Governo introduz portagens em três Scut

É mentira o que eu disse?

É melhor ajudar uma região (empresas, pessoas, etc.) do que dar rendimentos mínimos e afins.

É uma injustiça os de Lisboa pagarem e os do norte não, mas também é uma injustiça o dinheiro ficar todo em Lisboa e todos os investimentos serem feitos em Lisboa!

Fez-te muita impressão (se não, não te tinhas tocado...) que eu dissesse que as SCUT são fruto de um fim eleitoralista rosa.

Até parece que é mentira...

O resto do que dizes é extra e acessório à questão que eu levantei.

Fez-te muita impressão (se não, não te tinhas tocado...) que eu dissesse que as SCUT são fruto de um fim eleitoralista rosa.

Até parece que é mentira...

O resto do que dizes é extra e acessório à questão que eu levantei.

Não me faz impressão a cor rosa, mas sim falar de cores. O país tem problemas que não se resolvem com guerras de cores.

O que eu quero é o rosa e o laranja em acordo para serem tomadas as medidas necessárias. Nas mais que isso.

Rosa e laranja juntos? Isso não chega. Tem que haver uma base muito mais alargada.

As medidas de austeridade implementadas na Irlanda foram baseadas num pacto de regime, subscrito por todos os partidos, confederações patronais e centrais sindicais. Isso sim, isso é algo que envolve a sociedade toda.

Rosa e laranja? Deixem-me rir, com o PC para um lado, o BE para o outro, o CDS para o outro, as confederações a berrar e os sindicatos a colocar as pessoas na rua. Livra!

Se as SCUT tivessem tido sempre Portagens, hoje não se discutia isto.

O problema é que nalguns traçados não existe alternativa condigna aos AE, por culpa de autarcas locais que passam o tempo a fazer rotundas em estradas Nacionais, lombas, etc... alguns destes entraves à circulação são feitos sem criterio, da mesma forma como se permite a construção de qualquer maneira com um portão de saida directa para a Estrada Nacional, quando do outro lado do terreno podia ter a saida em segurança, mas como fica mais bonito o portão virado para a estrada Nacional toca de fazer e depois ainda sair de marcha-atrás, enfim espirito Português.

Mas a maioria dos troços principais e de ligação, incluíndo EN's, está sob a Junta Autónoma das Estradas (ou outra caso tenha mudado de nome). São eles e só eles que podem efectuar trabalhos nessas vias.
As ruas da cidade só por si não levam a lado nenhum...

Tens razão.

Falta fazer mais investimentos no Alentejo, Algarve e nas Beiras

Se é isso que pensas, então estás longe de conhecer a realidade do país.

Mas a maioria dos troços principais e de ligação, incluíndo EN's, está sob a Junta Autónoma das Estradas (ou outra caso tenha mudado de nome). São eles e só eles que podem efectuar trabalhos nessas vias.
As ruas da cidade só por si não levam a lado nenhum...

Se é isso que pensas, então estás longe de conhecer a realidade do país.

Amigo caso não tenha reparado até a antiga N1, actualmente apelidada de IP passa por tudo o que é localidade, algumas nasceram e cresceram em função da estrada, e existe sempre a celebre pressão dos autarcas locais para mais uma rotunda, no passado semaforos, ..., quem paga é o Instituto de Estradas de Portugal, mas quem "obriga" a fazer determinadas obras é os poderes locais.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/...+pagar+portagens+nas+SCUT+anuncia+Governo.htm

"Há três modalidades [de pagamento] que estarão disponíveis: a já tradicional, associada a um débito em conta bancária pela Via Verde, e duas modalidades novas, um pré-carregamento com contrato, ou seja, sem anonimato, e um pré-carregamento com anonimato", explicou o secretário de Estado Paulo Campos.

O governante disse que o pagamento de portagens nas SCUT (autoestradas sem custos para o utilizador) Norte Litoral, Grande Porto e Costa da Prata será feito por via eletrónica, pelo que os utilizadores destas vias terão que usar um identificador próprio, que "será gratuito nos seis primeiros meses".

