GNR-BT na A23

Ontem houve 600 acidentes... 300 deles por excesso de velocidade... provavelmente 300 pessoas que tinham sono ao conduzir sem ser em excesso de velocidade... enfim...

Daqui também quase que se depreende que o código está mal e deveria haver um excesso de velocidade diferente para cada carro

Audi A3 1.6 - 160kmh, estará bom?
Lada Samara - 80kmh, ou dá para se andar um bocadinho mais?
VW Golf R32 - 200kmh, afinal o motor a baixas deve ser silencioso...

mais sugestões...? :P

Boas

Já vi que gostam de estatisticas (as quais não contesto) e que servem para responder a tudo.

Mas já se questionaram quantos acidentes ocorrem a 90km fora das localidades e foram causados pelo mau estado das estradas e pela má sinalização(e pronto ja estão a dizer que a condução se deve de adequar ás situações e mais não sei o quê), e acidentes que ocorrem com veiculos em más condições que por falta de fiscalização pelas forças de segurança(que se preocupam mais em pensar como vão esconder o Nissan a trás da moita) se calhar não????

De notar mais uma vez que eu nunca disse que se devia andar em excesso nem que se diviam fazer manifestações para mudar o que está, e sim o codigo é para comprir, e quem não cumprir só tem que arcar com as consequencias(e falo por mim).

Só disse que pelo que vejo no dia a dia quer na estrada quer na cidade, e faço apenas perto de 30 000km anuais.

Andar sempre a 50km nas cidades faz-se mas na pratica quase impossivel
e andar dentro dos limites for delas com as constantes varições também não me parece.

Mas se quiserem continuar a afirmar que o fazem quem sou eu para vos contradizer.

Muitos e bons kilometros para todos e cuidado que eles andam por aí.

É verdade :"Ontem quase fui abalrroado por um animal que se lembro de mudar 3 vezes de pórtico de portagem e uma delas quando eu ia ao lado e se não me desvio....... de referir que eu ia muito a baixo do limite e a chegar aos 40km que é a velocidade do portico da Via Verde", também se podem causar acidentes a baixa velocidade.

Abraços

citação:
Mas já se questionaram quantos acidentes ocorrem a 90km fora das localidades e foram causados pelo mau estado das estradas e pela má sinalização(e pronto ja estão a dizer que a condução se deve de adequar ás situações e mais não sei o quê), e acidentes que ocorrem com veiculos em más condições que por falta de fiscalização pelas forças de segurança(que se preocupam mais em pensar como vão esconder o Nissan a trás da moita) se calhar não????
Mais uma razão para se andar mais devagar, porque as estradas são más e se todos os condutores fossem correctos, ninguém precisava passar multas ou andar à caça...
Também há casos em que as más estradas têm bons resultados, posso-te dizer que perto de onde vivo, havia uma estradapara um terra que estava cheia de buracos... não havia lá acidentes porque ninguém queria partir o carro e então, andava-se devagar. Alcatroaram essa dita estrada, resultado... passou a haver acidentes fruto de choques frontais.

Ninguém aqui se está a considerar 'super cumpridor' agora, o que se diz é que as pessoas devem ser cumpridoras e evitar justificarem o não cumprimento!
Se alguém vai na AE e o ponteiro toca nos 140kmh mas porque se descuidou, está a cometer uma infracção, mas deseja-se que tal tenha acontecido involuntariamente e que regresse logo aos 120kmh mal se aperceba.
Agora se alguém vai a 180kmh porque a 175kmh no seu super Mercedes se deixa dormir... ou vai a essa velocidade porque conduz melhor que todos os outros e pode e deve... haja paciência...

Hoje nas noticias, mais uma vez, embora sem destaque, foi novamente referido que os acidentes com feridos graves e mortos acontecem maioritariamente nas estradas municipais e nacionais.

Houve alguém neste tópico que referiu que devia haver cameras de 500 em 500 metros nas auto-estradas, e eu acho muito bem, não para multar quem vai a mais de 120km/h, mais sim para multar quem vai colado, quem não circula na faixa mais à direita, quem vai em corrida, quem, de noite e outras condições especificas, conduz com as luzes apagadas, ou com as de nevoeiro e mínimos, que detectem(estava à testes à tempos) quem não tem seguro/inspecção/roubo em dia e sejam interceptados pela policia.

