Função Pública

Zerorpm,

Podes ver este caso do Porfírio como uma comodidade em vez de mistura de interesses.

Eu quando tinha tempo disponível, era o preto que levava os carros da família ao IPO. Porque gostava de carros e cá em casa têm uma tendência acentuada para abusarem de mim... [8D]

Um dia, falei com o meu pai sobre situações que eu não controlava e depois vinha lá o chumbo. Ele telefonou a um amigo que tem uma oficina multi-marca e a partir daí eu limitava-me a entregar o carro na oficina e depois ia lá buscá-lo depois da IPO.

Nunca mais houve chumbos ou anotações.

Porque será? :)

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Mas, para ajudar nesse desiderato hoje o Governo deu (mais) um presente de Natal aos funcionários públicos...
Pé Leve, esta legislação de mobilidade é inevitável se queremos realmente melhorar a eficácia da função pública.

Eu vejo-a como uma solução muito boa para os FPs. Caso não funcione, a alternativa será muito pior...

citação:Originalmente colocada por eu

Mas, para ajudar nesse desiderato hoje o Governo deu (mais) um presente de Natal aos funcionários públicos...
Pé Leve, esta legislação de mobilidade é inevitável se queremos realmente melhorar a eficácia da função pública.

Eu vejo-a como uma solução muito boa para os FPs. Caso não funcione, a alternativa será muito pior...
Não me parece que fosse inevitável, a menos que a inevitabilidade resulte da teimosia do Governo, o que me parece mais plausível...

E digo que isto é, apenas, teimosia porque há serviços mais operacionais que vão ficar quase sem funcionários administrativos, base imprescindível na logística para que as coisas funcionem! Ou seja, a medida é praticamente cega e embora preveja especificidades não prevê que dentro das mesmas funcionam vários tipos de relações funcionais com vista à pressecução do mesmo objectivo!

Por exemplo, de os serviços regionais da ASAE (...) ficarem quase sem funcionários administrativos (que passarão a funcionar nas sedes apenas...) toda a logística de apoio da parte operacional poderá ficar em causa!...

Penso que não é nada disso que está em causa. Penso que a ideia é aplicar a mobilidade quando os funcionários deixam de ter funções relevantes.

Por analogia: imagina que tens um tio muito doente em tua casa e contratas uma pessoa exclusivamente para cuidar dele. Passados uns anos, o teu tio teve uma cura milagrosa e deixou de precisar de cuidados. O que fazes a essa pessoa que contrataste?

A-Continuas a pagar-lhe, apesar de ela não fazer nada?
B-Atribuis-lhe outras tarefas na tua Casa?
C-Propoes-lhe que vá fazer um trabalho semelhante em casa do teu irmão?
D-Despedes a pessoa?

No meu ponto de vista, as hipóteses A e D são as piores. Compete à pessoa que foi contratada ter o bom senso de aceitar que a melhor solução é a B ou a C.

Penso que não é nada disso que está em causa. Penso que a ideia é aplicar a mobilidade quando os funcionários deixam de ter funções relevantes.
Não é bem assim! Conheço serviços que vão ter sérios problemas por causa de este sistema "achar" que há funções que deixaram de ter relevância, mas que na prática continuam a ser essenciais para o sistema mexer!...

citação:Por analogia: imagina que tens um tio muito doente em tua casa e contratas uma pessoa exclusivamente para cuidar dele. Passados uns anos, o teu tio teve uma cura milagrosa e deixou de precisar de cuidados. O que fazes a essa pessoa que contrataste?

A-Continuas a pagar-lhe, apesar de ela não fazer nada?
B-Atribuis-lhe outras tarefas na tua Casa?
C-Propoes-lhe que vá fazer um trabalho semelhante em casa do teu irmão?
D-Despedes a pessoa?

No meu ponto de vista, as hipóteses A e D são as piores. Compete à pessoa que foi contratada ter o bom senso de aceitar que a melhor solução é a B ou a C.
Não há comparação possível, meu caro!

Os serviços não deixaram de ser indispensáveis só porque alguém achou que podiam mudar-se os funcionários administrativos de sítio!

Por exemplo (mais uma vez) se os operacionais da ASAE deixarem de ter quem realiza todas as tarefas logísticas de que eles precisam para o serviço funcionar (água, luz, oficina, gestão e encaminhamento de toda a papelada, pagamentos de bens e serviços, recolha e registo informativo...) achas que as coisas vão andar ao mesmo ritmo ou, em vez disso, abrandarão e muito?...;)

Claro que há! Quando temos funcionários no gabinete de apoio aos objectores de consciência, estamos a falar de funcionários que não são necessários. Tal como a tua hipotética empregada para cuidar do teu hipotético tio...

Relativamente à ASAE posso dar-te um contra-exemplo: alguns funcionários de outros serviços, em regime de mobilidade até podem vir a integrar a ASAE e a reforçar os seus meios;)

Claro que há! Quando temos funcionários no gabinete de apoio aos objectores de consciência, estamos a falar de funcionários que não são necessários. Tal como a tua hipotética empregada para cuidar do teu hipotético tio...

