Grandes Portugueses - a poll

Agora a sério, supreendeu-me mais ver o Cunhal em 2º do que o Salazar em 1º. Não contava com o Cunhal nos 5 primeiros.
Esperava mais do D. Afonso Henriques. Mas também morto há tanto tempo não podia fazer muito.

Sim, todos uns arruaceiros destabilizadores. Então em vez de democraticamente esgrimir argumentos e aceitar os resultados, vai de assassinar selectivamente ou enviar para a colónia de férias com resort de luxo do Tarrafal.

É de amigo...

Já que deixou Cunhal acabar o curso...tinha de compensar tamanha generosidade...saiu a fava ao Mendes...:sh)

mas vocês não têm mesmo noção daquilo que dizem...
o que o sr.aristides foi muito meritório mas o atitude dele podia ter posto em causa a neutralidade de portugal na época.

talvez gostassem que o louco do hitler tivesse enviado uns aviões para bombardear as casas dos vossos pais e avós e que depois os vossos pais tivessem que ir morrer nas trincheiras francesas.

a a piada do curso do vermelho traidor é desnecessária.

Mais: Salazar ARRUINOU A CARREIRA E PERSEGUIU A FAMÍLIA DO 3º melhor portugues de sempre por salvar mais de 30000 pessoas do genocídio!

segundo se consta ele foi aposentado compulsivamente e ficou a receber a reforma de diplomata. mas posso estar mal informado.
e segundo também se consta não perseguiu a familia do senhor. mas como agora vale tudo para denegrir é só mais uma coisa na acusação.

Curioso como é interpretada a neutralidade de Portugal durante a 2ª GM.

Já ouvi dizer em tempos que foi por intervenção Divina, da Nª Srª de Fátima.

Uns dizem que foi por medo a Hitler, devido à simpatia com os Aliados.

Outros dizem que por medo dos Aliados, devido à simpatia com o Eixo.

Outros, mais maldosos, dizem que foi para lucrar com a desgraça alheia.

O que é de estranhar é que passado tanto tempo, ande este povo à deriva à procura de um novo líder, que já faleceu, graças a Deus.

O que me deixa perfeitamente perplexo....

segundo se consta ele foi aposentado compulsivamente e ficou a receber a reforma de diplomata. mas posso estar mal informado.
e segundo também se consta não perseguiu a familia do senhor. mas como agora vale tudo para denegrir é só mais uma coisa na acusação.
Estás mesmo mál informado,quem viu como eu o documentario sobre o Aristides de Sousa Mendes,apresentado pelo José Miguel Judice,ficou por certo comovido e dificilmente se esquecerá quão vis,insidiosos e pérfidos conseguiam ser os metodos de Salazar para lidar com quem lhe desobedecia.
Aristides foi despromovido a um escalão inferior ao que ocupava,foi afastado compulsivamente e "sentenciado" pelo grande inquisidor a receber apenas uma pequena parte da pensão a que teria direito.
O homem tinha uma familia enorme com muitos filhos,começou a ter dificuldades,teve que vender quase tudo para conseguirem sobreviver,escreveu varias vezes a Salazar pedindo-lhe que tivesse clemencia,se não por ele pelo menos pelos seus filhos,Salazar nunca lhe respondeu,nem nunca aceitou recebê-lo pessoalmente.
Aristides recorreu até a tribunais para que se lhe fizesse justiça,mas como é obvio teve sempre as suas pretenções indeferidas,naquele tempo uma setença dada pelo grande inquisidor,éra inquestionavél,definitiva e vitalicia.
O filho mais velho,com formação universitária,tentou por varias vezes arranjar emprego ao nivel da sua formação,mas assim que proferia o seu apelido...as pórtas éram-lhe logo fechadas...sim,a sentença de Salazar éra uma especie de maldição até á 5ª geração.
No auge do seu desespero pessoal,Aristides chegou a pedir ao Cardeal Cerejeira que intercedesse por ele junto a Salazar pois estava desesperado,o bom Cardeal deu-lhe como conselho "reze a nossa srª de Fatima".
Morreu na miseria e destroçado pela sentença de "morte em vida" que lhe tinha sido imposta.
E foi este homem(Salazar)que em vida sempre demonstrou não ter um pingo de compaixão nem piedade por ninguem que foi ontem eleito o maior Português de sempre.

