Garantia Caixa Automática | Powershift | Usado

HaagenDazs

New member
Comprei em Agosto de 2019 uma viatura de 2015 com 64000km e caixa automática powershift. De há uns tempos para cá começou a ter um comportamento estranho e nem sempre constante como solavancos, queda de rotação ligeira em aceleração constante, ao acelerar mais a fundo o carro parecia que não desenvolvia, etc
Aproveitei a ida à revisão na marca há cerca de um mês (nesta altura com 82000km) e confirmou-se o pior. Avaria no modulo de comando da caixa. Orçamento para substituição da caixa.
Ora eu comprei o carro usado, sem mutuo acordo para 1 ano. Acontece que esta avaria no modulo de comando esta a fazer com que a embraiagem tenha um desgaste acelerado, não é que o stand aproveitando-se disso diz que não dá garantia?
Quais os próximos passos e os melhores para resolver este litigio? O que fariam? Estamos a falar de um carro com 5 anos e 80000km!! como é possível uma caixa auto já estar com problemas de desgaste "normais"? concordam com o stand?
Embora não interesse para o caso da garantia, o carro é nacional e comprovei que fez todas as revisões na marca. Em 2016 (18000km) , 2017 (34000km) etc...

Advogado e entidade que faz a mediação de conflitos.
Após o resultado da carta escrita por um advogado, ia a uma caixa especializada em caixas automáticas para ter uma segunda opinião.

Cuidado com o ir a outro lado que não à marca nestas situações. Se o "outro lado" se lembra de abrir a caixa, bye bye possível garantia que haja.

Como referido, é ver com advogado.

A garantia não pode conter exclusões... a única coisa que pode ser reduzido na garantia, é a sua vigência e isto em usados... de 2 para 1 ano.

Toda e qualquer clausula que seja aposta na garantia, além da vigência, é nula...

Agosto de 2019 (compra)... agosto de 2020 (1 ano), vamos a caminho de agosto de 2021.

Ficou alguma coisa assinada em termos de garantia quando compraste o carro?

PS: as powershift da Ford (acho que feitas pela Getrag) têm má fama...

Sim, é uma Getrag.
Não houve qualquer assinatura de mutuo acordo e redução para um ano.
A garantia é a fatura de compra.

Já fui a uma casa de caixas. Já sabem tudo de cor e salteado sobre esta caixa, dá para reparar, fica por metade do preço. Mas o stand nem isso aceita. O modulo está a danificar a embraiagem, logo, desgaste, logo não tem garantia. É o argumento.

Como já se referiu... se estiveres para aí virado, consulta um advogado.

As garantias não podem conter exclusões...

Ainda que os stand/vendedores saibam disso... depois para fazer valer os direitos/legislado, por vezes é para ter chatices...

Pois, parece-me que vou ter de ir para tribunal.
Já seguiu uma carta de um advogado. Mas não sei se vai dar em alguma coisa.. terei mesmo de avançar judicialmente.

O carro tem 80.000km e todas as revisões efetuadas na marca.
Não ha nenhuma manutenção preconizada ate agora para a caixa.
Sao 80 mil

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk

Também fiz aqui queixa. Vale o que vale, mas ao menos alerta para futuros compradores no stand.

https://portaldaqueixa.com/brands/m...tia-viatura-caixa-automatica-82000km-52018620

No teu lugar, não teria já entrado por aqui... teria esperado pelos resultados da carta do advogado.

Quanto à avaria, independentemente de estar a degradar a embraiagem, a avaria estará, pelo que dizem, no módulo eletrónico. E esse não poderá ser considerado peça de desgaste...

A marca diz que esta caixa não tem manutenção.
Que o óleo por exemplo, é for life..

E a Getrag o que diz?

Tens o exemplo da Bmw que não aconselha (ou não aconselhava) qualquer manutenção da ZF, mas a própria ZF preconiza manutenção nessas caixas. Seja como for, eu não andava mais de 60 mil kms com o mesmo óleo. Neste momento e tendo que ser reparada, irá levar óleo novo certamente. Tive a ver na net (desconhecia completamente) e há vários relatos de problemas nessas caixas.

A marca diz que esta caixa não tem manutenção.
Que o óleo por exemplo, é for life..

Correto...é for life...se a life for curta está feito! resumindo se a caixa necessitar de reparação...leva novo óleo...renew life!

E depois lá está o tratamento que o anterior dono deu a esse componente é desconhecido...tens malta que mesmo com caixas auto/robotizadas são uns estronços!

Last edited:
Devias ter feito melhor os trabalhos de casa. São conhecidos imensos casos de problemas nessas caixas, devido ao desgaste prematuro das embraiagens. Porque isso é que ninguém quer carros com essa caixa.

Se esses 80.000 km forem com as embraiagens originais, já te podes dar com sorte. Havia casos que nem 40.000 km faziam.

@ecoflex, @midnightblack, certo, mas isso não implica que não tenham que me dar garantia pela venda.

@now, sem dúvida. E agora tenho o stand a fugir a responsabilidades...

@ecoflex, @midnightblack, certo, mas isso não implica que não tenham que me dar garantia pela venda.

@now, sem dúvida. E agora tenho o stand a fugir a responsabilidades...

Correto, nem que fosse das mais básicas e ilegais...motor e caixa.

O problema é que o stand aliado à baixa quilometragem do veiculo (abaixo dos 100mil km) pode tentar "rabear" com má utilização da caixa, sem no entanto, a ter verificado à data da venda...

Daí estou a ver a teres encargos com assessoria jurídica, sem garantia de seres ressarcido pelo stand.

Uma caixa automatica é dificil assumir ma utilizacao diria eu.. aliado ao facto que a avaria é num modulo de comando. eu nao sei como se avaria esse modulo. nao tnho conhecimentos para isso xD

Back