Governo introduz portagens em três Scut

Quem ler este texto até parece que, como eu já escrevi, o Porto tinha tudo de Borla.
Existem 4 entradas principais: A1, A3, A4 e A28... só a A28 era grátis, tal como em Lisboa, das principais só a IC19 é grátis.

Tens "vias rápidas" com força em Lisboa que não pagas.
IC19 e dentro eixo NS, 2ª Circular.

Fora isso o desvio sucessivo de verbas da Comunidade Europeia sempre para o mesmo sítio, faz com que por exemplo a Cidade do Porto sendo cerca de metade de Lisboa tenha apenas uma Avenida digna desse nome, enquanto em Lisboa existem umas 100.

esqueces-te a vci, ups essa não é em lisboa

Trás os Montes é quê?

Sul? Ilhas?

tras os montes é norte, mas voçes estão a defender o norte litoral, não querem saber do norte interior, se as portagens fossem só na a24 aposto que o topico tinha 1/3 das paginas, porque isso não ia para o vosso bolso

Diz-me lá qts avenidas a EU construiu em LX:[:)][:)][:)]

gtabarth: acho que já te estás a esticar um pouco com tanto choradinho. Lisboa tem uma rede viária que é uma mrd comparada com a que está à volta do Porto.

Eu "vivo no porto" uns 5 dias por mês e prefiro, de longe a lógica do transito do Porto ( sul Gaia e Norte Maia)

Só não aprecio o facto de ter de passar pela VCI qd se vai para Braga. Deveria fazer-se outra travessia do douro a Este de Gondomar.

Tirando isso, a cidade não perde em nada face a Lisboa.

Se a minha mulher quisesse eu já estava a viver no Porto.

Lx é para já uma cidade bem mais cara em tudo: desde a sandocha até ao Vestuário. Os vencimentos não são necessariamente superiores contrariamente ao mito que ha´de que em Lisboa se ganham rios de dinheiro. O transito em LX é caótico todos os dias - cada vez há mais gente a andar de carro e isso nota-se muito na 2ª Circular por exemplo mas tb no Eixo Norte Sul.

Enfim: apreciem a vossa cidade que não perde em nada para Lx.

xiii se isto ainda tivesse o sistema de reputação estavas tramado, é porque ninguem quer saber disso, interessa é eles não terem portagens, mas os outros terem

só mais 1 toque nas supostas diferenças economicas

eu no porto tive ai na obra e arranjei almoço e jantar a 5 euros menu completo

em lisboa ate pode haver mas eu não conheço, ai no porto conheço ja uns 5 ou 6 restaurantes assim

De facto antes disto já haviam injustiças, e a A4, A11, A7 eram os casos piores, pois eram AE's que iam mais para o interior, que não têm alternativas (nem rodoviárias nem ferroviárias) e sempre se pagaram. Já a A41 e A42, que são mais no Litoral, foram feitas mais ao menos ao mesmo tempo que a A7 e A11 e não eram a pagar.
Mas as injustiças continuam. Agora vai pagar tudo excepto os troços mais perto das grandes cidades. Final da A1, A3, etc... Ou seja, agora Lisboa e Porto vão ficar beneficiadas em relação ao resto do país. Sim, porque a A25 perto de Aveiro, Viseu ou Guarda vai ser paga, e por aí fora.

Era injusto de facto a A28 não ser paga e a A4 ser. Mas agora também é injusto ser a pagar depois de cerca de 15 anos a ser gratuita. As pessoas fizeram a sua vida em função disso.
E é injusto ainda há pouco tempo continuarem a prometer que as SCUT's eram gratuitas e agora ser tudo a pagar, mesmo no interior.
E é injusto terem destruído IP's e IC's com a promessa da AE ser gratuita e agora ser a pagar.
No Norte interior e centro interior, finalmente chegaram ou estão a chegar as AE's, e quando finalmente chegam é a pagar...

Nunca houve uma estratégia com sentido, nunca houve uma lógica para as AE's que pagam e as que não pagam. E agora a estratégia é: "sacar o máximo possível de dinheiro que estamos à rasquinha e não temos dinheiro para pagar aos amigos que vão fazer o TGV".
E implementar portagens desta forma atamancada é sinal da incompetência e estupidez que vai nos nossos governantes.

