Governo introduz portagens em três Scut

Isto não é nada boa publicidade:(

"El Mundo"
"Portugal implementa sistema de portagens mais caro e caótico do mundo"

"O jornal espanhol "El Mundo" descreve o novo sistema de portagens das SCUTS como "o mais caro e caótico do mundo". Um cidadão espanhol que queira ir da Galiza ao Porto – um troço de 76 quilómetros - terá que desembolsar 77 euros.
“Se você vive na Galiza e quer viajar para Portugal prepare-se para pagar a portagem mais cara do mundo: 77 euros por um troço de 76 quilómetros”. É assim que o “El Mundo” começa um artigo sobre o novo sistema de portagens implementado na A28.

O jornal espanhol destaca a crise por que passa Portugal e que obrigou ao fim das isenções de pagamento nas autoestradas em causa, adiantando que o novo sistema contempla dois tipos de pagamento: um para portugueses e outro para estrangeiros.

No caso dos portugueses as primeiras dez viagens serão grátis e as restantes terão um desconto de 15%, ao passo que os cidadãos espanhóis não terão os mesmos benefícios.

O “El Mundo” adianta que um cidadão espanhol que parta de Vigo, rumo a Portugal, tem à sua espera “um caminho de incertezas”. Desde logo, uma vez passada a fronteira, e entrando na cidade de Valença, deparam-se com a primeira dificuldade: adquirir o dispositivo electrónico que permita pagar portagem.

O aluguer do dispositivo – que se encontrava esgotado na estação dos correios de Valença – custa 27 euros, sendo que pela primeira utilização do aparelho o posterior reembolso será logo descontado de 4,30 euros (1,30 euros nas semanas seguintes).

Ainda antes de sair da estação dos correios há que carregar o aparelho. 50 euros para veículos ligeiros e 100 euros para veículos pesados. Neste caso não haverá qualquer reembolso e o carregamento apenas valerá por 90 dias.

A publicação espanhola adianta ainda que a alternativa será recorrer á A3, ainda que tal recurso transforme um percurso de hora e meia (pela A28) numa viagem de três ou quatro horas (pela A3). Alerta ainda assim para a possibilidade de se ter que recorrer às autoestradas A25 ou A41 para entrar no Porto, caso em que o problema voltará a surgir.

Face a estes valores, os cidadãos galegos juntam-se ao coro de protestos que já se ouve do lado de cá da fronteira. “Se vou com cinco euros no bolso, têm que me cobrar, não tenho que ser obrigado a comprar dispositivo nenhum”, explica José Manuel Fernadez Alvariño, presidente da Confederação de Empresários de Pontevedra."

[8b][8b][8b][8b]

mas com as portagens as coisas tornam-se mais justas, bom era não haver porque ja pagamos o suficiente em impostos para ter carro, mas ja que tem que haver temos que pagar todos logo acho justo

a vida é cara porque assim queremos?? que podemos fazer?? deixar de comer???

e agora temos que ter noção que tudo vai parecer mais caro, porque ainda a pouco o teixeira dos santos disse que por cada carro comprado para o governo, 3 são abatidos, mas no meu ver ele devia dizer, não vai haver carros novos

isto das portagens é só 1 forma de eles continuarem com os gastos

o ordenado minimo é igual no pais todo, e em todas as regiões existe muita gente a ganhar esse ordenado minimo

mas o pessoal quer entrar a força em certas coisas e para isso usa as minorias que vive nas quintas das marinha, quiintas das bicudas, mas nem todos la vivemos

Como é que com as portagens as coisas se tornam mais justas?
Se já sem portagens há um desfasamento enorme entre poder de compra, então com portagem o fosso aumenta ainda mais.
É justiça?!?!?

Começam a aparecer os erros desta trapalhada [:D]

Está a dar na RTP1

Um Morador de Gaia (Gulpilhares) paga sempre que sai de casa.
Paga porque é obrigado a fazer 100 metros certos da SCUT [:D]
O Homem apenas usa a via de aceleração.

Vejam se percebem (enquanto não há o vídeo disponível).
A situação é que faz apenas daquelas vias de aceleração para logo à direita na própria via de aceleração ter uma saída.

Ora este é um caso claro onde meteram a A29 em cima de uma Rua :sh)

Não nasci ontem e tenho alguma memória.

Quando entramos na CEE, o Alentejo era claramente a região mais miserável de Portugal.

O Norte era logo colado a Lisboa.

