Grandes Portugueses - a poll

citação:Originalmente colocada por Mendes77

Quem não souber há de pensar que a “lavagem ao cérebro” (propaganda) é uma ferramenta exclusiva das ditaduras, nada mais errado! Agora mais do que nunca é feita a “lavagem ao cérebro” e de forma muito mais sofisticada. Tenho um livro de Noam Chomski que fala precisamente nisso.

Nem mais. Precisamente o que eu queria dizer.

citação:Realmente, era um herói
Afinal de contas o que é que todos querem, senão o poleiro? Querem lá eles saber da democracia. querem é mandar e quiçá mamar.

Para mim pode ganhar qualquer um destes:
D. Afonso Henriques
António de Oliveira Salazar
Aristides de Sousa Mendes
Infante D. Henrique
D. João II
Luiz Vaz de Camões
Marquês de Pombal

tiveram todos papeis com muito relevo e de mérito.
[^]

Sobre Humberto Delgado:

Although initially a staunch supporter of the right-wing dictatorship of António de Oliveira Salazar, and the youngest general in Portuguese history, his passage as a military attaché to the Portuguese embassy in Washington, D.C. in 1952 pushed him into the defence of democratic ideals, and inspired him to run as a candidate to the Portuguese presidency in 1958.

In a famous interview on 10 May 1958, in the Chave d'Ouro café, when asked what would be his attitude towards Salazar, he made one of the most famous quotations of Portuguese politics: Obviamente, demito-o! (Obviously, I'll sack him!).

His outspoken attitude earned him the epithet of General sem Medo (Fearless General).

He was nevertheless credited with only around 25% of the votes in the highly rigged presidential elections of 1958, despite the consensual opinion that he was the true winner and some evidence of ballots filled with votes for the regime candidate by the secret police.

Também na Wikipedia.

Acho especialmente interessante notar que ele passou a ver os benefícios após experimentar um sistema diferente daquele em que viveu (era por isso que Salazar queria manter os Portugueses "no escuro", limitando o acesso a informação, conhecimento e espírito crítico). Também é interessante notar a fraude eleitoral a que Salazar teve de recorrer para se manter no poder e o facto de o ter assassinado por continuar sem o conseguir controlar.

Numa altura em que dizer mal do estado era motivo para se ser preso, torturado e/ou morto, dizer que se for eleito demite-se o responsável por essa situação é um acto de bastante valor. Não foi por qualquer motivo que lhe passaram a chamar o "General Sem Medo", as pessoas sabiam bem os riscos de quem criticasse Salazar. O facto de ele ter sido morto por essa atitude é mais um dos motivos para o meu desprezo por esse sistema que infelizmente tivemos.

citação:Originalmente colocada por pamaro

Acho especialmente interessante notar que ele passou a ver os benefícios após experimentar um sistema diferente daquele em que viveu

Não me lixes..o gajo queria era mama! Participou no golpe de estado do 28 de Maio, subiu até onde pode e vê lá tu, que foi por tar nos USA que abriu os olhos!

Mas acho piada à tua contradição...quer dizer, o Salazar queria manter os Portugueses no escuro mas mandou-o para os EUA.:D

citação:Originalmente colocada por Drachen
Não me lixes..o gajo queria era mama! Participou no golpe de estado do 28 de Maio, subiu até onde pode e vê lá tu, que foi por tar nos USA que abriu os olhos!

Yeah, foi só por querer mais dinheiro que arriscou a vida daquela maneira. Cargos elevados já ele tinha... aliás, considerando a posição anterior dele, ele tinha bastante a perder ao passar a ser contra Salazar.

citação:Originalmente colocada por DrachenMas acho piada à tua contradição...quer dizer, o Salazar queria manter os Portugueses no escuro mas mandou-o para os EUA.:D

Contradição porquê? Portugal precisava de um representante lá e Salazar escolheu um dos elementos que o apoiavam. O que ele não estava à espera era que esse elemento, ao ser exposto a uma realidade diferente, se apercebesse do desastre que era a situação em Portugal e tivesse coragem para tentar fazer qualquer coisa contra isso. Quando viu o erro já era tarde demais e solucionou-o da única maneira que sabia... enganou as pessoas com eleições forjadas e assassinou o opositor. Respeitar uma pessoa que faz isso? Não, obrigado, ainda tenho valores morais.

Ele não tinha nada a perder porque o que ele queria era o poder de Salazar! Há pouco comentaste que ele experimentou um sistema diferente daquele em que viveu mas isso é mentira porque também viveu durante a República Liberal mas no entanto preferiu um regime ditatorial militar!

Além disso ele passou algum tempo em Londres quando negociou a base das Lajes com os Aliados e quando voltou era tão amiguinho do Salazar como antes.

Se ele tivesse derrubado Salazar provavelmente era ou outro ditador ou o País ficava na mão dos anarquistas ou comunistas.

Não compares uma estadia em Londres para negociar um acordo com a estadia dele em Washington, muito mais demorada... é óbvio que se fica com uma perspectiva diferente das coisas. E, após vários anos a viver numa ditadura, não me espanta que ele tenha mudado quando experimentou viver a alternativa democrática. Se vocês fossem enviados para uma ditadura uns anos, de certeza que depois também suspiravam pelas liberdades que têm como garantidas, mas que apenas possuem porque houve quem se revoltasse contra a ditadura.

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

Não estou nervoso colega... só fico revoltado de ver tanta gente a votar num tirano ....

Não votei em nenhum, até porque cada português é bom numa determinada área...

Porque é que o Camões há-de ser melhor que o Pessoa ?

Porque é que o D Afonso Henriques há-de ser melhor que o D Dinis ?

