Governo introduz portagens em três Scut

Não vai haver portagens em nenhuma dessas SCUT.

Eu sou a favor que se reduza o limite de velocidade nas SCUT para 100km/h, mantendo-as gratuitas.

Dessa forma o que pagamos nas auto-estradas é compensado porque chegamos mais depressa ao destino. Quem não tem pressa vai na SCUT, é mais seguro do que as nacionais, e não paga portagem.

Isso sim era bem feito.

Para quem anda habitualmente pelos "€0,75" entre Albergaria e Estarreja na A1, fiquem sabendo que apesar de tudo mais vale ir pela Nacional*... o tempo é superior em apenas 5 minutos pelo percurso pela EN109... excepto se tivermos que aturar um tractor agrícola e um traço contínuo ao mesmo tempo!

*especialmente porque há filas para entrar e sair desse troço para quem não tem Via Verde. Obviamente que para quem tem VV compensa pagar os €0,75.

Não vai haver portagens em nenhuma dessas SCUT.

Eu sou a favor que se reduza o limite de velocidade nas SCUT para 100km/h, mantendo-as gratuitas.

Dessa forma o que pagamos nas auto-estradas é compensado porque chegamos mais depressa ao destino. Quem não tem pressa vai na SCUT, é mais seguro do que as nacionais, e não paga portagem.

Isso sim era bem feito.

Para quem anda habitualmente pelos "€0,75" entre Albergaria e Estarreja na A1, fiquem sabendo que apesar de tudo mais vale ir pela Nacional*... o tempo é superior em apenas 5 minutos pelo percurso pela EN109... excepto se tivermos que aturar um tractor agrícola e um traço contínuo ao mesmo tempo!

*especialmente porque há filas para entrar e sair desse troço para quem não tem Via Verde. Obviamente que para quem tem VV compensa pagar os €0,75.

Hmm, não me parece das vezes que fiz Viseu-Porto e vice-versa e foram muitas quando optava pela nacional demorava em média mais 20min, com transito (dias de semana entre as 16/18horas então é para esquecer...). Ainda por cima a nacional atravessa tudo o que é terra, tem vários semáforos, cruzamentos, é um bom sítio para atropelar alguém:sh)

Hmm, não me parece das vezes que fiz Viseu-Porto e vice-versa e foram muitas quando optava pela nacional demorava em média mais 20min, com transito (dias de semana entre as 16/18horas então é para esquecer...). Ainda por cima a nacional atravessa tudo o que é terra, tem vários semáforos, cruzamentos, é um bom sítio para atropelar alguém:sh)

Atenção... Viseu-Porto em estradas nacionais? Tás tolo?

Refiro-me apenas que em pequenos trajectos de 30-40km não é necessário ir por uma auto-estrada porque o tempo que se ganha não é significativo. Ainda para mais se se conduz um carro sem via verde, onde se perde tempo na fila do ticket e na fila para pagar.

Neste caso, Via Verde compensa sempre.

Atenção... Viseu-Porto em estradas nacionais? Tás tolo?

Refiro-me apenas que em pequenos trajectos de 30-40km não é necessário ir por uma auto-estrada porque o tempo que se ganha não é significativo. Ainda para mais se se conduz um carro sem via verde, onde se perde tempo na fila do ticket e na fila para pagar.

Neste caso, Via Verde compensa sempre.

Não, estava a falar da nacional 109 que liga o fim da A29 à A1 cerca de 25kms. Neste momento só faço esse troço se: a A1 estiver bloqueada por um acidente, ou se quizer poupar 75cêntimos, perder pelo menos 10min e aumentar as minhas probabilidades de levar umas bicicletas e peões para casa:sh)

Não, estava a falar da nacional 109 que liga o fim da A29 à A1 cerca de 25kms. Neste momento só faço esse troço se: a A1 estiver bloqueada por um acidente, ou se quizer poupar 75cêntimos, perder pelo menos 10min e aumentar as minhas probabilidades de levar umas bicicletas e peões para casa:sh)

Por isso é que uso a Nacional 1 no troço equivalente. Tem semáforos e tal, mas o piso é bom e tem menos curvas que a N109. Além disso é frequente apanharmos com tractores agrícolas na N109, e passar por Estarreja é um atrofio (especialmente para sul, onde tem um STOP para se virar à esquerda... perde-se imenso tempo)

Por isso é que uso a Nacional 1 no troço equivalente. Tem semáforos e tal, mas o piso é bom e tem menos curvas que a N109. Além disso é frequente apanharmos com tractores agrícolas na N109, e passar por Estarreja é um atrofio (especialmente para sul, onde tem um STOP para se virar à esquerda... perde-se imenso tempo)

Mas eu faço sempre a A29, ir pela N1 era uma volta muito grande.

