Fuga ao Radar

Se cada um decidisse por si mesmo que a sinalização não está adequada e fizesse como bem entender, seria difícil conviver na estrada.

Essa ideia de que se é mais inteligente que os outros e que por isso não é necessário seguir determinadas regras - criadas para que todos consigamos conviver em sociedade - tem tudo para correr, assim, mal.

Respeito o código da estrada 99% do tempo. Não meto outros condutores em perigo , o resto as possíveis multas a mim me cabem pagar e acatar as consequenciais. Mas continuo a achar que certas zonas são ridículas. (Mas não quer dizer que as desrespeite todas e sempre ok ... )

O erro de velocímetro medido através do GPS é igual em todos os carros? Tens a certeza que todos os GNRs seguem esta linha de tolerância? A mim não me parece, em ambas as questões.
É lógico que o erro não é igual em todos os carros! Mas sabes o que é uma média?! Se eles optaram por definir um valor que entendem ser razoável como tolerância para todos os carros qual o problema disso?
Preferias que nem houvesse tolerância? Eu falei que em 95% das situações não és multado, nada impede que te cruzes com um policia mal disposto nesse dia que te multe a 53 km/h, essas situações são as excepções e representam os restantes 5%, temos sempre de contar com elas também.

Respeito o código da estrada 99% do tempo. Não meto outros condutores em perigo , o resto as possíveis multas a mim me cabem pagar e acatar as consequenciais. Mas continuo a achar que certas zonas são ridículas. (Mas não quer dizer que as desrespeite todas e sempre ok ... )

Eu dou uma margem de 20Km/h. Se for apanhado é infração leve.

O Problema é que uma pessoa ás vezes vai distraída e nem nota que certos lugares são considerados localidades.

É lógico que o erro não é igual em todos os carros! Mas sabes o que é uma média?! Se eles optaram por definir um valor que entendem ser razoável como tolerância para todos os carros qual o problema disso?
Preferias que nem houvesse tolerância? Eu falei que em 95% das situações não és multado, nada impede que te cruzes com um policia mal disposto nesse dia que te multe a 53 km/h, essas situações são as excepções e representam os restantes 5%, temos sempre de contar com elas também.

Não nos vamos dispersar. Tu disseste isto:

Em localidades com limite de 50 km/h, se circularem a 75 km/h, é uma boa velocidade, não é tão lento e podem estar tranquilos relativamente a multas, isto na realidade vai corresponder a cerca de 65 km/h e a essa velocidade em 95% dos casos ninguém vos multa.

Eu não concordo, ou melhor, não acredito que, em média (se preferires) quem circule a 75 numa localidade, que isso corresponda a 65 de radar, já subtraída a tolerância. Só isto. Se calhar à 30 anos atrás, com velocímetros com erros grandes, até podia concordar. Actualmente não. Mas posso estar errado, uma vez que não ando a medir erros de velocímetro dos carros todos.

Em relação à tolerância, acho que depende de muita coisa. Por isso também não concordo que seja uma regra assim tão taxativa entre as autoridades. Mais uma vez posso estar enganado.

Em relação à pergunta a bold, se calhar para se alterar certos comportamentos, não era nada mau não haver tolerância. Mas isso é outra conversa.

Não nos vamos dispersar. Tu disseste isto:

Eu não concordo, ou melhor, não acredito que, em média (se preferires) quem circule a 75 numa localidade, que isso corresponda a 65 de radar, já subtraída a tolerância. Só isto. Se calhar à 30 anos atrás, com velocímetros com erros grandes, até podia concordar. Actualmente não. Mas posso estar errado, uma vez que não ando a medir erros de velocímetro dos carros todos.

Em relação à tolerância, acho que depende de muita coisa. Por isso também não concordo que seja uma regra assim tão taxativa entre as autoridades. Mais uma vez posso estar enganado.

