Governo introduz portagens em três Scut

Vocês continuam a insistir no argumento das regiões desfavorecidas e ainda não me explicaram porque é que se eu ganhar 700€ e o zé manel do Porto ou o quim meireles de Vila Real ganharem 1200€ cada um, porque é que eu só por ser de Lisboa devo pagar e o zé e o quim por serem de regiões mais pobres devem ter as AE de graça.

É que até ver, quem vai pagar as portagens são as pessoas, não as regiões.

Acho que por aqui (tirando um ou outro "boy") toda a a gente é contra portagens... ou esquecem-se do que já se pagou e paga em impostos relacionados com os automóveis?

Podias ter um pouco de razão se o Zé e o Quim lá da província tivessem os transportes como tendes em Lisboa. [:D]
Chamam um Táxi da capital do concelho prontos.

Quanto à igualdade,

Exemplo: porque é que no Marco de Canaveves o m3 da água é 10 vezes mais cara do que em Lisboa?

Porque é que a máquina burocrática e a máquina de sedes e pseudo sedes de empresas, muitas estatais são todas no sítio onde só depois é que há algum emprego?

Porque é que passamos 30 e tal anos a ouvir a ladaínha que o Salazar queria o povo analfabeto, mas antes do velho botas, não havia escolas e 85% de analfabetísmo e fizeram milhares no tal regime que "queria" analfabetos... e agora estão a fechar as escolas todas das aldeias?

Porque é que na Grande Lisboa os concelhos da Margem Sul sempre foram discriminados em relação a Cascais e Oeiras?

Por aqui a custa das SCUTS destruíram a nacional 109, agora se eu quiser ir ao supermercado do costume tenho que pagar portagem.

Mas o que queres?
Quem manda são os Xuxas que estão sentados em Lisboa e esses estiveram a borrifar-se para esses pormenores, como terem posto por cima de algumas ruas a tal SCUT :sh)

E o pior é que há quem ache muito bem que os "tripeiros" paguem nessas aberrações :sh)

É preciso ir ao terreno e perceber geográfica e arquitectónicamente algumas incongruências.

E se desses exemplos concretos?

É que, pelo que me vai passando (na prática) pelas mãos, os salários pagos no sul para as mesmas funções são sensivelmente iguais aos do norte.

Se me disseres que no norte é onde estão situadas uma boa parte das empresas que requerem mão de obra pouco qualificada e se lhes aplica baixos salários, concordo.

Mas porque esses empresários do norte não pagam condignamente aos seus funcionários? Porque se andam a passear em grandes máquinas e a pagar misérias aos trabalhadores? Queres ver que a culpa é minha ou do meu vizinho do lado...

Claro que dou!!!!

Pod_Compra44.jpg

poder-de-compra.jpg

Vê lá que, mesmo com as portagens que dizem que pagam, a assimetria é simplesmente brutal.
Claramente, o Norte e o Centro são prejudicados, e nem falo no Interior. Mesmo o Porto contribuíndo para aumentar o poder de compra do Norte, este continua baixo, e muuuuuuuuito abaixo da região de lisboa.
No final, interessam os números e ser quantificável. Aqui não há engano nenhum.

Quanto ao não pagar condignamente: trabalhei numa empresa com sede em Lisboa, e para as mesmas funções, mesmo a fonte de negócio ser no Norte e haver muito mais trabalho, quem estava no Sul ganhava cerca de 250-300€ mais.
Um deles até disse que tinha toda a lógica, pois a vida em Lisboa era mais cara... O certo é que faziam mais vida do que qualquer um de nós...

Última edição:
Claro que dou!!!!

Vê lá que, mesmo com as portagens que dizem que pagam, a assimetria é simplesmente brutal.
Claramente, o Norte e o Centro são prejudicados, e nem falo no Interior. Mesmo o Porto contribuíndo para aumentar o poder de compra do Norte, este continua baixo, e muuuuuuuuito abaixo da região de lisboa.

Vais-me desculpar, mas eu pedi exemplos concretos e não médias do tipo "o meu vizinho tem duas vacas e eu não tenho nenhuma, logo cada um em média tem uma".

Eu falei no que me passa pelas mãos (em concreto), não falei de estudos que, já se sabe, valem o que valem.

