Futuro diesel...

E se tivessem montado o TDI90 na mesma como TDI90 e tivessem baixado ainda mais os consumos não teria sido mais proveitoso para todos?

Na verdade, tens melhor ainda.

Ao invés de um 1.9, tens marcas (PSA ou Kia, por exemplo) com um 1.6 (menos fiscalidade) com 110 cv (mais potência) e menor consumo (menos custo e poluição).

Ou seja, a evolução permitiu caminhar na direcção de motores de cilindrada mais baixa com melhores desempenhos ou um melhor desempenho nas cilindradas até então habituais.

E se tivessem montado o TDI90 na mesma como TDI90 e tivessem baixado ainda mais os consumos não teria sido mais proveitoso para todos? Porquê passar um 320d de 130 para 200 hp se poderia ficar ficar nos 130 e obter consumos mais baixos ainda?
Podem vir argumentar com factos do género "Ena, mas eu tenho um 2 litros diesel com 200 hp, ganda máquina, o teu só tem 130" e eu pergunto, para quê? Para o caganço?

Eu aceito todos os teus comentários, mas penso que te esqueces de uma coisa que é a seguinte:
Facto - Todos os consumos que me dás são medidos com velocidades estabilizadas.
Facto - Se o 200hp atinge mais rapidamente os 100km/h vai consumir mais energia, isto é indiscutível.
Facto - Quando estabilizar nos 100km/h vai ter um consumo ligeiramente inferior ao antigo 130hp.

Das duas uma, ou arrancas em força e vais atingir mais rapidamente os 100 km/h e aí vais ter um consumo superior àquele que poderás poupar em velocidade estabilizada.

Ou fazes uma condução modo "drive" e aí pergunto-te para quê os 70hp extras?

A ideia é só esta, carros com diferentes potências e tecnologia idêntica o consumo superior será dos mais potentes. Se tivermos em conta as restrições impostas, a questão ecológica e outras para quê as potências exorbitantes que se instalam? Só me lembra uma razão e não é a melhor

Essa diminuição de consumo não é tão simples e linear como parece.

Já agora, o que se discute neste tópico? A teoria da conspiração onde todos os construtores estão interessados em produzir carros cada vez mais gastadores de combustível?

Essa diminuição de consumo não é tão simples e linear como parece.

Já agora, o que se discute neste tópico? A teoria da conspiração onde todos os construtores estão interessados em produzir carros cada vez mais gastadores de combustível?

Se calhar não será bem esse o âmbito do tópico... mas fugiu um pouco para essa realidade... no que me diz respeito apresento as minhas desculpas e faço uma pausa por aqui... Quanto à tua questão introduzo uma pqeuqena ressalva... a preocupação dos construtores é produzir carros mais potentes e não reduzir os consumos

Última edição:
Se calhar não será bem esse o âmbito do tópico... mas fugiu um pouco para essa realidade... no que me diz respeito apresento as minhas desculpas e faço uma pausa por aqui... embora com uma "nuance"... a preocupação dos construtores é produzir carros mais potentes e não reduzir os consumos

Discordo.

A preocupação dos construtores é outra: ter lucro (muito de preferência).

Os construtores constroem aquilo que o mercado pede.

E as pessoas é que (infelizmente) pedem mais potência e não menores consumos e maior ecologia.

Discordo.

A preocupação dos construtores é outra: ter lucro (muito de preferência).

Os construtores constroem aquilo que o mercado pede.

E as pessoas é que (infelizmente) pedem mais potência e não menores consumos e maior ecologia.

... claro que sim.... eu já estava a passar essa parte à frente... o resultado final é potência... claro que é a procura que dita o fio condutor dos construtores... infelizmente muitas vezes quem procura não sabe procurar bem... é por isso que temos problemas que não deveriam ser problemas

... claro que sim.... eu já estava a passar essa parte à frente... o resultado final é potência... claro que é a procura que dita o fio condutor dos construtores... infelizmente muitas vezes quem procura não sabe procurar bem... é por isso que temos problemas que não deveriam ser problemas

É um nadinha "arriscado" afirmar que "os outros" não sabem procurar bem, não acha? Os critérios são diferentes de cabeça para cabeça.

No entanto, e já lho apontei em cima, pode ir buscar um 1.4/1.5/1.6 de potência comparável ou superior a um antigo 1.9/2.0, com menor custo fiscal, menos consumo e mais ecológico.

Portanto, há para todos os gostos.

acho que focas.te um ponto importante, o aumento drastico do peso, penso que esse vai ser um dos pontos onde as marcas vao pegar para baixar os consumos.
Esta a haver uma grande procura de materiais "leves" com o tempo o mercado irá ajustar a oferta há crescente procura e consequentemente mais comuns (acessiveis).

