GPS navegação e orientação Offroad

Por acaso é uma coisa que não tenho bases, mas que deve ser interessante de aprender.
Já agora, e em referência.... https://www.igeoe.pt/index.php?id=107&cat=4&prod=51

A ideia inicial será conseguir chegar a determinados pontos com a ajuda do GPS e uma carta militar.
Serão necessárias apenas noções básicas.
Um GPS dá-te aposição mas não te diz como lá chegares.
Imagina ligares 2 locais como Alcântara e Ribeira de Coina e não existindo nenhuma ponte.
Pelo GPS ele dá-te uma linha reta entre os 2 pontos até são poucos kms...contudo o GPS não tem em conta a geografia do terreno daí ser necessário as cartas militares.
Como tal o mais importante é dominar estas questões e depois perceber o tipo de datum utilizado nas coordenadas gps assim como a apresentação das mesmas.
são coisas básicas e se não dominarem isto nem um ponto conseguem encontrar, daí dizer que o pessoal tem de estar à vontade com alguns conceitos sem necessidade de ser um expert em navegação.
Independente do sistema que usa é necessário usar com confiança e ter certeza do que está a fazer.
Como tal no terreno é que se vê e por norma criam-se equipas de 2 ou 3 carros para se ajudarem entre si promovendo também uma vez mais o convívio entre as pessoas.
Depois podem existir pontos mais fáceis de encontrar mas mais difíceis de chegar [:cool:]
Como tal é pegar numa lista, ir aos pontos tirar uma foto e depois arranja-se um prémio para o vencedor
PB100093.jpg

quem é que alinhava num desafio de orientação ?
Nada de filinhas pirilau, cada um por si com neutralizações em 3 pontos, início , almoço e fim... uhm!?)="#) :confused:

Nada de filinhas pirilau, cada um por si com neutralizações em 3 pontos, início , almoço e fim... uhm!?)="#) :confused:

Eu alinho, mas tem de ser depois de Julho, até lá entre trabalho e férias de família é impossível:sh)

I'm in! Aliás, acho que já tínhamos falado sobre isto :)

Ambas as duas conjuntamente :)

Por acaso lembro-me de termos falado sobre a orientação no primeiro passeio Motorguia. Mas foi uma coisa muito por alto ;)

Ambas as duas conjuntamente :)
Por acaso lembro-me de termos falado sobre a orientação no primeiro passeio Motorguia. Mas foi uma coisa muito por alto ;)

Churrasco com meia dúzia de pontos pacíficos de chegar para a malta se habituar e se preparar para algo mais sério em pleno inverno e com dias mais curtos [:D]

Ora entao..

Na 6ª Feira andei a navegar às cegas para aceder ao ponto do rali. Escuro como breu e estradas de serra íngremes e estreitas.

Tenho o habito de desenhar os tracks no GPSvisualizer.com

Transferi para Google Maps, mas por via das duvidas também para o Garmin GPS 60.

Com algum traquejo, e olhando para os vários mapas disponíveis, é uma boa opção para planear rotas de antemão.

O Handicap é mesmo em caso de os caminhos terem mudado bastante ou estarem fechados. No entanto é ir traçando algumas alternativas.

Conciliando o google maps / Earth com um GPS básico com track desenhado a coisa funciona.

Back