Nestes anos de sucessivos (des)governos com o auge neste Pinóquio da Banha da Cobra, até o Alentejo já está à frente do Norte :sh)

E isto são médias...
Agora retirando as grandes fortunas empresariais e de famílais tradicionais cá do Norte imaginem o poder de compra médio da população em geral, da classe média e baixa cá do Norte... estamos na miséria.

Bruno Dias: estás a cair numa situação no minímo infeliz.
Não dá para esconder que estás a ter um certo gozo em que a malta pague as SCUTS cá no Porto.

Não vi aqui nenhum "parolo do Norte" a dizer que em, Lisboa devem pagar X ou Y.

O que vejo é outros a defender que se pague e não querem ver a realidade.
Venham ao terreno e vejam ou tentem perceber como certas partes das SCUTS foram feitas (em alguns casos alargadas ou iluminadas).
Pelo menos estudem mapas actuais e antigos antes de falarem por falar.

Não vejo ninguém a contestar a portagem AE entre Mira e Ilhavo... foi feita de raiz.

Temos que ir mais para trás e perceber porque a lligação principal de Portugal (A1) não ficou.
Não chegava?

Para quê fazer uma paralela no espírito e condições de Engenharia das Autopistas Espanholas (Grátis) e agora querer mudar isso?

Peço desculpa, mas este post está um pouco confuso (ai tanta guerra!!!) mas podem explicar-me:

Vou de ferias a Portugal (sou da zona centro) e quero ir um dia ao Porto atraves de uma destas Scut roubalheira... Tenho carro de matricula estrangeira, o que tenho que fazer, já que pelo que percebo nao há cobro com dinheiro?!??!!? :sh)[8b]:sh)[8b]

Pagar estes 77 euros pelo aparelho??

Obrigado!

Pois, só que numas regiões há mais percentagem de pessoal com ordenado mínimo do que outras. Não me venham com essa treta do "um juiz ganha o mesmo em qualquer parte do país"., porque em tudo o resto que não é tabelado ganhamos 20% ou 30% menos.

Porto é só a oitava cidade do país com melhores salários - JN

Poder de compra 24% abaixo da média europeia - JN

A velha rivalidade Porto-Lisboa - JN

Quase metade do crédito concedido pela banca é injectado em Lisboa, enquanto o Porto fica pelos 11,9%. É outra dinâmica, já se vê. Segundo elementos da Área Metropolitana do Porto, do quarto trimestre de 2004 ao segundo trimestre de 2006 foram constituídas na Grande Área Metropolitana de Lisboa 14 594 sociedades, mais do dobro das que se formaram na Grande Área Metropolitana do Porto (6837). E a dimensão das empresas é totalmente díspar, como se vê pelo capital social das sociedades constituídas: 1011 milhões de euros em Lisboa, grosso modo, contra 223,5 milhões de euros no Porto. Também no balanço entre sociedades constituídas e dissolvidas o Porto está em desvantagem. E o crescimento patente no número de fogos construídos - de 2004 a Fevereiro de 2007 - confirma a regra: 41 212 contra 19 342. Que mais? Lisboa (falamos ainda das grandes áreas metropolitanas), onde se vai concentrando a população mais qualificada, levantou das caixas multibanco, de 2004 a 2007, perto de 18 260 milhões de euros, enquanto o Porto tirou das paredes 8,4 mil milhões (lembram-se da diferença da população?).

Sempre que vem cá pessoal de Lisboa acha a comida boa e muito barata e a malta simpática, quando sabem dos ordenados até ficam boquiabertos...

E porque é que as sedes das empresas se deslocam para Lisboa? Porque as condições que são criadas em todos os aspectos são criadas lá. Tudo é desviado para lá.

por acaso as empresas grandes com que trabalho, nenhuma tem sede em lisboa, mas em abrantes, porto etc

Contrariamente ao que se diz por ai, que as pessoas só protestam e nada fazem, apresento aqui uma proposta de solução para esta grande trapalhada... que até pessoas ficaram com a rua cortada e agora têm que pagar ou então que mesmo os que queriam o DEM, não podem porque esgotou :sh)

Evidentemente que os impostos e impostos sobre impostos no sector automóvel já deveriam dar para tudo.
Então e o selo? Para que serve?

Mas aparece sempre alguém a dizer: Ah e tal tenho carro mas não uso AE ou moro em sítios que não existem.

Pois então que a exemplo do que acontece na Suiça que façam mais um SELO / Dístico de Autoestradas.

Simples e económico.
E para fiscalizar basta uma medida completamente lógica, como se fosse a inspecção.
A polícia caso detecte carro a circular multa, como faz quando o carro não está inspeccionado.
Claro que podiam usar meios electrónicos para o fazer, mas não é necessário.

