Função Pública... Funcionários públicos com privacidade ameaçada...

Marques Mendes tem um argumento sedutor para quem tiver a memória curta. De facto, em Espanha a taxa máxima de IVA anda nos 16% e isso interfere com a competitividade das nossas empresas. Porém, quando a taxa do IVA em Portugal era 17%, foi o governo onde estava Marques Mendes que decidiu o seu aumento para 19%.

E decidiu-o pelas mesmas razões e com o mesmo fundamento técnico com que este Governo decidiu subir o IVA de 19% para 21%. Em ambos os casos, o défice orçamental foi a razão. Em ambos os casos, optou-se pelo IVA por ser de impacto mais previsível nas receitas. Em ambos os casos, evitou-se mexer nos impostos directos para evitar maior contestação social. Ao que parece, os impostos indirectos como o IVA, sendo socialmente mais injustos, são politicamente menos onerosos.
Portanto, estranhamente, Marques Mendes está em desacordo com José Sócrates pelo simples facto de estar na Oposição e comete o mesmo erro que Sócrates quando este, em campanha eleitoral, prometeu não subir os impostos e depois teve de voltar atrás com a palavra dada. É caso para dizer que estar na Oposição faz mal à inteligência. Tanto num caso como noutro.
Além disso, parece óbvio que se o Governo tivesse anunciado uma redução do IVA, Marques Mendes seria o primeiro a denunciar o evidente eleitoralismo da medida numa situação em que as contas públicas continuam deficitárias. Como é que Marques Mendes consegue viver sempre do lado errado do argumento é um mistério que ninguém resolve.
Depois ainda, os políticos que ambicionam alcançar um défice de 3% e já estão em êxtase quando se anda na casa dos 4% precisam urgentemente de um abanão. Um país que se preze deve ambicionar ter excedentes orçamentais e não défices. Quando se estiver em positivos, logo se poderá pensar em bónus para a sociedade. Até lá, a linha dura é o que os portugueses querem. Não gostam, mas gostam ainda menos de fáceis promessas de redução de impostos.
De qualquer maneira, a discussão da redução do IVA, que assinala o início da campanha eleitoral para as próximas legislativas, tem o mérito de abrir as portas a outra discussão. Que é a de saber o que pensam os portugueses sobre a política do Governo.
Sobre isto, no último barómetro semanal, pelo menos 71% dos leitores do Jornal de Negócios não tem dúvidas. Se o Governo de José Sócrates quiser vencer as próximas eleições, deve levar as suas reformas até ao fim. A suavização da política governativa é um caminho eleitoral errado.
O que importa aqui não é se se é favorável ou não às políticas do Governo. O que importa é se o caminho da suavização das políticas é eleitoralmente mais favorável do que a sua prossecução.
E a resposta dos participantes no barómetro é muito esclarecedora. No fundo significa que a única solução política que Sócrates possui é continuar a fazer o que tem feito, fechando os dossiês que abriu, concluindo as reformas que rasgam feridas e criam inimigos, para depois poder dizer que a parte dolorosa da sua governação terminou.
Se conseguir chegar às eleições com as reformas completadas, Sócrates terá uma arma eleitoral sem paralelo. Sobretudo porque poderá dizer ao País: "conseguimos".
E como todos sabemos, o País está desejoso de vencer o monstro do défice público para pôr um ponto final num pesadelo que já dura há demasiados anos.

in www.negocios.pt[;)]

Pé Leve,

Claro que todos gostaríamos de ganhar mais e pagar menos Impostos. [:cool:]

Mas há uma coisa chamada equilíbrio Orçamental do Estado. E sabemos que as contas estão negativas, o tal défice.

Melhorou alguma coisa? Um nadinha, sim senhor. Mas nada que se possa considerar como um sinal definitivo.

Há muito para fazer antes de uma mudança da política económica, como sanear as contas do Estado. Reduzir o tal défice.

Eu sei o que te passa pela cabeça. A fórmula de aumentar a receita em vez de cortar na despesa, desfocaria a atenção sobre a redução da despesa no Estado. E tu sabes como se pretende cortar na despesa. Infelizmente é cortar no pessoal.

É por isso que é preciso muita cautela nos indicadores económicos.

Continuamos a não estar bem. Falta muito para isso.

E perguntas tu, porque é que não se aumenta a receita? Porque não se fomenta o investimento baixando os Impostos, tais como o IRC e o IVA?

Porque não é por aí que não há investimento. O IRC tem taxa de 25%, mas é pouco significativo o que se arrecada em sede de IRC. Ou porque há pouca rentabilidade das Empresas, ou porque há uma enorme evasão e fraude fiscal ou porque simplemente há poucas Empresas.

É um pouco de tudo.

