Futuro Citroën

citação:Originalmente colocada por FGO

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

citação:Originalmente colocada por rubenvalente
Mas que raio de adepto da Citroen és tu ??? atão, queres retirar o C5 do mercado porque as pessoas preferem 320 D ??? porra.. credo...prefiro um Fiat Uno 1.1ie SX do que um 320 D.....epa...os carros exclusivos (C5 , Accord, Etc) têm que se manter no mercado.. quem não gosta, não come... em Espanha, não há nada desta mania dos carros alemaes..
Ó meu caro
Os espanhois não topam em nada os alemães... Está tudo dito ou não?
tens razão...:)...[:p]

Como sempre so tive citroens (tirando o smart) ca em casa, e ate tenho um C3 queria falar um bocadinho.

Antes de falar do C3 queria deixar aqui algumas ideias sobre os outros veiculos.
Comecando pelo C1, ja tive a oportunidade de conduzir um a gasolina e achei um veiculo urbano simpatico e com argumentos para vingar. Contudo tem concorrencia feroz e a sua venda nao é d etodo facil. Ainda assim penso que é uma boa aposta, actual e competente.
O C2 acho que esta perfeitamente inserido no seu mercado. Carro virado para os mais jovens ou para aqueles que podem perscindir dos 5 lugares e querem um carro citadino e ao mesmo tempo com ar de pequeno desportivo. Perante a concorrencia, nao hesitaria e compraria 1.
O C4 é um veiculo perfeitamente actual, com estetica agressiva e com argumentos que sobra para vingar. Tem preco agressivo e no segmento que se insere seria provavelmetne o veiculo que compraria.
O C5 apesar de ter uma estetica nao tanto consensual, isso nao lhe tira todo o seu merito familiar. Arrisco me a dizer que para cumprir o cariz familiar nenhum outro veiculo do seu segmento o faz melhor. Digo ate mais, provavelmente poucos veiculos do segmento superior o fazem melhor. Conforto e espaco soberbo, tecnologia avancada, motores evoluidos e economicos equilibrados para a familia. Claro esta que muitos preferem a potencia e a imagem de um 320d... mas depois fica a faltar espaco para as criancas e conforto, e a mala nao abunda. Sao escolhas, eu escolhi um C5, e nao estou nada arrependido.
Quanto ao C6, nao tenho nada a dizer. É um veiculo excepcional, um marco na historia da citroen. Claro esta nao e para todos.
O C8 ~e um monovolume competente e na franja de mercado que se insere penso que vende de forma equilibrada.

Em relacao ao C3, queria falar de forma mais detalhada. O C3 é um utiitario e nao um pseudo utilitario-gama media, como o 207 por exemplo. E vou vos explicar o meu ponto de vista para a venda do C3 e o seu continuo sucesso, que acredito que continuara a ser. Comparando por exemplo com um 207 e na versao a gasoleo com semelhante nivel de equipamento, o C3 1.4 hdi custa cerca de 16500€ enquanto que o 207 custa 19500€. Estamos a falar de uma diferenca de 3000€, ou seja 600 contos, ou seja quase 20% do valor total que custa o C3. E isto é muito dinheiro. E será que compensa? O que é que de facto traz a mais o 207? Bem tlv a estetica, e mais espaco? Mais espaco? Mas mais espaco para que quando 2 adultos batem com a cabeca atras no tecto? Hum mais qualidade? Ok nao oico um barulho parasita, mas com 3000 euros a mais no bolso nao me importo de o ouvir... ganho o que efectivamente?
E depois ainda ha outra coisa... um 207 nem é um citadino nem um gama media. É tipo um indefinido, tal como os outros. O problema e que essa indefinicao trouxe um grande acrescimo de preco. Basicamente um 207 ja nao é um utilitario, e tambem nao é um pequeno familiar. E depois mete-se a questao... quem pensar no 207 como uma melhor proposta perante o C3 baseando-se no espaco sera que nao pensa que a diferenca para um C4 ou para o 307 com as mesmas motorizacoes a gasoleo é menos significativa do que a diferenca do C3 para o 207? Se fosse eu pensava nisso... ou seja... compraria um C3 no caso de querer um utilitario e um C4 no caso de querer um pequeno familiar. Tlv comprasse um 207 se quisesse... se quisesse o que? Por 2 adultos a bater com o craneo no tecto? Ou entao se quisesse ter um carro maior para a cidade, para estar mais tempo a procura d eparque e ser mais dificl de manobrar.....