Por outro lado carros "mt" leves causam um problema que o simples facto de o carro estar com 4 ocupantes e algumas bagagem corresponde um aumento em % muito maior do peso.

cumps

Materiais mais caros e mais exóticos vão encarecer os carros, mas concordo contigo [;)]

E se tivessem montado o TDI90 na mesma como TDI90 e tivessem baixado ainda mais os consumos não teria sido mais proveitoso para todos? Porquê passar um 320d de 130 para 200 hp se poderia ficar ficar nos 130 e obter consumos mais baixos ainda?
Podem vir argumentar com factos do género "Ena, mas eu tenho um 2 litros diesel com 200 hp, ganda máquina, o teu só tem 130" e eu pergunto, para quê? Para o caganço?

Eu aceito todos os teus comentários, mas penso que te esqueces de uma coisa que é a seguinte:
Facto - Todos os consumos que me dás são medidos com velocidades estabilizadas.
Facto - Se o 200hp atinge mais rapidamente os 100km/h vai consumir mais energia, isto é indiscutível.
Facto - Quando estabilizar nos 100km/h vai ter um consumo ligeiramente inferior ao antigo 130hp.

Das duas uma, ou arrancas em força e vais atingir mais rapidamente os 100 km/h e aí vais ter um consumo superior àquele que poderás poupar em velocidade estabilizada.

Ou fazes uma condução modo "drive" e aí pergunto-te para quê os 70hp extras?

A ideia é só esta, carros com diferentes potências e tecnologia idêntica o consumo superior será dos mais potentes. Se tivermos em conta as restrições impostas, a questão ecológica e outras para quê as potências exorbitantes que se instalam? Só me lembra uma razão e não é a melhor

Mas isso (a parte a bold) foi feito... Do 1.9 D para o 1.9 SDI houve um incremento tecnológico e uma redução dos consumos. Mais tarde este motor foi substituido pelo 1.4 TDI e a evolução de que eu falo foi ainda mais notória.

Agora obviamente que as marcas não "burras". Se podem oferecer um motor do mesmo tamanho (exemplo um 2.0) com mais potência, mais tecnologia e menores consumos, porque não enverdar por esse rumo também? O caso mais notório é realmente a BMW que não pára de nos espantar com os níveis de potência que os seus diesel atingem, mas eu acho que só lhes temos que agradecer. No fundo eles têm os x18 d que dão prioridade às questões económicas, mas depois têm os x23 d, que dão muita prioridade às prestações (sem contudo, e isso é o melhor, comprometer em grande escala os consumos).

Todos os factos que apresentas, são de facto, reais.
Mas nós estamos a falar de motores. E não da forma de os condizir. Obviamente que um motor de 170 cv te permite valores de acelerações que o de 140 poderá não ser capaz de os realizar. Mas se um condutor os conduzir com as mesmas acelerações, normalmente a vantagem nos consumos (pelo menos dos exemplos que citei) estará do lado do mais potente.

As marcas acima de tudo deviam pensar na redução de consumos, estes novos motores com o 2.0d da BMW e o 2.0 TDI de 170cv são tudo menos económicos, de certeza que o consumidor na actualidade preferia um carro com menos potência a gastar metade por exemplo.
O aumento de peso têm atingido níveis críticos é pois urgente a utilização de materiais mais leves.
O Diesel hibrido pode também ajudar , prototipos do grupo PSA (C4 e 308) com o motor 1.6 hdi hibrido atingiram consumos na ordem dos 3 litros.

São económicos para as suas performances e o peso que têm (transportam segurança passiva e conforto que pesa).

O consumidor da actualidade tem várias opções, mas parece-me gostar bastante de potência, quer a utilize ou não [;)]

É um nadinha "arriscado" afirmar que "os outros" não sabem procurar bem, não acha? Os critérios são diferentes de cabeça para cabeça.

No entanto, e já lho apontei em cima, pode ir buscar um 1.4/1.5/1.6 de potência comparável ou superior a um antigo 1.9/2.0, com menor custo fiscal, menos consumo e mais ecológico.

Portanto, há para todos os gostos.