"Quem já tem Via Verde não terá que fazer absolutamente mais nada para continuar a andar nas autoestradas onde serão introduzidas portagens. Quem não tem e queira andar nestas autoestradas terá que dirigir-se a um dos postos de venda" dos identificadores, detalhou.

Os CTT e a Via Verde são, para já, dois dos locais onde poderão ser adquiridos os identificadores.

De acordo com o secretário de Estado, as viaturas estrangeiras que circulem nas três SCUT também "terão que usar um identificador e os carros novos que saiam dos stands a partir do dia 1 de Junho passarão também a ter o identificador".

O governante disse que "durante esta semana serão publicados todos os diplomas que ainda faltam relativamente a esta matéria" e que "na segunda feira os agentes que irão implementar estas soluções no terreno também anunciarão todas as modalidades em que se irá processar o pagamento".

Sobre o preço que será pago por quilómetro (0,06671 euros, um valor a que acresce IVA) Paulo Campos afirmou tratar-se de "um valor de referência que serve para todas as autoestradas" e deu um exemplo: "Na A1, entre Albergaria e o Porto, paga-se uma portagem de 3,15 euros. Se circular na SCUT entre o mesmo ponto, vai pagar uma portagem de 2,95 euros."

"São valores que estão muito próximos", concluiu.

O Governo fixou em oito cêntimos por quilómetro o valor de referência a cobrar nas SCUT A28, A29, A41 e A42, preço igual às autoestradas já com portagem.

De acordo com resoluções do Conselho de Ministros publicadas sexta feira em Diário da República, o valor de referência, para a classe 1, a aplicar nas quatro autoestradas, será de 0,06671 euros por quilómetro, a que acresce 21 por cento de IVA (somando pouco mais de oito cêntimos).

Os problemas são bem mais profundos do que as "côres" partidárias! Grande parte do poder político nacional, regional ou local está lá para SE governar, não para governar.

E é um problema transversal à mentalidade portuguesa infelizmente!!! Todos queremos que sejam feitos sacríficios, desde que os sacrificados não sejamos nós!

Porquê que ainda não se acabaram com os benefícios exorbitantes de que muitos ex-ministros e deputados usufruem?! Porque quem lá está agora também quer usufruir! Eu também não me importava nada de "trabalhar" durante 8 anitos e vir para casa com uma reforma choruda...

O problema do fim das SCUT's e duma série de outras "medidas" é que estão a tirar rendimento a quem já tem pouco rendimento. Quando não sobrar rendimento nenhum, as pessoas em desespêro vão provavelmente "passar-se" e não acredito que desta vez a revolução seja tão "pacífica" como foi no 25 de Abril!

Bom dia

Vou deixar aqui uma dúvida para ver se me sabem esclarecer.
Utilizo frequentemente uma auto-estrada que vai passar a ser paga, e o primeiro pórtico de portagem que passo, está exactamente antes da minha saída (no caso para a via norte-N14).
Ou seja, eu passo o pórtico e ando 100 metros até sair da auto-estrada. Até porque onde está o pórtico, já existe a faixa de saída...

Nestas situações, vou pagar?

A azul está o pórtico e eu sigo o trajecto a vermelho

Scut.jpg

Pois....

Eles colocam pórticos depois de todas as entradas (supostamente).

Será que só se vai pagar quando se fizer a distância integral entre um pórtico e outro? Só assim é que eles podem cobrar os tais 8 cents por km, pois sabem as distâncias entre pórticos.

Se cobrarem mal passes no Pórtico, e mesmo fazendo apenas 100m após este, deves pagar a distância entre o último pórtico e o que efectivamente te registou, o que não é justo...

Será assim?

Bom dia

Vou deixar aqui uma dúvida para ver se me sabem esclarecer.
Utilizo frequentemente uma auto-estrada que vai passar a ser paga, e o primeiro pórtico de portagem que passo, está exactamente antes da minha saída (no caso para a via norte-N14).
Ou seja, eu passo o pórtico e ando 100 metros até sair da auto-estrada. Até porque onde está o pórtico, já existe a faixa de saída...

Nestas situações, vou pagar?

