Governo introduz portagens em três Scut

Já agora, porque é que as portagens da Brisa são taxadas a +/- 6 centimos ao km e as SCUT no mínimo a 8 centimos, se bem que grande parte dos troços anda a cima de 10 centimos?
Nas auto-estradas da Brisa os km têm todos o mesmo custo pelo país todo. É isto que dizem no site.

Nas restantes, o preço varia conforme o troço, havendo casos onde compensa andar nelas e outros onde não compensa. Distâncias iguais, preços diferentes.

Hoje fiz Aveiro-Porto por (várias) estradas "nacionais". A única coisa que me motivou foi recusar-me a pagar portagens na antiga IP5, e testar a "alternativa" que os ladrões do governo lisboa-centrado dizem que temos.

O resultado? Quase o dobro do tempo no caminho, pelo menos 20 semáforos e rotundas, inúmeras passagens para peões, passagens estreitas, curvas e contracurvas, ausência de rails de protecção, limites 50 em zonas onde claramente se podia circular a 70, trânsito caótico...

Pá, ainda se fosse um IC, tudo bem. Mas as estradas nacionais nesta zona são todas elas verdadeiramente estradas municipais.

Ainda bem que temos duas auto-estradas entre Lisboa e o Porto (e vamos ter 3)... o país das auto-estradas vazias!

Eu não dou mais que 15 dias para estas portagens continuarem. E vão ser os espanhóis quem vão conseguir acabar com elas.

Que eu saiba, a Brisa não tem só a A1.
O financiamento das SCUT foi elevadíssimo? Tanto quanto outra AE qualquer, assim como os valores envolvidos.

não, de todo.

sobretudo em termos de nível de risco e de taxas.

e mesmo dentro da brisa o custo por km não é sempre igual, acho

Última edição:
Isto só já lá vai com um novo bloqueio sério do País, ao estilo Ponte 25 de Abril. Tudo paralisado, sem combustíveis nem alimentação. Mas uma coisa em cheio, nada de brincadeiras iguais a 2008.

A28 e A29 ao domingo de manhã, agora é um must para o pessoal das motos dar gás.

(Não fui), mas o pessoal que foi, já dizem maravilhas dos pouquíssimos/raríssimos carros que agora percorrem essas estradas.

Já falei, até quando, a polícia vai deixar o pessoal das motos, fazerem daquilo o "seu parque privado" e não pagando nada.

A28 e A29 ao domingo de manhã, agora é um must para o pessoal das motos dar gás.

(Não fui), mas o pessoal que foi, já dizem maravilhas dos pouquíssimos/raríssimos carros que agora percorrem essas estradas.

Já falei, até quando, a polícia vai deixar o pessoal das motos, fazerem daquilo o "seu parque privado" e não pagando nada.

Porque é que tem de ser a polícia? Eu diria: quando irão as pessoas ganhar um pouco de civismo? Tentam não pagar portagens, etc., que diferença há com quem metemos no governo e criticamos? Apenas a ordem de grandeza, uns roubam mais porque têm mais à disposição do que outros.

Se o nosso povo fosse muito sério não teríamos sempre estes políticos!

Porque é que tem de ser a polícia? Eu diria: quando irão as pessoas ganhar um pouco de civismo? Tentam não pagar portagens, etc., que diferença há com quem metemos no governo e criticamos? Apenas a ordem de grandeza, uns roubam mais porque têm mais à disposição do que outros.

Se o nosso povo fosse muito sério não teríamos sempre estes políticos!

Não temos outros....

Eles querem tanto sacar dinheiro, que não viram a má imagem que estão a dar do país. Com estas notícias já a aparecerem em Espanha, e provavelmente vão aparecer noutros países, e mesmo que não apareçam, com o tempo quem cá vem vai espalhando a palavra da roubalheira que fazem aos estrangeiros que cá entram de carro.
Resultado, vamos ficar com fama de ladrões por essa Europa fora... e ainda por cima muitos turistas vão deixar de vir devido à roubalheira oficial do governo português. Como é que é possível pedir a um estrangeiro que entre em Portugal que pague 77 € à cabeça, e tem que gastar os 50€ de portagem em 3 meses...

