Fui burlado

Eu diria que para resolver isso não serão poucas centenas. Apontaria mais para uns 500-1000 euros. Além de peças da caixa/embraiagem não serem baratas, são zonas que comem sempre muita mão de obra.

E seguramente terá sido omitido para despachar o carro. Mas sobre isso já deram sugestões.

Pode tentar-se provar que o dono anterior agiu de má-fé por saber o que se passava, mas implica gastar dinheiro judicialmente. Eu só vendi um carro particularmente no ano passado e não cancelei o seguro antes disso para o futuro dono o poder experimentar, portanto essas histórias de "não ter seguro e só poder dar uma voltinha no bairro" têm muito que se lhe diga...

Boas,

Comprei a um particular uma Ford Focus 1.6 diesel, modelo novo de 2013, foi-me dito que não tinha seguro, por isso só dava para dar uma voltinha. Pareceu-me estar tudo ok, fiz negocio e paguei, quando chego na auto estrada e meto a 5ª velocidade ( caixa de 6 ), verifico que ao acelerar ela salta para ponto morto. Se não acelerar ou acelerar muito pouco, ela não salta, mas se acelerar um pouco mais para ganhar velocidade, ela salta. Sem ser isso, todas as outras mudanças entram bem e sem problemas. Tive de fazer a viagem passando de 4ª velocidade directamente para 6ª. Em resumo, fui enganado e vou ter de entrar em despesas, pois quem vendeu nem o telefone atende. Pesquisei na net e vi muita coisa sobre isto noutras marcas e li que tanto pode ser coisas simples ou mais complicadas e caras. Como não estou a conseguir falar com a Ford e não tenho mecanico de confiança ( vou na Midas fazer revisões...), alguem pode dar algum palpite do que possa ser e de quanto poderei ter de gastar, na melhor e na pior das hipoteses?

Obrigado

PS: Peço respostas construtivas de quem puder ajudar, respostas só para me criticar pelo barret que levei de nada servem e chateado com isto já eu estou, preciso de ajuda e não de sermões.

Por curiosidade, há quanto tempo compraste?
Se eu vender o meu carro não vou usar o meu contacto, uso um cartão descartável para deitar fora após a venda. [;)]

Já alguém falou em advogados mas sinceramente não vejo qual o motivo.
Para futuro, podes validar no portal da ASF se efetivamente tem seguro (mas o vendedor está no direito de te recusar a dar uma voltinha).

É necessario abrir a caixa para arranjar isso? Se for esse anel poderá custar quanto todo o arranjo com mao de obra? Obrigado
Se não houver problemas maiores pagas no máximo 300€ sendo este custo maioritariamente mão de obra.
A peça em questão é algo parecido com isto:

images

Tentando ser construtivo... pode ser mais simples do que comprar uma caixa reconstruída (porque as velhas e usadas dos salvados nunca se sabe quantas mudanças irão saltar...) e mesmo não o sendo... (simples!) mas não sei onde moras ou circulas... há um marmanjo muito jeitoso neste fórum que até tem pachorra para abrir caixas de velocidades e depois muda o que for preciso e elas normalmente até ficam a funcionar bem...

Eu recomendo-te a falar com ele... chama-se eblase ou coisa do género, mas é de Odivelas ou coisa do género.

E vamos imaginar que não estava de má fé?
Que de facto a avaria deu-se nas tuas mãos?

A mim sempre me disseram que fizesse coisas muito práticas e simples num negocio entre particulares.
Verificar, tentar procurar pontos de adulteração de quilometragem, maior desgate, indícios de batidas, etc.
Dar uma volta, pequena ou grande, observar, ouvir.

E acima de tudo fazer a compra entre particulares, poupando o dinheiro que pagaria no stand, e ir com o carro imediatamente a um mecânico de confiança, ja avisado do que ia adquirir.
Trocar óleos, filtros todos, e deixa-lo analisar , investindo o dinheiro que poupei em manutenção preventiva.

Não quer este tipo de problemas?
Vai a um Stand grande, paga mais , verifica as garantias ( de preferência sem serem de seguros) , e quando tiver problemas já tem onde ir.

O melhor dos dois mundos, que é comprar mais barato que o tipo que vai ao stand, e não ter trabalho nenhum como o tipo que vai ao Stand, desconheço.

Em relação a advogados, juízes, tribunais, etc
Não vai dar em nada, absolutamente e rigorosamente nada, correndo ainda o risco de ter de explicar as Finanças porque andam 2 indivíduos sem relações familiares directas a transferirem dinheiro entre contas sem o declararem.

