Jarod
New member
Nas auto-estradas da Brisa os km têm todos o mesmo custo pelo país todo. É isto que dizem no site.Já agora, porque é que as portagens da Brisa são taxadas a +/- 6 centimos ao km e as SCUT no mínimo a 8 centimos, se bem que grande parte dos troços anda a cima de 10 centimos?
Nas restantes, o preço varia conforme o troço, havendo casos onde compensa andar nelas e outros onde não compensa. Distâncias iguais, preços diferentes.
Hoje fiz Aveiro-Porto por (várias) estradas "nacionais". A única coisa que me motivou foi recusar-me a pagar portagens na antiga IP5, e testar a "alternativa" que os ladrões do governo lisboa-centrado dizem que temos.
O resultado? Quase o dobro do tempo no caminho, pelo menos 20 semáforos e rotundas, inúmeras passagens para peões, passagens estreitas, curvas e contracurvas, ausência de rails de protecção, limites 50 em zonas onde claramente se podia circular a 70, trânsito caótico...
Pá, ainda se fosse um IC, tudo bem. Mas as estradas nacionais nesta zona são todas elas verdadeiramente estradas municipais.
Ainda bem que temos duas auto-estradas entre Lisboa e o Porto (e vamos ter 3)... o país das auto-estradas vazias!
Eu não dou mais que 15 dias para estas portagens continuarem. E vão ser os espanhóis quem vão conseguir acabar com elas.