Ginásio ou piscina?

As pessoas que têm medo de ficar enormes se forem ao ginásio convém perceber que não se ganha músculo de um dia para o outro, pelo menos não de forma natural, por isso esse "medo" não se justifica, não vão ficar tipo segurança de discoteca só por andarem no ginásio.
Acho sempre graça as pessoas que no ginásio dizem ao instrutor que não querem ficar uns armários, como se fosse algo fácil de se atingir.

Verdade !!

Ninguem fica um animal sem tomar aquelas porcarias para inchar que ate o nariz faz crescer.

Escrevi eu.

Apenas concordei com o teu post... a 2ª parte como é obvio é de minha autoria.

Last edited:
(...)
Apesar de nunca ter entrado em competições passei metade da minha infância e adolescência dentro d'água(...)
Posso deduzir entao q sejas um anfibio? [:)]
Brinco.

Nataçao, Rugby e Kick-Boxe sempre foram os meus desportos de eleiçao.

edit:
Os Armarios sao como baloes de ar.

As pessoas que têm medo de ficar enormes se forem ao ginásio convém perceber que não se ganha músculo de um dia para o outro, pelo menos não de forma natural, por isso esse "medo" não se justifica, não vão ficar tipo segurança de discoteca só por andarem no ginásio.
Acho sempre graça as pessoas que no ginásio dizem ao instrutor que não querem ficar uns armários, como se fosse algo fácil de se atingir.
Olha que eu fico "grande" com muita facilidade e não tomo nada!

Vou 4 vezes por semana ao ginasio, fazendo 2x ferro e 2x cardio. Vou ter que passar a fazer apenas 1x ferro e passar a 3x cardio.

Tudo isto para não continuar a aumentar.

Vou 4 vezes por semana ao ginasio, fazendo 2x ferro e 2x cardio. Vou ter que passar a fazer apenas 1x ferro e passar a 3x cardio.

o que é para ti ficar grande? é que apenas duas vezes por semana, é pouco, e se realmente cresces assim digo te já que és abençoado com uma genética fora do norma, estou a ser sincero.

Se para ser um "armário" bastasse ir para o ginásio ou tomar anabolizantes, esteróides e afins, os ginásios estavam cheios de Schwarzenegger's.

Quem pensa que assim é tem provavelmente uma ideia pré-concebida, ou teve uma experiência errada, talvez por ter sido mal acompanhado num ginásio (infelizmente não tão raro quanto isso).

Para começar, podem fazer-se n tipos de treinos em ginásio, com e sem peso. Ou seja a ideia associada entre ginásio e "ferro" não é 100% correcta, pois pode o treino incluir pouca ou nenhuma carga.

Depois, os que usam peso, podem ser direccionados para vários tipos de objectivo, sendo por exemplo a manutenção um deles, onde como o próprio nome indica se pretende atingir e manter um determinado nível, sendo esse nível aquilo que nós quisermos... ou conseguirmos... e não tem que forçosamente passar por ser um "armário".

Eu ando em ginásios há muitos anos e nunca fui um armário, nem nada que se pareça, e olhem que treino bem.

Quando me iniciei tinha 55 quilos e o objectivo foi aumentar o peso, nomeadamente a massa muscular porque era demasiado magro.

Cheguei aos 77 quilos (mas demorou anos). Mais tarde achei que estava pesado demais e resolvi treinar de forma a secar alguma gordura. Hoje estou com 71/72 quilos e continuo a não ser nenhum armário... digamos que estou mais... bonito [:D] [:D] [:D]

Claro que é possível ser um armário (se bem que seja para quem pode... não para quem quer...) mas isso é "outro" tipo de treino.

O que no fundo quero dizer, é que ir para um ginásio não é sinónimo de ficar grande. É fundamental primeiro definir os objectivos e depois trabalhar em função deles.

Tens cuidado com a alimentação?
É que o treino físico (seja em ginásio ou outro qualquer) geralmente dá fome (pela necessidade em repor as calorias gastas) e principalmente o que se come logo a seguir ao treino é fundamental... para o bem e para o mal.
Também tem influência a genética e pode ser que a tua seja propensa a facilitar o aumento... já agora aumentas o quê? Massa muscular ou gordura?
Se esse aumento é algo que te preocupa, convém fazeres um teste de massa gorda uma vez por mês para teres controlo sobre o que te está a acontecer (alguns ginásios tem aparelhos para isso).