Tentando ser construtivo... pode ser mais simples do que comprar uma caixa reconstruída (porque as velhas e usadas dos salvados nunca se sabe quantas mudanças irão saltar...) e mesmo não o sendo... (simples!) mas não sei onde moras ou circulas... há um marmanjo muito jeitoso neste fórum que até tem pachorra para abrir caixas de velocidades e depois muda o que for preciso e elas normalmente até ficam a funcionar bem...

Eu recomendo-te a falar com ele... chama-se eblase ou coisa do género, mas é de Odivelas ou coisa do género.

... até ficam a funcionar bem...
Essa frase fez-me lembrar de um outro que desmontava a caixa e depois ao montar, mandava as peças á pázada lá para dentro á espera que ficasse tudo bem... lol

Se eu não tivesse confiança nesse marmanjo não o referia.

IMG-20201002-WA0000.jpg

Por acaso já não o vejo há c'anos!

IMG-20201002-WA0004.jpg

IMG-20201002-WA0006.jpg

Mas a garantia tem que ser ele a dar!

IMG-20201002-WA0002.jpg

Não sou eu que não recebi ainda comixão nenhuma! [:D]

Mas quem se atreve a mexer nisto e deixá-la a funcionar bem... merece o meu maior respeito! E este carro nem era meu nem sei qual é a caixa...

IMG-20201002-WA0001.jpg

Mas sei onde irei se e quando precisar!

Última edição:
Voltando ao princípio, já sabes que facilitaste. Falta saber agora quando fores fazer o registo do automóvel se não há mais surpresas!
Já agora, se era de particular, tens os dados dele no documento do Registo Automóvel e consegues chegar a ele. Eu posso ser corno, mas não sou manso. Percebes a ideia?
Quanto ao problema da caixa, não sou de grande ajuda, mas pode ser apenas uma questão de afinação e nada mais e passar pela Ford pode ser a solução, até porque um check-up à viatura não é caro e é recomendável já que podem haver mais surpresas...

PS: a ideia de contatar as autoridades não é má, mas tem um risco: podes ficar com o carro apreendido e sem culpa nenhuma!

um pequeno aparte: o modelo novo não é o de 2013, o modelo novo é de 2018. bem, podes pedir um check up na ford e referir o problema, a ver se te dão um orçamento, mas provavelmente vão dar-te um com 4 dígitos. ou podes ir a um mecânico na tua zona recomendado aqui. provavelmente serão os seletores, anéis, por aí. acho que se fossem seletores, seria apenas um zoar, não um saltar. o tipo comeu-te de cebolada e poderia ter acontecido a muitos, não te preocupes. mas essa história do "não tem seguro, está noutro carro ou deitei-o abaixo" é sempre um sinal de alarme. pode nem ser nada de especial, mas é de ficar de pé atrás. agora é uma coisa que ninguém espera que aconteça, claro!

agora é pedir um orçamento e ver em quanto ficará a brincadeira, nem que seja em dois sítios. alertas mesmo para o facto de teres comprado agora e que não esperavas logo uma conta dessas, a ver se tens sorte no preço. mas realmente implica pelo menos umas 3 ou 4 horas de mão de obra no mínimo, pois é preciso desmontar uma parte grande de peças e verificar se estão os carretos todos bem, se os seletores funcionam convenientemente, se os anéis, vedantes e utras cenas estão a funcionar, se tem óleo na caixa de velocidades (que deve ter que levar novo, diria eu que não percebo nada de mecânica), etc e tal. só em verificações e tal são mais umas horas. esperemos que fique por aí e não venha uma surpresa maior.

quanto ao tipo não atender sequer, um meu cunhado há 2 semanas vendeu uma ford transit dele e comprou uma mais pequena por metade do valor, uma berlingo. eu avisei-o que tinha muitos kms, para procurar melhor, para ter calma, etc, mas quis meter-se na primeira que viu, que era daqui de pertinho, que estava bem estimada e renovada por dentro, etc. comprou-a por menos 500€ que o valor que pediam, com o tipo sempre a baixar. quando a fui ver, realmente estava estofada e feito o trabalho recentemente, por dentro não se podia pedir mais nada, mas tinha o vidro com betume ou silicone numa ponta, sinal de que se calhar entrou água por ali, tinha uns arranjos de chapa mal feitos e o homem descobriu depois ao tirar uns tapetes que estava ferrugenta na parte de baixo do lado do condutor. ou seja, foi enganado, ligou ao tipo várias vezes e sempre telefone desligado... e logo ele, que vai ver longarinas e tudo o mais, foi aldrabado e já aconteceu o mesmo no golf que ele comprou há poucos anos, em que o ar condicionado afinal não funcionava e tal e teve que meter 800€ para um compressor e mais umas tretas, além do enchimento do ar condicionado. depois veio turbo a engasgar constantemente e outras cenas...