Mas o que trava o investimento é a falta de condições base.

Educação. É uma vergonha os índices que temos neste ponto. Os da Europa são muito superiores aos de Portugal. A Europa do Leste são o dobro. O que o nosso Primeiro pretende promover é falsear as estatísticas. Dizer aos Empresários, venham cá investir em Portugal porque afinal temos uma mão de obra qualificada. Eles, não atingiram os níveis de escolaridade, mas o que conta é a esperiência e essa treta toda.
Sabes que é uma falácia. Que não tem nada contra o individuo em si, mas que falseia a imagem de Portugal.
E nestes campos, há que combater os problemas pela raiz.
Só que isso leva muito tempo. Gerações. E quanto mais tarde começarmos, mais tarde terminamos.

Justiça. Sabemos que no mundo dos negócios uma justiça célere é fundamental. Como é que um Empresário investe em Portugal quando a Justiça falha por não responder a tempo e horas. E não é só por causa das dívidas (a maior vergonha de todas), mas também um conjunto múltiplo de razões onde nada funciona. E quando há resposta é só depois de muito, muito tempo. Demasiado.

Saúde.
...
Outros

E enquanto não houver estas condições base, o crescimento económico será sempre algo imprevisível.

Os Bancos não se atrevem a investir porque têm medo de perder o seu dinheiro. Os pequenos e médios Empresários ou têm bens próprios, ou então defrontam-se com um muro de betão para conseguir financiar os seus projectos.

E até lá, há que pagar as contas. E como tal, o Estado tem de baixar o Défice. E não é por o colocarmos de lado que ele deixa de ser um problema.

Jorge Sampaio com a sua triste expressão de que há vida para lá do défice, demonstra com clareza a natureza dos nossos governantes. Não têm a coragem de enfrentar os problemas de frente.

Assim como o Governo não consegue aumentar a receita fiscal porque o combate à evasão e fraude estão a marcar passo.

O que resta? Cortar na despesa.

Onde é que ela é evidente? Na folha de pagamentos da FP. Claro como a água.

[;)]
Isso é, no mínimo, só ver de um lado de um problema em vez de vê-lo no seu todo!

Deixa lá os funcionários públicos em paz e vê as opiniões de quem está interessado na matéria e em que é que se pode evitar degradar o déficit na parte da vergonhosa e despudorada fuga ao fisco!...

Face a tanta coisa destas parece um bocado cansativo bater sempre nos mesmos, não achas?...[:p]

Marques Mendes tem um argumento sedutor para quem tiver a memória curta. De facto, em Espanha a taxa máxima de IVA anda nos 16% e isso interfere com a competitividade das nossas empresas. Porém, quando a taxa do IVA em Portugal era 17%, foi o governo onde estava Marques Mendes que decidiu o seu aumento para 19%.

A maravilha com os políticos portugueses, é que não escapa nem um! A "Manela" aumentou de 17% para 19% e todos achamos horrível, inclusivamente o pessoal da oposição. Mas assim que o amigo Sócrates subiu ao poleiro, lembrou-se que 19% afinal era pouco, e pensou com os botões... "Hmmmm, deixa cá ver... 21% nem é exagerado, e se os outros fizeram, ora que se lixe, mais 2%, ninguém nota". Só espero é que o próximo governo não se lembre de levantar a fasquia até aos 23%!

Isso é, no mínimo, só ver de um lado de um problema em vez de vê-lo no seu todo!

Deixa lá os funcionários públicos em paz e vê as opiniões de quem está interessado na matéria e em que é que se pode evitar degradar o déficit na parte da vergonhosa e despudorada fuga ao fisco!...

Face a tanta coisa destas parece um bocado cansativo bater sempre nos mesmos, não achas?...[:p]
Pois, parece que és parte do problema e não parte da solução. [:D] [:D] [:cool:]

A maravilha com os políticos portugueses, é que não escapa nem um! A "Manela" aumentou de 17% para 19% e todos achamos horrível, inclusivamente o pessoal da oposição. Mas assim que o amigo Sócrates subiu ao poleiro, lembrou-se que 19% afinal era pouco, e pensou com os botões... "Hmmmm, deixa cá ver... 21% nem é exagerado, e se os outros fizeram, ora que se lixe, mais 2%, ninguém nota". Só espero é que o próximo governo não se lembre de levantar a fasquia até aos 23%!
O nosso problema como povo é de sermos de memória curta. Muitos de nós votou PS por causa desses desmandos. Que daqui a 2 anos as pessoas se lembrem das promessas de José Sócrates de não aumentar os impostos. [;)]

Função Pública, será o fim ou o princípio?...

Sim
O que será??

Sim
O que será??