Até avanço com um valor: 100 € anuais parece-me justo para carros que pudessem ficar habilitados a circular em AE.

Isso deveria garantir uma boa quantia para o estado.

Em cúmulo, seria justo então... não pelo local onde moram, mas sim pelo escalão de IRS poder isentar e/ou reduzir o custo à pessoa X ou Y.
Aqui poderia evidentemente surgir a fraude de toda a gente meter o carro em nome da avó reformada para ser isento, mas isso é fácil.
Para já ser obrigatório qualquer isento / beneficiado ter carta de condução.
O seguro também pode entrar em equação.
Depois com o custo de mudar registos e assim era estúpido estar a mudar o nome do carro por 100 €.

Este tipo de ideias também teria sido muito útil no tempo em que se roubavam e estragavam muitos carros por causa da porcaria dos autorádios.
Porque é que NUNCA nenhum governo se lembrou de obrigar os carros com rádio a terem obrigatóriamente que andar com os documentos do rádio; quando ao longo dos anos nos obrigaram a ter 7 porcarias no vidro e outras no porta-luvas / carteira?

Como é que com as portagens as coisas se tornam mais justas?
Se já sem portagens há um desfasamento enorme entre poder de compra, então com portagem o fosso aumenta ainda mais.
É justiça?!?!?

logico que é justo quem usa pagar, quem não pode pagar não use, então por essa logica para se sair da quinta da marinha devia-se pagar logo 10 euros
por essa logica a porta do belmiro de azevedo devia ter uma cancela e obrigar a pagar 100 euros

a justiça faze-se de leis iguais

Quando entramos na CEE, o Alentejo era claramente a região mais miserável de Portugal.

Nestes anos de sucessivos (des)governos com o auge neste Pinóquio da Banha da Cobra, até o Alentejo já está à frente do Norte :sh)

E isto são médias...
Agora retirando as grandes fortunas empresariais e de famílais tradicionais cá do Norte imaginem o poder de compra médio da população em geral, da classe média e baixa cá do Norte... estamos na miséria.

basta pensar que o norte estava em alta quando tinha muita produção de teixeis e sapatos etc
com a entrada em cena de alguns paises onde o ordenado é ai 50 euros, as fabricas ai começaram a fechar e o norte caiu

Bruno Dias: estás a cair numa situação no minímo infeliz.
Não dá para esconder que estás a ter um certo gozo em que a malta pague as SCUTS cá no Porto.

Não vi aqui nenhum "parolo do Norte" a dizer que em, Lisboa devem pagar X ou Y.

O que vejo é outros a defender que se pague e não querem ver a realidade.
Venham ao terreno e vejam ou tentem perceber como certas partes das SCUTS foram feitas (em alguns casos alargadas ou iluminadas).
Pelo menos estudem mapas actuais e antigos antes de falarem por falar.

Para quê fazer uma paralela no espírito e condições de Engenharia das Autopistas Espanholas (Grátis) e agora querer mudar isso?

eu não tenho gozo nenhum, simplesmente as coisas tem que ser justas

lembro-me quando se começou a pagar a crel as tvs foram fazer reportagens e o pessoal estava todo contente por aqui se pagar, pessoas a dizer, usam pagam
e por essas e pela justiça que ou pagam todos, ou não paga ninguem
alias indirectamente ja disseste que achavas bem se pagar o ic19 e o eixo norte sul e 2 circular, só a vci é que não

fez-se sem portagens para se ganhar votos, mas o estado esta com fome, cada vez gasta mais, e tem que ir buscar receita, sou eu que tenho que pagar a crise?? somos todos, por isso portagens

mau mau era terem que pagar as pontes

E isto são médias...

Plenamente de acordo.[;)]

Contrariamente ao que se diz por ai, que as pessoas só protestam e nada fazem, apresento aqui uma proposta de solução para esta grande trapalhada... que até pessoas ficaram com a rua cortada e agora têm que pagar ou então que mesmo os que queriam o DEM, não podem porque esgotou :sh)

Evidentemente que os impostos e impostos sobre impostos no sector automóvel já deveriam dar para tudo.
Então e o selo? Para que serve?

Mas aparece sempre alguém a dizer: Ah e tal tenho carro mas não uso AE ou moro em sítios que não existem.

Pois então que a exemplo do que acontece na Suiça que façam mais um SELO / Dístico de Autoestradas.

