Google Wave

E todas essas novas funcionalidades conseguem melhorar as ferramentas de comunicação actuais?

Se estás à espera de uma resposta do tipo sim, ou não, ninguém neste momento ta pode dar.

Aquilo que existe é apenas a base. O resultado final dependerá das ferramentas que a Google adicionar ainda e do suporte que o Wave vier a ter de empresas externas quer a nível de bots que prestem serviços automatizados, quer ao nível dos gadgets com funções avançadas que os utilizadores poderão integrar nas suas waves...

Aquilo que eu te posso dizer com certeza é que é algo que mostra ter um potencial enorme para comunicações à distancia. Não tanto comunicação no sentido do chat para pura diversão, mas mais comunicação produtiva, colaborativa, porque numa só ferramenta cabe tudo, desde chat ao estilo MSN, mensagens offline como no email, partilha fácil de documentos, edição de documentos por múltiplos utilizadores de forma colaborativa. Existem depois bots que adicionam automaticamente funcionalidades, gadgets que permitem integrar nas wave's conteudos avançados.

Para alguém como eu que deixou de usar clientes de email há uns anos e só usa webmail. Que faço backup de ficheiros "on the cloud". Que mal uso o Office (excepto o excel) porque para as minhas necessidades básicas no que toca aos processadores de texto as ferramentas online apresentam imensas vantagens. Para alguém como eu que adoro produzir algo e ter logo isso disponivel em todos os meus PC's, e com um simples par de cliks poder partilhar isso com outras pessoas.. Uma ferramenta como o Wave certamente promete ser a "next big thing"... Agora, falta saber se esse potencial virá a ser aproveitado ou se isto não passará de um projecto curioso, mas que nunca teve grande sucesso.. Sem publico e sem suporte das grandes empresas não passará de uma curiosidade.

Última edição:
Sendo ou não um sucesso, será sempre uma revolução naquilo que se pensa enquanto comunicação em real time, colaboração e enquanto plataforma.

Cuidado porque já há pessoal a aproveitar-se da euforia... Hoje recebi 2 ou 3 emails falsos com o titulo "Google Wave Invite"...

Tenham cuidado onde colocam os vossos dados de acesso à vossa conta na Google.. Podem estar a coloca-los num site de phishing.

Pessoal... Tendo em conta que a maioria de nós só tem uma miséria de contactos no Wave que tal juntar-mo-nos para experimentar umas coisas...

Quem quiser adicionar o meu contacto: mundano.gmx@googlewave.com

By the way... Agora que tenho mais algum tempo de Wave, penso que já consigo explicar melhor o conceito para quem ainda não tem..

1º - No caso do email, ou dos instant messangers que existem, quando enviamos uma mensagem, vai uma cópia para o computador de cada um dos destinatário. Como tal depois de enviada essa mensagem ou documento torna-se imutável. Se for preciso alterar alguma coisa, responder, etc.. etc.. Será preciso enviar de novo uma cópia para cada um dos PC's envolvidos na conversa.

O Google Wave usa um conceito diferente. As wave's nunca saem do servidor, são armazenadas "on the cloud", e esse servidor central actualmente é a Google, mas uma vez que a Google decidiu tornar o desenvolvimento desta tecnologia aberto, qualquer um pode implementar um servidor do género. Podem imaginar por exemplo um servidor interno à vossa empresa a substituir os tradicionais servidores Exchange/MS Outlook.

Como as wave's estão armazenadas num servidor central, não existe a necessidade de enviar a mesma informação inúmeras vezes para cada um dos diferentes destinatários. Nem de pegar em toda a informação outra vez quando se responde. Porque todos os participantes em uma wave podem aceder aos mesmos conteúdos e podem acrescentar coisas, editar coisas, ou deixar comentários.

2º No caso dos emails ou dos IM's existe sempre o conceito de comunicação online/offline.. Os emails são tradicionalmente usados para comunicação offline. Envia-se o email, quando chegar ao destinatário ele lá há-de le-lo e eventualmente responder, e por ai a fora.. Mesmo que os vários intervenientes estejam online existe sempre um delay e os processos acontecem exactamente da mesma forma como se o destinatário estivesse offline,.

Os IM's são chat's, que embora permitindo deixar mensagens offline, só fazem sentido quando todos os intervenientes da conversa estão online.

No caso do Wave, como tudo é guardado centralmente, não existe uma verdadeira fronteira entre ser uma ferramenta para comunicações online ou offline. A ferramenta funciona da mesma forma caso os destinatários estejam ou não ligados. Se estiverem desligados quando se ligarem podem apanhar a conversa/documento/discussão/etc.. etc.. toda que se passou enquanto estavam offline, coisa que não acontece nos IM's. Se estiverem online podem segui-la em tempo real, participar em tempo real, podem até mais que uma pessoa editar a mesma mensagem/documento em partes diferentes ao mesmo tempo, coisa que é impossível com o email...