Afunção publica vai ter que existir.

os actuais funcionarios publicos vão ter e grande parte que mudar de mentalidade.
Pois o resto da malta não esta muito pelos ajustes com esta situação.

Pois, parece que és parte do problema e não parte da solução. [:D] [:D] [:cool:]
Bem, comentando os opositores evitamos de comentar as suas ideias... É mais fácil, convenhamos!...[:p] [:p] [:p]

Pá, não te parece muito mais grave a desenfreada fuga ao fisco de que só agora se começa a ter uma noção, por alto, da respectiva dimensão, do que o "peso" da Função Pública no país? Não te parece que seja gravíssimo haverem milhões de contos em riqueza que não servem ninguém senão aos próprios criminosos que os escondem para seu único proveito?

Achas que a despesa da Função Pública, essencial à vida do país, a eliminar quando o que tem gangrenado o país tem sido a economia paralela e a incompetência de demasiados empresários, gestores e políticos?

Eu não diria que tu és parte do problema, pois trabalhas honradamente, independentemente de ser por conta própria, ou de ser para outros, mas digo que essa maneira de pensar tem dado um grande contributo para o actual estado deste país!...

Já pensaste que a "corrente" a favor da diminuição dos impostos tem vindo a crescer por algum motivo? Já te debruçaste sobre qual seja esse motivo?...[:p] [:p] [:p]

Afunção publica vai ter que existir.

os actuais funcionarios publicos vão ter e grande parte que mudar de mentalidade.
Pois o resto da malta não esta muito pelos ajustes com esta situação.
[;)]
Até tu, anarco liberal, defende a existência de FPs.

Pq esta preocupação toda???

PÉLEVE
Fuga ao fisco combate-se com Leis SIMPLES.
Não com mais estado.

TAxa unica tipo taxa de 20% e acabou.
quem ganha 3000 mil paga 600
quem ganha 5000 paga 1000 e assim sucessivamente.
e isso para todo o tidpo de redimentos, seja eles do trabalhao, dividendos etcetc etc [:cool:]

Oh, that's the way, uh-huh uh-huh,
I like it, uh-huh, uh-huh.
That's the way, uh-huh uh-huh,
I like it, uh-huh, uh-huh.
That's the way, uh-huh uh-huh,
I like it, uh-huh, uh-huh
[:)]

Declarava tudo 2999

muah aha ha ha ha[;)]

Aqui não pega...

"os actuais funcionarios publicos vão ter e grande parte que mudar de mentalidade.
Pois o resto da malta não esta muito pelos ajustes com esta situação."

90% do resto da malta se pudesse ia já todo para a FP....

1. Pá, não te parece muito mais grave a desenfreada fuga ao fisco de que só agora se começa a ter uma noção, por alto, da respectiva dimensão, do que o "peso" da Função Pública no país? 2. Não te parece que seja gravíssimo haverem milhões de contos em riqueza que não servem ninguém senão aos próprios criminosos que os escondem para seu único proveito?

Achas que a despesa da Função Pública, essencial à vida do país, a eliminar quando o que tem gangrenado o país tem sido a economia paralela e a incompetência de demasiados empresários, gestores e políticos?

Eu não diria que tu és parte do problema, pois trabalhas honradamente, independentemente de ser por conta própria, ou de ser para outros, mas digo que essa maneira de pensar tem dado um grande contributo para o actual estado deste país!...

Já pensaste que a "corrente" a favor da diminuição dos impostos tem vindo a crescer por algum motivo? Já te debruçaste sobre qual seja esse motivo?...[:p] [:p] [:p]

Que mistura de demagogia com inconsciência que culmina numa brilhante frase final, Pé Leve [:p]

Imobilismo no seu melhor.

Isto agora governa-se por correntes e por o que o povão quer, além de que ainda hás-de explicar desde quando é nova a corrente de baixar os impostos.

Mas continuem...vocês estão certos, o mundo é que está errado.

Que se mude tudo e depois a minha casinha [:D]

Bem, comentando os opositores evitamos de comentar as suas ideias... É mais fácil, convenhamos!...[:p] [:p] [:p]

Pá, não te parece muito mais grave a desenfreada fuga ao fisco de que só agora se começa a ter uma noção, por alto, da respectiva dimensão, do que o "peso" da Função Pública no país? Não te parece que seja gravíssimo haverem milhões de contos em riqueza que não servem ninguém senão aos próprios criminosos que os escondem para seu único proveito?

Sei o motivo que leva as pessoas a aderirem à baixa dos impostos. Sei apenas que ela não é oportuna, demonstrando uma grande falta de sensibilidade para os problemas deste País.

E é dessas manobras de baixa política que me assustam.

E se tentares ler correctamente o meu texto, eu não faço um ataque aos FP. Nada disso. Mas pedir um pouco de atenção é mesmo assim pedir de mais, não é?

