Ginásio ou piscina?

Sou suspeito para dar este conselho [;)]
Faço natação há mais de 10 anos (os últimos 3 no Jamor). E prefiro claramente a natação ao Ginásio - que também já fiz.

Mas isto é mais uma questão de gosto. Eu prefiro a natação. Há quem goste mais do Ginásio.

Para os teus objectivos, acho que qualquer um serve. Acho que o mais importante é controlo da tua alimentação para perderes a barriga.

ps: na natação também há probabilidades de se arranjarem algumas lesões!

Eu já fiz ambos embora por pouco tempo de cada vez, pois fpi como complemento de outros desportos.

Ginasio pa puxar o corpo com maquinas e ferros tive em 3..e nunca muito tempo, pois na realidade detesto esse tipo de desporto de estar ali a puxar pesos, acho uma seca e o risco de lesao tipo hernias discais e afins é frequente principalmente se as coisas nao forem feitas correctamente.

Natação nisso é melhor dá mais pica e pode ser um desporto para a vida, tens é de apreder a nadar o que te coloca nunca situação algo delicada.

E que tal uma bicicleta de treino em casa para durante a semana e uma a serio para voltas de 4 -5 horas ao sabado e domingo?

Para perder barriga acho que o jogging basta e é á borla, sendo que piscina tambem é excelente e se não sabes nadar com 23 anos estás em boa altura para aprender.

Ginásio tambem serve para perder peso mas é no cardio (bicicleta passadeira etc ), nem tanto a malhar ferro.

Durante uma hora de natação como se deve fazer o balanço dos tipos de exercícios?

Por exemplo 120m de croll mais 120m de bruços mais uns tantos de mariposa! Eu estava a pensar em entrar para banhos livres mas não sei muito bem que exec fazer!

Também estou a ganhar alguma barriga e quero perder isto.

Sou suspeito para dar este conselho [;)]
Faço natação há mais de 10 anos (os últimos 3 no Jamor). E prefiro claramente a natação ao Ginásio - que também já fiz.

Mas isto é mais uma questão de gosto. Eu prefiro a natação. Há quem goste mais do Ginásio.

Para os teus objectivos, acho que qualquer um serve. Acho que o mais importante é controlo da tua alimentação para perderes a barriga.

ps: na natação também há probabilidades de se arranjarem algumas lesões!

Eu que o diga, andei 3 meses com o ombro direito no estaleiro. Por isso é que convém aprender bem a técnica.

Durante uma hora de natação como se deve fazer o balanço dos tipos de exercícios?

Por exemplo 120m de croll mais 120m de bruços mais uns tantos de mariposa! Eu estava a pensar em entrar para banhos livres mas não sei muito bem que exec fazer!

Também estou a ganhar alguma barriga e quero perder isto.

500m crawl intercalados com costas, para aquecer. 3x 100m estilos (mariposa, costas, bruços e crawl), 200m de bruços, 300m só braços de crawl (com pull buoy), 100 costas clássicas. Fazes isto na boa em 1h. Se puderes usar paddles e/ou barbatanas podes ter mais variedade e exercitar de forma mais eficiente os músculos.

Ando em baixo de forma, e a barriga já começa a estar um pouco saliente [:D]

A minha ideia era começar para o mes que vem no ginásio, mas lembrei-me de fazer antes natação. A dúvida é que não sei nadar (não gozem, tenho 23 anos e nunca tive a oportunidad€ de aprender) e a começar seria mesmo do zero.

Para restabelecer e manter a forma física, qual a opção a tomar? Prós e contras de ambas?

Obrigado

Boas.

Para perder peso/barriga penso que o melhor, e falo por experiência própria, será mesmo correr ou andar de bicicleta.

Eu também estava fora de forma mas há cerca de 6 meses comprei Pesos e halteres para praticar em casa e posso dizer que fiquei em boa forma.

De qualquer modo tem sido tudo a muito custo, a partir do 2º ou 3º mês se queres continuar a ver resultados tens mesmo de treinar no limite do esforço para o corpo ser obrigado a adaptar-se a novas exigências.

É bastante duro mesmo, há dias em que não apetece treinar mas tem de ser, há dias em que a porcaria dos pesos parece que pesam mais 20 ou 30% que noutros.

Portanto pensa nisso, se deres umas corridas/voltas de bicicleta e comprares pesos para ter em casa ficas em forma na mesma e em poucos meses recuperas o investimento inicial em material e não perdes tempo em deslocações a ginásios.

Outra vantagem de treinares em casa é que podes encher sempre no limite de esforço sem te distraires com mais nada...

Quanto a lesões no ginásio penso que há muito exagero à volta deste assunto, à medida que os meses de treino vão passando o corpo vai ficando cada vez mais resistente , mas também é uma questão de sorte e boas práticas . :)

Acho que é mais fácil contrair lesões em desportos com contacto físico e impactos, como o futebol, basket, raguebi, etc...

Quanto a "exagerar" nos pesos, acho que é mesmo um mal necessário quando se quer ver alguma evolução, se não treinares no limite ficas sempre na mesma, mas isso acho que é em quase todos os desportos, vejam os treinos da Vanessa Fernandes, ela treina MUITO duro mesmo!

Last edited:
500m crawl intercalados com costas, para aquecer. 3x 100m estilos (mariposa, costas, bruços e crawl), 200m de bruços, 300m só braços de crawl (com pull buoy), 100 costas clássicas. Fazes isto na boa em 1h. Se puderes usar paddles e/ou barbatanas podes ter mais variedade e exercitar de forma mais eficiente os músculos.