Em relação à pergunta a bold, se calhar para se alterar certos comportamentos, não era nada mau não haver tolerância. Mas isso é outra conversa.
Tu não podes ler na diagonal o que os outros escrevem, convém ler tudo...
Eu também disse isto:
tendo em conta a tolerância permitida + erro do velocímetro + tolerância de erro do radar
Com isto eu não estou a dizer que ao circular a 75 corresponda a 65 no radar. Mas vou tentar ser o mais explicito possível na explicação, já que para ti acho que só com um desenho, mas vou tentar.

Se circulas a 75 e retirares o erro de velocímetro (no meu carro eu confirmei que o erro é 5 km/h, mas em outros carros pode ser menos ou mais que 5, mas se 5 for a média), já fica a marcar no radar 70 que supostamente é a velocidade real que vais a circular, no entanto eles a esses 70 de radar retiram mais a tolerância de erro do radar que para arredondar valores são cerca de 5, com isto já dá uma velocidade real de 65 km/h (que já incluí a tolerância do erro de radar), mas como eles toleram cerca de 15 km/h de velocidade acima do máximo permitido, logo 65-15=50 km/h que é a velocidade máxima e com isto eles não multam.

No entanto como afirmei no post anterior a este, existe sempre as excepções e podes ser multado a 51 km/h sem tolerância nenhuma, basta para isso cruzares com um policia que por algum motivo entenda que não tens direito a tolerância nenhuma, embora eu acho que a do erro do radar é sempre obrigatória, mas não tenho a certeza.

Edit:
Para tornar o post mais completo e para ficares também com a tua razão, no caso do erro de velocímetro do teu carro a essa velocidade ser apenas de 3 km/h, podes circular a 73 km/h e não 75 km/h, assim ficas mais feliz [:D]
Eu baseei-me no erro do meu que são os 5 km/h, mas também deve haver carros que o erro é superior a 5.

Última edição:
No carro.(astra h) o erro aparenta ser exponencial a velocidade. Quanto mais velocidade mais erro de acordo com o gps. A media são uns 7 km/H de erro. Na mota não faço ideia mas do que calculo o erro será ainda superior. 10 km/H talvez.

Tu não podes ler na diagonal o que os outros escrevem, convém ler tudo...
Eu também disse isto:

Com isto eu não estou a dizer que ao circular a 75 corresponda a 65 no radar. Mas vou tentar ser o mais explicito possível na explicação, já que para ti acho que só com um desenho, mas vou tentar.

Se circulas a 75 e retirares o erro de velocímetro (no meu carro eu confirmei que o erro é 5 km/h, mas em outros carros pode ser menos ou mais que 5, mas se 5 for a média), já fica a marcar no radar 70 que supostamente é a velocidade real que vais a circular, no entanto eles a esses 70 de radar retiram mais a tolerância de erro do radar que para arredondar valores são cerca de 5, com isto já dá uma velocidade real de 65 km/h (que já incluí a tolerância do erro de radar), mas como eles toleram cerca de 15 km/h de velocidade acima do máximo permitido, logo 65-15=50 km/h que é a velocidade máxima e com isto eles não multam.

No entanto como afirmei no post anterior a este, existe sempre as excepções e podes ser multado a 51 km/h sem tolerância nenhuma, basta para isso cruzares com um policia que por algum motivo entenda que não tens direito a tolerância nenhuma, embora eu acho que a do erro do radar é sempre obrigatória, mas não tenho a certeza.

Edit:
Para tornar o post mais completo e para ficares também com a tua razão, no caso do erro de velocímetro do teu carro a essa velocidade ser apenas de 3 km/h, podes circular a 73 km/h e não 75 km/h, assim ficas mais feliz [:D]
Eu baseei-me no erro do meu que são os 5 km/h, mas também deve haver carros que o erro é superior a 5.

O erro do velocímetro não é fixo mas proporcional com a velocidade...

