Graffitis in .... vandalismo

apr:)apr:)

Edit : O problema continua a ser o mesmo, continua-se a julgar tudo pela mesma moeda, não há inteligência para se saber distinguir um "tagger" de um "graffiter".
Eu entendo a diferença, mas ou a pintura do local é autorizada, ou mesmo o melhor graffiti é ilegal se pintado em local não próprio.

Eu entendo a diferença, mas ou a pintura do local é autorizada, ou mesmo o melhor graffiti é ilegal se pintado em local não próprio.

Claro, mas a questão é: onde estão esses espaços?

Uma ideia que já tive era que pudesse haver espaços públicos (num normal jardim por exemplo) onde 'semeassem' paredes lisas para o pessoal usar à vontade...

apr:)apr:)

Edit : O problema continua a ser o mesmo, continua-se a julgar tudo pela mesma moeda, não há inteligência para se saber distinguir um "tagger" de um "graffiter".

São todos a mesma merd@! [:p]

As paredes são para estarem limpas e sem "decorações", seja de pinturas, gatafunhos ou publicidade.
Desde que não autorizadas pelos proprietarios, são ilegais e devem ser punidas por lei.

São todos a mesma merd@! [:p]

As paredes são para estarem limpas e sem "decorações", seja de pinturas, gatafunhos ou publicidade.
Desde que não autorizadas pelos proprietarios, são ilegais e devem ser punidas por lei.

Não vejo ninguem fazer noticia e andar incomodado com os cartazes publicitários que enchem paredes pelas cidades fora ;)

Como alguém disse acima, é preciso começar por algum lado. A iniciativa é boa, e certamente será seguida por outros municípios. Acho é uma estupidez esses kits de limpeza para darem aos moradores da zona. Então os outros fazem a ***** e eles é que têm de limpar? Compete à CML a monitorização desses espaços para se evitar que continuem a fazer a porcaria deles nas paredes dos outros.

Câmaras de vigilância espalhadas por Lisboa ligadas a salas de operações, por sua vez ligadas à polícia municipal seria o ideal para apanhar essa canalha em flagrante. A nivel da legislação, o vandalismo é punível.

Ainda há muito por fazer, mas já é uma avanço e se neste país todos fizerem um pequeno avanço, ele lá vai caminhando para o bom sentido.

Claro, mas a questão é: onde estão esses espaços?

Uma ideia que já tive era que pudesse haver espaços públicos (num normal jardim por exemplo) onde 'semeassem' paredes lisas para o pessoal usar à vontade...
Esses espaços estão onde quem quer "emprestar" o espaço, ou mesmo COMPRAR os serviços de um graffiter!

Ou agora é uma exigência que o Estado arranje espaços para o pessoal pintar?

Esses espaços estão onde quem quer "emprestar" o espaço, ou mesmo COMPRAR os serviços de um graffiter!

Ou agora é uma exigência que o Estado arranje espaços para o pessoal pintar?

Não lhe chamaria uma exigência, mas acho que seria visto com bons olhos por muita gente, a começar nos próprios artistas e a acabar nos donos das fachadas.

Da maneira que falas parece que isso traria algum mal maior à população... Afinal de contas qual é o preço de meia dúzia de tijolos e um balde de cimento?

Sublinho que não sou 'graffiter' e compreendo que muitas vezes essa arte esteja associada a culturas que alimentam comportamentos menos.. 'razoáveis' digamos... Por outro lado muitas vezes a música, cinema, moda, por aí fora, também estão. E não é por isso que deixam de ter o seu valor e ser aceites...

Não lhe chamaria uma exigência, mas acho que seria visto com bons olhos por muita gente, a começar nos próprios artistas e a acabar nos donos das fachadas.

Da maneira que falas parece que isso traria algum mal maior à população... Afinal de contas qual é o preço de meia dúzia de tijolos e um balde de cimento?

Sublinho que não sou 'graffiter' e compreendo que muitas vezes essa arte esteja associada a culturas que alimentam comportamentos menos.. 'razoáveis' digamos... Por outro lado muitas vezes a música, cinema, moda, por aí fora, também estão. E não é por isso que deixam de ter o seu valor e ser aceites...
Então quem pinta quadros tb tem direito a receber telas de borla?

Entre milhares de outros "hobbys"

Então quem pinta quadros tb tem direito a receber telas de borla?

Entre milhares de outros "hobbys"

Há que compreender a natureza das coisas penso eu. Parece-te sensato que cada pessoa que quisesse fazer um graffiti tivesse de construir um muro no quintal?

Se há campos de futebol gratuitos para o pessoal jogar, skate parks, pistas de manutenção, etc, de graça!, porque não umas paredes espalhadas aqui e ali com o propósito do pessoal fazer uns desenhos?

Há que compreender a natureza das coisas penso eu. Parece-te sensato que cada pessoa que quisesse fazer um graffiti tivesse de construir um muro no quintal?

