Função Pública... Funcionários públicos com privacidade ameaçada...

O lado certo das coisas

O lado certo das coisas

Vamos lá Pé Leve.

A mim podes explicar essa tua teoria de um modo simples.

(sou uma pessoa simples, estás à vontade. escusas de citar pessoas que não interessam ou circunstâncias que nada tem a ver com o tema)

Ou estás a fazer como o Sócrates fez na campanha eleitoral?

(que mentiu, afirmando que não iria haver aumento de impostos).

Sei o que te faz tanta comichão, mas há remédio para isso.

Nestas coisas, como em tudo na vida e perante o óbvio, só deveria haver uma escolha a fazer.

Mas mais importante que isso é continuar a esgrimir argumentos, por mais despropositados que sejam.

Assim:

Pronto, tens razão e como sei que és agarrado ao passado leva lá..
Além de perito em Economics, também és versado em assuntos de Dermatologia...

Gosto de ver essa tua faceta de Almanaque. Espero que dê saúde e faça crescer...

Olha a minha:
05Demo9Pro_d.jpg

Pe Leve .
a haver baixa de impostos so podera ser feita numa conjuntura de crescimento superior a 2,2 ou 2,5% no minimo.
alem disso uma baixa de impostos teria que visar claramente um objectivo, aumenatr o investimento e conter o comsumo interno.
Isto significaria aquilo que a baixar seia quase exclusivamente no IRC , eventualemnte com uma subida do IRS .
so assim seria justificavel mexer nos impostos do meu ponto de vista.
pelo menos enquanto o defice não chegar perto do zero[;)]
Bem, ficamos cada qual com a sua!...[:p] [;)]

Por mim só consegues "agarrar" o déficit aumentando a produtividade e a única forma de fazê-lo é incentivar, precisamente, essa produtividade dando condições fiscais às empresas!...[;)]

Vamos lá Pé Leve.

A mim podes explicar essa tua teoria de um modo simples.

(sou uma pessoa simples, estás à vontade. escusas de citar pessoas que não interessam ou circunstâncias que nada tem a ver com o tema)

Ou estás a fazer como o Sócrates fez na campanha eleitoral?

(que mentiu, afirmando que não iria haver aumento de impostos).
Bem, fuga para a frente, OK!...

Mas e um comentário às citações que eu fiz, há?...[:p] [:D] [;)]

Bem, ficamos cada qual com a sua!...[:p] [;)]

Por mim só consegues agarrar o déficit aumentando a produtividade e a única forma de fazê-lo é incentivar, precisamente, essa produtividade dando condições fiscais às empresas!...[;)]

não fica nada na sua, eu tenho razão e tu não [:D]
o unico caminho a seguir é o do corte na despesa não necessaria, e quando houver condiçoes então baixar n o IRC .

a baixa de impostos para nos cidadões so la para o fi da proxima legislatgura se tudo correr muito bem.

caso contrario so daqui a uma decada ou mais.

nos não podemos estar sistematicamente a endividar o pais e atirar as divids para as proximas gerações.
ja chega de passivos não achas [;)]

não fica nada na sua, eu tenho razão e tu não [:D]
o unico caminho a seguir é o do corte na despesa não necessaria, e quando houver condiçoes então baixar n o IRC .

a baixa de impostos para nos cidadões so la para o fi da proxima legislatgura se tudo correr muito bem.

caso contrario so daqui a uma decada ou mais.

nos não podemos estar sistematicamente a endividar o pais e atirar as divids para as proximas gerações.
ja chega de passivos não achas [;)]
Mas, então, eu não disse, precisamente isso?...[:p] [:p] [:p]

Há que iniciar a baixa de impostos para as empresas já e para os particulares muito em breve! E, claro, há que cortar na despesa que não seja, mesmo, necessária![;)]

Mas, então, eu não disse, precisamente isso?...[:p] [:p] [:p]

Há que iniciar a baixa de impostos para as empresas já e para os particulares muito em breve! E, claro, há que cortar na despesa que não seja, mesmo, necessária![;)]
não.
é que para ja enquanto o defice não estiver controlado não da paea corta ipostos para ninguem.
[:D][;)]

alem disso uma baixa de impostos teria que visar claramente um objectivo, aumenatr o investimento e conter o comsumo interno.
Só há uma maneira saudável de fazer isso, aproveitar a subida dos juros e criar condições que incentivem e premeiem as pessoas que poupam, mas para poupar é preciso haver dinheiro, com vencimentos mais justos.