Esse cruzamento é uma nódoa na rede rodoviária de Estarreja. [8b]

Existe uma alternativa excelente onde acabamos por entrar na rotunda grande mais à frente, depois de passar a ponte.

Com tempo explico como.

Eu defendo o principio do utilizador pagador.

Mas a questão é o que o Governo prometeu (que nunca é de fiar). e prometeu que não ia colocar portagens, e em vez disso ia aumentar os impostos (na altura iva a 19%).

Outra questão tem a ver com as estradas alternativas

Para além da correcta aplicação dos critérios actuais para a existência das ditas portagens nas ditas SCTUs entre outras infra-estruturas rodoviárias, mas principalmente a existência de justiça e imparcialidade dos critérios entre regiões.

A solução é:

Manter as SCUT grátis, mas limitar a velocidade legal para 100 km/h.

Assim as auto-estradas em paralelo que têm portagem, podem ser mais apelativas e "valer a pena pagar para chegar mais depressa ao destino".

Isso sim é serviço público, e ninguém se poderá queixar.

Agora se uma SCUT tenho tudo igual a uma auto-estrada paga, qual a razão de eu escolher a auto-estrada com portagem? (sobretudo no caso da A29 versus A1)

Última edição:
Se eles põe portagens na A23 há sangue, é quase certo que há!:sh)

As gentes de lá dizem mesmo que bloqueiam a estrada se for preciso e ninguém passa até as tirarem.

Se eles põe portagens na A23 há sangue, é quase certo que há!:sh)

As gentes de lá dizem mesmo que bloqueiam a estrada se for preciso e ninguém passa até as tirarem.

Acreditas nisso?

É sempre assim, quando há alterações em alguma estrada ou quando alguma fabrica fecha, oe afectados ou os trabalhadores dizem daqui não saímos até que resolva a nossa situação!

A vigilia dura uns dias e noites ( por certo até com patuscadas a mistura), e passado esse tempo tudo cai no esquecimento, e vão todos para casa como cordeirinhos.

Aqui sera igual, ao principio muito barulho para aparecerem na TV, depois passados alguns dias já não havera nada.

(...)

Agora se uma SCUT tenho tudo igual a uma auto-estrada paga, qual a razão de eu escolher a auto-estrada com portagem? (sobretudo no caso da A29 versus A1)

Desde quando a A29 é realmente uma alternativa à A1 para quem quer andar depressa?!
Além de obrigar a dar uma volta maior (para quem a fizer de uma ponta à outra), é mais estreita e tem muitas mais curvas o que, conjugado com outras características, não permite uma velocidade média tão boa como a A1.
No dia em que a A29 passar a ser cobrada, deixo de lá circular porque, simplesmente, deixará de compensar.

Desde quando a A29 é realmente uma alternativa à A1 para quem quer andar depressa?!
Além de obrigar a dar uma volta maior (para quem a fizer de uma ponta à outra), é mais estreita e tem muitas mais curvas o que, conjugado com outras características, não permite uma velocidade média tão boa como a A1.
No dia em que a A29 passar a ser cobrada, deixo de lá circular porque, simplesmente, deixará de compensar.

Concordo plenamente.

Só ando pela A29 por causa da portagem da A1 e o facto de grande parte do percurso Aveiro - Gaia (pela A1) estar em obras.

Além disso na A29 eu cumpro sempre os limites de velocidade, por causa dos consumos e porque a estrada é estreita, tem curvas, o piso é inferior ao da A1, e tem mais trânsito.

Quando com pressa, ou para uma viagem mais calma, há que circular pela A1.

Não há crise, pelo menos até às eleições continuaremos a não ter portagens. É preciso é aproveitar, daqui a nada estamos em Dezembro outra vez... [;)] [:p]

Governo aprova portagens nas SCUT a partir de 1 de Julho

Governo aprova portagens nas SCUT a partir de 1 de Julho

O Governo aprovou hoje que a partir de 1 de Julho passam a ser cobradas portagens nas auto-estradas SCUT que até agora não tinham custos para o utilizador.

transito.jpg

Notícia do periódico Público
Governo aprova portagens nas SCUT a partir de 1 de Julho - Economia - PUBLICO.PT

Voltar
Superior