a Lei.

o limite são 50 km/h, não existe ninguem nesta via com separador cerntral e três faixas de rodagem para cada lado a esta velocidade (até é perigoso).

Gostava que aqueles que são hipócritas fossem todos apanhados neste spot para ver se mudavam o discurso.

Em todo o caso, o op não ganha nada em ir cometer ilegalidades, por isso no teu caso recomendo mesmo andares mais devagar [;)]

Muito bom [:D]

Estou contigo sanchezz

Aqui são todos uns santinhos que nunca foram multados e cumprem todos os limites... Eu posso dizer que raramente cumpro limites, especialmente em sitios de 50... Na auto estrada normalmente cumpro.

Cada um sabe se é santinho ou não mas há alguns factos que são indesmentíveis. 55% dos mortos na estrada ocorrem dentro de localidades mas apenas 10% dos mortos na estrada ocorrem em AEs. (fonte ANSR para dados de 2014)

Eu sou da opinião que a velocidade não é necessariamente causa de acidente mas é certamente um factor crítico nas consequências do acidente. Assim sendo, não sei se essa tua afirmação de raramente cumprires limites a 50 mas cumprires nas AEs não mostra precisamente que estás a potenciar consequências dos acidentes nos sitios onde eles sao mais perigosos. Ou seja, como tu muitos de nós fazemos o mesmo... mas fazemos mal porque é dentro das localidades que há mais riscos e onde me parece que os limites devem ser mais policiados e controlados.

Não tenho nenhum problema com os radares que existem em localidades, em especial os radares fixos e sinalizados. Aliás acho que deviam haver mais. Tenho menos amor por radares escondidos e em AEs.

o limite são 50 km/h, não existe ninguem nesta via com separador cerntral e três faixas de rodagem para cada lado a esta velocidade (até é perigoso).

Gostava que aqueles que são hipócritas fossem todos apanhados neste spot para ver se mudavam o discurso.

Tens toda a razão. Praticamente ninguém cumpre. É um exemplo de uma via mal concebida. Há vários estudos que mostram que as vias citadinas não devem ser largas, rectas e sem "mobiliário urbano" que ajuda a dar noção de velocidade. É um dos sítios onde eu achava perfeitamente normal colocarem um radar fixo, bem sinalizado, para incentivar as pessoas a cumprir. Também me parece que poderia ter um limite de velocidade distinto, mas por outro lado as vias de acesso (p.ex. quem entra vindo do alto dos moinhos) não estão desenhadas de forma compatível e até são perigosas com velocidades de circulação mais altas.

Cada um sabe se é santinho ou não mas há alguns factos que são indesmentíveis. 55% dos mortos na estrada ocorrem dentro de localidades mas apenas 10% dos mortos na estrada ocorrem em AEs. (fonte ANSR para dados de 2014)

Eu sou da opinião que a velocidade não é necessariamente causa de acidente mas é certamente um factor crítico nas consequências do acidente. Assim sendo, não sei se essa tua afirmação de raramente cumprires limites a 50 mas cumprires nas AEs não mostra precisamente que estás a potenciar consequências dos acidentes nos sitios onde eles sao mais perigosos. Ou seja, como tu muitos de nós fazemos o mesmo... mas fazemos mal porque é dentro das localidades que há mais riscos e onde me parece que os limites devem ser mais policiados e controlados.

Não tenho nenhum problema com os radares que existem em localidades, em especial os radares fixos e sinalizados. Aliás acho que deviam haver mais. Tenho menos amor por radares escondidos e em AEs.
Obviamente que esse meu comentário era um bocado sensacionalista. Mas é a generalidade das opiniões quando há um tópico destes.

Eu dentro das localidades em sítios onde o limite é 50, normalmente ando a 70 ou 80 no máximo (depende sempre da estrada e transito) e nunca potenciei ou contribuí para acidente algum. Ando acima do limite, mas sempre de olhos abertos, sempre com cuidado, mantendo distancia para o veiculo da frente, etc... Acho que alguns limites estão ultrapassados, tendo em conta a evolução dos automóveis e das estradas também.