Que drama descomunal, então compras um carro usado com 6 ou 7 anos, a particular, provavelmente a um preço em conta, e esperas que esteja a 100% como saído de fábrica?

Até parece que o motor partiu, provavelmente é uma mola solta e já falam em advogados...

Leva isso ao mecânico que provavelmente nem será nada de especial...

Aproveita e faz uma revisão geral, com distribuição também...

já escrevi tanto que já nem vale a pena dizer-te nada. já houve uns quantos a fazerem o "trabalho" por mim... :sh)

E vamos imaginar que não estava de má fé?
Que de facto a avaria deu-se nas tuas mãos?

A mim sempre me disseram que fizesse coisas muito práticas e simples num negocio entre particulares.
Verificar, tentar procurar pontos de adulteração de quilometragem, maior desgate, indícios de batidas, etc.
Dar uma volta, pequena ou grande, observar, ouvir.

E acima de tudo fazer a compra entre particulares, poupando o dinheiro que pagaria no stand, e ir com o carro imediatamente a um mecânico de confiança, ja avisado do que ia adquirir.
Trocar óleos, filtros todos, e deixa-lo analisar , investindo o dinheiro que poupei em manutenção preventiva.

Não quer este tipo de problemas?
Vai a um Stand grande, paga mais , verifica as garantias ( de preferência sem serem de seguros) , e quando tiver problemas já tem onde ir.

O melhor dos dois mundos, que é comprar mais barato que o tipo que vai ao stand, e não ter trabalho nenhum como o tipo que vai ao Stand, desconheço.

Em relação a advogados, juízes, tribunais, etc
Não vai dar em nada, absolutamente e rigorosamente nada, correndo ainda o risco de ter de explicar as Finanças porque andam 2 indivíduos sem relações familiares directas a transferirem dinheiro entre contas sem o declararem.

Deves estar a gozar, não?

As finanças são os primeiros a receber essa explicação, assim que transfere a propriedade do veículo actualizam logo os dados para saberem a quem vão pedir o próximo IUC ... se não houvesse transferência de dinheiro é que teria de se justificar.

Só para tirar a caixa do sítio é uma hora...

É uma IB5? Dasse... mais uma hora para a montar... :sh)

Trabalho conta com 10-12 horas... a 35€ + IVA e é quem quiser mexer nisso! E que saiba mexer...

Sem materiais vamos em 600€.

Temos que concordar que até é "barato"! É metade do preço de um LED em carros de gama baixa!

Última edição:
Que drama descomunal, então compras um carro usado com 6 ou 7 anos, a particular, provavelmente a um preço em conta, e esperas que esteja a 100% como saído de fábrica?

Até parece que o motor partiu, provavelmente é uma mola solta e já falam em advogados...

Leva isso ao mecânico que provavelmente nem será nada de especial...

Aproveita e faz uma revisão geral, com distribuição também...
E não é que o vendedor é um user aqui do fórum?! [:)]
Atende o telemóvel seu malandro!

Só para tirar a caixa do sítio é uma hora...

É uma IB5? Dasse... mais uma hora para a montar... :sh)

Trabalho conta com 10-12 horas... a 35€ + IVA e é quem quiser mexer nisso! E que saiba mexer...

Sem materiais vamos em 600€.

Temos que concordar que até é "barato"! É metade do preço de um LED em carros de gama baixa!

No caso já é uma MTX75

Antes de fritarem a pipoca, recomendo que afinem os cabos/tirantes antes de tirar a caixa e depois ser algo mais simples.

Já me estás a estragar o negócio, pá!

É uma Getrag IB6 portanto é 20% mais cara a reparação que na IB5, tem mais uma mudança... 6/5= ... 20% mais

Só estragas as coisas! [:D]

E não é que o vendedor é um user aqui do fórum?! [:)]
Atende o telemóvel seu malandro!
Exato...

Mas por acaso até acho "piada" pois neste fórum quando alguém tem problemas mecânicos e pede ajuda para saber se repara ou vende, por norma, dizem todos para vender e não se meterem em despesas...

Agora quando toca a nós já custa um bocado...

Nada em específico ao OP ou a qualquer user em particular, só acho piada a certas hipocrisias...

Voltando ao caso em concreto, primeiro que se faça um diagnóstico e depois logo se vê,. ;)

Voltar
Superior