Eu ainda não tive tempo (nem paciência) para me dedicar ao google wave...:sh)

Mas vou adicionar-te, mundano, para ver se começo a mexer naquilo, já que me parece uma ferramenta interessante.[;)]

EDIT - muda a forma como tens o mail... Pões espaços, etc, senão é só spam, depois...

Adicionem o meu contacto, ou então mandem-me o vosso endereço do Wave por PM para vos adicionar.

Vamos juntar o pessoal todo numa wave para experimentarmos aquilo.

Se alguém quiser um convite para o Google Wave PM me...

Tenho poucos por isso sejam rápidos, vou distribui-los numa lógica de first-come, first-served...

Pessoal... Tendo em conta que a maioria de nós só tem uma miséria de contactos no Wave que tal juntar-mo-nos para experimentar umas coisas...

Quem quiser adicionar o meu contacto: mundano.gmx@googlewave.com

By the way... Agora que tenho mais algum tempo de Wave, penso que já consigo explicar melhor o conceito para quem ainda não tem..

1º - No caso do email, ou dos instant messangers que existem, quando enviamos uma mensagem, vai uma cópia para o computador de cada um dos destinatário. Como tal depois de enviada essa mensagem ou documento torna-se imutável. Se for preciso alterar alguma coisa, responder, etc.. etc.. Será preciso enviar de novo uma cópia para cada um dos PC's envolvidos na conversa.

O Google Wave usa um conceito diferente. As wave's nunca saem do servidor, são armazenadas "on the cloud", e esse servidor central actualmente é a Google, mas uma vez que a Google decidiu tornar o desenvolvimento desta tecnologia aberto, qualquer um pode implementar um servidor do género. Podem imaginar por exemplo um servidor interno à vossa empresa a substituir os tradicionais servidores Exchange/MS Outlook.

Como as wave's estão armazenadas num servidor central, não existe a necessidade de enviar a mesma informação inúmeras vezes para cada um dos diferentes destinatários. Nem de pegar em toda a informação outra vez quando se responde. Porque todos os participantes em uma wave podem aceder aos mesmos conteúdos e podem acrescentar coisas, editar coisas, ou deixar comentários.

2º No caso dos emails ou dos IM's existe sempre o conceito de comunicação online/offline.. Os emails são tradicionalmente usados para comunicação offline. Envia-se o email, quando chegar ao destinatário ele lá há-de le-lo e eventualmente responder, e por ai a fora.. Mesmo que os vários intervenientes estejam online existe sempre um delay e os processos acontecem exactamente da mesma forma como se o destinatário estivesse offline,.

Os IM's são chat's, que embora permitindo deixar mensagens offline, só fazem sentido quando todos os intervenientes da conversa estão online.

No caso do Wave, como tudo é guardado centralmente, não existe uma verdadeira fronteira entre ser uma ferramenta para comunicações online ou offline. A ferramenta funciona da mesma forma caso os destinatários estejam ou não ligados. Se estiverem desligados quando se ligarem podem apanhar a conversa/documento/discussão/etc.. etc.. toda que se passou enquanto estavam offline, coisa que não acontece nos IM's. Se estiverem online podem segui-la em tempo real, participar em tempo real, podem até mais que uma pessoa editar a mesma mensagem/documento em partes diferentes ao mesmo tempo, coisa que é impossível com o email...

Muito interessante e obrigado pela explicação.

Pelo o que percebi faz também as vezes do SharePoint ou Groove, combinando email e IM num só?

Esqueçam, estou no tópico errado! Estava a referir-me ao Google Chrome. :sh)
Hoje iniciei-me no Google Wave, mas teve de ser numa versão portável pq no serviço n tenho direitos de administração.

A ver vamos o q dá.
Uma questão, o Wave n consegue gravar os tabs abertos, como o FF?

O chato da coisa é q n consigo instalar o flash compatível.

Edd :)

Última edição:
zVn91.jpg

o que eu gostava de perceber era as diferenças [;)]

Pessoalmente acho o Groove ligeiramente complexo, apesar de ser utilizador.
Já o SharePoint é incrivelmente fácil de utilizar

O Wave começa por ser em primeiro lugar um protocolo.

Se quiseres podes instalar um servidor wave e interliga-te com outros servidores Wave, ou como eles lhe chamam... federation.

No wave as coisas acontecem em tempo real, como a escrita, tradução, partilha, etc.

E serve para muito mais que colaborar em textos e conversar.

É um novo paradigma que as pessoas ainda estão a começar a perceber como lhe dar uso, é mais que wiki+mail+messenger+aplicações+contactos+integração com a web+...

Ainda está no inicio, ainda é Preview. Para ficares com uma ideia dá uma olhadela ao video de apresentação no youtube.

Se quiseres ir experimentando também ainda tenho alguns convites.

Voltar
Superior