Posso andar na auto-estrada sempre acima de 140km/h, mas há umas 6 semanas quando fui a Lisboa e entrei pela 25 de Abril, estava nevoeiro cerrado, ia a 90km/h, e nem um carro para amostra ultrapassei, lá iam eles, zelosos cumpridores do código... a 120km/h...

citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

citação:
Mais uma razão para se andar mais devagar, porque as estradas são más e se todos os condutores fossem correctos, ninguém precisava passar multas ou andar à caça...
Também há casos em que as más estradas têm bons resultados, posso-te dizer que perto de onde vivo, havia uma estradapara um terra que estava cheia de buracos... não havia lá acidentes porque ninguém queria partir o carro e então, andava-se devagar. Alcatroaram essa dita estrada, resultado... passou a haver acidentes fruto de choques frontais.

Ninguém aqui se está a considerar 'super cumpridor' agora, o que se diz é que as pessoas devem ser cumpridoras e evitar justificarem o não cumprimento!
Se alguém vai na AE e o ponteiro toca nos 140kmh mas porque se descuidou, está a cometer uma infracção, mas deseja-se que tal tenha acontecido involuntariamente e que regresse logo aos 120kmh mal se aperceba.
Agora se alguém vai a 180kmh porque a 175kmh no seu super Mercedes se deixa dormir... ou vai a essa velocidade porque conduz melhor que todos os outros e pode e deve... haja paciência...

Boas

Não nego o que disseste mas a caça à multa não vai impedir nunca que se deixe de cometer infracções e sim vai encher os cofres do Estado, mas se se fizesse um esforço como se fez na alteração do código onde basicamente se alterou o valor das coimas(sei porque tive de publicar o mesmo código onde eu trabalhava e como tinha que ler aproveitei e comparei) mas esse esforço devia de ser continuado na prevenção e "pedagogia" mas ..... isso custa dinheiro.

E sim há "super cumpridores" neste forum, o que não acredito.

Abraços

A caça à multa não é o ideal, mas se o país passa por dificuldades, que se 'enriqueça' às custas dos não cumpridores.
E até que ponto achas que as campanhas de sensibilização ou outras alterações podem fazer efeito e digo isto citando este exemplo:

Os radares foram colocados em Lisboa à experiência, houve muito alarido de tal, deu inclusive várias vezes no telejornal que iam lá ser colocados... ainda assim só no primeiro dia foram 13.000!!!
São coisas como esta que levantam a questão, valerá a pena agir de outra forma que não a caça à multa?

Lembro-me de outra vez um célebre caso que deu no telejornal (isto aquando da mudança da taxa de alcóol de 0,5 para 0,2) entrevistaram um condutor e perguntaram o que ele achava, ao que ele respondeu que achava mal e que , visto que caso bebesse algo ia passar o limite, pois bem, como ia ser multado de uma forma ou de outra ia aproveitar e beber à farta...
... e é esta a mentalidade que temos nas nossas estradas.

citação:Originalmente colocada por Sharp and Safe

Hoje de manhã vinha eu na A23, sentido C.Branco - Covilhã,a uma velocidade de 140,160 km/h, quando uns kms antes do túnel da Gardunha me deparo com uma coluna rolante na faixa da direita. Abrandei para os 140 e comecei a ultrapassar na faixa da esquerda, quando me deparo com dois carros da GNR-BT caracterizados à cabeça dessa coluna. Continuei na minha velocidade de 140 e quando vou para ultrapassar esses dois carros da GNR-BT, o primeiro põe-se à minha frente e não me deixa ultrapassar. Achei estranho e arrumei-me atrás deles, assim como outros que entratanto já vinham atrás de mim.

Fomos depois assim todos em filinha pirilau uma série de kms, e sempre que alguém tentava ultrapassar, era sempre barrado pelo 1º carro da BT.