Se é para analisar estudos, e avaliando a quantidade de carros de luxo existentes no norte, posso concluir que a maioria dos habitantes são uns calinas que recebem o RSI e que os poucos que trabalham recebem muito, mas não me parece que seja isto pois não?

Ou posso dizer que não se conseguem ver os impostos pagos pelos grandes empreendedores que têm não sei quantas fábricas e vivem á grande.

Mas não me respondeste á pergunta de porque é que os empresários do norte pagam misérias aos seus conterrâneos...

Para terminar, nós não "dizemos que pagamos portagens", nós PAGAMOS portagens há muitos anos...

EDIT:

Quanto ao não pagar condignamente: trabalhei numa empresa com sede em Lisboa, e para as mesmas funções, mesmo a fonte de negócio ser no Norte e haver muito mais trabalho, quem estava no Sul ganhava cerca de 250-300€ mais.
Um deles até disse que tinha toda a lógica, pois a vida em Lisboa era mais cara... O certo é que faziam mais vida do que qualquer um de nós...

Os exemplos concretos que conheço não me dizem isso.

Mas, se isto é tão bom e vivemos tão bem, o que é que vocês ainda estão a fazer ai em cima?

Quanto à igualdade,

Exemplo: porque é que no Marco de Canaveves o m3 da água é 10 vezes mais cara do que em Lisboa?

Negociatas do senhor Avelino.

Porque é que passamos 30 e tal anos a ouvir a ladaínha que o Salazar queria o povo analfabeto, mas antes do velho botas, não havia escolas e 85% de analfabetísmo e fizeram milhares no tal regime que "queria" analfabetos... e agora estão a fechar as escolas todas das aldeias?

A Salazar dava-lhe jeito ensinar às pessoas a sua ideia para o país, daí a escolarização. É claro que não podia ser muita porque senão as pessoas começavam com ideias, bastava saber ler e escrever e saber as estações de caminho de ferro de Angola e Moçambique.

Porque é que na Grande Lisboa os concelhos da Margem Sul sempre foram discriminados em relação a Cascais e Oeiras?

As pessoas que moram na margem sul até se sentem priveligiados, não sei onde está essa descriminação.

Enfim, nem percebo porque já vai a conversa para Lx Vs Porto e comparar Ip e Ic que há por todo o país com AE... realmente temos um raio de mentalidade.

Por aqui a custa das SCUTS destruíram a nacional 109, agora se eu quiser ir ao supermercado do costume tenho que pagar portagem.

Ora nem mais...!
(e não é caso único)...

Já nem discuto o pagamento ou não das scuts. É a forma de que elas foram criadas, implementadas, etc.

Não sei como vai ser.
Mas creio que por esse mesmo motivo vão haver muitos milhares de cobranças fora do prazo. Não sei como vai ser com as cartas, intimações ou o que for. Aquilo não é só ligar o botão e já está. E agora?
Vai-se aprender os documentos, penhorar os carros?
Alguém sabe responder?
Cumprimentos.

Vais-me desculpar, mas eu pedi exemplos concretos e não médias do tipo "o meu vizinho tem duas vacas e eu não tenho nenhuma, logo cada um em média tem uma".

Eu falei no que me passa pelas mãos (em concreto), não falei de estudos que, já se sabe, valem o que valem.

Se é para analisar estudos, e avaliando a quantidade de carros de luxo existentes no norte, posso concluir que a maioria dos habitantes são uns calinas que recebem o RSI e que os poucos que trabalham recebem muito, mas não me parece que seja isto pois não?

Ou posso dizer que não se conseguem ver os impostos pagos pelos grandes empreendedores que têm não sei quantas fábricas e vivem á grande.

Mas não me respondeste á pergunta de porque é que os empresários do norte pagam misérias aos seus conterrâneos...

Para terminar, nós não "dizemos que pagamos portagens", nós PAGAMOS portagens há muitos anos...

EDIT:

Os exemplos concretos que conheço não me dizem isso.

Mas, se isto é tão bom e vivemos tão bem, o que é que vocês ainda estão a fazer ai em cima?

Vários estudos dizem o mesmo, e no fundo o que conta é o que é quantificável.
Não medes a rentabildiade de uma empresa na premissa do "acho que", "parece-me que" ou ainda "bem, olhando em redor", pois não?