No fim disto tudo, todo o turismo espanhol que estava a vir através da A25 e A28, provavelmente vai regredir bastante. Menos entrada de dinheiro no país.
Menos mobilidade dentro do país também pode fazer com que muitos negócios e empregos deixem de valer a pena.
Acho que o próximo ano pode ser bem negro... e é o governo que está a fazer por isso.

Um problema global transforma-se em guerra norte-sul.
Qual é a lógica disto? As pessoas devem estar unidas e de lisboa ou porto devem lutar todas para o mesmo lado.

A partir do momento que SCUT significa "sem custos" e foram feitas com custos comunitarios ou seja "de borla"... que sentido faz pagarem-se? Todos devemos estar unidos contra isto que não é mais do que roubar o povo.

De facto antes disto já haviam injustiças, e a A4, A11, A7 eram os casos piores, pois eram AE's que iam mais para o interior, que não têm alternativas (nem rodoviárias nem ferroviárias) e sempre se pagaram. Já a A41 e A42, que são mais no Litoral, foram feitas mais ao menos ao mesmo tempo que a A7 e A11 e não eram a pagar.
Mas as injustiças continuam. Agora vai pagar tudo excepto os troços mais perto das grandes cidades. Final da A1, A3, etc... Ou seja, agora Lisboa e Porto vão ficar beneficiadas em relação ao resto do país. Sim, porque a A25 perto de Aveiro, Viseu ou Guarda vai ser paga, e por aí fora.

Era injusto de facto a A28 não ser paga e a A4 ser. Mas agora também é injusto ser a pagar depois de cerca de 15 anos a ser gratuita. As pessoas fizeram a sua vida em função disso.
E é injusto ainda há pouco tempo continuarem a prometer que as SCUT's eram gratuitas e agora ser tudo a pagar, mesmo no interior.
E é injusto terem destruído IP's e IC's com a promessa da AE ser gratuita e agora ser a pagar.
No Norte interior e centro interior, finalmente chegaram ou estão a chegar as AE's, e quando finalmente chegam é a pagar...

Nunca houve uma estratégia com sentido, nunca houve uma lógica para as AE's que pagam e as que não pagam. E agora a estratégia é: "sacar o máximo possível de dinheiro que estamos à rasquinha e não temos dinheiro para pagar aos amigos que vão fazer o TGV".
E implementar portagens desta forma atamancada é sinal da incompetência e estupidez que vai nos nossos governantes.

No fim disto tudo, todo o turismo espanhol que estava a vir através da A25 e A28, provavelmente vai regredir bastante. Menos entrada de dinheiro no país.
Menos mobilidade dentro do país também pode fazer com que muitos negócios e empregos deixem de valer a pena.
Acho que o próximo ano pode ser bem negro... e é o governo que está a fazer por isso.

Concordo, á excepção do que coloquei a negrito pois parece-me ser um "não problema" porquanto não estou a ver um Espanhol deixar de vir a Portugal porque vais ter que pagar mais 5€ em portagens e assim, em vez de gastar 500€ na viagem, vai gastar 505€.

Nesse aspecto parece-me quase irrelevante.

Se me disseres que também os Espanhóis estão em crise e estão a vir menos a Portugal, ai concordo, mas a culpa disso não será das ex-scuts. [;)]

Qual é a lógica disto? As pessoas devem estar unidas e de lisboa ou porto devem lutar todas para o mesmo lado.

A partir do momento que SCUT significa "sem custos" e foram feitas com custos comunitarios ou seja "de borla"... que sentido faz pagarem-se? Todos devemos estar unidos contra isto que não é mais do que roubar o povo.

Acho que a discussão até está bem civilizada, até estou aprender coisas sobre zonas do norte que não conheço.
Quanto á receita que as scuts vão gerar já não são para pagar as estradas, já são receitas que vão para a cratera que é o nosso orçamento.

E preparem-se pois, com a torneira dos €€€ a fechar do lado da administração central, as autarquias vão começar a pensar na forma de obter mais receitas e, pelo menos nos grandes centros urbanos, portajar a entrada nas cidades será provavelmente a mais fácil...

esse post quando se começou a pagar a crel tambem era bem metido, mas na tv viamos as pessoas a dizer, quem usa que pague

Realmente os Lisboetas vivem virados para dentro...
Onde é que fora de Lisboa existem os transportes que tendes ai?