.

Não há nada como o realmente ...

Não há nada como o realmente ...

É curioso o modo que os que são acusados de provocar o défice (sim, os que fazem parte do Monstro...) vêm aqui com soluções da Farinha Amparo.

Só porque o 'petit' líder da oposição disse que se deveria baixar os impostos em IRC e IVA.

E então as políticas da esquerda-frentista passam para políticas de centro-centrista.

Fantástico.

O que se aprende neste fórum.

Quase tão bom como nas Selecções do RD. [:D]

Pé Leve, tenta lá responder-me. Sem citações. Sou uma pessoa simples. Vá lá.

É curioso o modo que os que são acusados de provocar o défice (sim, os que fazem parte do Monstro...) vêm aqui com soluções da Farinha Amparo.

Só porque o 'petit' líder da oposição disse que se deveria baixar os impostos em IRC e IVA.

E então as políticas da esquerda-frentista passam para políticas de centro-centrista.

Fantástico.

Explica-me lá isso por miudos como se fosse muito burro sff, é que ainda sou capaz de interpretar isso ao contrário daquilo que pretendias dizer...

Fantástico.

Depois de tantas citações e só leste a que tinha pendor político?!...

Lê as outras, pois quando queres também sabes fundamenmtar as tuas opiniões em opiniões de outros...[:p] [:D]

Pé Leve, vais-me desculpar, mas aquilo que eu gosto de ler pouco ou nada tem a ver com as citações que colocas.

E não é nada simpático postares umas citações que além de serem extensas, não acrescentam nada, rigorosamente nada àquilo que estamos a discutir.

Gosto de travar-me de razões com idéias em cima do teclado.

Com citações aleatórias só porque se enquadram na chave de pesquisa, não. Tá entendido? [;)]

Pé Leve, vais-me desculpar, mas aquilo que eu gosto de ler pouco ou nada tem a ver com as citações que colocas.

E não é nada simpático postares umas citações que além de serem extensas, não acrescentam nada, rigorosamente nada àquilo que estamos a discutir.

Gosto de travar-me de razões com idéias em cima do teclado.

Com citações aleatórias só porque se enquadram na chave de pesquisa, não. Tá entendido? [;)]
Mas queres que te diga de novo que estou de acordo com um baixar progressiovo dos impostos, que acho brutais e asfixiantes da nossa economia? Então eu digo. Há impostos a mais e demasiado altos.

Deveriam ir baixando, primeiro para as empresas, para lhes dar espaço de manobra, e, depois, para as famílias, para repor a poupança e o consumo dentro dos níveis normais para o que se produz internamente ser consumido!...

Chega, ou queres com mais molho?...[:D] [;)]

Pé Leve,

Claro que todos gostaríamos de ganhar mais e pagar menos Impostos. [:cool:]

Mas há uma coisa chamada equilíbrio Orçamental do Estado. E sabemos que as contas estão negativas, o tal défice.

Melhorou alguma coisa? Um nadinha, sim senhor. Mas nada que se possa considerar como um sinal definitivo.

Há muito para fazer antes de uma mudança da política económica, como sanear as contas do Estado. Reduzir o tal défice.

Eu sei o que te passa pela cabeça. A fórmula de aumentar a receita em vez de cortar na despesa, desfocaria a atenção sobre a redução da despesa no Estado. E tu sabes como se pretende cortar na despesa. Infelizmente é cortar no pessoal.

É por isso que é preciso muita cautela nos indicadores económicos.

Continuamos a não estar bem. Falta muito para isso.

E perguntas tu, porque é que não se aumenta a receita? Porque não se fomenta o investimento baixando os Impostos, tais como o IRC e o IVA?