Quanto a pagamentos, é óbvio que o trabalho pesado tem menos rentabilidade que os serviços, que é o que prolifera, centralizado, em lisboa. Logo...

Quanto à ultima frase, nem comento, pois quando te queixas de algo no país, não te pergunto o mesmo, pois não?
Caso assim pensássemos, o 25 de Abril não era realidade.
Eu pelo menos tento ajudar à revitalização e ao crescimento da região.
Agora quando vêm uns "de fora", lá de cima do poleiro, roubar descaradamente...

Última edição:
É impossível aprender alguma coisa neste tópico porque virou guerra norte/sul.:sh)

Em Lisboa paga-se e no Porto também sempre se pagou A1, A3, A4.
Que se goste de pagar?
Não, de certeza!

Que é injusto uns pagarem e outros não?
Sem dúvida.

Mas também é injusto terem-se terminado com certas estradas porque eram substituídas por SCUT (sem custos) e agora é obrigatório pagar.
É injusto haver troços muito mais caros que 8 centimos por km...
É injusto pagar-se 20 centimos para percorrer 1,5km em para-arranca quando à 3 anos, era um troço que nem IC se podia considerar

Mas também é injusto terem-se terminado com certas estradas porque eram substituídas por SCUT (sem custos) e agora é obrigatório pagar.

Depois de o mal estar feito é que se preocupam com o facto da nova estrada ter sido construída em cima da velha...

Antes, a cegueira foi mais que muita, afinal de contas era uma nova autoestrada que aí vinha mas agora... Ah poisé, bebé !

Típico ! :sh) [8b] [;)]

Depois de o mal estar feito é que se preocupam com o facto da nova estrada ter sido construída em cima da velha...

Antes, a cegueira foi mais que muita, afinal de contas era uma nova autoestrada que aí vinha mas agora... Ah poisé, bebé !

Só depois?!?!? Não me digas que agora fazes futurologia...
Então se foi dito e afirmado que as novas SCUT (sem custos para o utilizador) eram uma necessidade e melhoria, o que se ia reclamar?!?!?! Dizer que não se queria nada e manter o velho?!!?!?

Daí a roubalheira (e nem sei como não, mas para mim, completa ilegalidade) que se tem visto.

É o mesmo que teres uma rua de terra e a autarquia a querer pavimentar. Vais dizer que não porque depois podem cobrar portagem?

:sh):sh):sh)

Uma estrada precisa de obras.
Dizem que vão aproveitar a necessidade de obras para a melhorar (2 faixas em cada sentido, no caso de ainda não existirem), sem qualquer custo.
Querias que dissessem que preferiam ter uma estrada fraca, cheia de buracos e outras falhas?:sh):sh)

Ah, espera, os utilizadores é que foram cegos!!!:sh):sh)

PS: Ao menos podias ter aproveitado para dizer alguma coisa com lógica.

Portugal implanta el peaje más caro y caótico del mundo | Galicia | elmundo.es

Há tanta e tanta coisa neste artigo...

Tudo isto vai empobrecer toda uma região e todo um povo que já vive com muitas dificuldades. E com este ganho imediato das portagens se vai perder em TUDO o resto...:

"La Associaçao Empresarial de Viana do Castelo ha realizado un informe en el que se alerta de la pérdida de competitividad para las empresas gallegas y portuguesas. El tráfico de pasajeros hacia el aeropuerto Sá Carneiro (utilizado por 420.000 gallegos al año) o a multinacionales como Ikea ha aumentado en los últimos años de forma considerable y el telepeaje se convierte en una gran amenaza."

Será isto uma luz ao fundo do túnel? :
"Los empresarios vigueses recibieron en las últimas horas una comunicación de la Dirección General de Transportes de la Comisión Europea que les hace concebir esperanzas. Rudolf Koranthali, miembro de la DGT comunitaria, considera que hay indicios suficientes de que Portugal no ha traspuesto correctamente la directiva europea e incumple el artículo 3 del Tratado de la Comunidad sobre la supresión de obstáculos para la libre circulación."