No Porto ainda existem uns foleiros, mas depois no resto de Portugal são quase nulos para uma utilização diária. :sh)

Eu como não gosto de generalizações como as que fazes (e que só demonstram preconceito) não vou dizer que os Portuenses é que vivem virados para dentro, mas tu sem dúvida que vives.

Para ti, aqui em Lisboa todos ganhamos 2500€ por mês e temos casas tão boas e baratas que todos vivemos dentro da cidade, e nos subúrbios é só hortas, e na cidade temos transportes tão bons que nem precisamos de andar de carro, só andamos porque somos finos, somos de Lisboa.

O pior é que tens aqui uma imensa minoria que ganha uma porcaria, vive nos suburbios a uma hora e meia de transportes do trabalho (sim, em Lisboa trabalha-se apesar de muita gente daí achar que não, é só pesquisares aqui no fórum) e não tem dinheiro nem para comprar e manter um carro quanto mais para se preocupar com o custo das portagens.

Quem quer andar de carro tem de ter um mínimo de condições para pagar os custos das deslocações, se não tem então que encoste o carro.

pagar a crel de novo?? ja é paga a anos

tenho familia no norte, junto a praça franscico ja carneiro, tenho familia em cinfães etc, por isso ninguem me fez mal ai

continuas a bater na tecla que não ha igualdade no que te importa
mas porque não falas que não ha igualdade nas pontes???
porque não falas das alternativas a 25 de abril e a vasco da gama???

depois falas em questões econoomicas, pareces 1 coitadinho a falar, podem ganhar menos, mas em muitas coisas pagam bem menos

eu vivo entre sintra e loures, aqui deve-se ganhar milhões, mas curiosamente, pago a agua e luz mais cara que em quase todo o pais

ha isto não devia dizer, só temos que falar em ordenados, mas em despesas maiores não convem

outra coisa ainda ha 1 semana estive no porto e achei n bombas com o combustivel mais barato que em lisboa, e não é jumbos e afins
é repsol e bp e cepsa, claro que mais 1 vez isso não conta, só conta o ganharem 10 euros a menos, mas pagarem as coisas 20 euros a menos

coisa que ja chegou as familias que tem aes com portagens a anos, ou seja o conceito só é novos para alguns

gtabarth: acho que já te estás a esticar um pouco com tanto choradinho. Lisboa tem uma rede viária que é uma mrd comparada com a que está à volta do Porto.

Eu "vivo no porto" uns 5 dias por mês e prefiro, de longe a lógica do transito do Porto ( sul Gaia e Norte Maia)

Só não aprecio o facto de ter de passar pela VCI qd se vai para Braga. Deveria fazer-se outra travessia do douro a Este de Gondomar.

Lx é para já uma cidade bem mais cara em tudo: desde a sandocha até ao Vestuário. Os vencimentos não são necessariamente superiores contrariamente ao mito que ha´de que em Lisboa se ganham rios de dinheiro. O transito em LX é caótico todos os dias - cada vez há mais gente a andar de carro e isso nota-se muito na 2ª Circular por exemplo mas tb no Eixo Norte Sul.

esse post quando se começou a pagar a crel tambem era bem metido, mas na tv viamos as pessoas a dizer, quem usa que pague

E tu continuas-lhe a dar, e a fomentar a "guerra" no tópico.

Não concordo com as portagens, não concordo com as cobranças na ponte, assim como não concordo onde a ponte Vasco da Gama foi construída (pois não podia ser mais comprida).

Mas tudo se exprime em números: se queres que tudo seja assim tão justo, então que os salários, os preços, os transportes, as portagens, os investimentos sejam todas por igual em todas as regiões.
Talvez assim as outras regiões cheguem ao poder de compra e ao nível de vida de lisboa que todos nós conhecemos através dos números que têm sido publicados.

Estás mais preocupado em justificar o pagamento no Norte ivocando lisboa do que propriamente discutir a forma como as coisas foram e são feitas.

Eu como não gosto de generalizações como as que fazes (e que só demonstram preconceito) não vou dizer que os Portuenses é que vivem virados para dentro, mas tu sem dúvida que vives.

Para ti, aqui em Lisboa todos ganhamos 2500€ por mês e temos casas tão boas e baratas que todos vivemos dentro da cidade, e nos subúrbios é só hortas, e na cidade temos transportes tão bons que nem precisamos de andar de carro, só andamos porque somos finos, somos de Lisboa.

