Gastar dinheiro em carros velhos. Desperdício?

Havia carros de todo o tipo, tal como há agora.

Basta colocar um W115 em frente a um desses SUV e veremos qual o carro e condutor que ficam em pior estado [:D]
Mas existe dúvidas? É o do W115.

Não me digas que és daqueles que and nas tascas a dizer que os carros antigos é que são bons porque são mais duros...

É que a absorção do embate é muito importante na segurança dos passageiros, o W115 não só não absorve como transporta esse impacto para os passageiros.

Lembro me as uns anos, um acidente que ocorreu aqui na minha zona, um indivíduo que estava num cruzamento, mas no meio do cruzamento existem umas flores em que tem uma visibilidade algo reduzida, mas que dá perfeitamente para passar caso venha outro carro.
Ele olhou, e começa a atravessar. De repente aparece lhe uma mota que lhe embateu no carro e desfez lhe a frente do carro toda! O condutor da mota teve morte instantânea. Reza a lenda, que segundo as peritagens ele ia a mais de 250 km/h numa zona de 50, nem teve tempo de travar. Voou cerca de 50 metros pelo ar, que só parou quando embateu numa árvore, em que minutos mais tarde foi encontrado o corpo junto a ela!
Pergunto: de quem é a culpa? Do carro, atravessou se a frente, mas a irresponsabilidade é do condutor da mota! "Felizmente" por uma fracção de segundo, a mota não apanhou a porta do passageiro, porque senão em vez de 1 morto, poderiam ser dois, ou até mesmo três! Independentemente, se o carro é novo ou não, as variáveis que existe num embate de veículos, são muitas! É verdade que num veículo mais novo, temos toda as seguranças possíveis, do que num carro velho, mas dependendo do tipo de acidente pode por muita segurança que um carro novo tenha, não existe forma de escapar a ir com os porcos!

Já tive carros velhos, e já tive carros novos. Já tive velhos em que os arranjos já me ficaram mais caros que o valor da compra, um deles até ninhos de ratos tinha lá dentro. Mas também já tive usados, que os vendi mais caros do que quando os comprei em que foi só por combustível e siga!
Os novos, temos o senão do valor que perde assim que sai do stand, mas actualmente prefiro novo, porque é por combustível e siga! Alguma coisa está ao abrigo da garantia, se bater com ele vai para o seguro! Mas o conforto que é de fazer uma viagem, sem preocupar se precisa de óleo, ou se será que vai ficar a pé, em relação a um usado, é completamente diferente!

De salientar ainda que o valor em encargos anuais será maior num novo do que num usado velho.
Um novo que custe 15000€ a gasóleo 1.6, anualmente têm uma revisão que fica entre os 200/300€ um selo de 150€ e um seguro contra todos os riscos de 400/500€ o que dá quase 1000€ por ano, para não falar possivelmente peças de desgaste mais caras.
Num carro velho por 2000€ e antes de 2007, selo na ordem dos 30/40€ revisão na ordem dos 100€ e seguro contra terceiros nos 150/200€ o que nem chega a 500€ anuais. Peças de desgaste mais baratas, basta comprar da concorrência.

Já tive carros velhos, e já tive carros novos. Já tive velhos em que os arranjos já me ficaram mais caros que o valor da compra, um deles até ninhos de ratos tinha lá dentro. Mas também já tive usados, que os vendi mais caros do que quando os comprei em que foi só por combustível e siga!
Os novos, temos o senão do valor que perde assim que sai do stand, mas actualmente prefiro novo, porque é por combustível e siga! Alguma coisa está ao abrigo da garantia, se bater com ele vai para o seguro! Mas o conforto que é de fazer uma viagem, sem preocupar se precisa de óleo, ou se será que vai ficar a pé, em relação a um usado, é completamente diferente!

Tenho algumas dúvidas nesse quesito entre carros novos e usados/velhos [:D]

Mas existe dúvidas? É o do W115.

Não me digas que és daqueles que and nas tascas a dizer que os carros antigos é que são bons porque são mais duros...

É que a absorção do embate é muito importante na segurança dos passageiros, o W115 não só não absorve como transporta esse impacto para os passageiros.

Sinceramente? Sim tenho dúvidas, enquanto não vir algo que comprove o contrário do que penso. Aí não tenho qualquer problema em concordar!

Não sou desses até porque o meu tempo livre é pouco e precioso para outras coisas :)

De salientar ainda que o valor em encargos anuais será maior num novo do que num usado velho.
Um novo que custe 15000€ a gasóleo 1.6, anualmente têm uma revisão que fica entre os 200/300€ um selo de 150€ e um seguro contra todos os riscos de 400/500€ o que dá quase 1000€ por ano, para não falar possivelmente peças de desgaste mais caras.
Num carro velho por 2000€ e antes de 2007, selo na ordem dos 30/40€ revisão na ordem dos 100€ e seguro contra terceiros nos 150/200€ o que nem chega a 500€ anuais. Peças de desgaste mais baratas, basta comprar da concorrência.

Antes de julho de 2007. [;)]

Era bom para todos menos para o governo...
A verdade é que se o governo se preocupasse assim tanto com o clima, natureza e poluição, seriam os carros mais antigos a ter o iuc mais caro e não os mais novos. Mas o que interessa é os € a entrar

Última edição:
Já não sei se não vai ser o que o PAFFY disse. Se o estado for obrigado a cortar no imposto ISV, vão ver se não vai ser o IUC a sofrer, em vez de pagarem 150€ passam para 300€. E abre se outro precedente, carros até 2007 um IUC, ate 2020 outro IUC e a partir daí todos os carros novos o que não pagam em ISV, vão pagar ao longo dos anos em IUC! Escrevam o que eu escrevo![:D]

Já não sei se não vai ser o que o PAFFY disse. Se o estado for obrigado a cortar no imposto ISV, vão ver se não vai ser o IUC a sofrer, em vez de pagarem 150€ passam para 300€. E abre se outro precedente, carros até 2007 um IUC, ate 2020 outro IUC e a partir daí todos os carros novos o que não pagam em ISV, vão pagar ao longo dos anos em IUC! Escrevam o que eu escrevo![:D]

A questão recente do ISV, é somente sobre as viaturas usadas.

Por essa mesma razão. Por uns pagam os outros! Aumenta nos usados e nos novos

Mas isso já será de esperar que venha acontecer...

A mesma coisa com os electricos... agora vão tendo "desconto"... mas quando já existirem muitas viaturas a serem movidas dessa forma... lá se acabará o "desconto/isenção".

Última edição:

Isso é certo, o Centeno só muda/troca o valor dos impostos de uma rubrica para outra, da sua folha de Excel. Segundo os comerciantes de automóveis, prevêem aumentos nos novos, para absorver a perda de receita no ISV dos Importados.

Isso ou tratam de complicar o sistema de importação para reduzir a entrada de veículos [;)]

Voltar
Superior