Voltando ao princípio, já sabes que facilitaste. Falta saber agora quando fores fazer o registo do automóvel se não há mais surpresas!
Já agora, se era de particular, tens os dados dele no documento do Registo Automóvel e consegues chegar a ele. Eu posso ser corno, mas não sou manso. Percebes a ideia?
Quanto ao problema da caixa, não sou de grande ajuda, mas pode ser apenas uma questão de afinação e nada mais e passar pela Ford pode ser a solução, até porque um check-up à viatura não é caro e é recomendável já que podem haver mais surpresas...
PS: a ideia de contatar as autoridades não é má, mas tem um risco: podes ficar com o carro apreendido e sem culpa nenhuma!
um pequeno aparte: o modelo novo não é o de 2013, o modelo novo é de 2018. bem, podes pedir um check up na ford e referir o problema, a ver se te dão um orçamento, mas provavelmente vão dar-te um com 4 dígitos. ou podes ir a um mecânico na tua zona recomendado aqui. provavelmente serão os seletores, anéis, por aí. acho que se fossem seletores, seria apenas um zoar, não um saltar. o tipo comeu-te de cebolada e poderia ter acontecido a muitos, não te preocupes. mas essa história do "não tem seguro, está noutro carro ou deitei-o abaixo" é sempre um sinal de alarme. pode nem ser nada de especial, mas é de ficar de pé atrás. agora é uma coisa que ninguém espera que aconteça, claro!
agora é pedir um orçamento e ver em quanto ficará a brincadeira, nem que seja em dois sítios. alertas mesmo para o facto de teres comprado agora e que não esperavas logo uma conta dessas, a ver se tens sorte no preço. mas realmente implica pelo menos umas 3 ou 4 horas de mão de obra no mínimo, pois é preciso desmontar uma parte grande de peças e verificar se estão os carretos todos bem, se os seletores funcionam convenientemente, se os anéis, vedantes e utras cenas estão a funcionar, se tem óleo na caixa de velocidades (que deve ter que levar novo, diria eu que não percebo nada de mecânica), etc e tal. só em verificações e tal são mais umas horas. esperemos que fique por aí e não venha uma surpresa maior.
quanto ao tipo não atender sequer, um meu cunhado há 2 semanas vendeu uma ford transit dele e comprou uma mais pequena por metade do valor, uma berlingo. eu avisei-o que tinha muitos kms, para procurar melhor, para ter calma, etc, mas quis meter-se na primeira que viu, que era daqui de pertinho, que estava bem estimada e renovada por dentro, etc. comprou-a por menos 500€ que o valor que pediam, com o tipo sempre a baixar. quando a fui ver, realmente estava estofada e feito o trabalho recentemente, por dentro não se podia pedir mais nada, mas tinha o vidro com betume ou silicone numa ponta, sinal de que se calhar entrou água por ali, tinha uns arranjos de chapa mal feitos e o homem descobriu depois ao tirar uns tapetes que estava ferrugenta na parte de baixo do lado do condutor. ou seja, foi enganado, ligou ao tipo várias vezes e sempre telefone desligado... e logo ele, que vai ver longarinas e tudo o mais, foi aldrabado e já aconteceu o mesmo no golf que ele comprou há poucos anos, em que o ar condicionado afinal não funcionava e tal e teve que meter 800€ para um compressor e mais umas tretas, além do enchimento do ar condicionado. depois veio turbo a engasgar constantemente e outras cenas...
Que drama descomunal, então compras um carro usado com 6 ou 7 anos, a particular, provavelmente a um preço em conta, e esperas que esteja a 100% como saído de fábrica?
Até parece que o motor partiu, provavelmente é uma mola solta e já falam em advogados...
Leva isso ao mecânico que provavelmente nem será nada de especial...
Aproveita e faz uma revisão geral, com distribuição também...
já escrevi tanto que já nem vale a pena dizer-te nada. já houve uns quantos a fazerem o "trabalho" por mim... :sh)