o c2 vende-se muito bem como comercial na versao vtr, o c3 é aos montes, apesar do ar de caracol, o c4 vai-se vendendo, o c5 é mais exclusivo (o meu tio tem 1!), o c6 já vi 1 em ponte de lima, o c8 nao conheço. realmente a citro podia apostar mais na estética dos carros. just kiddin'! ve lá se nao vendem!

realmente só falta 1 SUV. será mesmo com o c7?

citação:Originalmente colocada por cbs

Para terminar, com a chegada da inovadora e cheia de luminosidade C4 Picasso 5 places, com a nova gama C5 provavelmente em 2007, com a C4 Picasso 7 places, qual será o caminho a seguir com o C3 até 2008??, vai ser um deserto difícil de ultrapassar ou pelo contrário haverá alguma carta na manga por parte da Citroën e tudo se passará na maior tranquilidade?

O C3 vai continuar conforme está, longe do pódio dos mais vendidos, mas com vendas estáveis, com ligeira quebra de ano-pós-ano até sair o novo C3 que deverá basear-se no 207.
O C4 vai ter 1 pequeno "boom" na contagem das vendas com o C4 Picasso.O C5 vai continuar a cair cada vez mais, se bem que pelo que tenho visto, até tem conseguido vendas estáveis. Incógnita para o C6, um carro que teve um bom começo de carreira, apesar do preço poxadote(colocado claramente ao nivel dos ditos premium), masfalta ver se mantem a consistência ou se o inicio foi apenas devido ao efeito novidade. Estou em crer que quando forem lançadas as variantes menos equipadas(até agora so se venderem Exclusive!) e com o 2.2HDi bi-turbo irá ter de facto 1 palavra a dizer no segmento em que se insere.
O C8 vai vender ainda menos....o C1 quer-me parecer que ja atingiu vendas estaveis.

Para mim, o verdadeiro "regresso" da Citroën ocorreu com o C4. Tb confesso que nunca gostei mt do C3, e mesmo o C5, principalmente sendo o substituto do Xantia( e XM, diziam eles..), desiludiu um pouco(até pq na mesma altura a Peugeot apresentava o 607, enfim..). Desde a estética anónima(para um Citroën entao...) até a suspensao, que já nao englobava bomba central com a suspensao/direcçao/travoes, mas apenas suspensao, sendo os travoes normalissimos assim como a direcçao, com o selo expresso Peugeot[|)]

No C4, apesar de ter de usar variadissimos componentes com a Peugeot, finamente temos um carro que identificamos com Citroën, por dentro e fora, com a aerodinamica bem estudada(apanágio Citroën) e soluçoes interessante no interior(volante centro fixo, os vidros laminados..), assim como o sistema de travagem estreado no C4, que lhe dada valores de referência. Enfim, um carro de muita qualidade e muitas virtudes que talvez merecesse mais sucesso(apesar de estar a vender dentro do esperado pela marca).
Depois temos o C6, e aqui sim, vemos finalmente a Citroën com outra independência e liberdade como nao tinha ha muito e, de certa forma, é a confirmaçao de que iremos ter um cheirinho do que a Citroën foi no passado, deixando de lado(finalmente!!) a subjugaçao perante a Peugeot.
O C4 Picasso vai precisamente nesse sentido, e de facto tem tudo para ser uma autêntica referência no segmento.
Para mim, ponto fulcral nesta caminhada vai ser o C5 II e ser, finalmente, o que o C5 nunca foi. Espera-se um carro ambicioso como o C6, com os devidos argumentos para tal. Pelo menos com a suspenao do C6 a coisa parece bem encaminhada[8D]
E muito mais haveria a dizer lol mas já fica demasiado grande o post.

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

citação:Mas que raio de adepto da Citroen és tu ??? atão, queres retirar o C5 do mercado porque as pessoas preferem 320 D ??? porra.. credo...prefiro um Fiat Uno 1.1ie SX do que um 320 D.....epa...os carros exclusivos (C5 , Accord, Etc) têm que se manter no mercado.. quem não gosta, não come... em Espanha, não há nada desta mania dos carros alemaes..

