[Economia] Gigantesca fuga de informação de mais de 11 milhões de documentos.

E além dos já conhecidos 12 chefes de estado, 33 membros de governo há 140 outros politicos de 50 países diferentes... Realmente, a K7 parece ser sempre a mesma... Mas ainda há crentes que acreditam na musica que ela toca.. Acreditam na bondade do crescente saque fiscal que se observa pelo mundo fora a propósito dos supostos interesses colectivos.

Interesse colectivo é coisa que não existe... Cada pessoa tem as suas ideias e os seus interesses.. E quem usa esses argumentos e saca cada vez mais dinheiro com base nesse argumento também tem os seus interesses particulares.

Eu compreendo o teu sentimento... Também já pensei assim... Mas há uma coisa que eu fui aprendendo ao longo dos anos. Na vida podes dividir as coisas que te rodeiam em 3 tipos: aquelas que tu controlas, aquelas que não controlas, mas podes influenciar, e por fim aquelas que tu nem controlas, nem tens qualquer hipótese de influenciar. A melhor maneira de maximizar os resultados que obtens e de maximizar a tua felicidade é dedicares a maioria da tua atenção e tempo ao que controlas, uma menor parte do tempo e do esforço ao que podes influenciar, e nenhum tempo nem dedicação ao que não podes controlar nem influenciar...

Perder tempo e dedicar esforço ao que não depende de ti, não vai alterar absolutamente nada e só vai servir para no fim ficares frustrado..

Ora, o que se passa no Panamá, nas Seychelles ou nesses países, nós não temos qualquer forma de controlar.. E uma coisa eu te posso assegurar, enquanto houver um incentivo forte, desaparece um, aparece outro.. A Suiça que durante séculos foi a caixa forte do Mundo, agora já cumpre todas as normas de repressão de branqueamento e de evasão fiscal e não é por isso que esses fenómenos desapareceram, apenas mudaram de paradeiro...

Agora, há coisas que tu, podes não controlar, mas podes influenciar... Enquanto eleitor está nas tuas mãos não votar por exemplo em politicos populistas, está nas tuas mãos não votar em quem promete que vai fazer mais um fontanário no meio da rotunda ou um novo aeroporto em Beja, está nas tuas mãos votar no partido que prometer acabar com a cegada que são os licenciamentos, está nas tuas mãos votar nos partidos que prometerem reduzir as despesas do Estado e com isso a prazo poderem implementar uma politica fiscal mais justa e que não afugente tanto as pessoas, etc.. etc.. etc.. Como as duas grandes preocupações dos politicos são em primeiro lugar serem eleitos, e em segundo lugar serem reeleitos, se muita gente pensar assim, rapidamente aparecem partidos a prometer e a implementar estas medidas, e se é certo que no Panamá não podemos mudar nada, começaremos a mudar um bocadinho do nosso lado, reduzindo os negócios em que o Estado está envolvido e com isso as hipóteses de corrupção e reduzindo o incentivo à fuga fiscal.

Agora, enquanto continuarmos a premiar os populistas... Por muita revolta cibernética que dediquemos aos paraísos fiscais, o resultado será nulo...

É esta a minha maneira de ver a coisa... entende como quiseres....

Mundano, independentemente do que disseste estar certo ou errado, não vale a pena tentares desviar o assunto com um discurso bonito,sobre a tua posição na vida e opinião politica do que deve ser o estado. Tudo o que disseste tem a sua razão, mas vamos sempre esbarrar no bom senso de quem está no poder. As pessoas votam nas ideias com que se identificam...e sim depois tens essa questão da demagogia e do populismo, que vai dar no que sempre deu.

Mas se os paraísos fiscais existem foi porque alguém os criou...o poder corrompe e o ser humano é bastante susceptivel a essas coisas. Para mim, isto deveria servir, ao menos, para as pessoas acordarem e verem que há muita ideia e propaganda que é vendida, razões que são dadas a nós, pequenas formiguinhas, para que depois não falte nada à grande raínha.

O assunto dos offshores, não depende de mim ou de ti, diretamente...mas como disseste e bem, podemos mudar isso votando em pessoas que não fazem parte desse sistema e que podem de alguma forma influenciar algo que nós não conseguimos. Não se pode andar sempre a assobiar para o lado.

Desculpa nº2 para esta pouca vergonha:
"as pessoas ricas decidiram por o dinheiro em off shores porque receavam o colapso do sistema financeiro. Aquilo são apenas as suas poupanças...." [:)][:)]

O exemplo do pequeno rectângulo é, fugir aos impostos SEMPRE! e depois aguardar um perdão fiscal e pagar cêntimos da dívida. Tá certo.
Recordam-se do perdão fiscal 2015?