A azul está o pórtico e eu sigo o trajecto a vermelho

Ver anexo 77788

Pois....

Será que só se vai pagar quando se fizer a distância integral entre um pórtico e outro? Só assim é que eles podem cobrar os tais 8 cents por km, pois sabem as distâncias entre pórticos.

Se cobrarem mal passes no Pórtico, e mesmo fazendo apenas 100m após este, deves pagar a distância entre o último pórtico e o que efectivamente te registou, o que não é justo...

Será assim?

Pois, isto está tudo uma grande incógnita e sinceramente não estou mesmo a ver como é que se vai processar a coisa. :confused:

Entretanto, vi nas notícias que deverão isentar o troço de Esposende a Viana, portanto, paga apenas portagem a partir da Póvoa até ao Porto, sorte a minha que sou da Póvoa e faço o trajecto até ao Porto. [8b] :sh)

O Governo deverá isentar de portagens troços significativos das auto-estradas sem custos para o utilizador, as chamadas Scut. A portaria que estabelece os percursos que irão ter pagamento será, em princípio, publicada em Diário da República ainda esta semana, para que o novo regime de cobrança possa entrar em vigor a 1 de Julho, noticiou o “Público”.

São três as auto-estradas até agora gratuitas e que irão passar a ser portajadas: Grande Porto (Matosinhos-Lousada), Norte Litoral (Matosinhos-Caminha) e Costa de Prata (Gaia-Aveiro).

Segundo apurou o PÚBLICO, no caso da Costa de Prata, apenas haverá lugar a pagamento no troço entre Esmoriz e Aveiro e, no caso da Norte Litoral, a cobrança incidirá apenas na ligação entre Matosinhos e Esposende, ficando de fora o percurso até Viana. No Grande Porto, as incógnitas ainda não estão esclarecidas.

A portaria vai definir também as taxas de portagem a cobrar, sabendo-se desde já que terão como referência aquela que é cobrada em toda a rede de auto-estradas actualmente concessionada.

Esse valor é de 0,06671 euros, acrescidos de IVA (total de 8 cêntimos), para os veículos de Classe 1. A relação entre o valor das tarifas de portagem das classes 2, 3 e 4 e a tarifa da classe 1, a definir pelo Ministério das Obras Públicas, não pode ser superior a, respectivamente, 1,75, 2,25 e 2,5.

Fonte

Pois....

Será assim?

O problema é mesmo esse, eu não passei por nenhum pórtico antes desse... vou "comer" no pagamento sem que saibam quantos km's andei???

Enfim, as trapalhadas do governo dão nisto, não esclarecem ninguém... só se sabe que querem cobrar a 1 julho, o resto que se lixe [8b][8b][8b]

Como não passaste nenhum pórtico antes desse eles sabem que entraste no último acesso, pelo que pagas até essa saída.

Como não passaste nenhum pórtico antes desse eles sabem que entraste no último acesso, pelo que pagas até essa saída.

Mas há 1 pequeno senão... no exemplo que eu dei, existem várias hipóteses acerca da minha porveniência antes de chegar ao pórtico.

Para quem conhece a zona, eu tanto posso vir do tunel de águas santas, como posso ter entrado há 1km vindo da entrada de s.mamede, em qualquer destas hipóteses, não existem pórtico anteriores :sh)

Não percebo nada disto [:D]

Aliás, até são 3 hipóteses:

Scut 2.jpg

O pórtico está a vermelho, as setas acabam na saida que utilizo.
Eu posso vir por estes 3 caminhos (cada 1 com cor diferente), que não passo por nenhum pórtico antes daquele que está a 100 metros da saída...

É não ligar muito aos meus dotes no paint [:)]

Realmente. Isto está tão feito em cima do joelho...

E acho que inexplicavelmente esses porticos vão deixar de funcionar, tal como aconteceu nas portagens na junção A3-A41, que se encontram desactivadas

IP25 pago

IP25 pago

Com tudo isto, conseguiram pôr portagens (embora em poucos kms) no antigo IP25 (Barra - Vilar Formoso). Será só por ser partilhado em alguns kms por outras scut's?
Malditos ladrões.

Voltar
Superior