Governo introduz portagens em três Scut

Tenho andado um pouco afastado desta novela e perdi a maior parte dos episódios da última semana! Voltei a assistir e neste momento estou com as seguintes dúvidas, relativamente à modalidade de Pós-Pagamento:
- Como sei que tenho de pagar ou serei notificado após passar na SCUT?
- Existe a modalidade de pagamento por multibanco?
- Se chegar uma factura por correio, qual a sobretaxa?
- O Prazo de 5 dias para pagamento, conta a partir da passagem na Scut ou da notificação?
- As cabinas de portagem vão desaparecer totalmente das restantes auto-estradas?
- Se passar numa Scut com isenção em troços de determinados concelhos, intercalados com não-isentos; vou receber uma notificação ou 7 ou 8?

Como passo em média umas 2 ou 3 vezes por ano em Auto-estradas, não me está a apetecer colocar um DEM! Mas talvez não haja outro remédio! [8b] [8b] [8b]

Isto ainda anda muito confuso... não estou a ver na prática o sistema de "envio de cartas" a funcionar.

Facilmente as cartinhas ascenderão a centenas de milhar em pouco tempo... acho que durante os primeiros tempos vou arrancar o identificador via verde até a poeira assentar...

Quanto aos carros estrangeiros, vai ser o caos. Se não adquirirem o chip, na prática vão ficar isentos porque não está previsto o sistema de pós-pagamento.

Volto a dizer: a ÚNICA solução é com praças de portagem, nem que sejam do estilo de passagem rápida como na A17, ponte de Benavente e A3 a chegar ao Porto.

Novidades sobre as portagens nas SCUT - JN

As cartas não vão ascender a centenas de milhar porque grande parte dos automobilistas tem via verde. (Eu não tenho, mas eu tenho um contencioso com eles). As pessoas que utilizarem habitualmente essas auto-estradas terão via verde o dem, pois é muito mais cómodo. Os utilizadores ocasionais receberão a cartinha.

Os estrangeiros vão levantar um dem, depositar uma caução convertível em taxas de portagem e acertar as contas ao devolvê-lo. Não me parece demasiado complicado.

As cartas não vão ascender a centenas de milhar porque grande parte dos automobilistas tem via verde. (Eu não tenho, mas eu tenho um contencioso com eles). As pessoas que utilizarem habitualmente essas auto-estradas terão via verde o dem, pois é muito mais cómodo. Os utilizadores ocasionais receberão a cartinha.

Os estrangeiros vão levantar um dem, depositar uma caução convertível em taxas de portagem e acertar as contas ao devolvê-lo. Não me parece demasiado complicado.

Põe-te no papel de um turista que vem passar um fim-de-semana a Portugal e entra pela Via do Infante (com portagens electrónicas) à meia-noite. Pelo que sei essa via nem sequer tem áreas de serviço (corrijam-me se estiver enganado). Portanto, para prosseguir, tem que sair da Via do Infante e procurar algures um posto de combustíveis, enquanto que a família está a dormir no carro.

A alternativa é fiscalizar os carros directamente na fronteira, ou seja adeus espaço Schengen.

E tudo isto porque uns quantos iluminados querem cobrar portagens sem praças de portagens tradicionais.

Pós-pagamento sem custos

Passar numa SCUT portajada sem chip ou Via Verde ia ter desvantagens, mas o acordo PS-PSD colocou o pós-pagamento ao mesmo nível dos outros meios de pagamento. A matrícula do veículo é fotografada quando este passa nos pórticos e o utente continuará a ter cinco dias úteis para efectuar o pagamento voluntário, mas agora sem a cobrança de 0,25€ adicionais por cada taxa de portagem em dívida. Passados os cinco dias, receber a conta em casa já implicará custos de 1,70€ por cada taxa em dívida e o não pagamento após esta notificação pode originar multas até 75€.
E se, de um momento para o outro, ficar sem pilha no dispositivo VV?
Não há semáforos nas SCUT para avisar... Só muito mais tarde vou saber que estou sem pilha!
Vou receber a conta em casa? Tem lógica ser multado?

E se, de um momento para o outro, ficar sem pilha no dispositivo VV?
Não há semáforos nas SCUT para avisar... Só muito mais tarde vou saber que estou sem pilha!
Vou receber a conta em casa? Tem lógica ser multado?

Segundo o site da Via Verde, se ficares sem pilha eles telefonam/mandam carta a avisar que é necessário mudar a pilha, não precisas de te preocupar com isso.

Ou seja, clientes Via Verde nunca pagam multa por isso (a não ser que haja irregularidades com a VV e não as regularizes)

Põe-te no papel de um turista que vem passar um fim-de-semana a Portugal e entra pela Via do Infante (com portagens electrónicas) à meia-noite. Pelo que sei essa via nem sequer tem áreas de serviço (corrijam-me se estiver enganado). Portanto, para prosseguir, tem que sair da Via do Infante e procurar algures um posto de combustíveis, enquanto que a família está a dormir no carro.