Será que todos os militantes e simpatizantes do PNR votaram em força do Salazar? São assim tantos? Mais que os comunistas?

:sh)

41% de 200000 pessoas votantes, são 82000 portugueses a votar no Salazar.

0,82% dos Portugueses consideram Salazar o maior português de sempre, e expressaram o seu voto. Fora os que não votaram. Vergonha...
No stress... Esta votação tem a mesma validade do Big Brother, da 1ª Companhia e da Quinta das Celebridades.

Salazar entra para o grupo de vencedores de concursos com eleição feita por chamada telefónica de valor acrescentado, ao lado de sumidades como Zé Maria, Telmo e José Castelo Branco.

Chocado !

Chocado !

Mais do que o Salazar ter ficado em 1º, o que de certo modo me aflige, mas nã me choca, o que me choca mesmo é isto:

17 JORGE NUNO PINTO DA COSTA
1937
Desporto
Dirigente Desportivo

20 JOSÉ MOURINHO
1963
Desporto
Treinador de futebol

69 CRISTIANO RONALDO
1985
Desporto
Desportista

79 HÉLIO PESTANA
1985
Cultura
Actor

e ver os 2 mais reputados cientistas Portugueses com esta classificação:

23 EGAS MONIZ
1874 - 1955
Ciência
Médico/Investigador

41 ANTÓNIO DAMÁSIO
1944
Ciência
Cientista

Choca-me ver dois Homens que contribuiram grandemente para o conhecimento do funcionamento do cérebro humano - sendo inclusive Egas Moniz um Nobel da Medicina - ficarem atrás de um dirigente desportivo e de um treinador de futebol ! E choca-me ve-los na mesma lista de pessoas como Cristiano Ronaldo ou Hélio Pestana (?) !

E choca-me mais ainda nenhum dos referidos ter presença na lista dos 10 mais.
E choca-me mais ainda porque estes dois Senhores juntos produziram tanto conhecimento de tal forma útil a Humanidade que vale por mais que a lista dos 10 finalistas fez em conjunto !

O BILTRE...

salazar.jpg

«Salazar nasceu no dia 28 de Abril de 1889, em Santa Comba Dão. "Sei muito bem o que quero e para onde vou", disse, na tomada de posse da pasta das Finanças, em 1928. Em 1930, fundou o partido União Nacional. Ministro das Finanças da ditadura militar, assumiu o governo do país em Abril de 1932 e, no ano seguinte, fez ratificar uma nova Constituição. Criou a Polícia Internacional e de Defesa do Estado (PIDE), uma polícia política, proibindo as oposições e impondo um regime totalitário. Permaneceu no cargo até 1968, altura em que teve de se afastar por doença. Morreu em 1970. »

Última edição:

estas mal informado,
foi destituido do cargo,foi-lhe reduzido o ordenado para 1/3 e os filhos tiveram de emigrar para conseguir fazer pela vida,
acabou pobre a queimar a propria mobilia para não morrer de frio.

há!! já agora,SIM. para difamar salazar vale tudo.como qualquer ditador desto e do outro mundo.

E choca-me mais ainda porque estes dois Senhores juntos produziram tanto conhecimento de tal forma útil a Humanidade que vale por mais que a lista dos 10 finalistas fez em conjunto !

Eu até percebo que estejas chocado, mas é uma asneira tão grande dizeres isto desta forma que até te fica mal...

Leres um pouco da biografia de Vasco da Gama porventura, poderá dissipar essa frase e torná-la um pouco... quem sabe... mais polida....

Eu até percebo que estejas chocado, mas é uma asneira tão grande dizeres isto desta forma que até te fica mal...