Relativamente à ASAE posso dar-te um contra-exemplo: alguns funcionários de outros serviços, em regime de mobilidade até podem vir a integrar a ASAE e a reforçar os seus meios;)
Não concordo, meu caro, e explico porquê. Há serviços que não se compadecem com mobilidades porque há funcionários, mesmo administrativos, em determinados serviços que têm acesso a matérias muito sensíveis e não devem sequer ser movidos de secretária, quanto mais de departamento ou de instituição...

Mesmo assim as fugas de informação já são a vergonha que se vê, quanto mais desse modo!...

Vocês vão desculpar, mas estão a passar completamente ao lado da realidade do problema, ludibriados pelos ataques deste governo e de certos lobbys privados, interessados em destruir estruturas sociais importantíssimas para seu próprio proveito.

1 - Ora digam-me lá: já algum de vocês chegou um dia ao balcão de um organismo do Estado e conseguiu sair de lá com o documento ou o que quer que ia buscar? Ou foram só "entregar um papel para pedir um papel"?

2 - Ora digam-me lá: já algum de vocês teve que recorrer a instâncias superiores na FP para ser atendido com competência e eficiência, obtendo uma resposta ou acção justa e atempada? Ou foram simplesmente enviados para outro serviço e dpois para outro e outro ainda, de cada vez com uma resposta diferente (quando dada)?

3 - Ora digam-me lá: já algum de vocês foi atendido atempadamente num serviço público? Ou costumam estar tempos infinitos à espera, tendo, às vezes, que voltar no dia seguinte e perdendo mais um dia de trabalho?

1 - O que nos querem fazer crer é que o sistema pode funcionar com (muito) menos gente, quando isso é absolutamente impossível. Quando se fala do "monstro" que a FP representa o erário público, esquecem-se de dizer que ele existe por ordem de alguém que não os funcionários públicos. Quem criou toda esta burocracia, este vai-e-vem de papelada inútil e gastadora de tanto tempo e energias foram os senhores políticos que agora se apressam a chamar calões e imprestáveis a quem se consome atrás de um balcão. Há uma dispersão monumental de esforços para alimentar tanta burocracia, e enquanto o sistema não mudar, enquanto não forem feitas reformas estruturais na forma como a FP funciona, reduzir funcionários resultará apenas em pôr tudo a funcionar cada vez pior ou deixar DE TODO de funcionar.

2 - Já se esqueceram que quando é preciso admitir três directores para serviços, abrem vagas para seis? Pois é: entram três para trabalhar e mais três porque são "da família". Esta é a verdadeira face da corrupção em Portugal, e onde verdadeiramente se desperdiça mais dinheiro - com a agravante de, quando a coisa dá para o torto (lembram-se do fabuloso concurso de professores, só para dar um exemplo?), entra tudo em "cover-my-ass mode" e nunca ninguém tem culpa de nada. É aqui que está o verdadeiro sugadouro dos nossos impostos, e também a verdadeira raiz da ineficácia da FP: más decisões por parte de quem não sabe o que faz, que não quer fazer e nem devia fazer!

3 - Entre despedir um chefão metido à força da cunha e que nada faz e despedir um que trabalha, o que acham que vai acontecer? Entre reduzir sub-Secretários de Estado, motoristas, membros de Gabinetes ministeriais, Governos Civis e quejandos e um terço dos que estão ao balcão a atender o público, quem acham que vai ser despedido?
Ah, é verdade, já me esquecia: dizer despedido é politicamente incorrecto - vão ser "recolocados", ou lá o que é, significando isto que aos de Faro lhes será proposto irem para Chaves ou para a rua, e aos de Chaves irem para Faro ou rua.

Metam na cabeça de uma vez por todas que temos a classe política mais incompetente e mais virada para si própria de toda a Europa. As más decisões vão-se acumulando, as pessoas vão dispersando as suas energias e tempo, vão sendo atiradas umas contra as outras das maneiras artificiosas a que temos assistido, os jornais continuarão a exibir notícias encomendadas pelos gabinetes governamentais de cada vez que for necessário atacar um outro sector, mas a verdade é que o país continuará a afundar, e nós com ele, enquanto não percebermos quem são os verdadeiros culpados.
Segundo creio, estaremos ainda a uns bons 15 anos de isto dar a volta.

citação:Originalmente colocada por Henkel V6
...

1 - O que nos querem fazer crer é que o sistema pode funcionar com (muito) menos gente, quando isso é absolutamente impossível. Quando se fala do "monstro" que a FP representa o erário público, esquecem-se de dizer que ele existe por ordem de alguém que não os funcionários públicos....

Metam na cabeça de uma vez por todas que temos a classe política mais incompetente e mais virada para si própria de toda a Europa. As más decisões vão-se acumulando, as pessoas vão dispersando as suas energias e tempo, vão sendo atiradas umas contra as outras das maneiras artificiosas a que temos assistido, os jornais continuarão a exibir notícias encomendadas pelos gabinetes governamentais de cada vez que for necessário atacar um outro sector, mas a verdade é que o país continuará a afundar, e nós com ele, enquanto não percebermos quem são os verdadeiros culpados...
Nem mais...