Á uma semana discutia-se se deveriamos ser governados por estrangeiros. Fiquei doido com a sugestão. - Era o que faltava!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas agora mudei de opinião.
Venham eles a ver se esta vergonha acaba.
Será impossível alguém fazer pior ao país do que o que este governo está a fazer.

Que vergonha as pessoas não fazerem nada. ahhh, pois busina-se para as cameras de televisão....

O D. Afonso Henriques de certeza que já deu umas cambalhotas na tumba...
Desde quando é que somos assim? Porque se tem a ideia no Sul que o pessoal do Norte é que é...! Resolve tudo à paulada..... ! hohohoohoo...., era bom era. Isto não estava assim de certeza...

E tu continuas-lhe a dar, e a fomentar a "guerra" no tópico.

Não concordo com as portagens, não concordo com as cobranças na ponte, assim como não concordo onde a ponte Vasco da Gama foi construída (pois não podia ser mais comprida).

Mas tudo se exprime em números: se queres que tudo seja assim tão justo, então que os salários, os preços, os transportes, as portagens, os investimentos sejam todas por igual em todas as regiões.
Talvez assim as outras regiões cheguem ao poder de compra e ao nível de vida de lisboa que todos nós conhecemos através dos números que têm sido publicados.

Estás mais preocupado em justificar o pagamento no Norte ivocando lisboa do que propriamente discutir a forma como as coisas foram e são feitas.

Apesar dessa "imensa minoria", os números continuam bem alto...
Pelo menos podem beneficiar da rede de transportes existente, bem melhor do que qualquer outra no país.

e continua o choro, eu ja te disse que não entro em guerras, mas as coisas tem que ser justas, ou agora são injustas mas antes eram justas porque os outros pagavam e agora vai-te chegar aos bolsos???

continuas a falar em ordenados, e ja te disse que ai os bens são mais baratos, mas isso não te interessou ler

resumindo queres levar a tua avante, que agora é injusto, e dantes era bom

Mas porque esses empresários do norte não pagam condignamente aos seus funcionários? Porque se andam a passear em grandes máquinas e a pagar misérias aos trabalhadores? Queres ver que a culpa é minha ou do meu vizinho do lado...

tens culpa porque es de lisboa, porque isto nem vai numa guerra norte centro, vai numa de norte lisboa

VCI?
Epá, contigo não dá para falar.

Vê se percebes ao menos o que são as coisas antes de falar.

se me puderes ajudar a diferenciar a 2 circular da vci eu agradecia imenso

Para além disso é uma via central na cidade.

Dou uma ajuda: podem dividir a VCI em 3 partes:
- Uma que vai até Francos sempre existiu desde que se fez a ponte, faz parte do projecto e não era VCI nenhuma, não há maneira de atravessar a ponte sem entrar na actual VCI.
- A obra em si liga Francos à Arca de Água e Av. Fernão Magalhães.
(Este bocado provocou corte e sobreposição de vias e casas).
- A última aparte liga as Antas a Campanhã / Freixo e tem que ver com a Ponte do Freixo.

O Porto não é a ponta de Sagres, algumas coisas passam por cá e não são propriamente para cá.
A parte da VCI entre a Ponte e as Antas é claramente um caso.

a 2 circular tambem é uma via central
lisboa tambem não é a ponta de sagres, muita gente usa a 2 circular porque vem de fora de lisboa e vai para fora de lisboa mas do outro lado, mas aqui paga-se a crel

Claro que dou!!!!

Pod_Compra44.jpg

poder-de-compra.jpg

no grafico existe 1 nova noção das coisas, nos outros paises existe norte centro e sul
nesse existe ainda o lisboa, ve-se bem o que o estudo quer

como provas isso??
é que no mapa aparece lisboa cascais, montijo oeiras alcochete, e no norte aparece porto, ou seja no norte só tem 1, e na zona de lisboa metem 6

quem te disse que a vida em lisboa é mais cara não te mentiu em nada

e continua o choro, eu ja te disse que não entro em guerras, mas as coisas tem que ser justas, ou agora são injustas mas antes eram justas porque os outros pagavam e agora vai-te chegar aos bolsos???

continuas a falar em ordenados, e ja te disse que ai os bens são mais baratos, mas isso não te interessou ler

resumindo queres levar a tua avante, que agora é injusto, e dantes era bom

Aqui só tu é que choras e fazes finca pé no que "diziam e agora vão ver o que é bom".