OK:)

Muito Obrigado, no final da semana vou a piscina dar umas braçadas!

Depois dou o feedback. Vamos ver como estou, já não entro numa piscina para nadar à serio à 9anos!

O meu receio é fazer a mariposa com tantos metros, acho que ainda não tenho essa forma física.

muitos falam das lesoes no ginasio...

convem aquecer sempre...se entrares a maluca numa piscina de certeza que as articulacoes a frio nao vao la ficar muito boas...

os exercicios tem de ser feitos de maneira correcta...como em qualquer desporto...

treinar bem costas e os musculos que suportam os grandes musculos...

2 anos de ginasio e ja a puxar ferro elevado..e sem lesoes

OK:)

Muito Obrigado, no final da semana vou a piscina dar umas braçadas!

Depois dou o feedback. Vamos ver como estou, já não entro numa piscina para nadar à serio à 9anos!

O meu receio é fazer a mariposa com tantos metros, acho que ainda não tenho essa forma física.

Esquece então a mariposa. Se usares barbatanas, experimenta fazer batimentos só de pernas de mariposa mas virado de barriga para cima. Sem barbatanas também funciona, mas chegas ao outro lado todo partidinho.

Faço ginásio e piscina. Se bem que à piscina vou menos vezes do que o quero.
[:D][:D] Também eu... então de Inverno faço ainda menos piscina, mas tenho que mudar isso.

Quanto à questão do ginásio e piscina...

... na impossibilidade das duas, deves iniciar-te pela natação porque aprendes a nadar (bem importante) e como é considerado um desporto muito completo, acabas por ter um bem estar geral que te dará uma melhor qualidade de vida. Vais ver que aos poucos começas a sentir-te melhor, fisíca e psiquicamente.

No entanto, acabarás por precisar de um complemento, ou seja, ginásio.

Ginásio, ao contrário da maioria das opiniões, não é só ferro... em última análise até poderias nem fazer nenhum.

Tens vários exercícios aeróbicos, começando pelos mais simples e individuais como a passadeira, bicicleta, remo, etc.

Também podes optar por aulas, tipo pump, step, etc. Nunca fiz (porque dificilmente consigo "encaixar" nos horários das aulas) mas olha que cada vez vejo mais gajos a fazerem e que aquilo queima e seca, é bem verdade.

Voltando ao ginásio e à questão dos pesos. É preferível fazer um exercício correctamente com menos carga, mas bem feito, que exagerar na carga e fazer o exercíccio todo mal... é uma das principais causas de lesões. A outra é a falta de aquecimento e alongamentos. Mas para quem se inicia, deve ter um prof a acompanhar e a explicar como proceder.

Resumindo, começa com a natação mas assim que possas acrescenta ginásio. Como alternativa, também podes fazer jogging ou bicicleta.

A natação é óptima mas para quem quer perder peso, torna-se um processo muito lento... pelo menos comigo foi assim.

Espero ter ajudado.

Eu só aprendi a nadar aos 25 anos e portanto não há que ter qualquer sentimento de vergonha.

Uma das grandes vantagens da natação é que associa a prática de exercício físico a um sentimento de relaxamento causado pela água. Sempre que saio da piscina sinto-me sempre bem.

Se o q pretendes é boa forma fisica a medio prazo, opta por um desporto aerobico como atletismo e/ou nataçao.
Os treinos de ginasio na sua maioria sao anaerobicos pelo que o ganho de forma fisica é reduzido.
O ideal seria fazeres um pouco das 2 componentes, 2 ou 3x de nataçao semanal e igual frequencia de ginasio, alternado.
Note-se que por ginasio pode-se entender exercicio anaerobico como flexoes de braços/pernas, elevaçoes de braços/pernas, fundos, pulos de galo, etc, tudo disponivel sem necessidade de recorrer a ginasio.
Na minha opiniao, a menos q o faças mesmo por gosto, e tomando objectivos, qualquer dos desportos mencionados poderá ser entediante se levado por si so, n complementando.

Não te esqueças que só irás obter resultados se trabalhares um conjunto de variáveis, sendo uma das mais importantes a alimentação.

No campo alimentar deves (se não o fazes já) iniciar um conjunto de mudanças, quer no tipo de alimentos, quer na frequência e forma de ingestão.

Como cada caso é um caso, deves consultar um médico ou nutricionista.

Acredita que se descurares este factor (alimentação) o teu esforço na natação/ginásio vai ter um retorno muiiiiiiiito mais lento.

Em puto fiz natação durante 4 anos, 1 deles em regime de competição.

voltei há cerca de um ano na Cidade Universitária de Lisboa e adoro! Nunca tive paciência para ir encher para ginásios e o meu objectivo é mesmo secar o corpo e não ganhar arcaboiço!

Há um factor importantíssimo que acho que não foi citado, o desgaste e esforço das articulações na natação são mínimos pela quase ausência de impactos. Para quem tem problemas de coluna é o ideal!

Apesar de nunca ter entrado em competições passei metade da minha infância e adolescência dentro d'água [:cool:]

Faço natação (livre) no Jamor, mas ultimamente não tenho muito tido tempo... São 30 e tal euros por ano de inscrição e 2 ou 2,75€ (depende do horário) por cada utilização de 1h30.

As pessoas que têm medo de ficar enormes se forem ao ginásio convém perceber que não se ganha músculo de um dia para o outro, pelo menos não de forma natural, por isso esse "medo" não se justifica, não vão ficar tipo segurança de discoteca só por andarem no ginásio.
Acho sempre graça as pessoas que no ginásio dizem ao instrutor que não querem ficar uns armários, como se fosse algo fácil de se atingir.

Back