Repare, eu quando digo que "os outros não sabem procurar bem" não o digo de forma depreciativa. Digo-o de forma a realçar que os interesses de cada um muitas das vezes não se coadunam com os interesses do todo. Senão vejamos, eu tenho muito €€€ e posso dar-me ao luxo de comprar um topo de gama super desportivo com 300 ou 400 hp. Estou no meu direito? Sim. Estou a contribuir para o bem do planeta? De forma nenhuma.
Agora sou a mesma pessoa cheia de €€€. Tenho um utilitário bem equipadinho e confortável, económico, híbrido de preferência e sem "status" (dirão logo alguns dos senhores e senhoras do tópico ao lado [:D] ) para utilizar nas minhas deslocações diárias. Continuo no meu direito e estou a ter cuidados com a saúde do planeta.

Estarei a ser simplista e utópico? Penso que não. Estou a ser corajoso pois apesar de ter todos os meios para comprar o super-status-desportivo pensei mais à frente...

Estamos aqui com muita demagogia! Quem quer um carro potente não está lá muito preocupado se gasta mais 1 ou 2 litros aos 100. Querem mais potência e o resto é fogo de vista...

Se nos debruçarmos no dia-a-dia de cada um, verificamos que andamos todos demasiado apressados e a perda de um minuto pode parecer-nos infinitamente grande! Sei que não é, mas quase todos pensam da mesma forma! Basta olharmos para uma paragem nuns semáforos e se o carro da frente não arranca ao caír do verde leva logo com businadelas!

Por outro lado assistimos cada vez mais ao consumismo, e essa história da durabilidade já era... é cada vez mais o "usar e deitar fora".

Somos cada vez mais exigentes no desempenho e encaramos a manutenção como um mal necessário, e raramente damos grande atenção a isso quando se trata de pisar o pedal! Mais litro, menos litro, e lá estamos nós a carregar no pedal e a fazer com que os cavalos relinchem... e depois já não chegam e fazemos repros, compramos outros com mais potência e outras coisas mais...

E se a duração dos materiais começa a ser muito longa, deixa de dar lucro aos fabricantes e há que inventar algo que os consuma ou baixa-se a qualidade, ainda que sejam vendidos a preços mais baixos (o que nem sempre é verdade).

E depois temos as marcas denominadas de "elite" em que os usufruários se negam a partilhar os gastos que têm com eles, e até chegam a dizer que quase não precisam de oficina [:D]

Deixemos o lirismo: estamos cada vez mais acelerados e cada vez queremos é mais potência, seja qual for o custo! Há excepções... que apenas servem para confirmar a regra.

Com o desenvolvimento acelarado que os diesel tiveram na ultima década, apesar de os consumidores terem ganho bastante, as marcas viram as margens de lucro para este tipo de motores ser reduzida, devido ao aumento de custos de produção (mas também compensado pelas vendas em maior número)

Numa entrevista dada pelo "boss" dos motores do grupo Fiat há coisa de 1 ano atrás, ele disse que as vendas diesel continuarão a crescer até ao inicio da proxima década. Mas com margens de lucro mais baixas, os construtores vão-se virar novamente para motores a gasosa, mais pequenos e baratos de produzir e sobrealimentados, com resultados mais fáceis de obter ao nivel de "números".

E já começamos a ver isso. Os motores TSI do grupo VW. O bi-cilindrico que a Fiat vai lançar para o ano. Os 6cil turbo da BMW que acabam por substituir alguns v8.

Segundo esse individuo, o diesel só fará sentido, de um ponto de vista custos/lucros, a médio prazo, em veículos topo de gama, ou seja, segmentos D pra cima (??).

Deixem-me ver se estou a perceber. Voçês gostavam que a evolução seja no sentido de redução de consumos em vez de aumento da potência. É isso?

Que eu saiba, isso acontece na maioria das actualizações de motores. O que tenho visto é um crescente aumento do peso e tamanho dos automóveis, que é acompanhado por um aumento da potência nas várias cilindradas. E, se não houvesse evolução na área dos consumos, os consumos actuais seriam incomportáveis. Já pensaram quanto gastava um S350TurboDiesel há uns anos? E quanto gasta um S320CDI actual, sendo que é muito mais pesado e rápido. E quanto gastava um 325TDS? Digo-vos que gasta o mesmo que um 335d, mais pesado e incomparávelmente mais rápido.

As marcas continuam a fazer apostas, felizmente, nos carros de baixo consumo. Exemplo disso são os 1.4 HDI, 1.4 D4-D, 1.3 CDTI, 1,5 DCI,....

Esses são exemplo de motores económicos.

Quem disse que um E90 320d gasta sempre mais de 8L tem de se informar melhor.

Os últimos anos têm sido pródigos em fantásticos motores, mas a nível de diesel realmente tem se chegado a valores estranhamente altos em termos de potência, binário, velocidade máxima.

Isto para quem como eu se lembra de motores diesel dos anos 80, conhecidos principalmente pela sua fiabilidade e não tanto por características desportivas.