Antes as coisas já não eram justas. Não o são há dezenas de anos.
Já te disse que não acho justo algumas situações em lisboa. Mas tu teimas em não ouvir.
O "chegar aos bolsos" é um problema, porque de facto o que vai para certas regiões não chega cá nem a mais lado nenhum do país.

no grafico existe 1 nova noção das coisas, nos outros paises existe norte centro e sul
nesse existe ainda o lisboa, ve-se bem o que o estudo quer

como provas isso??
é que no mapa aparece lisboa cascais, montijo oeiras alcochete, e no norte aparece porto, ou seja no norte só tem 1, e na zona de lisboa metem 6

quem te disse que a vida em lisboa é mais cara não te mentiu em nada

Sim, o estudo mostra bem a assimetria existente entre a região mais rica e as outras globais. Não queiras tapar o solzinho com a peneira.

No outro gráfico, meu caro, aparecem 5 de lisboa e só uma no norte porque lisboa tem 5 regiões com maior poder de compra do país, ao contrário. Se te parece aparecer muita coisa na região de lx, ainda bem. Só confirma o que digo: é a que tem maior poder de compra. Isto apesar das coisas serem mais caras e das portagens.
Ou seja, para 5 de lisboa existe uma ao centro, uma a norte e uma a sul.

A vida é mais cara porque assim o querem.
Conheço muita gente que faz vida em lisboa pelo preço da que faz no Porto, e já lá passei umas temporadas há uns anos para poder confirmar isso mesmo.

Última edição:
só mais 1 toque nas supostas diferenças economicas

eu no porto tive ai na obra e arranjei almoço e jantar a 5 euros menu completo

em lisboa ate pode haver mas eu não conheço, ai no porto conheço ja uns 5 ou 6 restaurantes assim

Conheço a 4,5 e sei que há a 4€! [:D] Comida, sopa, 1 pão, 1 sumo, 1 café. [;)]

Aqui a malta ganha bem pior, o pessoal de Lx não tem mesmo noção disso. :(

Portugal implanta el peaje más caro y caótico del mundo | Galicia | elmundo.es

Há tanta e tanta coisa neste artigo...

Tudo isto vai empobrecer toda uma região e todo um povo que já vive com muitas dificuldades. E com este ganho imediato das portagens se vai perder em TUDO o resto...:

"La Associaçao Empresarial de Viana do Castelo ha realizado un informe en el que se alerta de la pérdida de competitividad para las empresas gallegas y portuguesas. El tráfico de pasajeros hacia el aeropuerto Sá Carneiro (utilizado por 420.000 gallegos al año) o a multinacionales como Ikea ha aumentado en los últimos años de forma considerable y el telepeaje se convierte en una gran amenaza."

Será isto uma luz ao fundo do túnel? :
"Los empresarios vigueses recibieron en las últimas horas una comunicación de la Dirección General de Transportes de la Comisión Europea que les hace concebir esperanzas. Rudolf Koranthali, miembro de la DGT comunitaria, considera que hay indicios suficientes de que Portugal no ha traspuesto correctamente la directiva europea e incumple el artículo 3 del Tratado de la Comunidad sobre la supresión de obstáculos para la libre circulación."

Á uma semana discutia-se se deveriamos ser governados por estrangeiros. Fiquei doido com a sugestão. - Era o que faltava!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mas agora mudei de opinião.
Venham eles a ver se esta vergonha acaba.
Será impossível alguém fazer pior ao país do que o que este governo está a fazer.

Que vergonha as pessoas não fazerem nada. ahhh, pois busina-se para as cameras de televisão....

O D. Afonso Henriques de certeza que já deu umas cambalhotas na tumba...
Desde quando é que somos assim? Porque se tem a ideia no Sul que o pessoal do Norte é que é...! Resolve tudo à paulada..... ! hohohoohoo...., era bom era. Isto não estava assim de certeza...

Era o que faltava?! Era excelente! Portugal governado por um junta de dinamarqueses, suecos, finlandeses e ingleses! [:D]

Última edição:
Aqui só tu é que choras e fazes finca pé no que "diziam e agora vão ver o que é bom".