Isto ainda vai chegar à comissão europeia e se calhar só aí é que vão corrigir a asneira que fizeram. Só que aí já será demasiado tarde para evitar a má fama que vão criar ao nosso país, como se já não bastasse a a má imagem que temos em muitas coisas...

Passei numa SCUT na sexta-feira à tarde e hoje de manhã, e pareceu-me haver muito menos trânsito. Ao menos uma vantagem... só não sei se o pessoal vai voltar depois de se fartar de perder tempo em nacionais e transportes públicos ou se vai ser definitivo.

Eles querem tanto sacar dinheiro, que não viram a má imagem que estão a dar do país. Com estas notícias já a aparecerem em Espanha, e provavelmente vão aparecer noutros países, e mesmo que não apareçam, com o tempo quem cá vem vai espalhando a palavra da roubalheira que fazem aos estrangeiros que cá entram de carro.
Resultado, vamos ficar com fama de ladrões por essa Europa fora... e ainda por cima muitos turistas vão deixar de vir devido à roubalheira oficial do governo português. Como é que é possível pedir a um estrangeiro que entre em Portugal que pague 77 € à cabeça, e tem que gastar os 50€ de portagem em 3 meses...

Isto ainda vai chegar à comissão europeia e se calhar só aí é que vão corrigir a asneira que fizeram. Só que aí já será demasiado tarde para evitar a má fama que vão criar ao nosso país, como se já não bastasse a a má imagem que temos em muitas coisas...

Passei numa SCUT na sexta-feira à tarde e hoje de manhã, e pareceu-me haver muito menos trânsito. Ao menos uma vantagem... só não sei se o pessoal vai voltar depois de se fartar de perder tempo em nacionais e transportes públicos ou se vai ser definitivo.

Em alguns sitios já pensam isso... [:D]

Não tem jeito nenhum essa medida para os estrangeiros, é verdade!

No que toca a mim, quando estiver em PT, vou optar pela A1 em vez da A29.

Há maneira de chegar ao aeroporto do Porto sem ser por SCUT (ou CCUT).

Nas auto-estradas da Brisa os km têm todos o mesmo custo pelo país todo. É isto que dizem no site.

Nas restantes, o preço varia conforme o troço, havendo casos onde compensa andar nelas e outros onde não compensa. Distâncias iguais, preços diferentes.

Hoje fiz Aveiro-Porto por (várias) estradas "nacionais". A única coisa que me motivou foi recusar-me a pagar portagens na antiga IP5, e testar a "alternativa" que os ladrões do governo lisboa-centrado dizem que temos.

O resultado? Quase o dobro do tempo no caminho, pelo menos 20 semáforos e rotundas, inúmeras passagens para peões, passagens estreitas, curvas e contracurvas, ausência de rails de protecção, limites 50 em zonas onde claramente se podia circular a 70, trânsito caótico...

Pá, ainda se fosse um IC, tudo bem. Mas as estradas nacionais nesta zona são todas elas verdadeiramente estradas municipais.

Ainda bem que temos duas auto-estradas entre Lisboa e o Porto (e vamos ter 3)... o país das auto-estradas vazias!

Eu não dou mais que 15 dias para estas portagens continuarem. E vão ser os espanhóis quem vão conseguir acabar com elas.

pensava que as pessoas fora de lisboa tambem votavam para o governo, e que era o governo de portugal, mas afinal é só o pessoal de lisboa que vota, eu não voto porque moro a 15 kms de lisboa:sh):sh):sh)

Em alguns sitios já pensam isso... [:D]

Não tem jeito nenhum essa medida para os estrangeiros, é verdade!

No que toca a mim, quando estiver em PT, vou optar pela A1 em vez da A29.

Há maneira de chegar ao aeroporto do Porto sem ser por SCUT (ou CCUT).

Agora ainda vão pensar mais, em vez da nossa imagem melhorar, vai piorar, e o (des)governo Pinócrates é o culpado. Tantos anos a fazer de aluno bem comportado de Bruxelas, e o Pinócrates estragou tudo, lol.