Desculpa lá mas é a minha opinião e como simpatizante da citroën queria que ela tivesse mais sucesso que o que está a ter, e acho que o c5 poderia estar num nível melhor que o que está, sinceramente eu gosto mas gostava que fosse mais consensual, claro que eu escolho geralmente os mais exclusivos para mim mas isso já é outra coisa e já agora vais-me dizer que preferias um fiat uno 1.1ie sx a um bmw 320d...lol
É que não tem nada a ver, embora não seja dos meus preferidos eu preferia mil vezes ter um 320d é que nem tem nada que se lhe diga.:D
E não ponhas em causa a minha paixão pela marca que já vem de muito cedo, para teres uma ideia eu tinha prai uns 10 anos e já delirava com aquelas imagens do mitico Zx Rali Raid:

200683123752_zx rali raid.JPG

[B)][B)][B)]

citação:Originalmente colocada por cbs

Como ponto de situação podemos começar pelo conhecidíssimo e recordista de vendas em 2005, o Citroën C3, o qual marcou a viragem da Citroën, já que foi o primeiro veiculo que saiu da linha de cooperação com a Peugeot diferente dos Peugeots, visto que o Saxo=106 e 205=AX e assim a Citroën conquistou mercado e recuperou da crise onde se encontrava mergulhada....

Tens aí uns quantos erros. O C3 não é o 1º veiculo que saiu da linha de cooperação com a Peugeot diferente dos Peugeots. O C3 inaugurou a plataforma que deu origem ao C2, ao Peugeot 207 e segundo sei, ao futuro C3.
Noutras altura já se passou o mesmo. O ZX estreou a plataforma que serviu o 306 e mais tarde o Xsara.
Outra coisa, o AX não é igual ao 205. A plataforma do AX serviu mais tarde o 106 e Saxo. Nestes ultimos com mais 10cm entre eixos.

citação:Originalmente colocada por Rui Gonçalves

No C4, apesar de ter de usar variadissimos componentes com a Peugeot, finamente temos um carro que identificamos com Citroën, por dentro e fora, com a aerodinamica bem estudada(apanágio Citroën) e soluçoes interessante no interior(volante centro fixo, os vidros laminados..), assim como o sistema de travagem estreado no C4, que lhe dada valores de referência. Enfim, um carro de muita qualidade e muitas virtudes que talvez merecesse mais sucesso(apesar de estar a vender dentro do esperado pela marca).

Que sistema de travagem é esse? Como o C4 usa a plataforma do 307 e muitos dos seus orgão mecanicos, estava na ideia que o sistema de travagem era semelhante.
O que apurei foi o seguinte:
C4 - Discos Ventilados de 283mm (302mm nos 2.0) e discos 249mm
307 - Discos Ventilados de 283mm (266 mm no 1.4 HDI, 302mm nos 2.0) e discos 247mm

isto é que era o verdadeiro espírito citroen. depois desta aventura muitissimo frutuosa, nao se viu mais nada, o que foi pena. [xx(]

2006831102252_rac019.jpg

2006831102312_Zx_rallye.jpg

2006831102419_zx-vatanen1996.jpg

2006831102535_1997_Vatanen_Citroen.jpg

[^] [^] [^] [^] [^] [:X] [^] [^] [^] [^] [^]

citação:Originalmente colocada por caditonuno

isto é que era o verdadeiro espírito citroen. depois desta aventura muitissimo frutuosa, nao se viu mais nada, o que foi pena. [xx(]

Quem está à frente no mundial de ralis?!

citação:Originalmente colocada por Vanquish

citação:Originalmente colocada por 407 Coupé

Quanto ao C8, é uma monovolume. Irá sair ainda menos com a saída dos novos Picassos, que em boa hora retiram de estrada os Ovitos actuais.