Obvio que aqui ninguem é santo e nem toda a gente cumpre limites. mas apartir do momento que es apanhado fora dos limites, estas a queixar do que? ha que assumir, pagar e da proxima tentar em certas zonas cumprir.

tambem fui apanhado a 75 onde era 50..serviu de emenda..naquela zona passo sempre a 50-60 no maximo

Eu acho que 50, mesmo no centro de uma cidade ou de uma vila, onde costume existir trânsito, cruzamentos, rotundas e etc está adequado.
Mas por vezes apanhas rectas em "localidades" em que não faz sentido nenhum o liite ser 50. E parece que são as estradas escolhidas a dedo para fazerem uma boa caça xDD. Congratulations PSP apr:)

Desconhecia o facto de morrerem mais pessoas nas localidades, tinha a noção de onde aconteciam mais mortes ser fora das localidades em nacionais "mais fraquinhas".

Atrás de um computador são só campeões xDD

Exacto, não é mesmo??! [;)][;)][;)]

Presunção e água benta cada qual toma a que quer.

Eu só disse que ele não se ia livrar de ficar sem carta tendo em contra as contra-ordenações que teve.
Eu por acaso até tive uma contra-ordenação grave por excesso de velocidade em EN em Janeiro deste ano, em 17 anos de carta, não sou santinho, mas depois de ser apanhado tive de adaptar à realidade de andar com mais calma em nacionais, porque em AE dificilmente excedo os limites.

É isto que muita gentinha não entende!! São apanhados 1, 2, 3 vezes e continuam na mesma! [8b] Eu depois de ter levado duas (que não paguei, mas tive despesa com o advogado) também aprendi, e desde aí, guess what - não é que deixei de ser multado?? Ele há coisas do camano... [:cool:]

Eu cá desejo que fiques sem carta e só tenho pena que o sistema de pontos não seja mais agressivo ou as multas mais elevadas. Ridiculo andar a 90 numa zona de 50.

Boas, ontem recebi a minha terceira multa devido a radares. Já tinha recebido uma o ano passado em Lisboa, e agora em duas semanas recebo duas para pagar em Coimbra de dois radares não fixos.
Apesar de as ter recebido agora as infracções são antecedentes à carta por pontos pelo que já não me retirarão pontos, certo? Uma outra coisa que não percebi é o valor a pagar destas multas. Retirando o erro do radar conduzia a 78 e na outra a 89 em zonas de 50. Pelo que uma infracção seria grave, e outra muito grave penso, ou estarei errado? :confused: A verdade é que paguei 120eur pelas duas.
É verdade que os radares (não fixos) tem que estar sinalizados, podendo isso ser defendido para não se pagar a multa? Já me relataram casos em que pessoal se safam assim, mas não sei se me acredite :confused:
Como fazem vocês para fugir a estes azares, nas zonas onde fui apanhado não fazem sentido nenhum os limites de 50, acho que mais de 75% do pessoal lá seria multado a não ser que soubesse da existência destes.
Tive a pesquisar na net e já existem capas para as matriculas, sprays e mesmo autocolantes para disfarçar a matricula quando esta é flashada. As capas não fazem sentido nenhum pois vê-se a olho nu, e andar a fugir sempre à policia não me parece muito uma opção. O spray é menos eficiente, mas acho que os stickers são eficientes e não se nota a olho nu, se forem bem feitinhos... Sabem de mais alguma coisa para disfarcar a matricula aos olhos dos radares?
Usam algum tipo de aplicação/ grupos no face para quando forem a conduzir saberem onde estão radares?
Começo a ficar preocupado porque 3 anos para ganhar 3 pontos, com a caça que esses fdp's andam a fazer começo a ver que os pontos vão descer muito rápido [8b]

Ser-se ou não, "santinho" é uma questão falsa e só serve aqueles que, não tendo nem sabendo argumentar para defender a sua postura de não quererem/gostarem/aceitarem cumprir o CE, pois são as regras do "jogo", optam por atacar terceiros que o fazem.

É irónico que os que aqui vieram defender este user... optem por falar apenas e só no problema dos limites de velocidade, quando sintomático e grave será o que foi salientado a negrito.

Imagino que quem tem esta postura, terá postura idêntica noutras "variantes" do contexto de conduzir e "conviver" com outros condutores nas estradas.

Na realidade, a carta de condução é atribuída a "toda a gente", quando não o deveria ser. Conduzir implica o respeito pelas regras (CE), pelos outros e até pelos que transportamos. Não é levar o carro do ponto x ao ponto y o mais rápido possível.