Éramos cerca de 30 viaturas, tudo a 120 km/h, e se por exemplo alguém se aventurava para os 130 ou 140 e tentava ultrapassar, era logo brindado com o carro da BT a barrar-lhe o caminho e alguns sinais luminosos dos rotativos.

Que acham disto?

Na subida para o Túnel da Gardunha a velocidade máxima permitida é de 100KM/H, como tal se a própria GNR já ia a 120KM/H, não vejo mal nenhum em não permitirem que alguém ande a mais do que essa velocidade.

Sharp and Safe, reparei no teu perfil que és de Castelo Branco, tal como eu, por isso deves saber que a seguir ao nó da Soalheira, onde começa a subida está um sinal de 100km/h... e ao chegar aos túneis 80km/h...

Claro que já fiz essa subida a mais de 100km/h, mas se apanhasse um carro da GNR que me fizesse o que te fez a ti acharia perfeitamente normal.

secalhar temos tanto acidente é pk se da a carta a kk um... o alcool tb n ajuda, nem a tal falta de civismo (seja la o isso for), tambem as estradas (como muitas AEs) tao mal feitas e ha muito carro em mau estado e velho. Eu volto a dizer algo k ja disse... o codigo da estrada é um codigo, nao Lei [:P] mas va andar depressa faz mal sim senhor. ;) ja agora um autocarro da carris a 80 dentro de lx é o k? falta de civismo, condutor medriocre,...? ha nao esse é profissional sabe o k faz sim sim... eu n tenho medo de ir a 120 e ser ultrapassado por um a 200. tenho medo de ir a 120 e ter alguem ao lado k n sabe o k ta a fazer nem a 50 kuanto mais a 120... kuanto ha atitude da gnr, alguem se lembrou de ligar os 4 piscas? [8)]

Mais uma iniciativa inventada pela excelente GNR que temos [:o)] Bloquear a AE :([:0] Só mesmo em Portugal.

O que vale é que os outros paises Europeus que são bem mais atrasados que nós, ainda nos vão comprar esta patente. Vamos começar a ver A policia espanhola, francesa, e por ai fora a barrar as AE dos seus paises.

Gostava de saber o que acontecia se desse comportamento da GNR tivesse ocorrido um choque em cadeia [:o)]

citação:Originalmente colocada por Ricardo_Santos

A caça à multa não é o ideal, mas se o país passa por dificuldades, que se 'enriqueça' às custas dos não cumpridores.
E até que ponto achas que as campanhas de sensibilização ou outras alterações podem fazer efeito e digo isto citando este exemplo:

Os radares foram colocados em Lisboa à experiência, houve muito alarido de tal, deu inclusive várias vezes no telejornal que iam lá ser colocados... ainda assim só no primeiro dia foram 13.000!!!
São coisas como esta que levantam a questão, valerá a pena agir de outra forma que não a caça à multa?

Lembro-me de outra vez um célebre caso que deu no telejornal (isto aquando da mudança da taxa de alcóol de 0,5 para 0,2) entrevistaram um condutor e perguntaram o que ele achava, ao que ele respondeu que achava mal e que , visto que caso bebesse algo ia passar o limite, pois bem, como ia ser multado de uma forma ou de outra ia aproveitar e beber à farta...
... e é esta a mentalidade que temos nas nossas estradas.

Boas

Ja disse que concordo com tudo o que escreveste.

Ja disse que cada um sofre as consequências do que faz e se fosse provado que seguia em imcumprimento do codigo defia sofrer a nivel penal.

Mas fazer com o governo(não este mas também) que cortou com as verbas para a prevenção rodoviaria e com os anuncios que passavam e que mostravam pessoas incapacitadas devido a acidentes rodoviarios só porque podiam ferir algumas pessoas porque são demasiado fortes??? e não era essa a ideia??? isto não!!!!!!! assim não vamos chegar a lado nenhum.!!

E mais, se eu ou tu podessemos ver o dinheiro que é prveniente das multas investido no melhoramento rodoviario ou na propria prevenção... mas não só se tira (o dinheiro ao condutor que vai continuar a prevaricar e à prevenção)

Não concordo com a caça á multa, mas já disse que a GNR-BT procedeu bem no caso especifico do topico, não vou dizer como já foi dito que podiam ter provocado um acidente o que acho um tanto casmurro visto que mesmo que se viajasse um pouco a cima do limite ao ver a autoridade só se tem que cumprir e mais nada e nunca reclamar.