O pior é que tens aqui uma imensa minoria que ganha uma porcaria, vive nos suburbios a uma hora e meia de transportes do trabalho (sim, em Lisboa trabalha-se apesar de muita gente daí achar que não, é só pesquisares aqui no fórum) e não tem dinheiro nem para comprar e manter um carro quanto mais para se preocupar com o custo das portagens.

Quem quer andar de carro tem de ter um mínimo de condições para pagar os custos das deslocações, se não tem então que encoste o carro.

Apesar dessa "imensa minoria", os números continuam bem alto...
Pelo menos podem beneficiar da rede de transportes existente, bem melhor do que qualquer outra no país.

Última edição:
E tu continuas-lhe a dar, e a fomentar a "guerra" no tópico.

Não concordo com as portagens, não concordo com as cobranças na ponte, assim como não concordo onde a ponte Vasco da Gama foi construída (pois não podia ser mais comprida).

Parece que o fomento é de parte a parte...

Eu também não concordo com o que referiste.

Mas tudo se exprime em números: se queres que tudo seja assim tão justo, então que os salários, os preços, os transportes, as portagens, os investimentos sejam todas por igual em todas as regiões.
Talvez assim as outras regiões cheguem ao poder de compra e ao nível de vida de lisboa que todos nós conhecemos através dos números que têm sido publicados.

Apesar dessa "imensa minoria", os números continuam bem alto...
Pelo menos podem beneficiar da rede de transportes existente, bem melhor do que qualquer outra no país.

E se desses exemplos concretos?

É que, pelo que me vai passando (na prática) pelas mãos, os salários pagos no sul para as mesmas funções são sensivelmente iguais aos do norte.

Se me disseres que no norte é onde estão situadas uma boa parte das empresas que requerem mão de obra pouco qualificada e se lhes aplica baixos salários, concordo.

Mas porque esses empresários do norte não pagam condignamente aos seus funcionários? Porque se andam a passear em grandes máquinas e a pagar misérias aos trabalhadores? Queres ver que a culpa é minha ou do meu vizinho do lado...

Este teu post não tem nada a ver com o que eu disse.
Apenas falei nos transportes, que são incomparáveis com os que há no Porto e por sua vez os do Porto também são incomparáveis com os do resto de Portugal.
Quem sugere que se ande de transportes só está a olhar para Lisboa e nem se apercebe que no resto de Portugal não dá para fazer essa vida.

[:D]
Não foi a UE que desenhou as Avenidas de Lisboa nem do Porto.
O investimento feito é que é do BOLO cujas verbas da UE engordavam e foi quase todo desviado para o sítio do costume.
Tendes muita arranjadinha assim.
Existe uma Avenida importante cá no Porto que está para ser feita desde o tempo do Boi Cavalo, desde miúdo que ouço que se vai fazer e nicles.
A única coisa substâncial que se fez no Porto foi o Túnel de Ceuta e mesmo assim com entraves colossais.

Quanto ao resto: O Porto ao pé de Lisboa parece uma aldeia [:D]

Última edição:
Vocês continuam a insistir no argumento das regiões desfavorecidas e ainda não me explicaram porque é que se eu ganhar 700€ e o zé manel do Porto ou o quim meireles de Vila Real ganharem 1200€ cada um, porque é que eu só por ser de Lisboa devo pagar e o zé e o quim por serem de regiões mais pobres devem ter as AE de graça.

É que até ver, quem vai pagar as portagens são as pessoas, não as regiões.

A partir do momento em que já se falou aqui na 2ª Circular e Eixo N/S, que tipo de resposta querias?

Não vi ninguém a dizer que deviam pagar essas vias né?

Mas BTW, tenham ao menos o trabalho de ver num mapa o que é a VCI e o que foi construído.
Para além disso é uma via central na cidade.

Dou uma ajuda: podem dividir a VCI em 3 partes:
- Uma que vai até Francos sempre existiu desde que se fez a ponte, faz parte do projecto e não era VCI nenhuma, não há maneira de atravessar a ponte sem entrar na actual VCI.
- A obra em si liga Francos à Arca de Água e Av. Fernão Magalhães.
(Este bocado provocou corte e sobreposição de vias e casas).
- A última aparte liga as Antas a Campanhã / Freixo e tem que ver com a Ponte do Freixo.

O Porto não é a ponta de Sagres, algumas coisas passam por cá e não são propriamente para cá.
A parte da VCI entre a Ponte e as Antas é claramente um caso.

Voltar
Superior