Hoje assistimos no mundo autómovel a resultados nunca antes imaginados, tanto nas 24 le mans, em rallyes, em provas de velocidade, TT.

O futuro do diesel , passa por onde então??

Será que o caminho a seguir passa por cada vez uma maior capacidade dinâmica em detrimento da resistência / fiabilidade / longevidade, motores como o novo 122 d ( 204 cv ) , o tão aclamado 335 d , o novo Audi 2.0 de 200 cv, o v12 tdi do q7, cdi 420 e tantos mais.

E já sem falar no DieseOtto , ou o hibrído diesel, estaremos a assistir a uma nova era de motores cada vez mais pequenos e potentes, com capacidades tão ou superiores a muitos gasolina.
Será que um dia veremos um subaru wrx diesel, ou mesmo marcas que nunca sequer pensaram nestes motores acabarem por os adoptar?

Seria concerteza estranho ver um ferrari 599 d, ou um carrera turbo sd, pois bem mas se hoje é impossível pensar nisso, a utilização de cada vez ligas / metais mais leves, carbono , mágnesio , então quem sabe essas marcas poderiam adoptar estes motores.

Como será daqui a 10 anos?

Bmw 310d ? 200 cv, 400 nm...
a4 tdi 2.0 ? 300 cv , 600 nm...

Teria piada olhar para trás e pensar , tal e qual como hoje, impossível, nem pensar nisso...

Dá que pensar concerteza...

E os gasolina, os novos turbo , que haviam quase sido enterrados...

Fantástico mundo este , novas descobertas, novas energias....

cmpt e conduzam com precaução...
feliz natal e própero 2008

Espero que esta parte se resolva pela positiva, o resto virá por acréscimo.

o intuito deste post, era falar sobre o que cada um de nos pensa sobre o futuro dos motores, neste caso particular do diesel e suas variantes, mas podia ser tambem de gasolina, ou qualquer hibrido.
Evidente que vai haver sempre motores mais potentes, espero que tambem com menores consumos.

Adoro o classico V8, mas considero-o que nos moldes actuais e principalmente em paises como portugal , se torna ridiculo ( falo principalmente de carros de dia-a-dia , com consumos em torno de 30 lts) , nao falo de carros super desportivos ou de luxo.

Para quem ja conduziu, sabe do que falo, aquele barulho , a potencia, incrivel.

( peço desculpa pelo texto , mas o teclado nao coopera com o portugues )

Última edição:
o intuito deste post, era falar sobre o que cada um de nos pensa sobre o futuro dos motores, neste caso particular do diesel e suas variantes, mas podia ser tambem de gasolina, ou qualquer hibrido.
Evidente que vai haver sempre haver motores mais potentes, espero que tambem com menores consumos.

Adoro o classico V8, mas considero-o que nos moldes actuais e principalmente em paises como portugal , se torna ridiculo ( falo principalmente de carros de dia-a-dia , com consumos em torno de 30 lts) , nao falo de carros super desportivos ou de luxo.

Para quem ja conduziu, sabe do que falo, aquele barulho , a potencia, incrivel.

( peço desculpa pelo texto , mas o teclado nao coopera com o portugues )

O futuro dos carros é serem mais rápidos, menos poluidores e mais seguros (como veio acontecendo até agora).

Há uns dias estive a ler a descrição dos motores a gasóleo que, por volta de 1940, se usavam nalguns aviões.

Comparando os motores actuais dos automóveis com aqueles motores, até me parece que a evolução não foi assim tão rápida...

Há uns dias estive a ler a descrição dos motores a gasóleo que, por volta de 1940, se usavam nalguns aviões.

Comparando os motores actuais dos automóveis com aqueles motores, até me parece que a evolução não foi assim tão rápida...

Claro que não. E' tudo uma questão de mercado!

Na verdade, a maioria das "novidades" tecnológicas que tem inundado o mercado não tem nada de novo. A novidade é ser aplicada a carros de produção (ao invés de motores especializados, de aviação, competição...).

Se calhar não será bem esse o âmbito do tópico... mas fugiu um pouco para essa realidade... no que me diz respeito apresento as minhas desculpas e faço uma pausa por aqui... Quanto à tua questão introduzo uma pqeuqena ressalva... a preocupação dos construtores é produzir carros mais potentes e não reduzir os consumos

lolol. os construtores preocupam-se em vender.. assim sendo fazem carros economicos e carros potentes.

Existe diferentes tipos de clientes / necessidades e os construtores procuram satisfazer o maior nr possivel. agradar a gregos e troianos.. de que se queixam??

Voltar
Superior