Vejo coisas bem piores que o excesso de velocidae se bem que algumas vezes em conjunto, mas a maioria das vezes parece que certos condutores vão sozinhos na estrada ou pensam que são donos desta, emfim uma extrema falat de civismo.
Abraços

nao li o topico todo, mas independentemente da velocidade nao será PERIGOSO a BT meter-se á frente dos outros carros numa AE? claro que se viesse o INEM em urgencia a 160 e só parasse na traseira desses senhores o problema seria mesmo a velocidade?

vivemos numa democracia... as regras existem, mas ninguem nos pode obrigar a cumpri-las à força. e mais não digo!

Sharp and Safe, o que queres dizer com "Coluna Rolante"???

Será Coluna Militar Rolante?

Se fôr isso posso esclarecer o sucedido, senão, nem vou participar mais neste tópico já que a maioria dos comentários aqui feitos nem sequer merece resposta.

citação:Originalmente colocada por Max

Sharp and Safe, o que queres dizer com "Coluna Rolante"???

Será Coluna Militar Rolante?

Se fôr isso posso esclarecer o sucedido, senão, nem vou participar mais neste tópico já que a maioria dos comentários aqui feitos nem sequer merece resposta.

Obviamente não era uma coluna militar.

Usei o termo "coluna rolante" para designar o aglomerado de carros que seguiam em fila atrás das duas viaturas da BT. Se fosse visto do céu assemelharia-se a uma bem grande coluna.

Pois, então os "camelos" iam a marcar passo...

E nesta raro caso, acho que se pode chamar prevenção rodoviária ou não?

Eu acho que sim... [:p]

Bom 1º q td n posso concordar mais com o ricardo meireles... se calhar so se tem o que se merece... vejamos hj mesmo em 36h de operaçao ano novo ja ha 5 mortos...
bom n discordo que 120km/h n seja secalhar desadecuado ou bem como as outras velocidades..mas uma coisa n podemos dizer... n foram pla tao contestada "caça a multa" poderia perfeitamente ir na deles... a fazer a patrulha diaria deles de 8h... e ver... aponta camera.. carregar botao e siga pra casa o vale de desconto promoçao de natal...
mas nao optaram por fazer isso... ate certo ponto concordo ao menos abre os olho a mt gente e plo menos naqueles km's andou-s em segurança.. porque o tuga é mau e bravo... mas qd vê um carro da BT é pe no travao... LOOOOOOL
gostei da situação... se circulavas em marcha de urgencia.. atao ha meios de a sinalizar e com toda a certeza que passavas e c mais a certeza que ate serias acompanhado...
mas claro.. plo que vejo das ideias o ppl ainda prefere o receber o vale de desconto e dp chamar nomes as maes dos ditos sr's... loool.. ta mal? sou capaz de concordar velocidades nao adequadas.. (ou nao) mudem a lei... ate la... isga filinhas dessas:P

e inda digo mais.. quem circula na A23.. sabe bem o quanto mal esta construida essa mesma auto-estrada... ou sera errado?? ;)

citação:Originalmente colocada por mumia

e inda digo mais.. quem circula na A23.. sabe bem o quanto mal esta construida essa mesma auto-estrada... ou sera errado?? ;)
Se fosse só essa, já era muito bom!

Se fiscalizassem as manobras perigosas, como as ultrapassagens á queima e em locais ilegais, desrespeito de stop´s e outras barbaridades é que preveniam REALMENTE acidentes.

Hão-de verificar onde se dão os acidentes realmente graves e com mortos. De certeza que não é a 150 numa AE.

A mim até me podem apanhar a 150 numa nacional, mas a ultrapassar sem condições, a manobra mais perigosa e mais vista nas estradas, não me vêem de certeza. E com as centenas de milhar de kms que já tenho, já ia levando com bastantes embrulhos em cima sem ter culpa nenhuma.

Back