Desculpa nº2 para esta pouca vergonha:
"as pessoas ricas decidiram por o dinheiro em off shores porque receavam o colapso do sistema financeiro. Aquilo são apenas as suas poupanças...." [:)][:)]

O exemplo do pequeno rectângulo é, fugir aos impostos SEMPRE! e depois aguardar um perdão fiscal e pagar cêntimos da dívida. Tá certo.
Recordam-se do perdão fiscal 2015?

Eu sei que a confusão interessa a muitos políticos, a muita classe jornalística e a muitos grupos de interesse... Afinal de contas só este tipo de confusões a lançar a raiva generalizada sobre tudo e todos pode escamotear a verdade inconveniente que é cada vez mais difícil de explicar: nós pagamos cada vez mais impostos e recebemos cada vez menos de volta... As taxas de retorno dos impostos pagos são cada vez mais baixas.

Agora para nós que somos vítimas destes esquemas de corrupção e de negociatas con dinheiro público convinha antes de discutir o assunto separar bem o que é dinheiro que está lá para ser escondido, porque provém de actividades criminosas e aquilo que é dinheiro ganho legitimamente e que as pessoas no exercício da sua liberdade e porque ainda temos a última liberdade dos países não comunistas que é poder fugir, decidiram retirar de Portugal por motivos que só aos próprios interessa.

Quem tem dinheiro tem off shores, não é novidade nenhuma! Tivéssemos nós dinheiro e também tínhamos as nossas no Panamá, na Madeira ou nas Ilhas virgens! Só um grande hipócrita diria que não fazia ou metia o seu dinheiro numa off shore.
Lavagem de dinheiro? Claro que há, é olhar para o futebol português? Alguns até parece que por estes dias descobriram a pólvora!
O Putim tem milhões escondidos? que grande novidade!
Tirando um ou outro paraquedista tipo o islandês de quem o pessoal não contava muito o resto é tudo"normal".
E é uma realidade que infelizmente não vai mudar, amanhã continua tudo igual.

Quem tem dinheiro tem off shores, não é novidade nenhuma! Tivéssemos nós dinheiro e também tínhamos as nossas no Panamá, na Madeira ou nas Ilhas virgens! Só um grande hipócrita diria que não fazia ou metia o seu dinheiro numa off shore.
Lavagem de dinheiro? Claro que há, é olhar para o futebol português? Alguns até parece que por estes dias descobriram a pólvora!
O Putim tem milhões escondidos? que grande novidade!
Tirando um ou outro paraquedista tipo o islandês de quem o pessoal não contava muito o resto é tudo"normal".
E é uma realidade que infelizmente não vai mudar, amanhã continua tudo igual.

Infelizmente enquanto existir este tipo de mentalidade, nada poderá ser feito. E sim, tudo continuará igual. Só um pequeno reparo, fala por ti...eu não me revejo nisso que disseste...e hipócrita não sou de certeza.

A Petrobrás pagou 34,5 milhões de dólares por um campo de Petróleo no Benim a uma empresa do tal Idalécio, mas que nunca teve petróleo. [:D]
Este Idalécio deve ter sido um testa-de-ferro que arranjaram para fazerem pseudo-negócios, e assim conseguirem delapidar a Petrobrás em beneficio dos corruptos politicos brasileiros.

Uma off-shore é apenas uma empresa que está "ao largo", que está fora do nosso país. Para o Panamá, uma empresa em Portugal é uma off-shore. Portanto, ser off-shore não tem nada de mal, nem tem nada de mal alguém colocar dinheiro noutro país, desde que seja dinheiro legal e tenha pago os impostos no país de origem.
A questão principal é que estas "off-shores" mantém muito secretismo (além de cobrarem impostos baixos), e isso ajuda a que muitos corruptos guardem lá o seu dinheiro. Mas como já alguém disse, a Suiça fazia o mesmo.
Não podemos fazer nada quanto às off-shores, a não ser pressionar esses países a não terem tanto secretismo acerca dos clientes.

Mas pior é o que o Luxembrugo faz, um país que faz parte da UE, e que atrai grandes multinacionais para o seu país, com acordos secretos com impostos baixos e que ninguém sabe o valor. Isto é que não devia existir dentro da UE.

Podemos começar por fechar a nossa off shore da madeira

assim ficam só 3472 outras[:D]

Ui, este tópico vai ser muito interessante.Já os há a assobiar para o ar a convenientemente a falar só de um que usou o mesmo estratagema do Sócrates (que é um suspeito que está a ser julgado) para branquearem antecipadamente o que aí vem ,porque aparentemente esquemas destes para fugir a impostos são tão normais que até não fazem mal nenhum.Pelo menos vai-se ver quem é hipócrita e quem realmente critica tudo o que seja corrupção, branqueamento de capitais e fugas a impostos.Vamos esperar para ver o que aparece.