Leres um pouco da biografia de Vasco da Gama porventura, poderá dissipar essa frase e torná-la um pouco... quem sabe... mais polida....
[;)]

Naturalmente que exagerei um pouco...mas no meu modo de ver as coisas, o conhecimento produzido por Egas Moniz e Damásio em termos de impacto para a Humanidade supera de longe o realizado por Vasco da Gama ou Infante D. Henrique.

Não quis com o meu comentário, de modo algum, minimizar os feitos desse senhores que foram, de facto, grandiosos ! [;)]

Estás mesmo mál informado,quem viu como eu o documentario sobre o Aristides de Sousa Mendes,apresentado pelo José Miguel Judice,ficou por certo comovido e dificilmente se esquecerá quão vis,insidiosos e pérfidos conseguiam ser os metodos de Salazar para lidar com quem lhe desobedecia.
Aristides foi despromovido a um escalão inferior ao que ocupava,foi afastado compulsivamente e "sentenciado" pelo grande inquisidor a receber apenas uma pequena parte da pensão a que teria direito.
O homem tinha uma familia enorme com muitos filhos,começou a ter dificuldades,teve que vender quase tudo para conseguirem sobreviver,escreveu varias vezes a Salazar pedindo-lhe que tivesse clemencia,se não por ele pelo menos pelos seus filhos,Salazar nunca lhe respondeu,nem nunca aceitou recebê-lo pessoalmente.
Aristides recorreu até a tribunais para que se lhe fizesse justiça,mas como é obvio teve sempre as suas pretenções indeferidas,naquele tempo uma setença dada pelo grande inquisidor,éra inquestionavél,definitiva e vitalicia.
O filho mais velho,com formação universitária,tentou por varias vezes arranjar emprego ao nivel da sua formação,mas assim que proferia o seu apelido...as pórtas éram-lhe logo fechadas...sim,a sentença de Salazar éra uma especie de maldição até á 5ª geração.
No auge do seu desespero pessoal,Aristides chegou a pedir ao Cardeal Cerejeira que intercedesse por ele junto a Salazar pois estava desesperado,o bom Cardeal deu-lhe como conselho "reze a nossa srª de Fatima".
Morreu na miseria e destroçado pela sentença de "morte em vida" que lhe tinha sido imposta.
E foi este homem(Salazar)que em vida sempre demonstrou não ter um pingo de compaixão nem piedade por ninguem que foi ontem eleito o maior Português de sempre.

Aristides teve um gesto nobre, mas foi claramente irresponsavel. Salvou 30.000 Judeus (que Salazar recebeu em Portugal para alem de outros 100.000 Judeos + 900.000 ao longo da guerra) mas podereia ter provocado indirectamente a morte de uns largos milhares de Portugueses.

Eia o helio pestana. O gajo é namorada duma amiga minha. Ainda tou pa saber como é que isso aconteceu. É muto estranho mesmo ja que ele nao foi a figura principal dos morangos com açucar enquanto la andou.

As pessoas da direita costumam usar um discurso que é um clássico, dizem que “quem é pobre é por falta de ambição”, “não saem da pobreza por comodismo”. Não concordo totalmente, parece-me que essa ideia esta ultrapassada. Hoje em dia para subir na vida a partir do zero é preciso um autêntico milagre, um esforço sobre-humano, há muita concorrência e desigual. Já no tempo do Salazar a uns bons anos atrás, “aquele” discurso fazia todo o sentido, quem tivesse um mínimo de inteligência e vontade de trabalhar subia na vida, naqueles tempos havia um campo bastante favorável para quem soubesse aproveitar, muitos campos a explorar, muita “margem de manobra” para negociar, poucos obstáculos. Se havia pobreza ele se devia sobretudo mais a “inabilidade” ou comodismo dos pobres do que do governo. Salazar poderia ter feito mais? Sem duvida! Mas os “pobres” também! Muitos deles venceram na vida, mas: trabalhado!

Voltar
Superior