De há uns tempos valentes (bota valentes) para cá deixei de utilizar um GPS nativo e comecei a utilizar o telemóvel.
Como só comecei no off-road recentemente, toda a navegação realizada foi com recurso a APPS.
Utilizo a aplicação
Wikiloc, agregada a uma conta premium, e considero a plataforma muito boa.
Basicamente é assente numa base de dados contributiva pelos utilizadores, que vão delineando e publicando novas rotas para diferentes actividades ao ar livre (não é exclusivo para off-road).
Existe um esquema de feedback que permite ganhar confiança nos utilizadores e nas trilhas publicadas.
Actualmente tenho 17 trilhas partilhadas, sendo que existem outras tantas que tenho em privado (ou porque ainda não as fiz, ou porque ainda não compilei todos os dados para partilha).
https://www.wikiloc.com/wikiloc/user.do?id=3285368
A versão
premium, permite a navegação das trilhas de terceiros (a versão gratuita só permite gravar e seguir as próprias trilhas), sincronização com dispositivos Garmin, e um melhor planeamento de rota com recurso às funcionalidades de pesquisa.
Pontos positivos:
- Boa base de dados e com esquema de feedback.
- Consome pouca bateria comparativamente a outras aplicações de navegação.
- Permite desenhar, marcar, adicionar fotos aos nossos passeios.
- Download de mapas offline, contendo até marcação de trilhos pedestres.
- Criação de Waypoints durante a navegação.
Pontos negativos:
- Por motivos de licenciamento os mapas de satélite transitaram da google para apple. A meu ver, piorou e perdeu o StreetView.
- Custa cerca de 9€ anuais.
Outras aplicações:
Utilizo também para edição de GPX (das trilhas) o software para windows chamado 'GPS Track Editor'. Depois de editadas localmente é possível realizar upload para o Wikiloc.
O Orux não utilizo porque estou actuamente na plataforma iOS.