Da mesma forma, os polícias não toleram 15 km/h....o que acontece é que os radares têm um erro máximo admissível, e é esse erro que é descontado ao valor do radar. Este erro também é proporcional com a velocidade, tanto quanto sei.

Eu sei que o erro é proporcional com a velocidade... mas neste caso estamos a falar do erro à velocidade de 75 km/h, que no meu carro são 5 km/h.
Mas tenho de fazer desenho para tudo o que falo? [:D] Se sempre estivemos a falar da velocidade de 75 km/h então acho que é lógico que o erro que se fala é a essa velocidade... se eu circular a 40 km/h o erro será menor, assim como se circular a 140 km/h será um valor maior! Mas estamos a falar dos 75 km/h

Da mesma forma, os polícias não toleram 15 km/h....o que acontece é que os radares têm um erro máximo admissível, e é esse erro que é descontado ao valor do radar. Este erro também é proporcional com a velocidade, tanto quanto sei.
Movyk qual é a parte que ainda não entendeste que estamos a falar do limite de velocidade a 50 km/h?
E a margem de erro dos radares não é assim tão grande... Passo a informar as margens de erro:
São retirados 5 km/h para as velocidades de 0 a 100 km/h, 6 Km/h para velocidades registadas dos 101 a 120 Km/h, 7 km/h para as velocidades registadas dos 121 a 140 km/h e 8 para as velocidades registadas acima dos 141 km/h.
Os radares dentro das localidades estão quase sempre colocados para detectar velocidades acima dos 76km/h, para registar apenas as contra-ordenações graves ou muito graves.
É por isso que digo que eles toleram 15 km/h acima do máximo permitido nas localidades.

Última edição:
E eu que pensava que a tolerância do erro do radar se devia mesmo para combater o erro do velocímetro...

Isto é, se vamos a 75km/h de velocímetro, vamos então imaginar que velocidade real é 70km/h. Ora, o radar detecta a velocidade real (os 70) ou detecta uma velocidade com algum erro (73/75/77, o que seja)? É que no meu entender não faz sentido o radar detectar a velocidade real (os 70) e ainda assim ir descontar mais uns quantos devido ao "erro do radar". Se detecta a velocidade real, não há erro nenhum. Agora se detecta velocidade a mais (o equivalente à velocidade de velocímetro), então faz sentido haver esse tal desconto.

Mmp88 vê em cima, no post anterior que editei, tem lá as margem de erro do radar de acordo com a velocidade.
E não, a margem de erro do radar não tem nada que ver com o erro de velocímetro, deve-se ao motivo de a velocidade registada pode não ser 100% a correcta e por segurança eles retiram "X" km/h para não prejudicar o infractor.
Os radares não são 100% fiáveis também têm alguma margem de erro.

Mmp88 vê em cima, no post anterior que editei, tem lá as margem de erro do radar de acordo com a velocidade.
E não, a margem de erro do radar não tem nada que ver com o erro de velocímetro, deve-se ao motivo de a velocidade registada pode não ser 100% a correcta e por segurança eles retiram "X" km/h para não prejudicar o infractor.
Os radares não são 100% fiáveis também têm alguma margem de erro.

Então estás a dar-me razão.

Repara neste exemplo:

Velocímetro: 75km/h; Velocidade real de gps: 70km/h; Velocidade que o radar detecta visto que não é 100% correcta: 74km/h.

Se o radar detectasse 70km/h, seria a velocidade 100% correcta, mas para não ser 100% correcta como tu próprio dizes, tem que detectar mais que a velocidade real. Ora, isso a acontecer, irá de encontro à velocidade do velocímetro, mais km/h menos km/h.

Mas porque motivo o erro do radar tem de ser sempre mais que a velocidade real?!
O radar pode registar velocidade a menos, real, ou a mais. precisamente por ninguém saber a que corresponde a velocidade registada, eles por precaução reduzem velocidade para compensar o possível erro.