Infelizmente, todos nós, os "santinhos" que se esforçam por cumprir (ninguém é perfeito, mas há quem se esforce por respeitar o acima mencionado), nos cruzamos com pessoas destas ao volante dos seus "bólides".

Por mais "caça á multa" que exista... só é multado quem infringe, e levando este tópico a sério... há quem infrinja e infrinja e volte a infringir. Depois é vê-los a mostrarem-se com o vitimas, coitados... é a caça... é o limite que está errado, são os outros que também o fazem...

São "azares"...

Em todo o caso, o op não ganha nada em ir cometer ilegalidades, por isso no teu caso recomendo mesmo andares mais devagar [;)]
Quem te disse que o limite nessa Av. é 50 km/h??
A sinalização que está no local é de 80 km/h... tendo em conta a tolerância permitida + erro do velocímetro + tolerância de erro do radar = 100 km/h na boa.

Em localidades com limite de 50 km/h, se circularem a 75 km/h, é uma boa velocidade, não é tão lento e podem estar tranquilos relativamente a multas, isto na realidade vai corresponder a cerca de 65 km/h e a essa velocidade em 95% dos casos ninguém vos multa.
O problema é que o pessoal gosta de andar a 90/100 km/h ou mais em limites de 50.

Quem te disse que o limite nessa Av. é 50 km/h??
A sinalização que está no local é de 80 km/h... tendo em conta a tolerância permitida + erro do velocímetro + tolerância de erro do radar = 100 km/h na boa.

Em localidades com limite de 50 km/h, se circularem a 75 km/h, é uma boa velocidade, não é tão lento e podem estar tranquilos relativamente a multas, isto na realidade vai corresponder a cerca de 65 km/h e a essa velocidade em 95% dos casos ninguém vos multa.
O problema é que o pessoal gosta de andar a 90/100 km/h ou mais em limites de 50.

A tolerância não é tão ampla. E se também tens em consideração o erro de velocímetro, a essa velocidade é mínimo.

Pois eu sigo esta lógica e estas tolerâncias desde sempre, já conduzo à muitos anos e faço muitos kms e nunca fui multado...
O erro de velocímetro a 75 km/h é de 5 km/h já eu conformei muitas vezes com GPS.

No entanto um GNR da brigada de trânsito também já me disse que eles toleram até 77 km/h de velocímetro no carro, em localidades com limite de 50 km/h.
Assim como na AE toleram até aos 140 km/h.

A ultima que levei numa "zona de 50" , avenida com duas faixas em cada sentido com separador central e sem passadeira .... a tolerância era até aos 70 km/h já com o desconto do radar.

Ser-se ou não, "santinho" é uma questão falsa e só serve aqueles que, não tendo nem sabendo argumentar para defender a sua postura de não quererem/gostarem/aceitarem cumprir o CE, pois são as regras do "jogo", optam por atacar terceiros que o fazem.

É irónico que os que aqui vieram defender este user... optem por falar apenas e só no problema dos limites de velocidade, quando sintomático e grave será o que foi salientado a negrito.

Imagino que quem tem esta postura, terá postura idêntica noutras "variantes" do contexto de conduzir e "conviver" com outros condutores nas estradas.

Na realidade, a carta de condução é atribuída a "toda a gente", quando não o deveria ser. Conduzir implica o respeito pelas regras (CE), pelos outros e até pelos que transportamos. Não é levar o carro do ponto x ao ponto y o mais rápido possível.

Infelizmente, todos nós, os "santinhos" que se esforçam por cumprir (ninguém é perfeito, mas há quem se esforce por respeitar o acima mencionado), nos cruzamos com pessoas destas ao volante dos seus "bólides".

Por mais "caça á multa" que exista... só é multado quem infringe, e levando este tópico a sério... há quem infrinja e infrinja e volte a infringir. Depois é vê-los a mostrarem-se com o vitimas, coitados... é a caça... é o limite que está errado, são os outros que também o fazem...

São "azares"...

Mais uma entrada como deve ser... Como já habitual deste User.

Parabéns! Disseste tudo.

Taurus said:
A ultima que levei numa "zona de 50" , avenida com duas faixas em cada sentido com separador central e sem passadeira .... a tolerância era até aos 70 km/h já com o desconto do radar.
Se adicionares a esses 70 km/h tolerados o erro de velocímetro do teu carro, verificas que a velocidade máxima no teu carro é 75 ou 77 km/h

Last edited:
Back