Se há campos de futebol gratuitos para o pessoal jogar, skate parks, pistas de manutenção, etc, de graça!, porque não umas paredes espalhadas aqui e ali com o propósito do pessoal fazer uns desenhos?
Percebo a tua ideia, contrariamente a uma tela neste caso é preciso um espaço púbico que tem de ser facultado por alguém.

Mas que o quiser facultar, que o faça de livre vontade e não por obrigação de uns quantos pinta-paredes [:vm)]
Sim, isso certamente.

A ideia do user trtl que me parece fazer sentido foi a seguinte:
"Uma ideia que já tive era que pudesse haver espaços públicos (num normal jardim por exemplo) onde 'semeassem' paredes lisas para o pessoal usar à vontade..."

Nem que pusessem mil paredes brancas para o efeito, muito desse pessoal continuaria a pintar onde não deve, porque sim. Também já à muito tempo que existe uma coisa chamada caixote do lixo e ainda vejo animais a mandarem coisas pela janela do carro.:sh)

Só lá vai com medidas drásticas. Acho muito bem que sim, devia ser no país todo, mas aqui os transgressores também se safam sempre. Por isso secalhar também é uma medida bonita de se ler.[:cool:]

No dia em que forem dadas possibilidades para, quem gosta e sabe, fazer graffitis (dos bons, veja-se o link para a notícia que dei lá em cima), em sítios para o efeito, sem que tenham de ser conotados como criminosos, nesse dia acho muito bem que comecem a tratar abaixo de cão os bandidos que pintam paredes sem autorização.
Até lá acho que se devia alimentar um bocado a capacidade de compreensão e fundamentalmente distinguir os graffitis de gatafunhos, e acho muito bem que haja castigo para o pessoal que pega num spray para escrever 'SLB' e 'Futebol Clube do Porco' 'P*ta' (só para dar exemplos do que já tive no meu prédio)

Desculpa mas quem pinta paredes sem autorização do proprietário da mesma é muito simplesmente um vândalo. É tão vândalo o tipo que me pinta a parede de casa sem a minha autorização, como o tipo que me risca o carro.

Desculpa mas quem pinta paredes sem autorização do proprietário da mesma é muito simplesmente um vândalo. É tão vândalo o tipo que me pinta a parede de casa sem a minha autorização, como o tipo que me risca o carro.

Tens razão.

O que eu quero que se entenda é que qualquer parede tem um dono. eu próprio se quiser pintar a parede do meu prédio se calhar vou arranjar chatices com os vizinhos.
Por esta razão não há muitas alternativas para quem se dedica ao graffiti, e penso que se poderia ajudar quem gosta disso, e ao mesmo tempo evitar que te pintassem a parede de casa, se houvesse espaços para o efeito.

Percebo que haja quem não goste de graffitis e ponto final, mas eu pessoalmente já vi verdadeiras obras de arte nessa forma, que acho que não deve ser marginalizada.

Sim, isso certamente.

A ideia do user trtl que me parece fazer sentido foi a seguinte:
"Uma ideia que já tive era que pudesse haver espaços públicos (num normal jardim por exemplo) onde 'semeassem' paredes lisas para o pessoal usar à vontade..."
A ideia não é nova e tenho quase a certeza que já foi posta em prática.

Mas enquanto um jardim, uma ciclovia, um skate parque etc etc são equipamentos que permitem a utilização de diversas pessoas durante 24h dia, 365dias por ano!

Fazes uma parede. Chega o 1 Graffiter, faz um graffiti e então? Tem um prazo de validade? Ou pode vir outro logo a seguir e pintar por cima?

Não é simples! Por que é um "bem" que se gasta com apenas uma utilização!

Tens razão.

O que eu quero que se entenda é que qualquer parede tem um dono. eu próprio se quiser pintar a parede do meu prédio se calhar vou arranjar chatices com os vizinhos.
Por esta razão não há muitas alternativas para quem se dedica ao graffiti, e penso que se poderia ajudar quem gosta disso, e ao mesmo tempo evitar que te pintassem a parede de casa, se houvesse espaços para o efeito.

Percebo que haja quem não goste de graffitis e ponto final, mas eu pessoalmente já vi verdadeiras obras de arte nessa forma, que acho que não deve ser marginalizada.

Dentro de casa têm lá muitas paredes para pintar á vontade [;)]

E podem sempre se juntar uns quantos e vão pintando as paredes interiores das casas uns dos outros [:p]

A ideia não é nova e tenho quase a certeza que já foi posta em prática.

Mas enquanto um jardim, uma ciclovia, um skate parque etc etc são equipamentos que permitem a utilização de diversas pessoas durante 24h dia, 365dias por ano!

Fazes uma parede. Chega o 1 Graffiter, faz um graffiti e então? Tem um prazo de validade? Ou pode vir outro logo a seguir e pintar por cima?

Não é simples! Por que é um "bem" que se gasta com apenas uma utilização!

Podias manter durante uns tempos (1 ano?) e depois uma lata de robialac por cima e tá novo [:p]
Da maneira que as coisas funcionam hoje em dia também me parece que eles já estão habituados a que lhes apaguem tudo mais tarde ou mais cedo.

Voltar
Superior