Esqueci-me de uma coisa importante e que muita gente desconhece: o crescimento muscular dá-se na fase do descanso pelo que descansar é muito importante.

Muita gente acha que quanto mais fizerem mais crescem. Errado! Deve existir um equilibrio entre o exercício e o descanso.

Por isso, o facto de reduzires o número de vezes pode surtir um efeito diferente do que aquele que estás à espera.

O ideal é reveres as cargas que usas e as repetições (se tens dúvidas, fala com o instructor) e fazeres as 2 sessões na mesma mas com diferentes grupos musculares.

Mas é difícil estar a sugerir qualquer coisa sem conhecer a tua realidade...

(...)Também tem influência a genética e pode ser que a tua seja propensa a facilitar o aumento... já agora aumentas o quê? Massa muscular ou gordura?(...)
A genetica molecular, a estrutura ossea, a altura etc .
Massa muscular, gordura, retençao de liquidos etc.

A genetica molecular, a estrutura ossea, a altura etc .
Massa muscular, gordura, retençao de liquidos etc.
Tens menos de 25 anos, certo?

É que a estruta óssea, em regra, está em crescimento até aos 25 anos e depois pára.

No caso de pessoas ainda em idade de crescimento é recomendado algum cuidado porque as alterações podem perdurar a vida toda, como é óbvio.

Se tens problemas com gordura e retenção de liquidos, sugiro-te uma alteração alimentar, mas acompanhada, ou seja, consulta um médico.

O nosso corpo funciona como um todo e se fazes exercício mas não tratas da parte alimentar, o corpo "responde"... e nem sempre da forma que queremos.

Tens que encontrar esse equilíbrio e acredito que no teu caso esteja na alimentação.

A maior parte das pessoas nem precisa de nada drástico, basta algumas alterações básicas, por exemplo comer a intervalos menores e em menor quantidade é um desses princípios. Beber muita água, outro. Comer mais grelhados e evitar os fritos. Enfim, há muita coisa mas aconselho-te a fazeres isso através de médico, ou até apenas um nutricionista.

o que é para ti ficar grande? é que apenas duas vezes por semana, é pouco, e se realmente cresces assim digo te já que és abençoado com uma genética fora do norma, estou a ser sincero.
Pois, isso é muito relativo, mas tenho tendencia a ficar com o peito grande, atenção, peito com musculo/largo[:)]
Tens cuidado com a alimentação?
É que o treino físico (seja em ginásio ou outro qualquer) geralmente dá fome (pela necessidade em repor as calorias gastas) e principalmente o que se come logo a seguir ao treino é fundamental... para o bem e para o mal.
Também tem influência a genética e pode ser que a tua seja propensa a facilitar o aumento... já agora aumentas o quê? Massa muscular ou gordura?
Se esse aumento é algo que te preocupa, convém fazeres um teste de massa gorda uma vez por mês para teres controlo sobre o que te está a acontecer (alguns ginásios tem aparelhos para isso).
Eu tenho gordura localizada na barriga, coisa tipica nos homens, o que eu não gosto é de ficar tipo armario, tipo quadrado e se não tomar cuidado, ou seja, se abusar no ferro, fico com peito e ombros bastante largos.

Vou reduzir no ferro e apostar mais no cardio[;)]

Quanto à gordura, tem vindo a reduzir ainda que lentamente, não há milagres.....tenho que praticar desporto todo ano e não só para o verão como muita gente faz!

Esqueci-me de uma coisa importante e que muita gente desconhece: o crescimento muscular dá-se na fase do descanso pelo que descansar é muito importante.

Muita gente acha que quanto mais fizerem mais crescem. Errado! Deve existir um equilibrio entre o exercício e o descanso.

Por isso, o facto de reduzires o número de vezes pode surtir um efeito diferente do que aquele que estás à espera.

O ideal é reveres as cargas que usas e as repetições (se tens dúvidas, fala com o instructor) e fazeres as 2 sessões na mesma mas com diferentes grupos musculares.

Mas é difícil estar a sugerir qualquer coisa sem conhecer a tua realidade...
Durante algum tempo fazia 15 repetições, agora diminui para 12, ou seja, a ideia não é crescer mas sim ficar definido.