Supondo que circulas à velocidade real de 70 km/h, o radar pode registar uma velocidade entre 65 e 75 km/h (é apenas um exemplo), no entanto o normal é registar o valor mais próximo da realidade que é os 70. Mas como ninguém sabe se o valor registado é o certo ou errado, aplica-se sempre a margem de erro que é apenas uma precaução para ninguém sair prejudicado.

Pode acontecer para uma velocidade real de 70 km/h:
Radar registar 65 km/h - 5 (margem de erro) = 60 km/h
Radar registar 70 km/h - 5 (margem de erro) = 65 km/h
Radar registar 75 km/h - 5 (margem de erro) = 70 km/h

Última edição:

.

Fico, então à espera do desenho. É que além de, apenas e só, ter dito que não concordo com esses parâmetros de forma absoluta, acho que estou no meu direito de o fazer. Não tenho que acenar com a cabeça só porque sim, assim como respeito quem não concorde comigo.

P.S. O que está a bold é, para mim, o bastante para me excluir de toda a discussão contigo. Não gosto de pactuar com este nivel de maturidade virtual.

Fico, então à espera do desenho. É que além de, apenas e só, ter dito que não concordo com esses parâmetros de forma absoluta, acho que estou no meu direito de o fazer. Não tenho que acenar com a cabeça só porque sim, assim como respeito quem não concorde comigo.

P.S. O que está a bold é, para mim, o bastante para me excluir de toda a discussão contigo. Não gosto de pactuar com este nivel de maturidade virtual.
Resposta típica de quem fica sem argumentos e quer abandonar a conversa tentando ficar por cima!
Fica descansado que eu também não pretendia continuar com a conversa, isto já está mais do que explicado, quem quer entender entende, quem não quer que fique sem entender, para mim é indiferente.

Resposta típica de quem fica sem argumentos e quer abandonar a conversa tentando ficar por cima!
Fica descansado que eu também não pretendia continuar com a conversa, isto já está mais do que explicado, quem quer entender entende, quem não quer que fique sem entender, para mim é indiferente.
Estás enganado. Simplesmente não concordo com o que foi dito (não de uma forma absoluta, como já referi). Não me parece que isto signifique que queira ficar por cima.

Pessoal à partida, isto é teoricamente, podemos nas nacionais abusar em 10 km/h e em auto-estrada 20h a mais sob os respetivos limites sem sermos multados?

eu agora vou-me tornar invisível aos radares, telefonei ontem para o Tio Sam nos EUA e eles venderam-me uma lata de 20L daquela tinta especial que usam para tornar os aviões invisíveis ao radar para eu pintar o meu automóvel, assim quando passar ao radar não sou detectado, vejam lá se não é bem pensado, carro com tecnologia stealth...[:D]

agora mais a sério, é pá não sou propriamente nenhum santo a cumprir limites de velocidade, mas também não sou nenhum louco, em quase 40 anos de carta nunca tive uma única multa, já fui mandado parar em operações stop muitas vezes e nunca tive problemas, e radares em zonas estratégicas eu já conheço os pontos todos de tanta vez lá passar e nunca caio na esparrela, mas há aqueles que vão na lua ou vão com a pressa toda e mais alguma e caem que nem pardais uns a trás dos outros, e depois é raios e coriscos, só tem que assumir a responsabilidade da acto, e acabou, e principalmente agora que as coisas andam a apertar cada vez mais, se não se conseguem conter a andar nos limites não devem andar atrás de um volante...

hoje em dia vejo cada coisa que não lembra a ninguém ai pelas estradas, depois muitas vezes resultam em acidentes...

há que andar nas calmas e respeitar as coisas dentro das tolerâncias, e não andar sempre a queimar e depois quando são apanhados n vezes é sempre as autoridades os maus da fita, não aprendem a lição ficam sem carta, depois ficam mais contentes...

Voltar
Superior