Não me parece, de acordo com o que já li, o Xsara Picasso vai-se manter por mais algum tempo a par com o C4 Picasso. Se o meu francês não me trair, pelo que li numa brochura noutro tópico, ficará até 2010. Vais ter que levar com os ovitos, ai vais, vais.:D;)

[8)]

Sério?
Isso então é outro atropelo à gama...
Só vejo uma causa: Fabricaram tantos Xsaras Picasso que estimam até 2010 para os venderem... [:p]

citação:Originalmente colocada por cloterico

Que sistema de travagem é esse? Como o C4 usa a plataforma do 307 e muitos dos seus orgão mecanicos, estava na ideia que o sistema de travagem era semelhante.
307 - Discos Ventilados de 283mm (266 mm no 1.4 HDI, 302mm nos 2.0) e discos 247mm

Estreado no C4, da qual o 307 viria a receber no restyling. Foi isso que li na altura;)

citação:Originalmente colocada por caditonuno

2006831102252_rac019.jpg

2006831102312_Zx_rallye.jpg

2006831102419_zx-vatanen1996.jpg

2006831102535_1997_Vatanen_Citroen.jpg

Grande carro esse, lindo.
No entanto onde é que viste isso da Citroën nunca mais ter feito nada???
É que é precisamente o contrário, a Citroën tem ganho em todas as frentes onde estás envolvida:

1º No Dakar ganhou tudo o que havia para ganhar e foi preciso arranjarem novos regulamentos para ela de lá sair e começarem outros a ganhar;

2º No rali na época do famoso grupo b com o excelente bx de grupo B só não fez nada pois o seu ano de estreia foi também o ano de termino do grupo B;

3º No ralicross Europeu tem ganho tudo o que há para ganhar também destronando a Sabb principalmente;

4º No wrc detêm o titulo de unica marca a ganhar uma prova do mundial com um carro com 2 rodas motrizes e o Sebastion Loeb é já o piloto com mais vitórias de sempre no Mundial, além do mais a citroën já não está assim tão longe do record da lancia...:D:D:D Esperemos mais um anito a ver...:D:D

citação:Originalmente colocada por cloterico

Estreado no C4, da qual o 307 viria a receber no restyling. Foi isso que li na altura;)

O 307 usa discos desta dimenção desde o seu lançamento em 2001.
Para ser mais preciso, DV de 283mm + D 247mm desde 2001, DV 266mm + D 247mm no 1.4 HDI que surgiu em finais de 2001 ou inicios de 2002, e DV de 307mm + D 247mm quando surgiram os 2.0 HDI 136 e 2.0i 180cv em finais de 2003/inicios de 2004 não sei precisar.

O futuro da Citroën parece-me risonho dentro do possível. Indo modelo a modelo, a análise que faço é a seguinte:

C1- perde claramente em nível de habitabilidade e mala e os modelos HDi são muito caros. No entanto, creio que cumpre bem como citadino.
C2- Assegura o mercado do utilitário irreverente/desportivo, mas peca pela falta de argumentos face a um C3 quase do mesmo preço e bem mais espaçoso.
C3- Concordo plenamente com o que o paulinhuu escreveu: não é o C3 que está fora de moda. De facto, o C3 ainda tem muitas qualidades a nível de conforto, de comportamento e de mala, mantendo uma estética original. A Citroën não tem culpa que sejam lançados clio III e 207 a meio do ciclo de vida do C3. Estes carros que referi são mesmo muito bons e, ao contrário do actual C3, fazem bem as vezes de um Mégane ou 307 de base. no entanto, não concordo quando alguém aqui refere o Polo e o Fiesta como referências: aceito que a Ford fez modificações bem sucedidas no seu modelo, mantendo o Fiesta credível. Agora o Polo?? Um carro desconfortável, caro, com uma estética que já não tem "chama" e que, segundo as revistas, já consegue sr ultrapassado pelo Clio em termos de materiais... pode ser bom carro, mas parece-me em igualdade com o C3.
C4- Acho que tem tudo para vender. Talvez a estética muito ousada do Coupé prejudique as vendas, mas em todo o caso está lá o 5 portas a fazer bom papel.
C5- É um carro que vale pelas suas qualidades e que em termos estéticos parece só agradar aos Citroënistas. Pode sofrer da paranóia tuga pelas berlinas alemãs, mas creio que cumpre as expectativas ajudado por uma completa gama HDi do 1.6 110 ao 2.2 173.
C6- É o carro que gostaria de ter, mas não é consensual. Paga-se caro comprar o topo da Citroën que nos compensa com um conforto palaciano, equipamento ultra-completo, estética original, motores agradáveis, etc, etc. A chegada do 2.2 HDi de 173cv é, na minha opinião, determinante, para fazer arrancar com mais força as vendas deste carro.
C8- É um monovolume pouco conhecido e que sofre concorrência dos compactos de 7 lugares. Alguns problemas electrónicos e a gama de motores, que só agora se actualizou com o 2.0HDI 136cv, prejudicaram-no face à eterna Espace.
O Berlingo continua a cumprir a sua função, sobretudo como comercial. Se atentarmos ao futuro, com a possível chegada de um SUV compacto e, mais proximamente, dos C4 Picasso, não acho que a Citroën esteja com uma gama desajustada à realidade europeia, propondo opções muito válidas para todos os gosto e carteiras.