Antes as coisas já não eram justas. Não o são há dezenas de anos.
Já te disse que não acho justo algumas situações em lisboa. Mas tu teimas em não ouvir.
O "chegar aos bolsos" é um problema, porque de facto o que vai para certas regiões não chega cá nem a mais lado nenhum do país.

Sim, o estudo mostra bem a assimetria existente entre a região mais rica e as outras globais. Não queiras tapar o solzinho com a peneira.

No outro gráfico, meu caro, aparecem 5 de lisboa e só uma no norte porque lisboa tem 6 regiões com maior poder de compra do país, ao contrário. Se te parece aparecer muita coisa na região de lx, ainda bem. Só confirma o que digo: é a que tem maior poder de compra. Isto apesar das coisas serem mais caras e das portagens.
Ou seja, para 5 de lisboa existe uma ao centro, uma a norte e uma a sul.

A vida é mais cara porque assim o querem.
Conheço muita gente que faz vida em lisboa pelo preço da que faz no Porto, e já lá passei umas temporadas há uns anos para poder confirmar isso mesmo.

mas com as portagens as coisas tornam-se mais justas, bom era não haver porque ja pagamos o suficiente em impostos para ter carro, mas ja que tem que haver temos que pagar todos logo acho justo

a vida é cara porque assim queremos?? que podemos fazer?? deixar de comer???

e agora temos que ter noção que tudo vai parecer mais caro, porque ainda a pouco o teixeira dos santos disse que por cada carro comprado para o governo, 3 são abatidos, mas no meu ver ele devia dizer, não vai haver carros novos

isto das portagens é só 1 forma de eles continuarem com os gastos

Conheço a 4,5 e sei que há a 4€! [:D] Comida, sopa, 1 pão, 1 sumo, 1 café. [;)]

Aqui a malta ganha bem pior, o pessoal de Lx não tem mesmo noção disso. :(

Era o que faltava?! Era excelente! Portugal governado por um junta de dinamarqueses, suecos, finlandeses e ingleses! [:D]

o ordenado minimo é igual no pais todo, e em todas as regiões existe muita gente a ganhar esse ordenado minimo

mas o pessoal quer entrar a força em certas coisas e para isso usa as minorias que vive nas quintas das marinha, quiintas das bicudas, mas nem todos la vivemos

Última edição:
Pois, só que numas regiões há mais percentagem de pessoal com ordenado mínimo do que outras. Não me venham com essa treta do "um juiz ganha o mesmo em qualquer parte do país"., porque em tudo o resto que não é tabelado ganhamos 20% ou 30% menos.

Porto é só a oitava cidade do país com melhores salários - JN

http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Economia/interior.aspx?content_id=1448454

http://jn.sapo.pt/Domingo/interior.aspx?content_id=1135988

Quase metade do crédito concedido pela banca é injectado em Lisboa, enquanto o Porto fica pelos 11,9%. É outra dinâmica, já se vê. Segundo elementos da Área Metropolitana do Porto, do quarto trimestre de 2004 ao segundo trimestre de 2006 foram constituídas na Grande Área Metropolitana de Lisboa 14 594 sociedades, mais do dobro das que se formaram na Grande Área Metropolitana do Porto (6837). E a dimensão das empresas é totalmente díspar, como se vê pelo capital social das sociedades constituídas: 1011 milhões de euros em Lisboa, grosso modo, contra 223,5 milhões de euros no Porto. Também no balanço entre sociedades constituídas e dissolvidas o Porto está em desvantagem. E o crescimento patente no número de fogos construídos - de 2004 a Fevereiro de 2007 - confirma a regra: 41 212 contra 19 342. Que mais? Lisboa (falamos ainda das grandes áreas metropolitanas), onde se vai concentrando a população mais qualificada, levantou das caixas multibanco, de 2004 a 2007, perto de 18 260 milhões de euros, enquanto o Porto tirou das paredes 8,4 mil milhões (lembram-se da diferença da população?).

Sempre que vem cá pessoal de Lisboa acha a comida boa e muito barata e a malta simpática, quando sabem dos ordenados até ficam boquiabertos...

E porque é que as sedes das empresas se deslocam para Lisboa? Porque as condições que são criadas em todos os aspectos são criadas lá. Tudo é desviado para lá.

Última edição:
Voltar
Superior