Simples e económico.
E para fiscalizar basta uma medida completamente lógica, como se fosse a inspecção.
A polícia caso detecte carro a circular multa, como faz quando o carro não está inspeccionado.
Claro que podiam usar meios electrónicos para o fazer, mas não é necessário.

Até avanço com um valor: 100 € anuais parece-me justo para carros que pudessem ficar habilitados a circular em AE.

Isso deveria garantir uma boa quantia para o estado.

mas eu ja que temos que pagar sou a favor disso e só com a minha empresa o governo ganhava mais de 1000 euros
e é assim na inglaterra, pagou, usou fixe
pagou não usou azar

Outra coisa boa o estado é que tendo as pessoas o tal dístico, já se sabe que haveria maior tendência em circularem e passearem.
Ora isso é bom para o estado:
- mais gasolina, mais imposto, mais IVA
- maior desgaste dos carros, mais peças mais pneus, etc, mais IVA, mais movimento da ecomomia.
- Mais troca de carros, mais negócio no sector, mais stands, mais empregados, mais mecânicos, mais trabalho nas oficinas...

Bola de Neve. [;)]

Outra coisa: sendo Portugal (Pequeno) rodeado por Espanha (Grande), se um iluminado se lembrasse de meter a gasolina mais barata cá... veriamos muitos Espanhóis a visitar-nos e para além da gasolina há sempre quem faça outras compras / serviços... mais movimento da economia, fazem tudo ao contrário [8b]

As regiões Raianas poderiam também ter um forte apoio FISCAL, nomeadamente na restauração, tipo zona franca sem IVA por exemplo, onde aumentaria a competitividade dessas zonas para virem Espanhóis e chamar mais gente Portuguesa a investir nas pontas de Portugal tão sacrificadas e abandonadas... lá está, mais movimento, mais negócio.

Pensem... é ou não idiota quem mora perto de Espanha ir fazer filas, muitas vezes para as bombas GALP do lado Espanhol :sh)

E podia continuar...

logico que é justo quem usa pagar, quem não pode pagar não use, então por essa logica para se sair da quinta da marinha devia-se pagar logo 10 euros
por essa logica a porta do belmiro de azevedo devia ter uma cancela e obrigar a pagar 100 euros

a justiça faze-se de leis iguais

Estamos sempre a falar de estradas nacionais que foram destruídas para dar lugar a outras, agora pagas, não deixando alternativa. Contruídas em cima de outras, criando inclusivamente becos sem saída.

Não de autoestradas feitas para o efeito.

Outra coisa boa o estado é que tendo as pessoas o tal dístico, já se sabe que haveria maior tendência em circularem e passearem.
Ora isso é bom para o estado:
- mais gasolina, mais imposto, mais IVA
- maior desgaste dos carros, mais peças mais pneus, etc, mais IVA, mais movimento da ecomomia.
- Mais troca de carros, mais negócio no sector, mais stands, mais empregados, mais mecânicos, mais trabalho nas oficinas...

Bola de Neve. [;)]

Outra coisa: sendo Portugal (Pequeno) rodeado por Espanha (Grande), se um iluminado se lembrasse de meter a gasolina mais barata cá... veriamos muitos Espanhóis a visitar-nos e para além da gasolina há sempre quem faça outras compras / serviços... mais movimento da economia, fazem tudo ao contrário [8b]

As regiões Raianas poderiam também ter um forte apoio FISCAL, nomeadamente na restauração, tipo zona franca sem IVA por exemplo, onde aumentaria a competitividade dessas zonas para virem Espanhóis e chamar mais gente Portuguesa a investir nas pontas de Portugal tão sacrificadas e abandonadas... lá está, mais movimento, mais negócio.

Pensem... é ou não idiota quem mora perto de Espanha ir fazer filas, muitas vezes para as bombas GALP do lado Espanhol :sh)

E podia continuar...

mas ca eles pensam ao contrario, eu tambem acho que se o iva fosse de 21 para 19 eles ganhavam mais que se for para 23 mas pronto

Mas o estado não passou as AE's para os privados?
Os privados querem é lucros, não lhes interessa o dístico.

e o estado não quer?? o estado deu aos privados que lhe convinha

mau mau era terem que pagar as pontes

Pronto, não vale a pena.
Já escrevi sobre isso mas não adianta...

Porque não falas das pontes de Coimbra? De Vila Real? Viana? Etc?

Porto e Gaia são "uma cidade só", como em todo o lado.
Aliás... mais depressa Porto e Gaia eram uma cidade do que Coimbra e Santa Clara.

Porto e Gaia são separadas pelo Douro e por questões apenas administrativas.

Voltar
Superior