A alternativa é fiscalizar os carros directamente na fronteira, ou seja adeus espaço Schengen.

E tudo isto porque uns quantos iluminados querem cobrar portagens sem praças de portagens tradicionais.

Há uns meses aterrei em Basileia, levantei o carro na rent-a-car no lado francês e saí directo para a auto-estrada. Na fronteira com a Suiça estava lá a bófia, que me fez paragem, me vendeu a vignette, passou o recibo e me mandou embora em dois minutos.

Penso que cá, ao entrar (e ao sair) em Portugal, vai haver postos desses.

Isto ainda anda muito confuso... não estou a ver na prática o sistema de "envio de cartas" a funcionar.

Facilmente as cartinhas ascenderão a centenas de milhar em pouco tempo... acho que durante os primeiros tempos vou arrancar o identificador via verde até a poeira assentar...

Quanto aos carros estrangeiros, vai ser o caos. Se não adquirirem o chip, na prática vão ficar isentos porque não está previsto o sistema de pós-pagamento.

Volto a dizer: a ÚNICA solução é com praças de portagem, nem que sejam do estilo de passagem rápida como na A17, ponte de Benavente e A3 a chegar ao Porto.

Concordo com o Jarod no que respeita aos veículos estrangeiros. O sistema que fala o Troglodita só funciona bem em países com as fronteiras fechadas onde se controlam todas as viaturas que entram no país. Como as fronteiras interiores da UE não têm qualquer controlo, como se pode impedir um estrangeiro qualquer de entrar alegremente pelo país adentro, completamente desconhecedor da existência de auto-estradas sem portagens físicas? Este fulano vai entrar inadvertidamente numa scut e depois como é?

O estrangeiro entra em Portugal sempre por uma fronteira. É fácil ter um posto desses à entrada em Portugal.

O caso que relatei de Basileia passou-se já depois da Suíça ter integrado o espaço Schengen e o posto de fronteira já lá nem estava. Estava a bófia, com um carro patrulha apenas.

A mim parece claro que os estrangeiros não vão pagar portagens nenhumas, excepto um ou outro mais escrupuloso no cumprimento das suas obrigações!

Actualmente, muitos estrangeiros e emigrantes portugueses de férias no país, para não pagarem portagens, utilizam o corredor da via verde sem o respectivo identificador.

Nestas situações, parece que nada lhes acontece. Aparentemente, seria muito trabalhoso e dispendioso conseguir posteriormente a cobrança coerciva.

O que me leva a crer que nas ex-Scut vai ser igual: veículos com matrícula estrangeira, na prática, ficam isentos!

Se não pagam na via verde é porque a Brisa não está demasiado preocupada com o assunto. Lembro-me, há uns anos, de ter começado a haver muitas violações à chegada a Aveiro e montaram uma caça cerrada ao infractor. Tudo entrou nos eixos.

Talvez as autoridades fechem os olhos nas portagens virtuais.

A Via do Infante (A22) tem áreas de serviço sim senhor.

Uma entre Silves e Portimão e pelo menos mais uma entre Vilamoura e Loulé.

Lá mais perto de Espanha penso que há mais outra mas não tenho a certeza..

Eu pago a ponte 25 de Abril todos os dias ou a Vasco da Gama e não tenho alternativas .
É para um é para todos !

Temos pena.
Pagas a tua, e pagas a minha cada vez que ando na via do infante.

Se achas mal podes mudar para uma terra onde haja scuts [:p].

E alem disso as obras na nacional 125 ainda tão longe de ficarem concluídas.

Isto é daquelas novelas que tenho duvidas que chegue a algum lado, o mais provavel é as scuts nas zonas pobres ficarem a pagar e as das zonas mais ricas aguentarem, devido à pressão, ou então conseguirem isenção para residentes, o que na prática é manter a scuts para a maioria dos utilizadores.

Atenção que a 25 de Abril não é "toda paga".

Paga-se 1.40€ (ligeiros) e o estado mete a diferença (0.95€) para o que se paga na Vasco da Gama...

As duas pontes têm o mesmo preço, isso fez parte do contracto para a construção da Vasco da Gama, mas quando aumentaram em 100% a 25 de Abril, o governo caiu... nunca mais ninguem ficou com vontade de falar sobre o assunto...

Mentalidade mesquinha dos portugueses, por isso é que isto não vai a lado nenhum, em vez de lutarem para terem uma ponte grátis, não vão pelo outro lado se eu pago todas gente tem que pagar.

Mentalidade mesquinha? Porque diabo haveria a ponte de ser paga por todos, em vez de o ser por aqueles que nela passam? Daqui a pouco até queriam que lhes pagassem a gasolina também.

Temos que ter juízo - e temos que nos habituar a pagar pelas coisas que utilizamos.

Voltar
Superior