Porque é que o Almeida Garret há-de ser melhor que o Eça de Queiroz ??

Isto de escolher o "melhor" é, na minha opinião, uma coisa parva, sem nexo e completamente injusta...

[^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^][^]

Está tudo dito - por mim podem fechar!

Ninguém põe em causa os defeitos e erros de Salazar (até que que estes murcoens dos políticos que cá andam fazem cagada em apenas 4 anos o que fará em 40!!, mas o que se vê na juventude de hoje em dia ( caso do user paulinhuu) é que apesar de não ter vivido nessa época, fala muito sobre ela...pena que só fale daquilo que lhe ensinaram e não aquilo que podia ter aprendido sozinho!

Comparar épocas é um absurdo, por isso não podem vir com essas teorias que não íamos ter liberdade, etc porque parece que ninguém está preocupado em saber o PORQUE de ter havido um Polícia Política ou o estado do País ANTES de Salazar!

Já imaginaram porque que lhe chamam "Salvador da Pátria!!?!

Resposta sensata!
:)

citação:Originalmente colocada por pamaro

Já imaginaram porque que lhe chamam "Salvador da Pátria!!?!

Porque ele se auto-denominava "Salvador da Pátria" e fazia tudo o que podia para tentar espalhar essa noção, incluindo usar livros da primária para propaganda política. Claro que isso era complementado por dificultar o acesso a níveis de ensino avançados, de modo a minimizar o espírito crítico e a manter a população fácil de controlar. Mas para isso os defensores não olham.

Também vou auto-denominar-me "Salvador da Pátria" (aliás, do Mundo, para melhor efeito) e começar a espalhar isso. Pode ser que pegue e eu apareça na próxima votação.

Sabia que o general Gomes da Costa, um dos que instituiu a ditadura militar em 26, que evoluiu para o estado novo aquando da constituição em 33, foi recebido como heroi pela esmagadora maioria da população lisboeta aquando do seu desfile pela Avenida da Liberdade, fartos que estavam do regabofe da 1ª Republica?

Debates sérios e construtivos em que se avaliam as circunstâncias da época é que valem apena. Agora arremesso de chavões julgo que não valem apena.

citação:Originalmente colocada por worldvision

Sabia que o general Gomes da Costa, um dos que instituiu a ditadura militar em 26, que evoluiu para o estado novo aquando da constituição em 33, foi recebido como heroi pela esmagadora maioria da população lisboeta aquando do seu desfile pela Avenida da Liberdade, fartos que estavam do regabofe da 1ª Republica?

Debates sérios e construtivos em que se avaliam as circunstâncias da época é que valem apena. Agora arremesso de chavões julgo que não valem apena.

Efeitos da 1ª guerra mundial (que talvez tenha salvo as colónias por mais uns anos), dos racionamentos, da inflação. Era uma época de grande agitação social com greves frequentes.

citação:Originalmente colocada por worldvision

Hitler também foi considerado um herói e salvador da nação após ser eleito. Com Mussolini aconteceu o mesmo. Tal como Salazar, aproveitaram-se do estado lastimoso em que estava o país para chegar ao poder.

Líderes "a sério" tinham feito o trabalho sem retirar direitos básicos às pessoas, sem cometer crimes e, quando chegada a altura, deixavam as pessoas decidir se queriam que eles continuassem ou não. Líderes de treta tentam colar-se no poder recorrendo a todos os truques sujos possíveis, desde remover direitos e falsificar eleições até torturar e matar quem se lhes opõe.

LIBERDADE que eu saiba não significa "condenar" quem defende Salazar.

Só uma observação; porque será que no início havia uma grande vantagem de D. Afonso Henriques e os defensores de Salazar só se manifestaram com palavras e com reflexo na votação depois de alguém tomar a iniciativa.

Serão os defensores de Salazar livres nesta liberdade???

Alvaro Cunhal? Tá tudo maluco :D

um.dois

Eu sou um admirador e defensor confesso de Salazar. Acho que toda a gente aqui sabe isso :D Não preciso de "reflexos" ;)

citação:Originalmente colocada por um.dois

LIBERDADE que eu saiba não significa "condenar" quem defende Salazar.

Só uma observação; porque será que no início havia uma grande vantagem de D. Afonso Henriques e os defensores de Salazar só se manifestaram com palavras e com reflexo na votação depois de alguém tomar a iniciativa.

Serão os defensores de Salazar livres nesta liberdade???

porque sabiam a cassete que aí vinha...

mas anda por aí muita gente nervosa! :D

citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

um.dois

Eu sou um admirador e defensor confesso de Salazar. Acho que toda a gente aqui sabe isso :D Não preciso de "reflexos" ;)

És defensor confesso, e quantas vezes já foste atacado por isso!?

Considero que os defensores de Salazar tem liberdade politica mas não tem liberdade social.

..........

E como o deco não aparece aí não voto em ninguem [:p]

citação:Originalmente colocada por Messerschmitt

um.dois

e não me admira nada que as pessoas de idiologia comunista se juntem todas para votar nesse agente soviético ao serviço do império vermelho. se fôr preciso até metem uma funcionária desse partido durante uma semana a fazer chamadas.

Já para não falar que no inicio do programa o nome de Salazar foi deixado de fora e que "estranhamente" decidiram apresentar uma lista dos 10+ e não o vencedor..e ainda por cima os nomes tão por ordem alfabética!!

afirmação ridícula, que revala o quão arredado do tema estás...

informação 1º, comentários depois

citação:Originalmente colocada por KarmaCop213

Então falam no Salazar e não falam na guerra colonial?

A guerra colonial deve ter sido uma coisa fantástica...foi Salazar que a "criou"

Os livros de História estão todos errados...

Back