Porque não é por aí que não há investimento. O IRC tem taxa de 25%, mas é pouco significativo o que se arrecada em sede de IRC. Ou porque há pouca rentabilidade das Empresas, ou porque há uma enorme evasão e fraude fiscal ou porque simplemente há poucas Empresas.

É um pouco de tudo.

Mas o que trava o investimento é a falta de condições base.

Educação. É uma vergonha os índices que temos neste ponto. Os da Europa são muito superiores aos de Portugal. A Europa do Leste são o dobro. O que o nosso Primeiro pretende promover é falsear as estatísticas. Dizer aos Empresários, venham cá investir em Portugal porque afinal temos uma mão de obra qualificada. Eles, não atingiram os níveis de escolaridade, mas o que conta é a esperiência e essa treta toda.
Sabes que é uma falácia. Que não tem nada contra o individuo em si, mas que falseia a imagem de Portugal.
E nestes campos, há que combater os problemas pela raiz.
Só que isso leva muito tempo. Gerações. E quanto mais tarde começarmos, mais tarde terminamos.

Justiça. Sabemos que no mundo dos negócios uma justiça célere é fundamental. Como é que um Empresário investe em Portugal quando a Justiça falha por não responder a tempo e horas. E não é só por causa das dívidas (a maior vergonha de todas), mas também um conjunto múltiplo de razões onde nada funciona. E quando há resposta é só depois de muito, muito tempo. Demasiado.

Saúde.
...
Outros

E enquanto não houver estas condições base, o crescimento económico será sempre algo imprevisível.

Os Bancos não se atrevem a investir porque têm medo de perder o seu dinheiro. Os pequenos e médios Empresários ou têm bens próprios, ou então defrontam-se com um muro de betão para conseguir financiar os seus projectos.

E até lá, há que pagar as contas. E como tal, o Estado tem de baixar o Défice. E não é por o colocarmos de lado que ele deixa de ser um problema.

Jorge Sampaio com a sua triste expressão de que há vida para lá do défice, demonstra com clareza a natureza dos nossos governantes. Não têm a coragem de enfrentar os problemas de frente.

Assim como o Governo não consegue aumentar a receita fiscal porque o combate à evasão e fraude estão a marcar passo.

O que resta? Cortar na despesa.

Onde é que ela é evidente? Na folha de pagamentos da FP. Claro como a água.

[;)]

E perguntas tu, porque é que não se aumenta a receita? Porque não se fomenta o investimento baixando os Impostos, tais como o IRC e o IVA?

Porque não é por aí que não há investimento. O IRC tem taxa de 25%, mas é pouco significativo o que se arrecada em sede de IRC. Ou porque há pouca rentabilidade das Empresas, ou porque há uma enorme evasão e fraude fiscal ou porque simplemente há poucas Empresas.
Um grande aplauso para a clarividência demonstrada neste assunto. De facto, ao contrário do que a "cassete de direita" apregoa, não são os impostos o entrave ao investimento.

É que... até podemos ter impostos um pouco superiores a outros Países, mas esta ligeira desvantagem demorona-se perante a ENORME vantagem de termos os salários MUITO MAIS BAIXOS que esses países.

Por exemplo, o custo da mão de obra em Portugal é cerca de METADE do custo Espanhol. Se somarmos as despesas com impostos e com o custo da mão de obra, Portugal é claramente mais competitivo que a Espanha, Grécia ou Irlanda.

Relativamente ao problema da falta de qualificação dos Portugueses, há que ver a questão com seriedade: a culpa não é do estado! Hoje toda a gente tem acesso a todo o tipo de formações, desde a profissional até ao superior. Não sei se sabem mas qualquer Português com mais de 23 anos pode entrar na Universidade, mesmo sem ter o ensino secundário completo.

A falta de qualificação e o abandono escolar acontecem, não por culpa do estado, mas por culpa deste povão preguiçoso, facilitista e RASCA (de uma forma genérica). O mesmo povo que passa por dentro de estações de serviço, para avançar alguns lugares na fila, como vi ontem na TV.

Voltar
Superior