Mais um tema fraturante que os grandes querem esconder da populaça - obrigado aos media isentos e de referência por noticiarem tais crimes. Assim os tudólogos já têm mais um tema de conversa de café.

Espero que abordem também o facto de existirem barcos que nunca estiveram na Libéria e que têm bandeiras deste país. Aposto que é crime também.

(Já ninguém se lembra de certos extratos bancários do tio de um ex-PM? A sério?)

Infelizmente enquanto existir este tipo de mentalidade, nada poderá ser feito. E sim, tudo continuará igual. Só um pequeno reparo, fala por ti...eu não me revejo nisso que disseste...e hipócrita não sou de certeza.

Não vejo qual é mentalidade, eu não usei nenhum consideração nem fiz nenhuma análise mental, apenas e só me limitei a constatar factos que estão à frente dos olhos de todos à anos, que quer tu queiras quer não são realidade dos dias de hoje e serão nas próximas dezenas de anos. Pior ainda factos esses que na sua quase totalidade já eram mais que conhecidos de toda a gente. É novidade para ti que o Putin tinha milhões escondidos? Que os politicos chineses têm milhões escondidos? Que os traficantes usam off shores para esconder dinheiro? Que os ricos usam off shores para pagar menos impostos? O que é estranho é alguns verem uma grande coisa e grande novidade nisto.

Quanto à hipocrisia, em minha opinião quem tem milhões tem uma off shore.. se os tivesses tinhas uma off shore! Não tenho duvidas nenhumas disso. Se dizes que não podes não ser hipócrita, és outra coisa qualquer, dá-lhe o nome que quiseres. De uma coisa tenho certeza, não ias ser tu o 1º milionarário salvador do mundo a pagar 50% de impostos quando poderia pagar 1 ou 2%!

Ui, este tópico vai ser muito interessante.Já os há a assobiar para o ar a convenientemente a falar só de um que usou o mesmo estratagema do Sócrates (que é um suspeito que está a ser julgado) para branquearem antecipadamente o que aí vem ,porque aparentemente esquemas destes para fugir a impostos são tão normais que até não fazem mal nenhum.Pelo menos vai-se ver quem é hipócrita e quem realmente critica tudo o que seja corrupção, branqueamento de capitais e fugas a impostos.Vamos esperar para ver o que aparece.

Uma coisa são esquemas, outra são transações legais. uma é fugir aos impostos outra é pagar os impostos devidos e mesmo assim ter uma off shore. Uma é ter contas com dinheiro com base em crimes, outra bem diferente é ter dinheiro ganho legalmente e está lá (numa qualquer off shore) entrando legalmente. Embora possa parecer tudo a mesma coisa, não o é.
Por algum motivo as empresas portugueses cotadas têm sede no Luxemburgo... sem nenhuma ilegalidade.

Não vejo qual é mentalidade, eu não usei nenhum consideração nem fiz nenhuma análise mental, apenas e só me limitei a constatar factos que estão à frente dos olhos de todos à anos, que quer tu queiras quer não são realidade dos dias de hoje e serão nas próximas dezenas de anos. Pior ainda factos esses que na sua quase totalidade já eram mais que conhecidos de toda a gente. É novidade para ti que o Putin tinha milhões escondidos? Que os politicos chineses têm milhões escondidos? Que os traficantes usam off shores para esconder dinheiro? Que os ricos usam off shores para pagar menos impostos? O que é estranho é alguns verem uma grande coisa e grande novidade nisto.

Quanto à hipocrisia, em minha opinião quem tem milhões tem uma off shore.. se os tivesses tinhas uma off shore! Não tenho duvidas nenhumas disso. Se dizes que não podes não ser hipócrita, és outra coisa qualquer, dá-lhe o nome que quiseres. De uma coisa tenho certeza, não ias ser tu o 1º milionarário salvador do mundo a pagar 50% de impostos quando poderia pagar 1 ou 2%!

Pronto agora tu sabes mais de mim do que eu...vou repetir, mas por outras palavras para perceberes, não tinha. Que tu tivesses ou não, isso é contigo...não fales é com essa certeza de quem não conheces. Cada cabeça sua sentença.

E sim, essa postura que demonstras nos posts em causa, sublinha mais uma vez o que disse. Para ti é normal, para mim é condenável.

Uma coisa são esquemas, outra são transações legais. uma é fugir aos impostos outra é pagar os impostos devidos e mesmo assim ter uma off shore. Uma é ter contas com dinheiro com base em crimes, outra bem diferente é ter dinheiro ganho legalmente e está lá (numa qualquer off shore) entrando legalmente. Embora possa parecer tudo a mesma coisa, não o é.
Por algum motivo as empresas portugueses cotadas têm sede no Luxemburgo... sem nenhuma ilegalidade.

Back