Desde já obrigado pelas opiniõese quanto ao C7 é mesmo o Mitsu encapotado no entanto cheio de estilo próprio da Citroën e possivelmente vai chamar-se C7 Crosser..

Cumps....

(brevemente mais respostas aos vossos comentários e informação acerca de plataformas...)

citação:Originalmente colocada por Commendattore

O futuro da Citroën parece-me risonho dentro do possível. Indo modelo a modelo, a análise que faço é a seguinte:

C1- perde claramente em nível de habitabilidade e mala e os modelos HDi são muito caros. No entanto, creio que cumpre bem como citadino.
C2- Assegura o mercado do utilitário irreverente/desportivo, mas peca pela falta de argumentos face a um C3 quase do mesmo preço e bem mais espaçoso.
C3- Concordo plenamente com o que o paulinhuu escreveu: não é o C3 que está fora de moda. De facto, o C3 ainda tem muitas qualidades a nível de conforto, de comportamento e de mala, mantendo uma estética original. A Citroën não tem culpa que sejam lançados clio III e 207 a meio do ciclo de vida do C3. Estes carros que referi são mesmo muito bons e, ao contrário do actual C3, fazem bem as vezes de um Mégane ou 307 de base. no entanto, não concordo quando alguém aqui refere o Polo e o Fiesta como referências: aceito que a Ford fez modificações bem sucedidas no seu modelo, mantendo o Fiesta credível. Agora o Polo?? Um carro desconfortável, caro, com uma estética que já não tem "chama" e que, segundo as revistas, já consegue sr ultrapassado pelo Clio em termos de materiais... pode ser bom carro, mas parece-me em igualdade com o C3.
C4- Acho que tem tudo para vender. Talvez a estética muito ousada do Coupé prejudique as vendas, mas em todo o caso está lá o 5 portas a fazer bom papel.
C5- É um carro que vale pelas suas qualidades e que em termos estéticos parece só agradar aos Citroënistas. Pode sofrer da paranóia tuga pelas berlinas alemãs, mas creio que cumpre as expectativas ajudado por uma completa gama HDi do 1.6 110 ao 2.2 173.
C6- É o carro que gostaria de ter, mas não é consensual. Paga-se caro comprar o topo da Citroën que nos compensa com um conforto palaciano, equipamento ultra-completo, estética original, motores agradáveis, etc, etc. A chegada do 2.2 HDi de 173cv é, na minha opinião, determinante, para fazer arrancar com mais força as vendas deste carro.
C8- É um monovolume pouco conhecido e que sofre concorrência dos compactos de 7 lugares. Alguns problemas electrónicos e a gama de motores, que só agora se actualizou com o 2.0HDI 136cv, prejudicaram-no face à eterna Espace.
O Berlingo continua a cumprir a sua função, sobretudo como comercial. Se atentarmos ao futuro, com a possível chegada de um SUV compacto e, mais proximamente, dos C4 Picasso, não acho que a Citroën esteja com uma gama desajustada à realidade europeia, propondo opções muito válidas para todos os gosto e carteiras.

Excelente análise [^][^][^]

De facto, o Polo é um autmóvel que já não tem argumentos, pois está com uma estética ultrapassada, e com interiores sóbrios de mais.....
A VW está adormecida em relação ao Polo, assim como a Citroen estava nos anos 90...

Voltar
Superior