Quem fizer 10 repetições vai crescer...eu estou fora![;)]

Tens menos de 25 anos, certo?
É que a estruta óssea, em regra, está em crescimento até aos 25 anos e depois pára.
No caso de pessoas ainda em idade de crescimento é recomendado algum cuidado porque as alterações podem perdurar a vida toda, como é óbvio.
Se tens problemas com gordura e retenção de liquidos, sugiro-te uma alteração alimentar, mas acompanhada, ou seja, consulta um médico.
O nosso corpo funciona como um todo e se fazes exercício mas não tratas da parte alimentar, o corpo "responde"... e nem sempre da forma que queremos.
Tens que encontrar esse equilíbrio e acredito que no teu caso esteja na alimentação.
A maior parte das pessoas nem precisa de nada drástico, basta algumas alterações básicas, por exemplo comer a intervalos menores e em menor quantidade é um desses princípios. Beber muita água, outro. Comer mais grelhados e evitar os fritos. Enfim, há muita coisa mas aconselho-te a fazeres isso através de médico, ou até apenas um nutricionista.
25 anos? Quem me dera.
Eu so complementei o teu comentario.
Quando falei em estrutura ossea dissociei de crescimento/idade.
A tua intervençao é dirigida ao forista Gonzas provavelmente.

Durante algum tempo fazia 15 repetições, agora diminui para 12, ou seja, a ideia não é crescer mas sim ficar definido.
Ísso é mt relativo - depende da carga, do curso de peso utilizado nas reps, da intensidade do treino etc.

Essa ideia de que mais repetições é para definir já foi revista e abandonada á algum tempo embora muita gente ainda continue com essa ideia. O que acontece é que muita gente que adopta essa tecnica de mais repetições terá logicamente de diminuir o peso e acaba muitas vezes por fazer o exercício mais rápido e descansar menos, e ai sim está o "segredo" da definição. Existem muitos treinos que focam precisamente o menor tempo de descanso. A pessoa nota logo a diferença porque está a treinar com pesos mas fica ofegante como se estivesse a fazer cardio.

25 anos? Quem me dera.
Eu so complementei o teu comentario.
Quando falei em estrutura ossea dissociei de crescimento/idade.
A tua intervençao é dirigida ao forista Gonzas provavelmente.

Ísso é mt relativo - depende da carga, do curso de peso utilizado nas reps, da intensidade do treino etc.
Relativo? Como assim?
Sempre me disseram que quanto menos repetições mais o musculo cresce, isto com a ultima serie de 10 a borrar-me todo[:D]

37 anos...já não vou para novo[;)]

Essa ideia de que mais repetições é para definir já foi revista e abandonada á algum tempo embora muita gente ainda continue com essa ideia. O que acontece é que muita gente que adopta essa tecnica de mais repetições terá logicamente de diminuir o peso e acaba muitas vezes por fazer o exercício mais rápido e descansar menos, e ai sim está o "segredo" da definição. Existem muitos treinos que focam precisamente o menor tempo de descanso. A pessoa nota logo a diferença porque está a treinar com pesos mas fica ofegante como se estivesse a fazer cardio.
Nem mais, é isso mesmo que faço[;)]

(...)Existem muitos treinos que focam precisamente o menor tempo de descanso. A pessoa nota logo a diferença porque está a treinar com pesos mas fica ofegante como se estivesse a fazer cardio.
Essa é uma das tecnicas de crescimento muscular - os musculos quando solicitados tem de ser oxigenados, e em caso de colapso, o corpo por si cria maiores reservas para poder responder à carga/intensidade requerida, isto no periodo de descanso, nao da serie, mas entre treinos.

Relativo? Como assim?
Sempre me disseram que quanto menos repetições mais o musculo cresce, isto com a ultima serie de 10 a borrar-me todo[:D]

37 anos...já não vou para novo[;)]
O treino fisico regular é daquelas coisas q dispensa a direcçao por terceiros, se estiveres atento percebes como o teu corpo reage às tuas solicitaçoes.
Relativamente às repetiçoes é relativo no sentido de que depende como as fazes:
A carga/peso que utilizas(em funçao da tua capacidade maxima de 1 rep);
O metodo utilizado - Linear, degrau, piramide, descendente, especifico;
Intensidade;
Duraçao.

10 repetiçoes podem ser exercidas em diversas combinaçoes pelos factores acima mencionados e com resultados mt distintos, daí a sua relatividade.

Back