Para chegar ao aeroporto sem ser por SCUT há alternativa, mas dependendo de onde vens pode compensar ou não. Do Porto, ou seja VCI, sais para a A28/IC1 no sentido Viana do Castelo (este troço não é pago), e passado 2/3 kms sais para a A4, mais 1 ou 2 kms sais para a VRI que vai dar ao Aeroporto.
Para chegar à VCI do porto é usar os meios antigos, entre as quais A1, A3 ou A4. Só que vir da A3 até à VCI para evitar as SCUT's vai acabar por custar mais do que ir pela A41. Ou então usar as nacionais, mas aí é muito mais complicado.

Última edição:
Agora ainda vão pensar mais, em vez da nossa imagem melhorar, vai piorar, e o (des)governo Pinócrates é o culpado. Tantos anos a fazer de aluno bem comportado de Bruxelas, e o Pinócrates estragou tudo, lol.

Para chegar ao aeroporto sem ser por SCUT há alternativa, mas dependendo de onde vens pode compensar ou não. Do Porto, ou seja VCI, sais para a A28/IC1 no sentido Viana do Castelo (este troço não é pago), e passado 2/3 kms sais para a A4, mais 1 ou 2 kms sais para a VRI que vai dar ao Aeroporto.
Para chegar à VCI do porto é usar os meios antigos, entre as quais A1, A3 ou A4. Só que vir da A3 até à VCI para evitar as SCUT's vai acabar por custar mais do que ir pela A41. Ou então usar as nacionais, mas aí é muito mais complicado.

Uma coisa que me intrigava, era o facto de não haver pórticos entre a A3 e a Maia. E com a tua explicação, faz sentido, pois, segundo o governo, para ir para o Aeroporto, não seria preciso pagar portagens.

Sais da A3 na direcção da Maia e em Maia Este, entras na nacional e segues para o aeroporto.

Quem vem da A28, sai no nó que dá para o IKEA e também segue pela nacional até o aeroporto...

Ontem fiz o trajecto A3 - A28 através do IC24 -> 12 km e €1,05! é um bocado caro

Uma estrada que desde que me lembro existe ali! Mais valia não terem feito o alargamento.

Já o novo troço da A4 era muito útil para escoar o trânsito à saída do Porto/Matosinhos.

Tudo piorou nesse sentido. Por mim vou voltar a fazer a VCI/Circunvalação excepto se tiver mesmo pressa.

O problema para mim não é tanto a existência de portagens, também as pago qualquer que seja o destino para sair de Guimarães e as alternativas são tão boas ou piores que as existentes no grande Porto. Mas a expectativa criada nas pessoas com a implantação dessas vias supostamente gratuitas é condenável.

Ainda por cima o sistema de pagamento é ridículo. São estradas revistas/reconstruídas recentemente, podiam ter construido logo as praças de portagem. Mas já se sabe que foi tudo feito em cima do joelho [8b]

Como evitar o pórtico de 0.45€ na A29 (Norte-Sul)

Como evitar o pórtico de 0.45€ na A29 (Norte-Sul)

Boas,

Desta forma dá para poupar o 45 cêntimos do roubo do 1º pórtico da A29 (Norte-Sul).

Alguém conhece este percurso?
É viável?
No sentido Sul-Norte também dá?

Eu tentei dar com ele, mas perdi-me pelos "interiores", e vim dar à entrada antes da saída de Espinho :sh) (fiz isto)

BTW, no Domingo ao fim da tarde fiz Porto-Aveiro sem pagar, e em vez de demorar 1 hora, demorei 1:50 [8b][8b]

A nacional é vergonhosa. É curvas e contracurvas, rotundas, semáforos, casas mesmo em cima da estrada, ter de passar por Estarreja, enfim, a "alternativa" que nos deixaram...

No sábado, como ia atrasado, fiz Aveiro-Porto pela A29... um autêntico deserto.

Pelo que li no PDF postado aqui pelo vsfce (muito obrigado [;)]), a isenção é por viagem, pelo que já terei gasto um décimo das isenções a que tenho direito este mês (espero que a mudança da A25 para a A29 não"corte" a viagem, pois são na mesma dois pórticos sucessivos).

Voltar
Superior