2999X0.20 = 599,8€

Aí não pega nada ultimamente.

O que eu quero dizer é que as pessoas (empresários) declarariam o mínimo para não pagar nada.[:p]

Ainda ontem fui à terrinha...

O cunhado do cunhado a gabar-se que foge aos impostos sempre que pode... O negócio é venda de carne e garanto-te que ele tem tanta imaginação que... Duvido que alguma vez o apanhem...

Outro cunhado, gaba-se que recebe as deslocações ao estrangeiro por baixo da mesa... Ganha mensalmente uns 300 contos e o patrão declara 80...[;)]

Declarava tudo 2999

muah aha ha ha ha[;)]

Aqui não pega...

atão nesse caso pagavam 599.8 é tuda 20%.
e assim o pessoal dclarava mais sabes porque .
porque assim tu começas fazer contas da seguinte forma.

se eu tenho uma empresa e decalaro o meu ordenado muito alto vou pagar 42%.
nesse caso declaro so uma aprt e e entrego resto sob a forma de dividendos que so pagam 20%

ao meu funcionario faço o mesmo, entrego uma parte da participação nos luctros em vez de lhe pagar um ordenado alto assim pagam menos e recebem mais e eu poupo[:D]

e assim sucessivamenete quanto mais taxas mais esquemas.

tudo a 20% não havia vantagem em ter esquemas .

Outro coisa.
so com 2 impostos não era inciomensuravelmenet mais simples a fiscalização?

mas voltando á treta das taxas variaveis.

qual foi o verdadeito egfeito dos 42% de IRS ?
Zero nenhum nicles.
sabes porque ?
porque hoje e dia toda a gente que tenha mais de 3 tostoes faz planeamento fiscal , que é LEGAL note-se bem LEGAL.
Com um taxa unica era sempre 20% la se ia o planeamneto fiscal em grande parte.

O meu consultor fiscal ( a minha mulher )aconselhou-me os seguinte.

PPR empresa .

Beneficios para o socio e colaborador -> dedutivel no IRS
BEneficios para a emrpesa -> NÂO ESTA SUJEITO A SS[:D][;)]
http://www.bes.pt/sitebes/cms.aspx?plg=F75CFC4C-FE4D-4122-BC64-5C6989DD4FDD

capiche
quanto mais impsotos e com mais taxas nmaior agressividade no planeamento fiscal .

é isso que se quer?

Última edição:
O que eu quero dizer é que as pessoas (empresários) declarariam o mínimo para não pagar nada.[:p]

Zero se o emprersario não delarar nada como IRS, quando trasnferir o dinehrio para a conta como dividendos paga na mesma [:D].

Mesmo que não passe dividendos, se tens afcturação e não tens despesas vais ter lucros se tens lucros tens IVA [:D]

Capiche [:)]
é assim tão dificil[:D]

Percebes taxa unica indepedentemenet da origem do rendimento [;)]

Uma coisa que ainda me faz impressão é essa esquerda moderninha (aquela que está sempre a descobrir a pólvora e um maravilhoso mundo novo com 20 anos de atraso porém) ainda não ter evoluído para a seguinte ideia:

1. Uma pessoa que ganhe bem só usufrui do seu rendimento, consumindo.
2. Logo, que se faça a redistribuição (tão apanágio da esquerda) através do consumo e não fundamentalmente no rendimento.

Isto claro se tiverem a inteligência suficiente para perceber o quão estúpido às vezes a lógica fiscal é.

Quanto melhor trabalhas, quanto mais mérito tens, quanto mais sucesso tens, TOMA, PIMBA!!!

SHAME ON YOU...TOMA LÁ QUE LEVAS JÁ UMA BRUTA TAXA PRA VER SE APRENDES.

Quanto menos trabalhas, quanto menos consegues, menos o Estado te fica.

No fundo o princípio da flat tax que a esquerda americana (que por acaso é liberal :D) já defende há muito.

Mas acho que só lá para 2050 evoluiram para algo deste género por cá, depois de mais uma vez o seu modelo falhar ou se revelar...ultrapassado, como sempre.

Última edição:
Que mistura de demagogia com inconsciência que culmina numa brilhante frase final, Pé Leve [:p]

Imobilismo no seu melhor.

Isto agora governa-se por correntes e por o que o povão quer, além de que ainda hás-de explicar desde quando é nova a corrente de baixar os impostos.

Mas continuem...vocês estão certos, o mundo é que está errado.

Que se mude tudo e depois a minha casinha [:D]
Não é o "povão" que diz, como, por certo e do que se vê, não leste das minhas citações às respectivas fontes!...

E essa de que é o mundo versus função pública "só contaram pr'a você"!...

Voltar
Superior