Mas alguém com um mínimo de conhecimentos do que são serviços acredita que 26 pessoas podem substituir 1500?...[8][8][8]

citação:Função Pública: concentração dos serviços a caminho

A concentração de serviços defendida pelo Governo com a instauração dos Centros de Serviços Partilhados (CSP) vai levar a que o trabalho até aqui desempenhado por 1500 funcionários passe a ser realizado por apenas 26 pessoas.
Segundo revelou, na quarta-feira, o secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo, a transição para o novo modelo vai processar-se de forma gradual, a começar pelo Ministério das Finanças, para aí «testar todos os procedimentos necessários».

Para isto, segundo João Figueiredo, está já constituída uma equipa de seis pessoas, «todos funcionários públicos», sendo que em carteira estão «mais 22 pessoas, seleccionadas a partir de um concurso na Administração Pública que serão chamados a integrar a equipa à medida que os processos assim o requeiram, sendo que a mesma não terá mais de 26 funcionários. Até serem chamadas, estas pessoas permanecerão nos departamentos onde trabalham».

Segundo o jornal Correio da Manhã, esta equipa ficará responsável pelos serviços de recursos humanos, financeiros e materiais e ainda pelas tecnologias de informação e comunicação. Um trabalho até aqui desempenhado por 1500 pessoas, só no Ministério das Finanças.

21-12-2006 10:26:47

Nem mais...

Mas alguém com um mínimo de conhecimentos do que são serviços acredita que 26 pessoas podem substituir 1500?...[8][8][8]

Quem disse isso????
Mas alguém com um minimo de conhecimentos embarca no que um jornalista diz sem qq tipo de análise critica???

Obviamente que ninguém do governo, nomeadamente o Secretário de Estado João Figueiredo, disse algo desse calibre[:p].

N existem serviços púb/priv perfeitos, por isso n podemos ser + papistas q o papa. A FP esta a mudar e é preciso usar o bom senso. A lista de dispon é uma arma poderosa q tem ser usada c ponderação. 1 ex disso s as 2 decisões dos TAF q deram razão aos profs em relação aos horários de subst.

citação:Originalmente colocada por J.R.

Nem mais...

Quem disse isso????
Mas alguém com um minimo de conhecimentos embarca no que um jornalista diz sem qq tipo de análise critica???

Obviamente que ninguém do governo, nomeadamente o Secretário de Estado João Figueiredo, disse algo desse calibre[:p].
Bem, se assim não é (será) seria prudente o jornalista não escrever, nomeadamente, isto:

citação:... A concentração de serviços defendida pelo Governo com a instauração dos Centros de Serviços Partilhados (CSP) vai levar a que o trabalho até aqui desempenhado por 1500 funcionários passe a ser realizado por apenas 26 pessoas.
Segundo revelou, na quarta-feira, o secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo</u>,...

citação:Originalmente colocada por zerorpm

citação:Originalmente colocada por pmct

A fiscalização deve ser uma das principais apostas do estado.
Ja o estado devia sari de todos os sectores produtivos e deixar isso para os privados.

Não conheço nenhum liberal que não defenda uma maior e mais eficaz fiscalizaçãp,porque so beneficia os eficientes;)

Ya, para depois o dono da BM de Setúbal ajudar-te a passar no IPO, que por acaso também é dono do IPO....[}:)]
não ha aqui nenhum interesse da BMW em fazer parvoices.
quem paga é o seguro, logo quanto mais peças melhor.

OFF topic.
Ta quase pronto, não tem nada no chassis , nem na supensao que jutifiquue uma ida ao IPO.
so falta o apot e duas outres merdices para estar de volta

Bem, se assim não é (será) seria prudente o jornalista não escrever, nomeadamente, isto:

citação:... A concentração de serviços defendida pelo Governo com a instauração dos Centros de Serviços Partilhados (CSP) vai levar a que o trabalho até aqui desempenhado por 1500 funcionários passe a ser realizado por apenas 26 pessoas.
Segundo revelou, na quarta-feira, o secretário de Estado da Administração Pública, João Figueiredo</u>,...

Tens razão mas se as fontes são o Correio da Manhã.... tens que ter muito cuidado[:p]:D.

Pq a possibilidade de haver um erro qq na entrevista é muuuuuuito grande.

Na pág. 4 do suplemento de Economia do DN de Ontem vem lá tudo explicado.
E citando de memória: " os 26 funcionários vão estudar a passagem e as funções que ao longo do tempo irão ser transferidas e o nº de funcionários irá aumentar dos 26 originais até um nº bem inferior (espera-se;)) dos 1500".

Tenho o DN lá para casa e depois posso por as palavras exactas... mas o sentido é este.

Ainda é muita parra e pouca uva.

Voltar
Superior